Garagem do Clube

Autor Tópico: DIY - Rebaixar o Fiesta MK4 c/ Montagem de Molas e Barra AA  (Lida 47382 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Bons dias a comunidade.

Mais uma contribuição aqui pro forum sobre um assunto que já começa a ser banal aqui pra malta que é o rebaixamento do carro e montagem da barra anti-aproximação.

1o quero alertar que não sou mecanico e se chamo ás coisas nomes incorrectos, é por ignorancia minha. No entanto a ignorancia ainda dá pra conseguir efectuar trabalhos destes que dão pra poupar umas coroas e ficar a conhecer o nosso Fiesta um pouco melhor.

Pra este DIY a vitima é o carro do Bruno Nogueira aqui do forum tambem.

O material a montar é uma barra sparco e molas ventura -40mm.





Vamos então começar por aliviar as porcas de todas as jantes para n termos q fazer muita força pra as tirar depois que o carro for pro ar.

Depois de fazerem este passo começem por levantar o carro e calça-lo tambem. Para o efeito usamos o macaco do carro e uns tijolos para o manter no ar.



Pormenor do amortecedor e mola




Começem por desapertar e retirar totalmente este parafuso que segura o amortecedor ao braço.



Seguidamente desapertem estes dois parafusos (foto7)
o da direita tem uma rotula presa e pode ser dificil de desapertar pk ao rodarmos a chave todo o conjunto roda. Para o travar usem uma chave de bocas fininha (foto 13) para a travar e conseguirem desapertar. Eu infelizmente não tinha essa chave (Na foto 13 veem uma chave normal que usei so para exemplo) Por isso a solução passa por usarem uma serra de ferro pra fazer uma fenda na cabeça do parafuso e depois usem uma chave de fendas pra travar o movimento do parafuso.





Aqui a azul assinalado o tal parafuso "chato" Seguidamente é umas marretadas de amor como indica a foto para soltar o braço inferior do amortecedor. Neste ponto ainda temos o amortecedor preso a torre por isso não deve mexer.
Bater ate soltar o amortecedor pode demorar um bocado mas ele acaba por sair.





Agora que o amortecedor está solto do braço vamos solta-lo desapertando o parafuso do espigão (foto9). Para tal é necessario segurar o mesmo com uma chave sextavada e depois desapertar a porca que o segura.




Retirar o amortecedor é necessario algum jeito para que ele saia porque o espaço de manobra é limitado.




Foto so a titulo de exemplo



Pormenor do conjunto ja ca fora.





Agora que temos os dois amortecedores cá fora vamos aproveitar para montar já a barra enquanto temos acesso ao interior da cava da roda. Que depois de montar o amortecedor novamente é impossivel colocar os parafusos por baixo.
Perfurando a chapa com broca HSS 8mm. Não se esqueçam de ir lubrificando constantemente a ponta da broca senão ela cega em num instante. (foto16)



Para conseguir fazer este furo e colocar o parafuso é necessario afastar o deposito da agua de refrigeração. Para isso basta desapertarem o parafuso a vermelho a direita e com a chave de fendas soltar do encaixe metalico a esquerda. (foto17)





Pormenor dos parafusos do lado esquerdo do carro, que seguram a barra (vista de baixo da cava da roda) (foto18)





Este parafuso é muito comprido e vai interferir com o deposito de agua logo é necessario cortá-lo para que fique rente e não cause conflitos. Rebarbadora e siga... (foto19)





Pormenor do deposito ja encaixado e o espaço livre entre o parafuso.



Montagem da barra completa!




Aproveitem para dar ja uma afinadela na respectiva isto se a vossa tiver afinação




Agora a parte das molas.
Um aviso: As molas são extremamente fortes e devem ter muito cuidado com elas se não querem arranjar ferimentos mais ou menos graves.

Para as retirar é necessario um compressor de molas. Neste caso so conseguimos um emprestado que dando pra desenrascar provou-se ineficaz. Arranjem um par ou então levem a uma casa vos tirar as molas que é num instante.

