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Tutoriais => Tutoriais de Mecânica => Tópico iniciado por: tiago blanquet em 04 de Maio, 2007, 22:39:53
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Sei que já muitos o fizeram em casa e é algo que não tem ciencia nenhuma. De qualquer modo julgo que faltava ca esta operação basica mas no entanto tão essencial para manter a boa saude do motor.
Para este DIY usei o meu mk4 com 135K Km.
O oleo escolhido Mobil1 5W-50 100% sintetico na quantidade certa de 4L que é o que este carter leva já contando com o enchimento do filtro do oleo.
O filtro e da concorrencia que serve bem para o efeito.
(http://pontacao.planetaclix.pt/diy/mudaoleo/1.jpg)
Podem começar por tirar o bujão do carter e deixar o oleo escorrer pra um qq recipiente com pelo menos 4L de capacidade.
(http://pontacao.planetaclix.pt/diy/mudaoleo/2.jpg)
Aqui pormenor do bujão, tenham em atenção o estado da anilha que pode ser necessário substituir. Neste caso parece-me que está em condições.
(http://pontacao.planetaclix.pt/diy/mudaoleo/3.jpg)
Agora é a altura de retirar o filtro do oleo. Se não tiverem chave para retirar o filtro podem usar esta tecnica arcaica que resulta bem. Cravam uma chave no filtro e desapertam.
(http://pontacao.planetaclix.pt/diy/mudaoleo/4.jpg)
Pormenor do encaixe do filtro.
(http://pontacao.planetaclix.pt/diy/mudaoleo/5.jpg)
Novo filtro no lugar. Com a mao limpa conseguem apertar o filtro com bastante força que ele fica bem seguro.
(http://pontacao.planetaclix.pt/diy/mudaoleo/6.jpg)
Bujão colocado no sitio pra vedar o carter
(http://pontacao.planetaclix.pt/diy/mudaoleo/7.jpg)
Procedam ao enchimento do motor podem deitar o oleo todo duma vez que leva os 4L
(http://pontacao.planetaclix.pt/diy/mudaoleo/8.jpg)
Controlem o nivel com a vareta no final so pra certificar q ta tudo ok
(http://pontacao.planetaclix.pt/diy/mudaoleo/9.jpg)
Agora MUITO IMPORTANTE: O oleo de motor automovel é um dos principais poluentes dos lençois de agua e dos solos por todo o mundo. Por isso não tenham o mau habito de deitar o oleo velho na sargeta da rua a espera que a ETAR ja ali abaixo faça o tratamento, pk não faz. O oleo não é miscivel com agua e é separado por fase nas Etares e depois não é devidamente tratado.
A melhor maneira é colocar o oleo velho num recipiente. E deixa-lo no chão junto a um ecoponto que se o pessoal da recolha do lixo seguir o protocolo esse oleo será enviado para uma central de tratamento.
(http://pontacao.planetaclix.pt/diy/mudaoleo/10.jpg)
No final ponham o carro a trabalhar um pouco pra fazer o oleo circular e depois deixem-no assentar durante umas horas e voltem a verificar o nivel para confirmar. E pronto deve estar pronto pra mais 10.000 Km
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Usaste um MK4 com 135k km. Será que também funciona com um MK4 com 56k km? :D :D
Esse oleo não é o mais apropriado para esse carro. Devias usar o 5W30 (recomendado pela Ford) ou o 5W40. E com um oleo 100€ sintético podes fazer 15k km na boa. O que a Ford recomenda é semi-sintético e é para 15k km.
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Mas este oleo é 5W-50! A viscosidade é a mesma que o 5W-40! E é 100% sintetico por isso e mais do que bom pro que este menino andava a levar O0
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Mas este oleo é 5W-50! A viscosidade é a mesma que o 5W-40! E é 100% sintetico por isso e mais do que bom pro que este menino andava a levar O0
Sim, a viscosidade é a mesma, mas quanto maior for o valor à direita mais tempo o oleo leva a trabalhar eficientemente. Esse valor é a temperatura de ruptura do oleo, i.e. a temperatura até à qual o oleo ainda não protege o motor. O 5W30 começa a proteger o motor 20 graus antes desse que usas. Isto quer dizer que tens que ter mais cuidado nos arranques e não é bom para a cidade, por causa das voltas curtas, em que o motor não aquece nada.
