Dificuldade: fácil
Tempo necessário: aprox. 30 mins
Material necessário:
(uma chave de fendas, óleo e filtro de óleo, chave de "bocas" tamanho 21 e recipiente para colocar o óleo usado)
Neste caso utilizei um garrado de 5L de água, no qual cortei uma lateral e posteriormente esvaziei para um garrafão vazio de água em condições para o deixar numa oficina.
NÃO COLOQUEM O ÓLEO USADO PARA UMA SARGETA!
É altamente prejudicial para o meio ambiente! Entreguem-no a uma oficina!!Começamos então por retirar o oleo usado. Utilizando a chave de bocas retira-se o bujão no fundo do cárter e tendo o garrafão debaixo do carter, deixa-se escorrer o oleo durante uns 5 a 10 minutos.
Enquanto o óleo vai escorrendo, vamos retirando o filtro do óleo:
para um melhor acesso ao filtro, retira-se o tubo do filtro do ar desapertando o parafuso da braçadeira assinalada a vermelho, o grampo que segura a outra extermidade do tubo e a ficha tambem assinalada a vermelho. (eu apenas desapertei a braçadeira e retirei a ficha, como podem ver nas fotos. Retirando o tubo ficam sempre com mais "espaço para trabalhar")
com a chave de bocas desaperta-se o filtro que está agora mais acessivel:
Não esquecer de mudar o vedante á volta da tampa do filtro de óleo!
Assim que o vedante for mudado e o filtro for mudado, é so voltar a apertar o "copo" do filtro de óleo, colocar o tubo no sitio, apertar a braçadeira e voltar a colocar a ficha.
Colocar o bujão novamente no cárter e apertar bem.
Falta apenas encher o motor com o novo oleo. Para tal:
Retirar a tampa assinalada a vermelho e se não tiverem muito jeitinho, com a ajuda de um funil, colocar 4 litros de oleo.
Pôr o carro a trabalhar por um pouco, verificar os niveis de oleo na vareta e adicionar um pouco mais se necessário.
E pronto, já têm óleo para mais 20mil kms!
Ao fim de 10mil kms não esquecer de verificar os niveis do óleo e adicionar um pouco caso seja necessário! :cool: