Garagem do Clube

Autor Tópico: DIY montagem de uma FSE para fiesta mk4  (Lida 67389 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Re: DIY montagem de uma FSE para fiesta mk4
« Responder #100 em: 09 de Novembro, 2007, 16:07:55 »

Ai foi?... Mas o motor continua a ser o mesmo, certo (apesar de lhe terem mudado o nome para Duratec ou lá o que foi)?

Sim, é o mesmo bloco.


Não acho que seja a pressão da bomba. Repara que é a válvula à saída da régua que controla a pressão na régua. Se desligasses o tubo de entrada de gasosa da régua durante este teste, e mantendo o manómetro ligado ao tubo que vem do depósito, a gasolina "saia à vontade" e quase de certeza que a pressão indicada no manómetro seria muito baixa (qual é a pressão indicada no manómetro de um compressor ligado quando não está ligado ao pneu?).
A pressão máxima da bomba podemos dizer que é ~6 bar (segundo o tal livrinho), porque por volta desse valor abre uma válvula de segurança na própria bomba que deixa a gasolina sair directamente para o depósito não deixando assim que a pressão "no tubo" aumente.

Sim, o que dizes faz sentido. Não me exprimi mto bem, sorry. A bomba podia fazer mais. Só q o valor de 3 bar q tens ai, não é o valor q interessa aqui para "efeitos de FSE"... é sim o valor max absoluto com a valvula de origem, sem ter tubos entupidos ou seja o q for, e com o motor desligado, e sem o vácuo... é tipo quando ligas a ignição e ouves a bomba de gasolina... ai é q irias medir 3 bares... mas se depois ligares o motor (com vácuo ligado á valvula, claro), a pressão descerá para os 2.1... q é o valor base q aqui interessa...

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Re: DIY montagem de uma FSE para fiesta mk4
« Responder #101 em: 09 de Novembro, 2007, 20:18:13 »
Então é assim, andei novamente á volta do valor da minha FSE, e qual não foi o meu espanto quando, ao querer ajustá-la para mais de 3 bares, notei q já não dava mais! Isto é, o parafuso de ajuste nitidamente tava a chegar ao fim (cada vez mais apertado). Só posso tirar duas conclusões disso:

1. A bomba de gasolina do Fiesta realmente não consegue fazer mais de 3 bares, e não os 5/6 que disse o njay e q tb uma vez vi algures na net... por falar nisso, tb já tenho visto quem dissesse isso... q a bomba não faz mais de 3 ou 3.5... uma discussão qq num forum ingles algures...

2. Esta FSE só dá para 1 bar acima do valor de origem (ou seja, a pressão adicional e ajustável q ela fornece só é de 1 bar... exemplo: no meu, 2.1 fica em ~3 bar. No do Stinger, 2.7 de origem ficam em 3.7 como ele nos contou... etc...)

A única outra conclusão, acho-a impossível: a FSE ter vindo com defeito de fábrico, não ser de qualidade (tipo imitação lol), etc... isso tudo não acredito minimamente. Pois ela tá a trabalhar correctamente, vinha embalada de origem e tem exactamente o mesmo aspecto como as q tenho visto aqui, tirando a cor... portanto não é por ai.
Tem de ter, isso sim, uma explicação lógica e cientifica para isto. Alguém a tem? Ou será q já acertei com uma das duas concluesões hipotéticas q apresentei?

Já agora, não é q me importe q não consiga subir mais o valor... no valor em que ela tá (3bar) ela já me tá a trazer beneficios em termos de performance... como já disse... hj medi a recuperação em 3ª dos 60 aos 100km/h, e deu 6 segundos, parece me mto bom isso...

P.S.: olhando pro manometro, e acelerando na borboleta, vê-se o ponteiro do mesmo a acompanhar as aceleradelas, até a um máximo de prai 4 bares em rotação mto elevada... portanto pensando assim, afinal dá sim mais de 3 bares, e q tem apenas a ver com o facto de a FSE estar a baixar a pressão em 0.5 ou mais, quando está em ralentim, tal e qual como a de origem faz, para poupar gasosa... de qq forma fica limitada a esses valores...

Offline STINGER_
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1254
  • Feedback: +1/-0
Re: DIY montagem de uma FSE para fiesta mk4
« Responder #102 em: 09 de Novembro, 2007, 20:42:47 »
O Fiesta do Mskorpion está com 3.9 / 4.1 bares........  e o Puma está com 4.3 bares (e já esteve a 5.5 bares) , por isso as nossas valvulas funcionam correctamente.

Por isso poderá ser dessa valvula ter defeito (ou estar limitada a dar só mais 1 bar ou algo assim) ou está mal montada. Ou então essa valvula é diferente das nossas (os preços são diferentes por alguma razão)
« Última modificação: 09 de Novembro, 2007, 20:44:43 por STINGER_ »

Offline SandStorm

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 13375
  • Feedback: +6/-0
  • Powered by: Big Booty, shake that ass!
Re: DIY montagem de uma FSE para fiesta mk4
« Responder #103 em: 09 de Novembro, 2007, 20:53:46 »
ou tem alguma fuga pelo retentor da valvula?

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Re: DIY montagem de uma FSE para fiesta mk4
« Responder #104 em: 09 de Novembro, 2007, 22:39:42 »
O Fiesta do Mskorpion está com 3.9 / 4.1 bares........  e o Puma está com 4.3 bares (e já esteve a 5.5 bares) , por isso as nossas valvulas funcionam correctamente.

Por isso poderá ser dessa valvula ter defeito (ou estar limitada a dar só mais 1 bar ou algo assim) ou está mal montada. Ou então essa valvula é diferente das nossas (os preços são diferentes por alguma razão)

Humm...  ???
1 certeza posso te dar, q não tá mal montada  ;)
Ser uma valvula diferente q é limitada a só dar mais 1 bar? não, não é, acabei de encontrar isto:
na loja ebay do site onde comprei a minha, tá a mesma FSE, mas com mais texto, e diz lá, passo a citar (traduzido): "regular a pressão até ao maximo de 7,00 bar, em função do regime da bomba de combustivel"

(link: http://cgi.ebay.de/Variable-Fuel-Pressure-Regulator-with-gauge-Skoda_W0QQitemZ230186587688QQihZ013QQcategoryZ72205QQcmdZViewItem )

Além disso, a FSE tem exactamente o mesmo aspecto como a vossa, tirando a cor. E tipo, já vi a FSE q eu comprei (da marca Race Tech R) noutras lojas a 80 e mais euros, q é parecido com o q a vossa FSE tá a custar (tirando aquelas lojas q a tem mais cara, tipo 100 e tal euros). Acho q simplesmente mais barato naquela loja onde comprei, por outras razões.
Além disso, fiz agora um googling acerca dela, e entre outras encontrei um post num forum de VW-tuners, onde um gajo tem exactamente essa minha FSE (diz no texto, e até dá para a ver na foto). Não acho possível q alguém nesse nível tão bom (o carro tá todo artilhado), vá usar material que não seja  bom tb... o link é este, já agora: http://forums.vwvortex.com/zerothread?id=522088&page=28


E agora?  ??? Será q a minha bomba de combustível está defeituosa, ou diferente da do mrskorpion?
É q acho quase impossivel a FSE vir com defeito... já viram... se isso tivesse um defeito, qual seria a probabilidade de isso trabalhar á mesma bem, mas só com menos pressão? Não acredito q seja possível... aquilo é uma cena mecanica no fundo bem simples... deve ter uns diafragmas ajustáveis q criam a pressão... qq cena assim... se aquilo tivesse com defeito, ou não passava gasolina nenhuma, ou não tinha pressão nenhuma, ou então teria uma fuga... agora, a pressão tá lá, é ajustável, só q o máximo fisico (do parafuso) é atingido já nos 3 bares...

Já não sei o q pensar disto...  :idiot2: :-X

Á medida q tou a escrever isto, vou encontrando cenas novas lol... até parece q ando armado em detective  :D
Aqui vai: dum forum brasileiro, a dizerem q bomba de gasosa faz 3 bares... e trata-se dum fiesta mk4 1.4 16V, deve ser um zetec tb, e portanto suponho q deve ser td igual...
Link: http://www.fiestahp.com.br/Forum/phpBB2/viewtopic.php?t=4797&view=previous&sid=46330ce0b038177165bc1c58eae791e5

Noutro post do mesmo forum alguém diz q a bomba de gasolina pode ir perdendo pressão com o tempo... ora se ai somarmos 1+1, podiamos concluir q a minha, como nunca foi trocada (o carro tá com 92000kms), já só se aguenta a fazer a pressão standard, os tais 3 bares, e mesmo pondo a valvula no max, já não passa dai... podia ser, não podia? Opiniões?

E agora é q anda tudo maluco, vejam isto:

http://www.fiestahp.com.br/Forum/phpBB2/viewtopic.php?t=730&highlight=press%E3o+bomba+gasolina&sid=502353ca7af1caafdbb75418abf90429

O pessoal a dizer q 112000 até é bom para 1 bomba... e a dizer para trocar de filtro de gasosa mais do q cada 20000kms...  :o será a gasolina brasileira assim tão má, ou será qq essa malta sabe coisas q a gente não sabe?  ???

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Re: DIY montagem de uma FSE para fiesta mk4
« Responder #105 em: 09 de Novembro, 2007, 23:40:05 »
Ora, ás vezes basta ficar um tempo sem pensar no assunto, e lá encontramos a solução...  ;)
Para ter a certeza absoluta, de q a culpa é da bomba de gasolina (de não haver mais pressão do que os 3 bares, e tb menos de 4 em full throttle), e ter a certeza igualmente clara q a FSE tá boa, posso fazer este teste:
Ajustar a FSE pro máximo (que significa: diafragma fechado = pressão máxima menos a tolerancia regulada do vácuo), e então apertar o tubinho do vácuo com a mão (para ter um vácuo absoluto = de maneira a ter o diafragma mesmo totalmente fechado), e ai tirar a ligação da saida da FSE á linha de retorno que vai ao depósito, e verificar se sai gasolina (claro q isso td com o motor ligado).

Se não sair gasolina nenhuma, então a FSE tá 100% OK.

Vou fazer isso amanhã  O0

Offline njay
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 273
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY montagem de uma FSE para fiesta mk4
« Responder #106 em: 10 de Novembro, 2007, 04:52:16 »
Para ter a certeza absoluta, de q a culpa é da bomba de gasolina (de não haver mais pressão do que os 3 bares, e tb menos de 4 em full throttle), e ter a certeza igualmente clara q a FSE tá boa, posso fazer este teste:
Ajustar a FSE pro máximo (que significa: diafragma fechado = pressão máxima menos a tolerancia regulada do vácuo), e então apertar o tubinho do vácuo com a mão (para ter um vácuo absoluto = de maneira a ter o diafragma mesmo totalmente fechado), e ai tirar a ligação da saida da FSE á linha de retorno que vai ao depósito, e verificar se sai gasolina (claro q isso td com o motor ligado).

Se não sair gasolina nenhuma, então a FSE tá 100% OK.

Se apertares o tubo de vácuo, não vais estar propriamente a fazer vácuo, antes pelo contrário.
Para fazer vácuo terias que espetar lá com uma seringa "fechada" e depois "abri-la". Mesmo que cries o vácuo máximo, o meu entendimento da válvula diz-me que tens sempre gasolina a sair da válvula para retornar ao depósito; é que a válvula nunca fecha completamente...

O tal livrinho também tem um teste para a pressão da bomba:
Com o motor desligado e a bomba de combustível a funcionar (indicam 2 terminais para curto-circuitar e assim pôr a bomba a funcionar), e o manómetro ligado à entrada de combustível do alimentador (régua), apertar o tubo de retorno de gasolina (convém garantir que os tubos tão bem apertados nas junções). Isto faz com que bomba acumule pressão e o manómetro deve então mostrar a pressão a subir até 5 a 7 bar e depois ficar por aí.


O SandStorm toca num ponto que faz sentido: podes ter alguma fuga no sistema. Verifica também o tubo do vácuo da FSE, para ver se não tem gasolina (penso que não deveria ter, devia estar "secquinho").

Quando desligas o motor, a pressão no manómetro baixa bruscamente para perto de 0, ou vai descendo muito lentamente?

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Re: DIY montagem de uma FSE para fiesta mk4
« Responder #107 em: 10 de Novembro, 2007, 12:31:27 »
Ora bem, tá tudo RESOLVIDO...  ::)
A solução foi ultra-simples, e até sinto-me meio burro por não ter chegado lá mais cedo (o q acho engraçado é q ning de vocês se lembrou disso... ou as vossas fse's não tem aquilo ou vem com outro valor predefinido... ???). A culpa era da porca de "segurança" q a FSE tem á volta do tal parafuso tipo Allen q ajusta a pressão. Pois... eu é q já tava a estranhar para q será q serve aquela porca... e calhou pensar nessa hipótese... hj de manhã então fui experimentar, e realmente... o parafuso Allen tinha chegado ao fim (e com isso a pressão) porque a porca tava apertada nesse ponto... desapertando a porca deixou toda a liberdade para ajustar a pressão q me apetecer... verifiquei depois com o motor ligado e deu na boa para ajustar em 4 bares (ponto morto, portanto com o vácuo). Portanto, tá td ok com a minha bomba de combustível e também com a FSE. Explicação para isso td: eles puseram a porca assim de fábrica, por razões de segurança: tipo 3 bares é um valor mto seguro e comum para muitos carros... o q faz mesmo falta nessas FSEs (e já veem no q isso dá), é um raio dum manual de instruções, porra...  :tickedoff: :knuppel2: :idiot2:
(Stinger, se calhar é por isso q o preço tá tão baixo!  :D :D ;) )

Ou seja, assunto resolvido, td certo. O meu fiestão tá agora "pressurizado" nos 3.3 bares  :)
Mais do q isso não quero, pois já li em diversos sitios q só traz é problemas: o motor pode "afogar" mto no full throttle (acelerador no máximo), pois ai a centralina deixa de regular o tempo de abertura (e como tal a quantidade de gasosa injectada) em função da sonda lambda, e passa a dar "o máximo disponível". (Aliás, para quem não sabe, ai é q entra a maior vantagem da FSE quando puxamos a fundo pelo carro...)
Além disso uma pressão grande pode até ser perigoso: houve quem falou em os injectores poderem começar a pingar e cenas assim... para além do maior stress q significa pra bomba de gasosa (e portanto, tempo de vida reduzido). Assim acho q tá bom como tá, 1.2 bares acima do valor de origem não é mau  ;) e como já disse, mesmo com 3 bares já sentia efeitos positivos...

A ver se faço agora um DIY como deve ser disso, que acham? Com explicação de como funciona a FSE e td? É um pouco de trabalho, mas acho q valia a pena... restava de saber o q depois fazer com este DIY aqui, se calhar os moderadores moviam-no pra secção de motores a gasolina como se fosse um tópico normal? mk4fiesta, não leves essa ideia a mal, ok... mas simplesmente o teu diy tá mto incompleto e ainda por cima indicaste os tubos errados... agora q acabo por saber tanto sobre o "bicho" da FSE, e tenho aqui as fotos e td, acho q não era má ideia... acabava com esse tipo de dúvidas e incertezas q se tem vindo a verificar de vez em quando com quem acaba de comprar uma FSE...

P.S.:
njay, tás a ver a cena do vácuo ao contrário...  ;)
Eu como vi um diagrama de como fucniona a FSE, sei q aquilo é assim: em estado normal, portanto ponto morto e motor ligado, tens o vácuo (throttle closed), q "puxa" o diafragma para cá, fazendo a pressão diminuir. Quando pressionas no acelerador, ou então desligando ou apertando o tubinho de vácuo, o vácuo desaparece e o diafragma é posto na posição de pressão máxima (ca. 0.5 bar mais), já q aquilo tem uma mola...

De resto, obg pela dica de teste da bomba, mas isso agora já não é preciso. Fuga não devo ter, se bem q aquilo q dizes, da pressão, no meu caso desce abruptamente para zero ao desligar o motor. Temos no entanto de ter em conta q é o manómetro da FSE, e q tá no tubo de retorno... mas como agora parece tar tudo bem, não há de significar nada, não?

Offline njay
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 273
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY montagem de uma FSE para fiesta mk4
« Responder #108 em: 10 de Novembro, 2007, 22:34:27 »
Ora bem, tá tudo RESOLVIDO...  ::)
(...)

Ok, porreiro :)

A ver se faço agora um DIY como deve ser disso, que acham? Com explicação de como funciona a FSE e td? (...)

Acho que sim, que deves avançar!

P.S.:
njay, tás a ver a cena do vácuo ao contrário...  ;)
Eu como vi um diagrama de como fucniona a FSE, sei q aquilo é assim: em estado normal, portanto ponto morto e motor ligado, tens o vácuo (throttle closed), q "puxa" o diafragma para cá, fazendo a pressão diminuir. Quando pressionas no acelerador, ou então desligando ou apertando o tubinho de vácuo, o vácuo desaparece e o diafragma é posto na posição de pressão máxima (ca. 0.5 bar mais), já q aquilo tem uma mola...
Não estou não. A tua descrição é como eu entendo a coisa. Mas se só tapares o tubo da "entrada de vácuo" na FSE, não vais estar a criar vácuo. É quase o mesmo que estares com o motor na aceleração máxima. Foi isso que disse no outro post.

(...) se bem q aquilo q dizes, da pressão, no meu caso desce abruptamente para zero ao desligar o motor. Temos no entanto de ter em conta q é o manómetro da FSE, e q tá no tubo de retorno... mas como agora parece tar tudo bem, não há de significar nada, não?

O manómetro está entre a saída da régua e a FSE ou entre a FSE e o retorno? É que se está entre a saída da régua e a FSE, então a pressão deveria manter-se quando desligas o motor, pelo menos durante algum tempo. Faz sentido que assim seja, porque a bomba de gasolina tem uma válvula anti-retorno, logo a pressão não escapa "para trás". E também não devia escapar "para a frente" porque está lá a FSE/válvula original, que só deixa passar gasolina acima de uma certa pressão. Pelos injectores também não deve escapar, pois estes devem estar fechados quando "em repouso" (caso contrário podia acumular-se uma boa quantidade de gasolina nos cilindros e quando fosses ligar o motor... bum!!!).

Agora, se o manómetro estiver entre a FSE e o depósito, aí sim, faz sentido a pressão cair para zero porque não há nada a segurá-la do lado do depósito (a gasolina "expande-se" para o depósito e a pressão desaparece).

Faz sentido?

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Re: DIY montagem de uma FSE para fiesta mk4
« Responder #109 em: 11 de Novembro, 2007, 00:38:00 »

Não estou não. A tua descrição é como eu entendo a coisa. Mas se só tapares o tubo da "entrada de vácuo" na FSE, não vais estar a criar vácuo. É quase o mesmo que estares com o motor na aceleração máxima. Foi isso que disse no outro post.


OK, tou a ver q houve aqui um mal-entendido... eu não queria criar vácuo dessa maneira... queria sim era o contrário, q a pressão subisse pro máximo (tipo como dizes, como se fosse acelerador no máximo), para ver se a pressão subia como deve ser... e se fosse no teste q eu lá inventei (se bem q não sei se ia dar), fazia sentido...