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Não ha azar aí que isto akece bastante rapido. E eu a frio n tenho habito de puxar pelo gajo. Daqui a uns dias vou colocar novo DIY pros calços de trás.
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xi a patrao! tb mudo o meu oleo em casa e realmente n tem mt ciencia,cm referis-t. so as vezes o bujao ou filtro e q dao um bocado d luta a sair, cm aconteceu na ultima vez :D da proxima vez s o filtro turrar cmg, ja sei q fazer ^-^
Em relacao ao oleo usado, eu vou colocando num bidao d20l q tenho em casa, e qd encher vou ao ecocentro despejar ;)
Parabens
P.S. o q usas pa elevar o car?
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Não levantei. Rebaixei-me pra baixo dele. Afinal com molas de origem é possivel abrigarmos da chuva debaixo de um mk4
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aki em kasa kem resolve é o puto do makako hidrauliko hehehe O0
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lol eu pus 10/40 devido ao numero de km um mt fino ja n convem! eheh o filtro sai bem a mao ao principio parece tar mt preso mas e um bom diY ja fiz no meu ax GTI e poupei umas boas maças em relaçao a um gajo ir fazer a kkr lado e 50€+- um oleo normal gastei 25€ ou 30 ou ke foi! e dizem ke o oleo da norauto e mt fixe mm ke pertence a total ou que e O0
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...fazer a kkr lado e 50€+- um oleo normal gastei 25€ ou 30 ou ke foi!...
50€ pa mudarem o oleo, só em mão de obra :o :o, isso é que é um verdadeiro roubo. 25€ já axo muito caro.
Quando comprei o carro, o vendedor mandou mudar e numa oficina que lhe faz os serviços, levaram 60€ para colocar o Mobil 1 5W40 (não tinham o 5W30). À dias fui mudar e coloquei o BP Visco 7000 Sport 5W30 e foi o mesmo valor (cada litro eram 12,5€).
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50 eur não me admira. Se levarem 20 eur a hora q é o normal e deixarem escorrer o oleo por gravidade ainda sao umas 2as horas a escorrer e dps mais o monta e desmonta o filtro ou pra colocar o oleo, e ainda o arredonda pra cima q eles fazem...
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50 eur não me admira. Se levarem 20 eur a hora q é o normal e deixarem escorrer o oleo por gravidade ainda sao umas 2as horas a escorrer e dps mais o monta e desmonta o filtro ou pra colocar o oleo, e ainda o arredonda pra cima q eles fazem...
Desculpa insistir, mas isso é um roubo, mais um bocado se for perto da hora do almoço, ainda lhe tens que pagar o almoço e o tempo que ele tem para almoçar.
E 2 horas para escorrer tb axo exagerado. Ao fim de 30 minutos já não está lá nada, a menos que o carter esteja cheio de areia e o oleo não consiga sair, mas tb para isso é que eles dizem que se deve mudar o oleo com o carro um pouco quente e nunca frio. Se fizeres meia duzia ou uma duzia de km é a melhor coisa. O oleo não está muito quente nem muito frio e sai muito melhor e não tem a tendencia para ganhar deposito no carter e não sair. Com ele um pouco quente, o oleo arrasta consigo as impuresas.
Ou nessa zona são todos assim, ou tu estas a guiar-te pela oficina errada. Até na Ford ficava mais barato e com a alteração para o oleo 100% sintético. Eu quando ia mudar, eles fazim-me com oleo 100% sintético do Focus e Mondeo, à volta dos 60€ já com filtro.
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Não precisas de insistir. Eu sei perfeitamente que é uma xulisse. E tambem acho q 2 horas é demais daí a razão de existir deste DIY.
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Não precisas de insistir. Eu sei perfeitamente que é uma xulisse. E tambem acho q 2 horas é demais daí a razão de existir deste DIY.
Pois. Estou a ver que para a tua zona são careiros. Eu não me dou ao trabalho, pq na minha zona a muda de oleo é barata, quando eles fornecem o oleo. Podes ver 50€ para o oleo Visco 7000 Sport - 12,5 o litro - por isso de mão de obra são só 10€.
No MK3 metia com oleo original da Ford do jarricam de 20 litros (ficava a 3€/l - 35€ se fosse o garrafão de 5 litros) e akilo levava só 3 litros e pagava 10,5€ por tudo e quando levava filtro eram 20€. Nessa altura é que era... Assim não justifica sujar as mãos. ^-^
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eu recentemente, mudei pa óleo 100% Sintético - Mobil 1 0W40 O0
cerca de 30min. é suficiente pa se mudar o óleo a um carro,,, ^-^
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Desculpem desenterrar este tópico, mas para não criar outro, achei melhor este :)
A minha dúvida é: Qual é a referencia do filtro de óleo para o fiesta mk5 (1.25)?
Ainda sobre o filtro, se não tiver a chave, será simples tirar e colocar à mão, ou usando um chave, como foi referido mais acima?
Obrigado pela ajuda.
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A referência do filtro não sei, mas em relação a tirá-lo, isso podes recorrer a uma chave dos chineses ou dos hiper's que custa 3€. Se não quiseres estar a gastar isso, podes espetar uma chave de fendas de um lado ao outro do filtro e rodas e ele desaperta. À mão, esquece, ele não sai.
Para o colocar não precisas de nada, basta enroscá-lo à mão. Dás aperto que consegues, sem exagerar. Quando as mãos começarem a escorregar estará no ponto. Ele depois fica selado com o calor.
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e so r a uma casa de peças e perguntares :P
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E se derem um filtro parecido, mas de outro modelo com motor diferente que caiba lá, mantendo as mesmas dimensões? ???
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Bom post, é uma ajuda para quem nunca tinha feito esta operação.
Considero-m um felizardo pois levo o carro(e o do meu pai) a uma oficina dum conhecido: antes dps de me ter despedido do bules ainda tive lá 2 meses a passar o tempo, ajudava o pessoal, as vezes varria o chão e coisas do género.. quando é preciso fazer alguma cena no carro disponibiliza-se sempre, e por vezes até me pergunta se não kro ajudar ou fazer algo. Ah, mudanças de óleo não as pago...
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E se derem um filtro parecido, mas de outro modelo com motor diferente que caiba lá, mantendo as mesmas dimensões? ???
se deres o modelo e ano do carro nao deve haver engano..axo eu...
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obgd pelo DIY, vai dar jeito!
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obgd pelo DIY, vai dar jeito!
tenho pena que as fotos tenham ido ao ar mas tavam alojadas na pagina do meu antigo isp e agora que mudei de isp as fotos foram a vida.
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Desculpem desenterrar o tópico!! Podem colocar as fotos novamente por favor?
Obrigado,
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Para o mes que vem vou mudar o oleo ao meu carro se quiserem eu passo fotos depois
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Para o mes que vem vou mudar o oleo ao meu carro se quiserem eu passo fotos depois
:'( :'( Precisava disto para este FDS e as fotos ajudavam em MUITO. Mas obrigado na mesma O0
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Mas é facil. tens alguma preguiças em casa ou como subir ligeiramente a parte da frente do carro ?
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Mas é facil. tens alguma preguiças em casa ou como subir ligeiramente a parte da frente do carro ?
Sim tenho.. não estou é a ver onde fica o filtro nem a saida do oleo.
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- Sobes ligeiramente a parte da frente do carro para o oleo escorrer para a parte de tras do carter e teres acesso mais facil ao bujon
- No carter encontras um parafuso do lado oposto ao do parachoques da frente, desapertas e colocas instantaneamente um balde ou um garrafao cortado.
