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Autor Tópico: DIY - Reparar, subida e descida de vidros  (Lida 11083 vezes)

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Offline forzito

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DIY - Reparar, subida e descida de vidros
« em: 15 de Dezembro, 2004, 17:30:20 »
oi pessoal,

tou a postar este DIY antigo porque essa categoria
não existia na altura e tou a ver q o pessoal continua
a lutar com os vidros ;)

isto é para os mk3 , mk3.5 e penso q mk4 tb. Outros vocês
descobrem :)



Rezava assim...

...finalmente tive tempo para abrir as portas do meu mk3.5 e procurar a razão
de 4 semanas de sauna, portagens em q foi preciso sair do carro etc...lol ....por causa dos vidros não abrirem;

então é assim:

desmonta-se o painel da porta, é só tirar os parafusos visiveis,
o puxador/descanso dos cotovelos, e aquele + pequeno do manipulo da porta.

Não é preciso mexer em nada do espelho nem naquele triangulo de plastico.

O compartimento que tá agarrado ao forro é só desencaixá-lo puxando-o
em cima pra nós e depois levantando ligeiramente pra desencaixar.

A seguir empurrar os botoes dos vidros para fora do seu encaixe (para cima)
e soltar os botoes das fichas, empurrando um pino para dentro e puxando.

Solta-se o painel da porta com cuidado,
aos bocadinhos, afastando-o do metal em toda a periferia, excepto em cima,
até desencaixar uns pinos de plastico, um a um. Se tiver dificil metam uma
chave de fendas comprida e fininha com fita gomada na ponta para não riscar
a chapa e espreitem na folga q consigam para meter a chave junto dos encaixes
a fazer de alavanca para soltar.

Qdo o painel tá solto só falta segurá-lo de lado  com uma mão de cada
lado e empurrar o painel para cima com alguma força para o soltar de uns
encaixes metalicos que estão junto do vidro, escondidos pelo forro.

A seguir descolem a pelicula plastica  da porta evitando rasgar.
Basta tirar o suficiente para descobrir as zonas da porta com buracos
para acesso ao interior

Desliguem a ficha de plastico que alimenta o motor e tá mesmo em cima
dele

Se querem verificar a parte elctrica, vejam com um voltimetro
que o interruptor faz aparecer na ficha do motor +12V ou -12V.
Para isso têm que ter todos os interruptores ligados nas suas fichas
e a ignicao no dois.

Verifiquem o motor mais tarde, depois do retirar.


Para aliviar o vidro, é preciso soltar o motor. Chave com cabeça em
estrela, T25. São 2 parafusos o de "cá" vê-se, o de lá têm q por a chave
dentro da porta com o cabo na diagonal, a apontar para o vertice inferior
da frente da porta e ajudar com a outra mao metida num dos orificios q estao
+ para tras. Aquelas cenas que extendem a chave e são flexiveis
podem ajudar. Vai custar a soltar mas qdo solta fica logo leve.

Para soltar o motor da estrutura, se não conseguirem à mão,
liguem a ignição para o II e liguem o vidro um instante de nada.
Se o vidro não anda vai andar o motor :) eh-eh...


Soltem o motor e a junta de cartão, cuidado para retirarem tambem uma
anilha de borracha grande, junto com o veio do motor.


Podem testar o motor cá fora ligando-o normalmente com os interruptores.
O veio deve rodar nos dois sentidos, mas testem só por impulsos para não
estragar uma vez que uma das pontas do veio não tem apoio e sáo as escovas
que o seguram.

Verifiquem se as borrachas das calhas laterais do vidro não descaíram para fora das calhas,
e limpem a base do vidro com pano húmido (o meu parecia q tinha sido enterrado num canteiro)

Vejam que o vidro já tá solto, e experimentem e movam-no para baixo e para cima com as
mãos um pouco para verem a resistencia que oferece.

a seguir limpem a calha vertical central com Bala, do lado de fora e do lado de dentro.
Reparem que do lado de fora ela tem um cabo de metal.


Besuntem dos dois lados com massa consistente, generosamente, e façam o mesmo ao veio roscado
do motor.

Subam e desçam o vidro à mão até sentirem que ele já sobe e desce facilmente.

Voltem a montar o motor, colocando a anilha de borracha no interior da estrutura que ficou na
porta, com o lado cónico para dentro da carcaça, sintam com os dedos q encaixou correctamente.

Metam a junta de cartão no motor que tiraram e para a segurar no sitio antes de montar ponham apenas
um pinguinho de cola, em dois pontos da junta.

Metam o veio do motor e encaixem-no e voltem a por os dois parafusos. Apertem e agora exercitem o vidro
usando o motor electrico. Este só deve fazer esforço qdo o vidro bate em baixo ou em cima.

Voltem a observar a calha vertical central e reparem que no ponto em que a travessa segura o
vidro existe uma peça que ajuda a acumular e espalhar massa lubrificante, com o movimento do vidro,
ao longo da calha, sem perder o lubrificante. reparem nas marcas que ficam na massa nas zonas
de mais atrito. Se acharem preciso ponham mais massa.

Voltem a montar a porta pelo processo inverso de desmontagem, façam um intervalo e repitam
para a outra porta.