O manómetro está entre a saída da régua e a FSE ou entre a FSE e o retorno?
[...]
Agora, se o manómetro estiver entre a FSE e o depósito, aí sim, faz sentido a pressão cair para zero porque não há nada a segurá-la do lado do depósito (a gasolina "expande-se" para o depósito e a pressão desaparece).

Faz sentido?

Faz perfeito sentido. O problema é q não te sei dizer como está ligado o manómetro... no desenho q vi na net, não vinha com manometro... simplesmente tá aparfusado numa quarta saida/entrada q a FSE tem... sei lá onde isso faz ligação internamente, se é antes ou depois do diafragma... agora, eu não sei, mas pelo q percebi lendo alguma cena sobre o assunto, se o meu sistema tivesse mesmo uma fuga ou qq coisa q fizesse com q a pressão desaparecesse logo, deveria ser dificil pegar o carro quando quente, pouco depois de o ter desligado, certo? Só q não é o caso... por isso suponho q o manómetro deve tar mesmo depois do diafragma de pressão, ou seja, quando desligado o motor, a gasolina q ainda lá tava desaparece pro depósito pelo tubo de retorno e como tal o manometro indica logo zero. É q fuga não tou a ver q o carro possa ter (senão apresentava problemas e sintomas), a única outra possibilidade era q a bomba de gasolina tivesse a valvula de retenção defeituosa, ou seja, ao desligá-la, a gasolina voltaria para trás. Mas isso tb me parece pouco provável, porque ai tb devia haver os problemas q mencionei, tipo pegar mal quando quente, etc... por isso acho q deve tar td bem  ;)

Offline njay
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 273
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY montagem de uma FSE para fiesta mk4
« Responder #110 em: 11 de Novembro, 2007, 12:22:20 »
(...)
O manómetro está entre a saída da régua e a FSE ou entre a FSE e o retorno?
[...]
Agora, se o manómetro estiver entre a FSE e o depósito, aí sim, faz sentido a pressão cair para zero porque não há nada a segurá-la do lado do depósito (a gasolina "expande-se" para o depósito e a pressão desaparece).

Faz sentido?

Faz perfeito sentido. O problema é q não te sei dizer como está ligado o manómetro... no desenho q vi na net, não vinha com manometro... simplesmente tá aparfusado numa quarta saida/entrada q a FSE tem... sei lá onde isso faz ligação internamente, se é antes ou depois do diafragma...

Tou a ver... mas acho estranho se o manómetro estiver ligado à saída, porque aí a pressão que tá a medir não é a pressão na régua.

agora, eu não sei, mas pelo q percebi lendo alguma cena sobre o assunto, se o meu sistema tivesse mesmo uma fuga ou qq coisa q fizesse com q a pressão desaparecesse logo, deveria ser dificil pegar o carro quando quente, pouco depois de o ter desligado, certo? Só q não é o caso... por isso suponho q o manómetro deve tar mesmo depois do diafragma de pressão, ou seja, quando desligado o motor, a gasolina q ainda lá tava desaparece pro depósito pelo tubo de retorno e como tal o manometro indica logo zero. É q fuga não tou a ver q o carro possa ter (senão apresentava problemas e sintomas), a única outra possibilidade era q a bomba de gasolina tivesse a valvula de retenção defeituosa, ou seja, ao desligá-la, a gasolina voltaria para trás. Mas isso tb me parece pouco provável, porque ai tb devia haver os problemas q mencionei, tipo pegar mal quando quente, etc... por isso acho q deve tar td bem  ;)

Isso de a gasolina voltar para trás pode ser relativo. Pode sempre ficar um pouco nos tubos, na régua, depende da geometria da coisa.
Quando dás à chave para a 2ª posição, a bomba trabalha um pouco para levar gasolina à régua e assim facilitar o arranque (penso que é aquele "barulhinho" que se ouve). Como costumas pôr o carro a trabalhar? Dás à chave até ao fim logo de uma só vez ou fazes uma pausa na 1ª posição?
De qualquer forma, a maneira mais fácil de saber é talvez perguntando a mais gente que tenha FSE... a pressão no manómetro vai a zero instantaneamente quando desligam o motor?