Para começar vamos encolher um dos lados para o depois segurar com um bocado de ferro e uns parafusos em U que desenrasquei aqui na garagem. (UPDATE) Podem usar corda para segurar a mola. Apertem bem. Tirem a mola e cortem a corda com cuidado que ela distende. É possivel de fazer sem compressor de molas porque as molas de rebaixamento não precisam de ser comprimidas para apertar o prato no topo.












Depois de comprimirem a mola já conseguirão aliviar o parafuso. O método é o mesmo que na foto9 quando desapertaram o espigao da torre.


Depois é so retirarem uma mola e colocar a outra e voltar a colocar o cabeçote. Podem então apertar tudo sem se preocuparem em pressionar a nova mola porque o parafuso de aperto empurra a mola ate ao lugar.



Pormenor da distenção da mola de origem e molas ventura ja montadas a frente.




Agora é o processo inverso para colocar tudo no sitio. Eu usei esta chave para afastar aquele apoio como indica as setas de modo a facilitar a entrada do amortecedor. Podem tambem lubrificar esta zona.



Agora é introduzir o amortecedor com o espigao entrando 1o em cima e depois em baixo no apoio do braço. Não esquecer de acertar a ranhura onde esta colocada a chave na foto32 com o flap que ta no fundo do amortecedor.
Mas isso dá-se logo conta ao colocar.



Empurrar o amortecedor ate ficar direito (foto34) e depois é tempo de mais umas pancaditas de amor onde indica a seta de modo a fazer o braço encaixar no amortecedor novamente. Seguidamente apertar de novo os parafusos encaixando como é obvio as peças que eles seguram. (foto35) Não esquecer obviamente de colocar o parafuso que retiramos logo ao inicio na foto6 e finalizar apertando o espigao na torre como na foto9.
















Passando agora pra traseira. Começamos antes de tudo e com o carro ainda no chão por retirar este parafuso pra soltar o amortecedor em cima. Para isso é necessario rete-lo com uma chave de bocas 6 ou então uma chave inglesa tambem serve. foto38




Uma chave de fendas e esta anilha sai sem problemas foto39









Ao desapertarem os parafusos em 38 as molas ficarão automaticamente soltas pelo que basta descer o eixo traseiro para elas sairem. Para isso podem usar uma qualquer tecnica que acharem melhor. Eu com os meios que dispunha fiz o seguinte:

Macaco a meio do eixo traseiro o qual o fiz subir.



Seguidamente calçar ambos os lados do carro numa zona a vante do eixo traseiro de modo a permitir que este desça.



Seguidamente baixar o macaco ate ao nivel do chao o que deve ser suficiente para que tudo se solte em cima sem aparatos e esticoes.




Desapertar o parafuso que retem o amortecedor preso ao eixo.


Pormenor desse parafuso


Retirar o amortecedor e a mola. Trocar as molas. Nao precisam comprimi-las pk já estão soltas.
Preparar tudo para colocar no sitio entrando novamente primeiro o espigao depois a parte de baixo.






Depois e so apertar tudo e tá feito.




Tempo dispendido. Uma tarde a trabalhar a ritmo calmo. Experiencia adquirida. Bastante.


PS: Esquecemo-nos de fotografar o resultado mas logo que possa coloco fotos. Para os que irao a churrascada este sabado 18 maio podem ver o resultado ao vivo.






« Última modificação: 18 de Janeiro, 2013, 15:32:03 por acm »

Offline Ruben_MK4

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4279
  • Feedback: +4/-0
  • Powered by Fiesta Techno with RS Bodykit
Re: DIY - Rebaixar o mk4 (montagem de molas e barra AA)
« Responder #1 em: 18 de Maio, 2007, 04:11:51 »
Este Tiago é um artista, não há nada k o homem ñ faça ou invente...

Parabéns pelo DIY. Está muito bom mesmo. Gostei á brava.  O0 O0

Grande Abraço

Offline Marcio Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3539
  • Feedback: +24/-1
Re: DIY - Rebaixar o mk4 (montagem de molas e barra AA)
« Responder #2 em: 18 de Maio, 2007, 09:48:10 »
eh pah, 5 estrelas O0

os meus parabens ;) ;)

Offline Fiesta 94
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 412
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Rebaixar o mk4 (montagem de molas e barra AA)
« Responder #3 em: 18 de Maio, 2007, 12:44:40 »
...Tiago tens k começar a comprar qk por esses trabalhos  :D  :D  :D

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re: DIY - Rebaixar o mk4 (montagem de molas e barra AA)
« Responder #4 em: 18 de Maio, 2007, 13:23:13 »
Obrigado pelos comentarios pessoal.