- Abres a tampa do oleo em cima do motor para escorrer mais facilmente
-Quando acabar de correr vais buscar o bujon e apertas bem
- Do lado esquerdo do motor tens la uma coisinha pequenina, cilíndrica, azul ou preta à partida, rodas no sentido oposto ao do ponteiro do relógio, se tiveres uma chave de filtros melhor, se nao tiveres com um pano para teres mais aderençia, e depois metes o filtro novo. (atençao que o filtro que vais tirar esta cheio de oleo por isso viras a boca do filtro para cima
- Metes o oleo pela tampa em cima do motor (mete aos poucos pois demora ate assentar outra vez) depois é uma questao de ir acrescentando aos poucos ate ao limite pretendido.
E ta feito
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- Sobes ligeiramente a parte da frente do carro para o oleo escorrer para a parte de tras do carter e teres acesso mais facil ao bujon
- No carter encontras um parafuso do lado oposto ao do parachoques da frente, desapertas e colocas instantaneamente um balde ou um garrafao cortado.
- Abres a tampa do oleo em cima do motor para escorrer mais facilmente
-Quando acabar de correr vais buscar o bujon e apertas bem
- Do lado esquerdo do motor tens la uma coisinha pequenina, cilíndrica, azul ou preta à partida, rodas no sentido oposto ao do ponteiro do relógio, se tiveres uma chave de filtros melhor, se nao tiveres com um pano para teres mais aderençia, e depois metes o filtro novo. (atençao que o filtro que vais tirar esta cheio de oleo por isso viras a boca do filtro para cima
- Metes o oleo pela tampa em cima do motor (mete aos poucos pois demora ate assentar outra vez) depois é uma questao de ir acrescentando aos poucos ate ao limite pretendido.
E ta feito
Excelente, não posso pedir mais O0
Muito obrigado pelas dicas. já agora 5L chega correcto? ainda não vi no manual do carro mas julgo que chega e sobra.
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Sim vais ficar mais ou menos com um 300 ou 400 ml penso eu.
Para ajustares ao nivel que queres, metes os 4 litros á vontade, esperas uns 5 ou 10 min e tiras a vareta do óleo, limpas voltas a meter esperas 10 segundos e tiras outra vez para veres o nível do óleo.
repetes até ficar no ponto
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Boas,
Se colocarem um bocadinho de óleo novo na rosca do filtro sempre ajuda a enroscar...
Não se esqueçam de rodar a chave na ignição até a 2ª posição, sem colocar o carro a trabalhar, e depois verificar o nível. Isto faz com o óleo vá para o filtro.
cumps
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Boas,
Se colocarem um bocadinho de óleo novo na rosca do filtro sempre ajuda a enroscar...
Não se esqueçam de rodar a chave na ignição até a 2ª posição, sem colocar o carro a trabalhar, e depois verificar o nível. Isto faz com o óleo vá para o filtro.
cumps
Isso para ajustar o nível correcto?
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tambem porque uma quantidade de oleo vai para o filtro de oleo embora pequena mas pode fazer a diferença
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Boas,
Se colocarem um bocadinho de óleo novo na rosca do filtro sempre ajuda a enroscar...
Não se esqueçam de rodar a chave na ignição até a 2ª posição, sem colocar o carro a trabalhar, e depois verificar o nível. Isto faz com o óleo vá para o filtro.
cumps
Tens a certeza? É que o que tu ouves (o zumbido) é a bomba da gasolina a puxar gasolina, e não o óleo. Só quando metes o motor em marcha é que o óleo vai para o filtro ;)
Ah e para a mudança precisam unicamente de 4l de óleo (já a contar com o filtro).
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Boas,
Se colocarem um bocadinho de óleo novo na rosca do filtro sempre ajuda a enroscar...
