Garagem do Clube

Autor Tópico: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4  (Lida 44581 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline timasa
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #25 em: 30 de Maio, 2013, 11:39:52 »
Para o mes que vem vou mudar o oleo ao meu carro se quiserem eu passo fotos depois

 :'( :'( Precisava disto para este FDS e as fotos ajudavam em MUITO. Mas obrigado na mesma  O0


Offline Ribeiro_mk4_JH

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 896
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #26 em: 30 de Maio, 2013, 11:44:10 »
Mas é facil. tens alguma preguiças em casa ou como subir ligeiramente a parte da frente do carro ?

Offline timasa
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #27 em: 30 de Maio, 2013, 11:48:47 »
Mas é facil. tens alguma preguiças em casa ou como subir ligeiramente a parte da frente do carro ?

Sim tenho.. não estou é a ver onde fica o filtro nem a saida do oleo.

Offline Ribeiro_mk4_JH

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 896
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #28 em: 30 de Maio, 2013, 11:49:02 »
- Sobes ligeiramente a parte da frente do carro para o oleo escorrer para a parte de tras do carter e teres acesso mais facil ao bujon

- No carter encontras um parafuso do lado oposto ao do parachoques da frente, desapertas e colocas instantaneamente um balde ou um garrafao cortado.

- Abres a tampa do oleo em cima do motor para escorrer mais facilmente

-Quando acabar de correr vais buscar o bujon e apertas bem

- Do lado esquerdo do motor tens la uma coisinha pequenina, cilíndrica, azul ou preta à partida, rodas no sentido oposto ao do ponteiro do relógio, se tiveres uma chave de filtros melhor, se nao tiveres com um pano para teres mais aderençia, e depois metes o filtro novo. (atençao que o filtro que vais tirar esta cheio de oleo por isso viras a boca do filtro para cima

- Metes o oleo pela tampa em cima do motor (mete aos poucos pois demora ate assentar outra vez) depois é uma questao de ir acrescentando aos poucos ate ao limite pretendido.

E ta feito

Offline timasa
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #29 em: 30 de Maio, 2013, 11:51:39 »
- Sobes ligeiramente a parte da frente do carro para o oleo escorrer para a parte de tras do carter e teres acesso mais facil ao bujon

- No carter encontras um parafuso do lado oposto ao do parachoques da frente, desapertas e colocas instantaneamente um balde ou um garrafao cortado.

- Abres a tampa do oleo em cima do motor para escorrer mais facilmente

-Quando acabar de correr vais buscar o bujon e apertas bem

- Do lado esquerdo do motor tens la uma coisinha pequenina, cilíndrica, azul ou preta à partida, rodas no sentido oposto ao do ponteiro do relógio, se tiveres uma chave de filtros melhor, se nao tiveres com um pano para teres mais aderençia, e depois metes o filtro novo. (atençao que o filtro que vais tirar esta cheio de oleo por isso viras a boca do filtro para cima

- Metes o oleo pela tampa em cima do motor (mete aos poucos pois demora ate assentar outra vez) depois é uma questao de ir acrescentando aos poucos ate ao limite pretendido.

E ta feito

Excelente, não posso pedir mais  O0

Muito obrigado pelas dicas. já agora 5L chega correcto? ainda não vi no manual do carro mas julgo que chega e sobra.

 


Offline Ribeiro_mk4_JH

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 896
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #30 em: 30 de Maio, 2013, 11:57:11 »
Sim vais ficar mais ou menos com um 300 ou 400 ml penso eu.


