Ora viva,
aqui vai um 2º DIY sobre o assunto, na esperança de ser mais completo e de acabar com certas dúvidas e confusões q houve
--- Antes de mais, o que é uma FSE? A FSE é uma valvula reguladora de pressão ajustável, funcionando da seguinte forma:
intercalada no tubo de retorno da gasolina, normalmente depois da valvula reguladora de origem, ela regula a pressão ao nível pretendido.
Isto é, tem de imaginar isso como um circuito fechado: bomba de gasolina bombeia com pressão constante (na casa dos 5 bares) a gasolina para a régua de injecção. Ai, a gasolina q for precisa (controlado pela ECU) é injectada, e o resto passa pelo circuito de retorno de volta ao depósito. Só que para isso tem de passar pelas valvulas de regulação de pressão, e elas são como um obstáculo ajustável, regulando assim a pressão para o nível pretendido.
O funcionamento de uma FSE é simples: são dois diafragmas que só deixam passar liquido acima duma pressão, q é directamente proporcional á distância entre as mesmas. Essa distância é regulável por meio do parafuso de ajuste, e tem ainda uma margem de variação controlada pelo vácuo e por uma mola. Isso para que? Acontece q é preferivel ter uma pressão mais reduzida aquando do motor estiver em ralentim. Isso é possível porque a FSE tá ligada ao vácuo criado pelo throttle (borboleta), dependendo esse vácuo da posição do pedal do acelerador. Assim, quando não for premido, o vácuo é máximo, fazendo com que um dos diafragmas da FSE é "puxado", abrindo mais o caudal e portanto reduzindo a pressão. Ao pressionarmos o acelerador, o vácuo desaparece gradualmente, fazendo com q o diafragma é "libertado" (e dai empurrado pela mola), aumentando a pressão até ao valor determinado pelo parafuso de ajuste.
Agora, quais as vantagens da FSE?
1. permite ajustar a pressão para valores superiores ao de origem.
2. tem uma subida de pressão (quando pressionarmos o acelerador) 1.7x mais rápida q a de origem.
Dessa forma, temos uma melhoria da performance e da resposta ao acelerador, e em certos casos uma melhoria bastante razoável aquando acelerador no máximo (isto porque há carros em que a centralina, quando acelerador no máximo, deixa passar a quantidade de combustível q houver disponivel, e assim, quanto mais pressão, mais gasolina. Só que para isso dar numa mistura correcta, e portanto ter vantagens, tb é preciso aumentar o caudal do ar, portanto nesse caso é preciso uma melhoria da admissão).
Outro efeito é tb que, com mais pressão, a gasolina é melhor injectada (fica em gotinhas mais finas) e dai q permite uma combustão melhor q por sua vez em certos casos pode diminuir o consumo de combustível quando se anda de forma normal com o carro.
Agora, falta explicar o porquê de a FSE não fazer gastar mais combustível, pelo menos em condução normal (até antes o contrário):
a ECU está constantemente a monitorizar o valor da sonda Lambda, e ajusta dessa forma o tempo em que os injectores estão abertos (e dessa maneira a quantidade de gasolina para a mistura estar optimal). Se aumentarmos a pressão, no mesmo tempo irá entrar mais gasolina, sim, só que como a ECU está a ler os valores Lambda, irá diminuir o tempo em q os injectores estão abertos até novamente encontrar a mistura optimal.
Há que ter no entanto mto cuidado com a pressão a que ajustamos a FSE: convém não ficar mais de 1 bar ou no máx. 1,5 bar acima do valor máx. de origem. Isto porque acima disso corremos o risco de o sistema de combustível (tubos, bomba, etc.) já não aguentarem a pressão, ou pior ainda, os injectores começarem a gotejar, o que poderá causar danos graves no motor. Além disso, em aceleração máxima a mistura ficará provavelmente demasiado rica, "afogando" o motor, a não ser q tenhamos feito uma melhoria brutal da admissão...
Portanto, convém cada uma ir experimentando com os valores, até encontrar o óptimo: podia começar com 0.5 acima, depos 1 e comparar, etc...
Atenção q estou smp a falar dos valores medidos com o motor ligado, em ralentim e o tubinho de vácuo ligado. Em aceleração vão ter, claro está, smp ca. de 0.5 bares acima disso. Para quem já tava a ficar farto de tanto text, vai agora respirar de alívio:
--- Como montar a FSE:Antes de mais uma foto do aspecto q a minha FSE tinha quando chegou aqui:
Como vêem, vem incluido um tubo para a gasolina (o preto, mais grosso) e um tubinho amarelo pro vácuo. Além disso temos as braçadeiras para fixar os tubos como deve ser, e uma frame de metal em L com os devidos parafusos, para montarmos a FSE nalgum sitio. Temos ainda uma chave Allen que mais tarde vai servir para ajustar a pressão. E ainda uma peçinha de ligação pro tubo.