Não se esqueçam de rodar a chave na ignição até a 2ª posição, sem colocar o carro a trabalhar, e depois verificar o nível. Isto faz com o óleo vá para o filtro.
cumps
Tens a certeza? É que o que tu ouves (o zumbido) é a bomba da gasolina a puxar gasolina, e não o óleo. Só quando metes o motor em marcha é que o óleo vai para o filtro ;)
Ah e para a mudança precisam unicamente de 4l de óleo (já a contar com o filtro).
Espero mesmo que sejam apenas 4 Litros, assim compro o CASTROL MAGNATEC 10W40 4Litros em promoção na Feuvert por 21,95€ ^-^
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Espero mesmo que sejam apenas 4 Litros, assim compro o CASTROL MAGNATEC 10W40 4Litros em promoção na Feuvert por 21,95€ ^-^
É um bom óleo mas... Não consegues arranjar um 5w30? BP Visco 7000 por exemplo ;)
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Espero mesmo que sejam apenas 4 Litros, assim compro o CASTROL MAGNATEC 10W40 4Litros em promoção na Feuvert por 21,95€ ^-^
É um bom óleo mas... Não consegues arranjar um 5w30? BP Visco 7000 por exemplo ;)
É muito caro para os Km que eu faço... troco de ano a ano e ando menos de 10.000km /ano, não se justifica.
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já consegui converter o Bruno ao Visco 7000 ahahaha
o meu é do que leva
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Metes um óleo que pode não ser o recomendado para o teu carro só por causa do preço? O Fórmula F pouco mais que isso custa.
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O meu carro ja leva desse oleo ha quase 3 anos se não mais, nao tenho razoes de queixa.
Qual é a diferença entre esse que falaste e o Visco ?
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O meu carro ja leva desse oleo ha quase 3 anos se não mais, nao tenho razoes de queixa.
Qual é a diferença entre esse que falaste e o Visco ?
Para começar um é recomendado para Ford o outro é para MB, BMW e VW. Dessa gama para Ford é o BP Visco 5000 FE 5W-30
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O meu carro ja leva desse oleo ha quase 3 anos se não mais, nao tenho razoes de queixa.
Qual é a diferença entre esse que falaste e o Visco ?
Falei com o concessionario Ford e eles dizem que os primeiros 30000 Km é que precisa de levar 5W30 conforme está no livro, eles disseram que o 10w40 semi-sintético está mais que bom e é o indicado. :P
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O meu carro ja leva desse oleo ha quase 3 anos se não mais, nao tenho razoes de queixa.
Qual é a diferença entre esse que falaste e o Visco ?
Falei com o concessionario Ford e eles dizem que os primeiros 30000 Km é que precisa de levar 5W30 conforme está no livro, eles disseram que o 10w40 semi-sintético está mais que bom e é o indicado. :P
Sem comentários!
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Espero que nao me levem a mal este comentario... Mas para que e que serve o forum? Sao pessoas "amigas" que algumas delas tem experiencia na mecanica e alguns ja trabalhram pa ford se e que ainda nao trabalham... E como costumo dizer se os conselhos nao se dessem eram pagos e ai ninguém dizia nada. Este momento as oficinas e falo de todas estao a sair mto lesadas com m**** da crise e cada vez mais as pessoas obtam por fazer os DIY. Ora se as oficinas estao na caca se elas puderem sacar dinheiro ao pessoal melhor. E induzir os leigos em erro e ouro sobre azul. Por alguma razao os nossos motores zetec nessecitam de cuidados especialmente a nivel de oleo. Nao foi por nd que os engenheiros da ford andaram a queimar a pestana com os engenheiros da yamaha e desenvolveram um oleo "especial" devido as altas temperaturas e desgaste que estes motores sofrem. Um oleo semi-sintetico e quase a mm coisa que meteres areia pa dentro do motor vai criar mta friccao em componentes que nao se podem trocar nestes motores. E que a reparacao custa a volta 3000€ e mais do dobro do que custa um fiesta mk4. Nao hesitem em perguntar as pessoas que tem mais experiencia nao se "colem" apenas a uma opiniao vejam mais mecanicos. Isto falando de experiencia propria eu confiei num mecanico que vive a 50m da minha casa e conhecido dos meus familiares. E ele fez M**** com o motor e fiquei com o carro a consumir 1L de 10w40 por cada 1000km. Segmentos nas couves originou piston slap = a motor novo tive sorte encontrei um puma 1.4 batido e fiquei com o motor. Pq s nao ainda esta hora tava a por um litro de 10w40 sintetico
Espero que nao leves a mal este post s quiseres podes apagar mas a vdd e esta.