Para ajustares ao nivel que queres, metes os 4 litros á vontade, esperas uns 5 ou 10 min e tiras a vareta do óleo, limpas voltas a meter esperas 10 segundos e tiras outra vez para veres o nível do óleo.

repetes até ficar no ponto

Offline cienta
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 80
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #31 em: 30 de Maio, 2013, 12:40:45 »
Boas,

Se colocarem um bocadinho de óleo novo na rosca do filtro sempre ajuda a enroscar...
Não se esqueçam de rodar a chave na ignição até a 2ª posição, sem colocar o carro a trabalhar, e depois verificar o nível. Isto faz com o óleo vá para o filtro.


cumps

Offline timasa
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #32 em: 30 de Maio, 2013, 13:54:52 »
Boas,

Se colocarem um bocadinho de óleo novo na rosca do filtro sempre ajuda a enroscar...
Não se esqueçam de rodar a chave na ignição até a 2ª posição, sem colocar o carro a trabalhar, e depois verificar o nível. Isto faz com o óleo vá para o filtro.


cumps

Isso para ajustar o nível correcto?

Offline Ribeiro_mk4_JH

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 896
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #33 em: 30 de Maio, 2013, 14:21:00 »
tambem porque uma quantidade de oleo vai para o filtro de oleo embora pequena mas pode fazer a diferença

Offline Brunofig

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1293
  • Feedback: +2/-0
  • Now is time to sprint the Fiesta Mk6.5!
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #34 em: 30 de Maio, 2013, 14:21:38 »
Boas,

Se colocarem um bocadinho de óleo novo na rosca do filtro sempre ajuda a enroscar...
Não se esqueçam de rodar a chave na ignição até a 2ª posição, sem colocar o carro a trabalhar, e depois verificar o nível. Isto faz com o óleo vá para o filtro.


cumps

Tens a certeza? É que o que tu ouves (o zumbido) é a bomba da gasolina a puxar gasolina, e não o óleo. Só quando metes o motor em marcha é que o óleo vai para o filtro  ;)

Ah e para a mudança precisam unicamente de 4l de óleo (já a contar com o filtro).

Offline timasa
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #35 em: 30 de Maio, 2013, 19:49:36 »
Boas,

Se colocarem um bocadinho de óleo novo na rosca do filtro sempre ajuda a enroscar...
Não se esqueçam de rodar a chave na ignição até a 2ª posição, sem colocar o carro a trabalhar, e depois verificar o nível. Isto faz com o óleo vá para o filtro.


cumps

Tens a certeza? É que o que tu ouves (o zumbido) é a bomba da gasolina a puxar gasolina, e não o óleo. Só quando metes o motor em marcha é que o óleo vai para o filtro  ;)

Ah e para a mudança precisam unicamente de 4l de óleo (já a contar com o filtro).

Espero mesmo que sejam apenas 4 Litros, assim compro o CASTROL MAGNATEC 10W40 4Litros em promoção na Feuvert por 21,95€  ^-^

Offline Brunofig

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1293
  • Feedback: +2/-0
  • Now is time to sprint the Fiesta Mk6.5!
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #36 em: 30 de Maio, 2013, 19:55:04 »

Espero mesmo que sejam apenas 4 Litros, assim compro o CASTROL MAGNATEC 10W40 4Litros em promoção na Feuvert por 21,95€  ^-^

É um bom óleo mas... Não consegues arranjar um 5w30? BP Visco 7000 por exemplo ;)

Offline timasa
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #37 em: 30 de Maio, 2013, 20:25:59 »

Espero mesmo que sejam apenas 4 Litros, assim compro o CASTROL MAGNATEC 10W40 4Litros em promoção na Feuvert por 21,95€  ^-^

É um bom óleo mas... Não consegues arranjar um 5w30? BP Visco 7000 por exemplo ;)

É muito caro para os Km que eu faço... troco de ano a ano e ando menos de 10.000km /ano, não se justifica.

Offline Ribeiro_mk4_JH

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 896
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #38 em: 30 de Maio, 2013, 23:43:07 »
já consegui converter o Bruno ao Visco 7000 ahahaha

o meu é do que leva

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #39 em: 01 de Junho, 2013, 10:40:58 »
Metes um óleo que pode não ser o recomendado para o teu carro só por causa do preço? O Fórmula F pouco mais que isso custa.