Agora, há 2 maneiras de montar isso:
a primeira, é instalando isso definitivamente, isto é, corta-se o encaixe "snap-on" de plastico vermelho do tubo de gasolina de retorno, e monta-se isso ao tubo q vem da FSE por meio dessa peçinha de ligação de tubos, e 2 braçadeiras.
a segunda, é preferível, porque as tubagens do carro não serão alteradas, permitindo rapidamente desinstalar a FSE por tudo de origem:
é arranjando um tubinho de metal (pode ser aluminio, procurem no Maxmat) com o diametro de 8mm, que vamos usar para enfiar nele o encaixe vermelho, e do outro lado o tubo de gasosa vindo da FSE com a ajuda duma braçadeira. Podem ver isso aqui neste foto:
Neste DIY, vou partir do principio q é assim q vão montar.
Então vamos lá:
Primeiro, uma foto para identificar as entradas e saidas da FSE:
1. Procurem um local onde querem (e podem) fixar a FSE por meio do frame em "L". Eu utilizei um dos dois parafusos que prendem uma chapinha ao bloco, essa chapinha que está a segurar o encaixe superior branco de entrada de gasolina na régua de injectores. Podem no entanto tb usar o parafuso do suporte da bateria. Ou ainda outro se encontrarem
2. Verifiquem por alto o comprimento que vão precisar dos tubos, com a FSE a ser instalada no sitio escolhido.
Agora, com um X-acto (ou uma naifa
) cortem os tubos +- em comprimento. Lembrem-se que um tubo vai para o bloco (saida de retorno, onde agora tá o encaixe vermelho), o outro vai fazer ligação com o tubo de retorno do encaixe vermelho, e o terceiro, o tal amarelo, vai a um sitio mais para baixo, no corpo do "throttle", isto é, o sitio onde está a borboleta, vejam na foto:
de origem, sai dele um tubo fino preto, que vai ao regulador de origem q está no lado direito da régua, logo antes do encaixe vermelho.
3. Agora podem montar os tubos na FSE (com as braçadeiras. Atenção para apertarem bem, mas não demasiado, pois podem estragar as braçadeiras ou ainda fazer danos ao tubo).
4. Agora, arranjem uns panos velhos, e uma chave de fendas fina, e vão até á valvula tipo Shrader (como nos pneus) que se encontra do lado esquerdo da régua. Põem os panos á volta e por baixo, e façam um pouco de força coma a chave no meio dela, tipo como se fossem tirar o ar dum pneu
Irá sair alguma gasolina, fazendo descer a pressão a zero no sistema.
5. Vamos então tirar o tubo de retorno do sitio: apertem com os dedos as duas patilhas do encaixe vermelho, e puxem-no para fora do sitio. Convém ter os panos velhos por baixo, pois vai sair gasosa...
6. Enfiem o tubo que vai á entrada da FSE no sitio onde tava o encaixe vermelho e prendem-no bem com a braçadeira.
7. Corte o tal tubinho metálico de 8mm para ficar com cerca de 4 cm, e alimem as "arestas" de um lado com uma lima fina: deverá ficar tudo bem arredondado. Agora enfiem o tubinho no tubo de gasosa q vem da saida da FSE e prendem-no com 1 braçadeira. De seguida, enfiem o outro lado do tubinho de metal no encaixe vermelho do tubo de retorno, com jeito (para não estragar nada), mas tb com força suficiente para encaixar bem. Testem (tentando tirá-lo com alguma força, sem pressionar as patilhas), para ver se tá mesmo encaixado.
8. Falta então só o tubinho de vácuo: tirem o tubo preto de origem do sitio no throttle body, e enfiem lá o amarelo (com jeito, já q o amarelo é mais fino. O ideal era se arranjassem outro tubo!)
9. Vamos então montar a FSE no sitio. Montem a chapa em L á FSE com os dois parafusos fornecidos, e de seguida montem a chapa ao sitio escolhido.
10. Agora, verifiquem novamente se tá tudo bem ligado conforme o esquema, e q tá td bem apertado, e q não há gasolina prai espalhada! e agora podem ir ligar o motor. Se td tiver bem, ele deve pegar normal, claro, e agora vão ver o manómetro da FSE se indica um valor como deve ser. Deve tar nos 2.1 mais ou menos. Esse é o valor de origem do fiesta mk4.
Deem então umas aceleradelas para ver se tá td ok e se a pressão indicada no manometro vai subindo uns +- 0.5 bares aquando dessas aceleradelas.
Depois de verificarem novamente q os tubos tão bem presos e não há gasolina a escapar, podem então ajustar a pressão para o valor desejado: com a chave Allen, vão regulando no parafuso de ajuste. Se verem q já não dá mais, mas ainda não tá no valor desejado, a culpa é da porca de "segurança" q tá á volta do parafuso. Soltem-na um bocado. Depois de ajustado no valor, apertem então essa porca +- bem. E pronto, tá feito!
Acho q não me esqueci de nada. Por isso, não vale queixarem-se disso ser tanto texto!
P.S.: quanto ao facto de agora haver 2 diy sobre isso, como já disse, os moderadores agora que façam o que bem entenderem
(se fosse eu, deixava o DIY do mk4fiesta lá, mas punha era a dizer "[incompleto]" no titulo. Até porque ele tem algumas fotos mto boas. E punha era umas notas no texto a dizer q está errado a cena de ter montado na alimentação e não no retorno... )