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Não sei se era para mim ou não mas eu nao levo a mal !
Eu acho mesmo isso que tu disseste, muitos mecanicos que andam por ai cobram tudo e mais alguma coisa e entao nos filtros, dizem que metem um novo e na verdade dao-lhe uma passadela com o compressor a ar e esta novo.
Em relação ao óleo nunca ninguem me tinha dito que o visco 7000 da bp nao era o indicado para o fiesta, o meu pai ja usa esse desde que tem a mondeo e ja tem 230k Km e por ter desse oleo em casa tenho metido desse no fiesta assim como no zx que tambem tenho.
Não ponho em causa os conhecimentos de ninguem muito menos do padrinho que admito que percebe muito mais que eu, eu sou só um curioso mais nada. Percebo um bocadito mas nem é muito e nem é pouco.
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Oh Ivo a questão não está só e apenas aí. O semi-sintético fica a uma boa fração do preço para eles. Se o motor se lixar daí a 20.000km ou mais o problema é o desgaste e o dono, descartam-se logo. Alguns concessionários fazem isso para obter lucro, cobrar peças e não as metem, montarem mal as coisas, etc...
Muitos mecânicos aumentam a viscosidade do óleo para preencher folgas ou ocultar problemas, depois é com o mexilhão quando a conta aumenta. Os motores novos não tem geralmente muita folga. Eu não conheço bem esse motor, mas conheço o tdci, e existe malta que faz isso. Eu gostava que me explicassem como é que um óleo mais viscoso alimenta o veio do turbo por exemplo, num carro com mais de 100 mil.
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Por isso é que os trubos as vezes vão à vida. Tenho um colega meu que tem um c4 vtr e ja é o terceiro que leva.
O turbo da carrinha do meu pai mal se ouve, ja tem 230k Km e nunca foi retificado. Pode ser sorte nunca ter acontecido nada mas tambem temos sempre o cuidado de nao arrancar assim à papo seco e nas viagens nunca desligar imediatamente.
;)
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Não sei se era para mim ou não mas eu nao levo a mal !
Eu acho mesmo isso que tu disseste, muitos mecanicos que andam por ai cobram tudo e mais alguma coisa e entao nos filtros, dizem que metem um novo e na verdade dao-lhe uma passadela com o compressor a ar e esta novo.
Em relação ao óleo nunca ninguem me tinha dito que o visco 7000 da bp nao era o indicado para o fiesta, o meu pai ja usa esse desde que tem a mondeo e ja tem 230k Km e por ter desse oleo em casa tenho metido desse no fiesta assim como no zx que tambem tenho.
Não ponho em causa os conhecimentos de ninguem muito menos do padrinho que admito que percebe muito mais que eu, eu sou só um curioso mais nada. Percebo um bocadito mas nem é muito e nem é pouco.
Txi tem lá calma com o percebe. Eu só sei que nada sei, percebo um pouco dos meus porque vou vendo, vou perguntado, vou mexendo, vou dando cabo e vou sendo enganado tb, vai sendo mais dificil mas possível na mesma. E por tentativa e erro... :D
E também porque tenho os manuais das oficinas de todos eles. :D
Os óleo além de terem que cumprir a graduação também convém cumprir a norma específica da marca. Não quer dizer que o visco 7000 para os vag, por exemplo, não consiga cumprir todas as especificações do teu e mais algumas até, mas o visco 5000 tens a certeza que cumpre todas as que o fabricante do teu carro pede.