Offline FiestaStudio
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 785
  • Feedback: +0/-0
  • i.DOHC Zetec-S
Re: DIY montagem de uma FSE para fiesta mk4
« Responder #111 em: 11 de Novembro, 2007, 13:00:44 »
nepia kd desligas ela vai descendo devagar mas n demora mais de 5seg pa xegar ao 0" eu tinha a minha pa 4Bar e kustava a passar dos 170 a fundo axo k entrava gota a mais e o karro perdia power baixei pos 3 ta mm bom mas se dizes k vai aos 3.3 nas kalmas vou tentar  O0

Offline STINGER_
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1254
  • Feedback: +1/-0
Re: DIY montagem de uma FSE para fiesta mk4
« Responder #112 em: 11 de Novembro, 2007, 14:31:17 »
A minha FSE cai logo directa para o zero qd se desliga o carro.

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: DIY montagem de uma FSE para fiesta mk4
« Responder #113 em: 11 de Novembro, 2007, 15:33:59 »
...
Isso de a gasolina voltar para trás pode ser relativo. Pode sempre ficar um pouco nos tubos, na régua, depende da geometria da coisa.
Quando dás à chave para a 2ª posição, a bomba trabalha um pouco para levar gasolina à régua e assim facilitar o arranque (penso que é aquele "barulhinho" que se ouve). Como costumas pôr o carro a trabalhar? Dás à chave até ao fim logo de uma só vez ou fazes uma pausa na 1ª posição?
De qualquer forma, a maneira mais fácil de saber é talvez perguntando a mais gente que tenha FSE... a pressão no manómetro vai a zero instantaneamente quando desligam o motor?

O meu (sem FSE), se eu der logo à chave, ele está ali um nadinha a insistir até pegar, mas se parar na segunda posição e ele deixar de fazer akele zzzztt (bomba a puchar gota), pela num ápice.

Com a FSE, é bem provável que aconteça a mesma coisa, a menos que ela tenha uma válvula de anti retorno, como têm por exemplo os esguichos dos lava vidros, para não teres que estar à espera que os tubos encham para mandar água.

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Re: DIY montagem de uma FSE para fiesta mk4
« Responder #114 em: 11 de Novembro, 2007, 17:40:24 »
Claro que convém esperar uns 2 segundos naquela posição da chave, antes de pegar o motor!
Pois ai a bomba está a por o sistema sob pressão... aliás, se eu não esperar esse tempo, até pode acontecer q custa mto a pegar...

Já que o Stinger confirma q a dele tb vai logo para zero, suponho q deve ser normal então.

Sim, FiestaStudio, 4 bar é mto (porque ainda irá para 4.5 ou mais aquando de acelerares, isso então seriam 1.8 bar acima do valor normal, isso é demais), mas 3.3 parece q ainda dá na boa. Pelo menos o meu tá a andar lindamente com isso: tá mais linear e mais imediato na resposta ao acelerador. E tá com excelentes recuperações e td. E tb tenho notado nas reduções, parece q o motor se ajusta mais rápidamente á rotação mais elevada, fazendo menos solavanco quando levantas a embraiagem... deve ser por ter de imediato a gasolina á disposição q precisa... Não me lembro de o meu Fiesta alguma vez ter andado tão bem ^-^
Só uma cena q agora tenho notada de negativo (com os 3.3... porque antes, quando tava nos 3, não notei): é que por vezes custa a pegar mais quando tá frio... isto é, tipo uns 2 segundos de motor de arranque até o motor pegar. Normalmente é quase logo... já a quente, é smp logo, mesmo agora... Não sei explicar isso... é estranho... até se devia pensar o contrário: quanto mais pressão disponivel, mais facilmente há de pegar?