Offline Ribeiro_mk4_JH

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 896
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #40 em: 01 de Junho, 2013, 10:52:33 »
O meu carro ja leva desse oleo ha quase 3 anos se não mais, nao tenho razoes de queixa.

Qual é a diferença entre esse que falaste e o Visco ?

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #41 em: 01 de Junho, 2013, 11:30:18 »
O meu carro ja leva desse oleo ha quase 3 anos se não mais, nao tenho razoes de queixa.

Qual é a diferença entre esse que falaste e o Visco ?

Para começar um é recomendado para Ford o outro é para MB, BMW e VW. Dessa gama para Ford é o BP Visco 5000 FE 5W-30
« Última modificação: 01 de Junho, 2013, 11:36:20 por Padrinho »

Offline timasa
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #42 em: 01 de Junho, 2013, 15:01:24 »
O meu carro ja leva desse oleo ha quase 3 anos se não mais, nao tenho razoes de queixa.

Qual é a diferença entre esse que falaste e o Visco ?

Falei com o concessionario Ford e eles dizem que os primeiros 30000 Km é que precisa de levar 5W30 conforme está no livro, eles disseram que o 10w40 semi-sintético está mais que bom e é o indicado.  :P

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #43 em: 01 de Junho, 2013, 15:31:43 »
O meu carro ja leva desse oleo ha quase 3 anos se não mais, nao tenho razoes de queixa.

Qual é a diferença entre esse que falaste e o Visco ?

Falei com o concessionario Ford e eles dizem que os primeiros 30000 Km é que precisa de levar 5W30 conforme está no livro, eles disseram que o 10w40 semi-sintético está mais que bom e é o indicado.  :P

Sem comentários!

Offline Ivo_1.1/F

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 985
  • Feedback: +1/-0
  • Ford puma "the wild one"
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #44 em: 01 de Junho, 2013, 18:57:24 »
Espero que nao me levem a mal este comentario... Mas para que e que serve o forum? Sao pessoas "amigas" que algumas delas tem experiencia na mecanica e alguns ja trabalhram pa ford se e que ainda nao trabalham... E como costumo dizer se os conselhos nao se dessem eram pagos e ai ninguém dizia nada. Este momento as oficinas e falo de todas estao a sair mto lesadas com m**** da crise e cada vez mais as pessoas obtam por fazer os DIY. Ora se as oficinas estao na caca se elas puderem sacar dinheiro ao pessoal melhor. E induzir os leigos em erro e ouro sobre azul. Por alguma razao os nossos motores zetec nessecitam de cuidados especialmente a nivel de oleo. Nao foi por nd que os engenheiros da ford andaram a queimar a pestana com os engenheiros da yamaha e desenvolveram um oleo "especial" devido as altas temperaturas e desgaste que estes motores sofrem. Um oleo semi-sintetico e quase a mm coisa que meteres areia pa dentro do motor vai criar mta friccao em componentes que nao se podem trocar nestes motores. E que a reparacao custa a volta 3000€ e mais do dobro do que custa um fiesta mk4. Nao hesitem em perguntar as pessoas que tem mais experiencia nao se "colem" apenas a uma opiniao vejam mais mecanicos. Isto falando de experiencia propria eu confiei num mecanico que vive a 50m da minha casa e conhecido dos meus familiares. E ele fez M**** com o motor e fiquei com o carro a consumir 1L de 10w40 por cada 1000km. Segmentos nas couves originou piston slap = a motor novo tive sorte encontrei um puma 1.4 batido e fiquei com o motor. Pq s nao ainda esta hora tava a por um litro de 10w40 sintetico

Espero que nao leves a mal este post s quiseres podes apagar mas a vdd e esta.

Offline Ribeiro_mk4_JH

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 896
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #45 em: 01 de Junho, 2013, 19:23:07 »
Não sei se era para mim ou não mas eu nao levo a mal !

Eu acho mesmo isso que tu disseste, muitos mecanicos que andam por ai cobram tudo e mais alguma coisa e entao nos filtros, dizem que metem um novo e na verdade dao-lhe uma passadela com o compressor a ar e esta novo.