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Eu falei em geral e mais uma vez espero que nao me intrepretem mal nao foi para falar especificamente de alguem. Mas vejo que entenderam o meu ponto de vista e a minha "critica". O problema e mm esse eles aproveitam se.
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Boas,
Se colocarem um bocadinho de óleo novo na rosca do filtro sempre ajuda a enroscar...
Não se esqueçam de rodar a chave na ignição até a 2ª posição, sem colocar o carro a trabalhar, e depois verificar o nível. Isto faz com o óleo vá para o filtro.
cumps
???
esse barulho é da bomba de gasolina
e o oleo nao se poe na rosca mas sim na borracha do filtro
quando puseres a primeira vez o oleo e esteja perto do máximo na vareta, poes o carro a trabalhar, quando desligar a luz avisadora do oleo desligas o carro e vais confirmar o nivel do oleo. (isto serve para encher o filtro de oleo do carro)
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Eu bem disse que este nosso colega sabia haha :D
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Ora bem, para começar convem subir um pouco o carro à frente.
(http://i44.tinypic.com/2nbr3np.jpg)
De seguida metes a barriguinha a bater no parachoques e desapertas o bujon do carter.
(Se não me engano o tamnho é 13 ou 15 ja nao me lembro)
(http://i43.tinypic.com/2qlxyfd.jpg)
Desapertas devagar ao mesmo tempo que tens um bidon cortado ou assim para meteres o oleo queimado.
... abres a tampa do oleo das valvulas para nao criar vacuo...
(http://i43.tinypic.com/2r4h5xt.jpg)
Esperas um pouco e quando verificares que não está a escorrer óleo, ligas o carro nem 5 segundos e vais ver que ele ainda escorre mais um bocado, que é o oleo que está o filtro.
Não mais que 5 segundos.
Depois é so apertar o bujon e meter oleo.
(http://i40.tinypic.com/2rnenfd.jpg)
Podes meter 3/4 da do garrafao e depois vais verificando o nivel e acrescentando aos poucos. Até estar no nível desejado.
(http://i42.tinypic.com/20p91dh.jpg)
Como por norma quando se muda o oleo se muda tambem o filtro do ar e do habitaculo ou pelo menos da-se uma compressada... é so desapertar os parafusos da caixa do filtro do ar... atençao que é um pouco complicado voltar a meter o filtro no sitio devido a falta de espaço.
(http://i41.tinypic.com/2u6h56b.jpg)
(http://i41.tinypic.com/2rmti7l.jpg)
(http://i44.tinypic.com/1okh88.jpg)
Para o do habitaculo é so soltar os 2 "clipes" e voila !!
(http://i43.tinypic.com/dotqgo.jpg)
xD
Feito
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(...)
Esperas um pouco e quando verificares que não está a escorrer óleo, ligas o carro nem 5 segundos e vais ver que ele ainda escorre mais um bocado, que é o oleo que está o filtro.
Não mais que 5 segundos.
(...)
Até me "doeu o coração" quando li isto :o Então vais meter o carro a trabalhar sem óleo rapaz? :P Eu sei que nem 5 segundos foi, mas eu se fosse a ti não fazia muitas vezes essa aventura, basta só retirar o filtro do óleo que sai à vontade mais meio litro, e depois substitui-lo :) Não mudaste o filtro do óleo?
Obrigado pelas fotos, para a próxima muda já me aventuro nisso! Os mods é que podiam juntar estas fotos no post inicial do Tiago O0
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Eu disse o mesmo ao meu pai... eu só fiz isso porque não mudei o diltro do oleo, tenho mudado sempre q mudo o oleo mas cmo tenho visto pessoal a mudar filtro muda sim muda nao entao desta vez nao mudei.
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Eu faço diferente, mudo sempre o filtro de óleo ao mudar o óleo.
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Eu tambem fazia mas como desta vez foi mais em cima do joelho