olá amigo Pedro.... e desde já obrigado pela disponibilidade.... pois sim, gostva que me enviasses por favor o desenho do qual falas para montar o cónico.... a verdade é que não tinha vindo por aqui ultimamente porque fui despedido (EXTINGUIRAM O MEU POSTO DE TRABALHO) e passei este tempo todo a lutar contra esses filhos da m....
bom.. aproveito para dizer que comprei um filtro desses de gasolina igual ao teu na Roady... achas que isso relamente se justifica?.. comprei o filtro porque custava apenas 1.40 ctm. e decidi compra-lo... ora bem em termos de prestações o que me podes dizer que esse filtro irá trazer ao meu fiesta (HSC 1.1 de 1992)... conta-me algo sobre isto por favor.... para ti será dificil falar sobre as prestações do filtro de gasolina, porque também tens instalado o de ar e talvez não saibas ver bem as vantagens... mas gostava que me desses a tua opinião na mesma... já agora.. es do Porto?
bem.. fico a aguardar os teus conselhos....
A título de informação tenho a dizer que ontem limpei as velas que tinha o carro.. sujas, sujas,muito sujas... o carro tinha problemas com o arranque a frio e hoje, como por arte de magia.... o gajo pegou à primeira e não foi abaixo.. urraaaahhhh.... faz bem fazer tu mesmo as coisas e obetr bons resultados....
Olá. Lamento essa tua situação ruim da extinção do posto de trabalho e cá ficam os meus comentários:
Primeiro, ao modificar ou melhorar alguma coisa nos meus carros (comprei há dois anos um Mitsubishi para fazer companhia ao Fiesta, que já está velhote quase com 300.000) o meu objectivo nunca é a melhoria cega da performance ou da estética, mas antes o de tentar melhorar qualquer coisa a nível de fiabilidade ou de economia mas sem nunca deixar que essas modificações influam negativamente na segurança ou na fiabilidade do carro...
Assim:
1- FILTRO DE GASOLINA- A inclusão de um filtro de gasolina não melhora em absolutamente nada a performance de um motor. Quando muito prejudica-a um pouco, por criar uma ligeira obstrução ao fluxo, mas não acredito que isso seja mensurável. No entanto, como saberás, o sistema de alimentação do Fiesta MK3 (motor HCS) não tem filtro "fino". Tem uma rede à saída do tanque e uma outra à saída da bomba e é só.
Como isso me parece gritantemente insuficiente decidi montar eu próprio um filtro desses universais baratuchos como tu compraste. Não noto melhorias, nem "piorias", mas fico no entanto mais descansado e seguro de que é menos provável de entupir o carburador e ter de moer a cabeça a limpá-lo, certo?
2- VELAS- Eu tenho por hábito trocar de velas a cada duas mudas de óleo, ou seja, a cada 10.000. Acho que o preço de um jogo de velas bom (que anda pelos 10 a 15€) não justifica sequer o trabalho de as limpar nem tão pouco as avarias e o consumo exagerado de combustível que provocam andar com elas sujas e velhas.
NOTA: Da mesma forma também acho que a diferença de preço entre um óleo ordinário e um óleo comprovadamente bom não justifica os riscos que acarreta comprar-se óleo de marca branca, mas pronto. Sempre há malta que prefere poupar 5 euros num garrafão de óleo e depois andar por aí que nem palerma a acelerar de qualquer maneira e a gastar 20 vezes isso em gasolina mal gasta...Geralmente são os mesmo que vêm para aqui dizer que o óleo do Jumbo é igual a um Pennzoil e que as diferenças são mitológicas... Enfim...
3-DESENHO TÉCNICO: Mando-to logo à noite porque aqui não o tenho ok?
4-FILTRO DE AR: O meu intuito ao montar o filtro de ar K&N foi apenas um: Poupar. Poupar em gasolina e poupar em filtros descartáveis (houve uma altura da minha vida que fazia 40 a 50.000Km por ano com o Fiesta por isso podes ver que rapidamente amortizei os 70 e tal euros do filtro K&N).
Gostava de te dizer ainda mais um par de coisas sobre os fiestas MK3: São carros molengões, pachorrentos, com motores já na época antiquados e nem com o melhor filtro e escape do mundo vais conseguir fazer nada de fenomenal com eles, isto pelos padrões dos tunners... No entanto têm uma coisa extraordinária para quem quer um carro para se servir dele e estimá-lo(e não para servir o carro) e é por isso que só me desfaço do meu se tiver algum azar muito grande: Foram feitos para durar e serem fáceis e baratos de manter. Para mim foram os últimos carros de gama baixa a ser construídos assim, e já se começa a notar a fiabilidade destes fiestas quando se vai a um sucateiro e se vê a percentagem de MK3 que lá há a comparar com AXs, Unos, 205s, Fiestas MK4, etc...
Posso dizer-te ainda que estou bastante certo de que os cuidados que tenho tido com o meu carro têm sido adequados, até porque vai com 280 e tal mil Km (dos quais 240.000 fui eu que fiz) sem um soluço, sem nunca deixar de pegar à primeira e só tendo ficado "empanado uma vez" (com um rolamento partido).
Os meus critérios de manutenção tÊm sido desde sempre os seguintes:
1- ÓLEO E FILTRO: Castrol GTX (ou GTX3) a cada 5000Km
2- LÍQUIDO DO RADIADOR: Substituir anualmente
3- VALVOLINA: Ver nível anualmente
4- VELAS: Beru de 4 polos (UXK79) ou Motorcraft de origem a cada 10.000 ou 15.000Km
5- TRAVÕES: Conforme necessário
6- PNEUS: Conforme necessário
7- ÓLEO DE TRAVÕES: Substituir a cada 2 anos
8- FILTRO K&N: Recondicionar anualmente
9- CARBURADOR: Limpar anualmente
10- Limpeza geral anual A SECO ao motor e transmissão
Abraço
Pedro
Ah, não sou do Porto, sou de Alhandra (Vila Franca de Xira)