Ja sabem que sempre que puder e tiver aí a maquina fotografica a mão aproveito pra documentar e enriquecer esta secção.

Offline Rocky
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 721
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Rebaixar o mk4 (montagem de molas e barra AA)
« Responder #5 em: 18 de Maio, 2007, 13:28:21 »
Bem feito! ;)

Offline warriorbeast

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 584
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Rebaixar o mk4 (montagem de molas e barra AA)
« Responder #6 em: 18 de Maio, 2007, 13:34:49 »
bom trabalho Tiago, os meus parabens por esse DIY, mas eu nao me aventurava a fazer isso, lol.  O0

no meu tive q ir a uma oficina

Offline rmsaloio

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3966
  • Feedback: +8/-0
Re: DIY - Rebaixar o mk4 (montagem de molas e barra AA)
« Responder #7 em: 18 de Maio, 2007, 13:48:25 »
Muito bom... 5* ... es o maior!!  ;)
Agora não sei é se alguem tem coragem de fazer isso  >:D

Offline claudio4

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2081
  • Feedback: +3/-0
  • I love my fiesta..
Re: DIY - Rebaixar o mk4 (montagem de molas e barra AA)
« Responder #8 em: 18 de Maio, 2007, 19:17:50 »
coragem n é preciso muita..pq n é um trabalho muito complicado..e s for, este excelente DIY tira todas as duvidas..
o problema esta sim em arranjar aquela ferramenta q prensa as molas...isso é o mais perigoso do trabalho, e o mais dificl d arranjar..pelo menos para mim...

muitos parabens tiago..ta mais q 5* o topico...

abraço
« Última modificação: 18 de Maio, 2007, 19:18:31 por claudio4 »

Offline H_VioLa

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4602
  • Feedback: +6/-0
Re: DIY - Rebaixar o mk4 (montagem de molas e barra AA)
« Responder #9 em: 18 de Maio, 2007, 19:36:49 »
Epah, tiago tás lá mesmo rapaz!! gosto de ver O0 ;) Tens jeito pa koisa e lá tá tens "veia tuga" >:D

Abrs

Offline rmps

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1325
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Rebaixar o mk4 (montagem de molas e barra AA)
« Responder #10 em: 18 de Maio, 2007, 19:48:47 »
bem isto e msm um poco de conhecimento, destreza e habilidade  O0
5 ESTRELAS!!! q vira a seguir... :cool:
a parte q mais curti foi a da rebarbadora  >:D
es o REI dos DIY  O0

P.S. e bonito d s ver o espirito de interajuda que este homem tem! PARABENS!
« Última modificação: 18 de Maio, 2007, 19:51:10 por rmps »

Offline Bruno Nogueira
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 232
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Rebaixar o mk4 (montagem de molas e barra AA)
« Responder #11 em: 18 de Maio, 2007, 21:38:51 »
È verdade, mais uma vez vou agradecer ao Tiago aqui em frente ao pessoal todo pelo trabalho e disponibilidade que teve para me ajudar logo desde o inicio quando lhe disse que tinha comprado as molas.
De admirar é a confiança da resposta que obtive quando perguntei.. "já alguma vez fizeste isto?" e a resposta confiante que obtive foi "não, mas isto estudasse aqui o mecanismo primeiro e corre tudo bem", e de facto correu. Para quem nunca tinha feito tal coisa, é surpreendente ver a maneira como te desenrascaste. Tu disseste qualquer coisa do género "ah isto é simples é só olhar e perceber como as coisas funcionam que qualquer um faz isto..!" Não é bem assim Tiago acredita em mim! È só para quem pode! ;)
Mais uma vez obrigado pela tarde perdida!
Excelente post


Offline tddif2000
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2364
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Rebaixar o mk4 (montagem de molas e barra AA)
« Responder #12 em: 18 de Maio, 2007, 22:14:36 »
meus amigos mais q uma questão de vontade ´ uma questão de engenho, muito engenho se foi a primeira vez :)

