Bons dias a comunidade.
Mais uma contribuição aqui pro forum sobre um assunto que já começa a ser banal aqui pra malta que é o rebaixamento do carro e montagem da barra anti-aproximação.
1o quero alertar que não sou mecanico e se chamo ás coisas nomes incorrectos, é por ignorancia minha. No entanto a ignorancia ainda dá pra conseguir efectuar trabalhos destes que dão pra poupar umas coroas e ficar a conhecer o nosso Fiesta um pouco melhor.
Pra este DIY a vitima é o carro do Bruno Nogueira aqui do forum tambem.
O material a montar é uma barra sparco e molas ventura -40mm.
Vamos então começar por aliviar as porcas de todas as jantes para n termos q fazer muita força pra as tirar depois que o carro for pro ar.
Depois de fazerem este passo começem por levantar o carro e calça-lo tambem. Para o efeito usamos o macaco do carro e uns tijolos para o manter no ar.
Pormenor do amortecedor e mola
Começem por desapertar e retirar totalmente este parafuso que segura o amortecedor ao braço.
Seguidamente desapertem estes dois parafusos (foto7)
o da direita tem uma rotula presa e pode ser dificil de desapertar pk ao rodarmos a chave todo o conjunto roda. Para o travar usem uma chave de bocas fininha (foto 13) para a travar e conseguirem desapertar. Eu infelizmente não tinha essa chave (Na foto 13 veem uma chave normal que usei so para exemplo) Por isso a solução passa por usarem uma serra de ferro pra fazer uma fenda na cabeça do parafuso e depois usem uma chave de fendas pra travar o movimento do parafuso.
Aqui a azul assinalado o tal parafuso "chato" Seguidamente é umas marretadas de amor como indica a foto para soltar o braço inferior do amortecedor. Neste ponto ainda temos o amortecedor preso a torre por isso não deve mexer.
Bater ate soltar o amortecedor pode demorar um bocado mas ele acaba por sair.
Agora que o amortecedor está solto do braço vamos solta-lo desapertando o parafuso do espigão (foto9). Para tal é necessario segurar o mesmo com uma chave sextavada e depois desapertar a porca que o segura.
Retirar o amortecedor é necessario algum jeito para que ele saia porque o espaço de manobra é limitado.
Foto so a titulo de exemplo
Pormenor do conjunto ja ca fora.
Agora que temos os dois amortecedores cá fora vamos aproveitar para montar já a barra enquanto temos acesso ao interior da cava da roda. Que depois de montar o amortecedor novamente é impossivel colocar os parafusos por baixo.
Perfurando a chapa com broca HSS 8mm. Não se esqueçam de ir lubrificando constantemente a ponta da broca senão ela cega em num instante. (foto16)
Para conseguir fazer este furo e colocar o parafuso é necessario afastar o deposito da agua de refrigeração. Para isso basta desapertarem o parafuso a vermelho a direita e com a chave de fendas soltar do encaixe metalico a esquerda. (foto17)
Pormenor dos parafusos do lado esquerdo do carro, que seguram a barra (vista de baixo da cava da roda) (foto18)
Este parafuso é muito comprido e vai interferir com o deposito de agua logo é necessario cortá-lo para que fique rente e não cause conflitos. Rebarbadora e siga... (foto19)
Pormenor do deposito ja encaixado e o espaço livre entre o parafuso.
Montagem da barra completa!
Aproveitem para dar ja uma afinadela na respectiva isto se a vossa tiver afinação
Agora a parte das molas.
Um aviso: As molas são extremamente fortes e devem ter muito cuidado com elas se não querem arranjar ferimentos mais ou menos graves.
Para as retirar é necessario um compressor de molas. Neste caso so conseguimos um emprestado que dando pra desenrascar provou-se ineficaz. Arranjem um par ou então levem a uma casa vos tirar as molas que é num instante.
Para começar vamos encolher um dos lados para o depois segurar com um bocado de ferro e uns parafusos em U que desenrasquei aqui na garagem. (UPDATE) Podem usar corda para segurar a mola. Apertem bem. Tirem a mola e cortem a corda com cuidado que ela distende. É possivel de fazer sem compressor de molas porque as molas de rebaixamento não precisam de ser comprimidas para apertar o prato no topo.
Depois de comprimirem a mola já conseguirão aliviar o parafuso. O método é o mesmo que na foto9 quando desapertaram o espigao da torre.
Depois é so retirarem uma mola e colocar a outra e voltar a colocar o cabeçote. Podem então apertar tudo sem se preocuparem em pressionar a nova mola porque o parafuso de aperto empurra a mola ate ao lugar.
Pormenor da distenção da mola de origem e molas ventura ja montadas a frente.
Agora é o processo inverso para colocar tudo no sitio. Eu usei esta chave para afastar aquele apoio como indica as setas de modo a facilitar a entrada do amortecedor. Podem tambem lubrificar esta zona.
Agora é introduzir o amortecedor com o espigao entrando 1o em cima e depois em baixo no apoio do braço. Não esquecer de acertar a ranhura onde esta colocada a chave na foto32 com o flap que ta no fundo do amortecedor.
Mas isso dá-se logo conta ao colocar.
Empurrar o amortecedor ate ficar direito (foto34) e depois é tempo de mais umas pancaditas de amor onde indica a seta de modo a fazer o braço encaixar no amortecedor novamente. Seguidamente apertar de novo os parafusos encaixando como é obvio as peças que eles seguram. (foto35) Não esquecer obviamente de colocar o parafuso que retiramos logo ao inicio na foto6 e finalizar apertando o espigao na torre como na foto9.
Passando agora pra traseira. Começamos antes de tudo e com o carro ainda no chão por retirar este parafuso pra soltar o amortecedor em cima. Para isso é necessario rete-lo com uma chave de bocas 6 ou então uma chave inglesa tambem serve. foto38
Uma chave de fendas e esta anilha sai sem problemas foto39
Ao desapertarem os parafusos em 38 as molas ficarão automaticamente soltas pelo que basta descer o eixo traseiro para elas sairem. Para isso podem usar uma qualquer tecnica que acharem melhor. Eu com os meios que dispunha fiz o seguinte:
Macaco a meio do eixo traseiro o qual o fiz subir.
Seguidamente calçar ambos os lados do carro numa zona a vante do eixo traseiro de modo a permitir que este desça.
Seguidamente baixar o macaco ate ao nivel do chao o que deve ser suficiente para que tudo se solte em cima sem aparatos e esticoes.
Desapertar o parafuso que retem o amortecedor preso ao eixo.
Pormenor desse parafuso
Retirar o amortecedor e a mola. Trocar as molas. Nao precisam comprimi-las pk já estão soltas.
Preparar tudo para colocar no sitio entrando novamente primeiro o espigao depois a parte de baixo.
Depois e so apertar tudo e tá feito.
Tempo dispendido. Uma tarde a trabalhar a ritmo calmo. Experiencia adquirida. Bastante.
PS: Esquecemo-nos de fotografar o resultado mas logo que possa coloco fotos. Para os que irao a churrascada este sabado 18 maio podem ver o resultado ao vivo.