Em relação ao óleo nunca ninguem me tinha dito que o visco 7000 da bp nao era o indicado para o fiesta, o meu pai ja usa esse desde que tem a mondeo e ja tem 230k Km e por ter desse oleo em casa tenho metido desse no fiesta  assim como no zx que tambem tenho.

Não ponho em causa os conhecimentos de ninguem muito menos do padrinho que admito que percebe muito mais que eu, eu sou só um curioso mais nada. Percebo um bocadito mas nem é muito e nem é pouco.


Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #46 em: 01 de Junho, 2013, 19:39:01 »
Oh Ivo a questão não está só e apenas aí. O semi-sintético fica a uma boa fração do preço para eles. Se o motor se lixar daí a 20.000km ou mais o problema é o desgaste e o dono, descartam-se logo. Alguns concessionários fazem isso para obter lucro, cobrar peças e não as metem, montarem mal as coisas, etc...

Muitos mecânicos aumentam a viscosidade do óleo para preencher folgas ou ocultar problemas, depois é com o mexilhão quando a conta aumenta. Os motores novos não tem geralmente muita folga. Eu não conheço bem esse motor, mas conheço o tdci, e existe malta que faz isso. Eu gostava que me explicassem como é que um óleo mais viscoso alimenta o veio do turbo por exemplo, num carro com mais de 100 mil.





Offline Ribeiro_mk4_JH

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 896
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #47 em: 01 de Junho, 2013, 19:45:07 »
Por isso é que os trubos as vezes vão à vida. Tenho um colega meu que tem um c4 vtr e ja é o terceiro que leva.

O turbo da carrinha do meu pai mal se ouve, ja tem 230k Km e nunca foi retificado. Pode ser sorte nunca ter acontecido nada mas tambem temos sempre o cuidado de nao arrancar assim à papo seco e nas viagens nunca desligar imediatamente.

;)

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #48 em: 01 de Junho, 2013, 19:52:13 »
Não sei se era para mim ou não mas eu nao levo a mal !

Eu acho mesmo isso que tu disseste, muitos mecanicos que andam por ai cobram tudo e mais alguma coisa e entao nos filtros, dizem que metem um novo e na verdade dao-lhe uma passadela com o compressor a ar e esta novo.

Em relação ao óleo nunca ninguem me tinha dito que o visco 7000 da bp nao era o indicado para o fiesta, o meu pai ja usa esse desde que tem a mondeo e ja tem 230k Km e por ter desse oleo em casa tenho metido desse no fiesta  assim como no zx que tambem tenho.

Não ponho em causa os conhecimentos de ninguem muito menos do padrinho que admito que percebe muito mais que eu, eu sou só um curioso mais nada. Percebo um bocadito mas nem é muito e nem é pouco.

Txi tem lá calma com o percebe. Eu só sei que nada sei, percebo um pouco dos meus porque vou vendo, vou perguntado, vou mexendo, vou dando cabo e vou sendo enganado tb, vai sendo mais dificil mas possível na mesma. E por tentativa e erro...  :D

E também porque tenho os manuais das oficinas de todos eles.  :D

Os óleo além de terem que cumprir a graduação também convém cumprir a norma específica da marca. Não quer dizer que o visco 7000 para os vag, por exemplo, não consiga cumprir todas as especificações do teu e mais algumas até, mas o visco 5000 tens a certeza que cumpre todas as que o fabricante do teu carro pede.



« Última modificação: 01 de Junho, 2013, 19:54:49 por Padrinho »

Offline Ivo_1.1/F

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 985
  • Feedback: +1/-0
  • Ford puma "the wild one"
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #49 em: 01 de Junho, 2013, 20:27:13 »
Eu falei em geral e mais uma vez espero que nao me intrepretem mal nao foi para falar especificamente de alguem. Mas vejo que entenderam o meu ponto de vista e a minha "critica". O problema e mm esse eles aproveitam se.