Espero que fiquem como no meu, como novos :)
« Última modificação: 18 de Janeiro, 2013, 15:51:28 por acm »

LylyRuge
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DIY - Subam e desçam esses vidros :)
« Responder #1 em: 26 de Agosto, 2005, 18:21:42 »
Boa tarde,
pelos vistos este post é já antigo, mas eu só agora cheguei a este fórum! :D

Os meus vidros, por enquanto funcionam! (mas não na totalidade). no comando do lado do condutor, o botão de vidro do pendura não funciona!

Vou tentar fazer seguir estas dicas para ver se resulta! Obrigada!

Offline d13
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DIY - Subam e desçam esses vidros :)
« Responder #2 em: 26 de Agosto, 2005, 18:24:25 »
lily isso deve ser o botao k ja ta gasto, o meu tb aconteceu isso, tava gasto de tanto uso, o problema e facil de resolver e so comprar um botao na ford  isso e baratinho :)

LylyRuge
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DIY - Subam e desçam esses vidros :)
« Responder #3 em: 26 de Agosto, 2005, 18:30:13 »
Ah é? Se assim for poupo trabalho!
Além disso ultimamente sou uma cliente assidua da secção de peças de ford, lol. Nas ultimas semanas fui lá comprar uma "cabeça" da manete de velocidades nova, uma peça para substituir o rádio de origem, por um universal e um kit se pintura para pequenos riscos! LOL. O próximo passo é então comprar o botão!   :D

Obrigada d13  :wink:

Offline forzito

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DIY - Subam e desçam esses vidros :)
« Responder #4 em: 22 de Setembro, 2005, 11:29:56 »
a juntar ao meu DIY, no outro dia desci o vidro até abaixo, tao baixo que
ele caiu dentro da porta :(

com os dedos ( do lado de fora da porta puxem-no todo até a cima e segurem-no lá.

com o botão desçam o vidro (ou melhor o cabo do vidro - continuem a
segurar o vidro em cima) todo até baixo. e depois subam o cabo até sentirem
que ele empurrou o vidro de novo e fez uma espécie de click plung (lollll....)

depois verifiquem que ficou bom. Podem ter que repetir várias vezes até
conseguir. Foi uma p**** descobrir isto e tive que abrir o forro da porta toda
e o tal encaixe só engata com o vidro lá em cima.

Conselho: nunca abram o vidro na totalidade.

Vasquito
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DIY - Subam e desçam esses vidros :)
« Responder #5 em: 23 de Setembro, 2005, 13:43:12 »
Já tive o mesmo problema dos comandos dos vidros gastos e em vez de ir à Ford fui a um sucateiro que me deixou tirar os botões de carros batidos e nem me levou dinheiro.

Desde que o aspecto não esteja muito mau, os meus nem se notava serem de outro carro.

Cumps.

Vasquito

Offline forzito

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DIY - Subam e desçam esses vidros :)
« Responder #6 em: 24 de Setembro, 2005, 12:27:51 »
olá de novo,

só para acrescentar que o meu vidro "parece" ficar bom com a técnica de encaixe que decrevi, mas mais tarde com as vibrações ou ao passar numa posição intermédia, o tal encaixe
volta a saltar e o vidro volta a descair lentamente até ao fundo (e desta vez foram duas vezes, e uma na auto-estrada ("#$"#$32"#$"#$. :((((

Não entendo pq o encaixe só engata lá em cima mas lá terei que voltar a investigar
o problema a ver se percebo o que se passa... grande seca, a maior chatice é q não
se vê nada bem as coisas mas vou tentar desaparafusar um triangulo de chapa e ver
se o "deslizador" de plástico que espalha a lubrificação e onde deveria ficar o encaixe
(julgo eu) não estará partido por dentro e não se vê....

Offline Pitangas
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Re: DIY - Subam e desçam esses vidros :)
« Responder #7 em: 22 de Maio, 2008, 16:31:52 »
Quando comprei o meu mk3,o antigo dono substitui a porta do condutor,conclusao,so tenho vidro electrico do lado do pendura,so que ele nao dá sinais de vida,ja desmontei os 2 forros da porta e andei a ver (curioso) do lado do pendura esta tudo ligado,mas na porta que foi substituida nao tem lá o motor do vidro,e tem uma ficha desligada,sera por isso que o do outro lado nao funciona?
Nao ha uma forma de o ligar,ate arranjar o elevador para o meu lado?

Offline Marcio Silva

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Re: DIY - Subam e desçam esses vidros :)
« Responder #8 em: 22 de Maio, 2008, 16:49:14 »
para o elevador do pendura funcionar tens que ter o botao que o faz subir e descer do teu lado tambem se nao ele ano sobe nem desce O0

Offline orion rs
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Re: DIY - Subam e desçam esses vidros :)
« Responder #9 em: 23 de Maio, 2008, 16:59:42 »
os meus por falta de uso ja pararam umas 4 vezes os 2 vidros abri o motor lubriquei o com spray bala acho que é assim montei o e ja ta bom nunca mais deu problemas :D


Offline smart fiesta
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Re: DIY - Subam e desçam esses vidros :)
« Responder #10 em: 23 de Julho, 2008, 23:29:13 »
Também estou com o mesmo problemas nos dois vidros.
Funcionam por luas, mas o mais engraçado é que quando um começa a funcionar o outro para... :-[
Conclusão: Nestes dias de calor tenho feito muita sauna... :(