Ora bem, tá tudo
RESOLVIDO...
A solução foi ultra-simples, e até sinto-me meio burro por não ter chegado lá mais cedo (o q acho engraçado é q ning de vocês se lembrou disso... ou as vossas fse's não tem aquilo ou vem com outro valor predefinido...
). A culpa era da porca de "segurança" q a FSE tem á volta do tal parafuso tipo Allen q ajusta a pressão. Pois... eu é q já tava a estranhar para q será q serve aquela porca... e calhou pensar nessa hipótese... hj de manhã então fui experimentar, e realmente... o parafuso Allen tinha chegado ao fim (e com isso a pressão) porque a porca tava apertada nesse ponto... desapertando a porca deixou toda a liberdade para ajustar a pressão q me apetecer... verifiquei depois com o motor ligado e deu na boa para ajustar em 4 bares (ponto morto, portanto com o vácuo). Portanto, tá td ok com a minha bomba de combustível
e também com a FSE. Explicação para isso td: eles puseram a porca assim de fábrica, por razões de segurança: tipo 3 bares é um valor mto seguro e comum para muitos carros... o q faz mesmo falta nessas FSEs (e já veem no q isso dá), é um raio dum manual de instruções, porra... :tickedoff: :knuppel2: :idiot2:
(Stinger, se calhar é por isso q o preço tá tão baixo!
)
Ou seja, assunto resolvido, td certo. O meu fiestão tá agora "pressurizado" nos 3.3 bares
Mais do q isso não quero, pois já li em diversos sitios q só traz é problemas: o motor pode "afogar" mto no full throttle (acelerador no máximo), pois ai a centralina deixa de regular o tempo de abertura (e como tal a quantidade de gasosa injectada) em função da sonda lambda, e passa a dar "o máximo disponível". (Aliás, para quem não sabe, ai é q entra a maior vantagem da FSE quando puxamos a fundo pelo carro...)
Além disso uma pressão grande pode até ser perigoso: houve quem falou em os injectores poderem começar a pingar e cenas assim... para além do maior stress q significa pra bomba de gasosa (e portanto, tempo de vida reduzido). Assim acho q tá bom como tá, 1.2 bares acima do valor de origem não é mau
e como já disse, mesmo com 3 bares já sentia efeitos positivos...
A ver se faço agora um DIY como deve ser disso, que acham? Com explicação de como funciona a FSE e td? É um pouco de trabalho, mas acho q valia a pena... restava de saber o q depois fazer com este DIY aqui, se calhar os moderadores moviam-no pra secção de motores a gasolina como se fosse um tópico normal? mk4fiesta, não leves essa ideia a mal, ok... mas simplesmente o teu diy tá mto incompleto e ainda por cima indicaste os tubos errados... agora q acabo por saber tanto sobre o "bicho" da FSE, e tenho aqui as fotos e td, acho q não era má ideia... acabava com esse tipo de dúvidas e incertezas q se tem vindo a verificar de vez em quando com quem acaba de comprar uma FSE...
P.S.:
njay, tás a ver a cena do vácuo ao contrário...
Eu como vi um diagrama de como fucniona a FSE, sei q aquilo é assim: em estado normal, portanto ponto morto e motor ligado, tens o vácuo (throttle closed), q "puxa" o diafragma para cá, fazendo a pressão diminuir. Quando pressionas no acelerador, ou então desligando ou apertando o tubinho de vácuo, o vácuo desaparece e o diafragma é posto na posição de pressão máxima (ca. 0.5 bar mais), já q aquilo tem uma mola...
De resto, obg pela dica de teste da bomba, mas isso agora já não é preciso. Fuga não devo ter, se bem q aquilo q dizes, da pressão, no meu caso desce abruptamente para zero ao desligar o motor. Temos no entanto de ter em conta q é o manómetro da FSE, e q tá no tubo de retorno... mas como agora parece tar tudo bem, não há de significar nada, não?