Offline andrems
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 225
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta 1.8TD Boss
Re: DIY - Rebaixar o mk4 (montagem de molas e barra AA)
« Responder #13 em: 18 de Maio, 2007, 22:28:33 »
Parabens!! exelente DIY!
continua com esse bom trabalho ;)

Offline Dremelman

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1890
  • Feedback: +37/-0
  • www.facebook.com/Dremelman/
Re: DIY - Rebaixar o mk4 (montagem de molas e barra AA)
« Responder #14 em: 18 de Maio, 2007, 23:13:14 »
e sem duvida um bom mekaniko ;P mas teve ke dar la uma passagem no meu station-marché lool

Offline V1t0r_
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 230
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Rebaixar o mk4 (montagem de molas e barra AA)
« Responder #15 em: 22 de Maio, 2007, 20:54:30 »
mt bom mesmo
curioso k tb tenho exas molas e exa barra  O0

Offline CarpoPT

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5806
  • Feedback: +11/-0
Re: DIY - Rebaixar o mk4 (montagem de molas e barra AA)
« Responder #16 em: 23 de Maio, 2007, 12:31:28 »
Muito bom mesmo so vos faltou uma coisa: Pintar as molas de preto e revestir as molas com mangueira ;)

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re: DIY - Rebaixar o mk4 (montagem de molas e barra AA)
« Responder #17 em: 27 de Maio, 2007, 01:36:51 »
Pintar e revestir é opção do Bruno. Eu pessoalmente ainda vou pintar as minhas para evitar possiveis problemas estupidos.

Offline CarpoPT

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5806
  • Feedback: +11/-0
Re: DIY - Rebaixar o mk4 (montagem de molas e barra AA)
« Responder #18 em: 28 de Maio, 2007, 11:52:39 »
Pintar e revestir é opção do Bruno. Eu pessoalmente ainda vou pintar as minhas para evitar possiveis problemas estupidos.

Pelo menos o pintar nestes dias é quase inquestionavel..  :cop: :cop:

Offline monfortinho

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 65
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Rebaixar o mk4 (montagem de molas e barra AA)
« Responder #19 em: 28 de Maio, 2007, 17:45:52 »
Excelente DIY, excelente mesmo. Tira qualquer duvida que se possa ter   O0

É por este forum ser como é, com os membros que tem, que eu me orgulho de ostentar o simbolo do Forum no meu Fiesta  >:D

Offline FiestaStudio
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 785
  • Feedback: +0/-0
  • i.DOHC Zetec-S
Re: DIY - Rebaixar o mk4 (montagem de molas e barra AA)
« Responder #20 em: 17 de Junho, 2007, 21:09:30 »
e fotos do puto na rua nao?!  O0

Offline FiestaByNé

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2654
  • Feedback: +6/-0
  • (",)FBNpower(,")
Re: DIY - Rebaixar o mk4 (montagem de molas e barra AA)
« Responder #21 em: 29 de Junho, 2007, 21:02:41 »
eu por acaso tb meti ventura 60mm...

Offline FiestaByNé

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2654
  • Feedback: +6/-0
  • (",)FBNpower(,")
Re: DIY - Rebaixar o mk4 (montagem de molas e barra AA)
« Responder #22 em: 29 de Junho, 2007, 21:03:23 »
kuanto custou a barra????

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re: DIY - Rebaixar o mk4 (montagem de molas e barra AA)
« Responder #23 em: 30 de Junho, 2007, 01:45:27 »
Molas e barra tudo 100€

Offline Bruno Nogueira
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 232
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Rebaixar o mk4 (montagem de molas e barra AA)
« Responder #24 em: 30 de Junho, 2007, 10:00:41 »
e fotos do puto na rua nao?!  O0

Como o forúm andou down muito tempo caguei um bocado para as fotos, mas como ja estamos online outra vez quero ver se tiro umas fotos com qualidade dele ja montado nelas.. De qualquer maneira ja tenho uma e fica aqui:
Não ficou muito abusado, ficou mesmo á medida para mim:

« Última modificação: 30 de Junho, 2007, 10:10:42 por Bruno Nogueira »