oi pessoal,
tou a postar este DIY antigo porque essa categoria
não existia na altura e tou a ver q o pessoal continua
a lutar com os vidros
isto é para os mk3 , mk3.5 e penso q mk4 tb. Outros vocês
descobrem
Rezava assim...
...finalmente tive tempo para abrir as portas do meu mk3.5 e procurar a razão
de 4 semanas de sauna, portagens em q foi preciso sair do carro etc...lol ....por causa dos vidros não abrirem;
então é assim:
desmonta-se o painel da porta, é só tirar os parafusos visiveis,
o puxador/descanso dos cotovelos, e aquele + pequeno do manipulo da porta.
Não é preciso mexer em nada do espelho nem naquele triangulo de plastico.
O compartimento que tá agarrado ao forro é só desencaixá-lo puxando-o
em cima pra nós e depois levantando ligeiramente pra desencaixar.
A seguir empurrar os botoes dos vidros para fora do seu encaixe (para cima)
e soltar os botoes das fichas, empurrando um pino para dentro e puxando.
Solta-se o painel da porta com cuidado,
aos bocadinhos, afastando-o do metal em toda a periferia, excepto em cima,
até desencaixar uns pinos de plastico, um a um. Se tiver dificil metam uma
chave de fendas comprida e fininha com fita gomada na ponta para não riscar
a chapa e espreitem na folga q consigam para meter a chave junto dos encaixes
a fazer de alavanca para soltar.
Qdo o painel tá solto só falta segurá-lo de lado com uma mão de cada
lado e empurrar o painel para cima com alguma força para o soltar de uns
encaixes metalicos que estão junto do vidro, escondidos pelo forro.
A seguir descolem a pelicula plastica da porta evitando rasgar.
Basta tirar o suficiente para descobrir as zonas da porta com buracos
para acesso ao interior
Desliguem a ficha de plastico que alimenta o motor e tá mesmo em cima
dele
Se querem verificar a parte elctrica, vejam com um voltimetro
que o interruptor faz aparecer na ficha do motor +12V ou -12V.
Para isso têm que ter todos os interruptores ligados nas suas fichas
e a ignicao no dois.
Verifiquem o motor mais tarde, depois do retirar.
Para aliviar o vidro, é preciso soltar o motor. Chave com cabeça em
estrela, T25. São 2 parafusos o de "cá" vê-se, o de lá têm q por a chave
dentro da porta com o cabo na diagonal, a apontar para o vertice inferior
da frente da porta e ajudar com a outra mao metida num dos orificios q estao
+ para tras. Aquelas cenas que extendem a chave e são flexiveis
podem ajudar. Vai custar a soltar mas qdo solta fica logo leve.
Para soltar o motor da estrutura, se não conseguirem à mão,
liguem a ignição para o II e liguem o vidro um instante de nada.
Se o vidro não anda vai andar o motor
eh-eh...
Soltem o motor e a junta de cartão, cuidado para retirarem tambem uma
anilha de borracha grande, junto com o veio do motor.
Podem testar o motor cá fora ligando-o normalmente com os interruptores.
O veio deve rodar nos dois sentidos, mas testem só por impulsos para não
estragar uma vez que uma das pontas do veio não tem apoio e sáo as escovas
que o seguram.
Verifiquem se as borrachas das calhas laterais do vidro não descaíram para fora das calhas,
e limpem a base do vidro com pano húmido (o meu parecia q tinha sido enterrado num canteiro)
Vejam que o vidro já tá solto, e experimentem e movam-no para baixo e para cima com as
mãos um pouco para verem a resistencia que oferece.
a seguir limpem a calha vertical central com Bala, do lado de fora e do lado de dentro.
Reparem que do lado de fora ela tem um cabo de metal.
Besuntem dos dois lados com massa consistente, generosamente, e façam o mesmo ao veio roscado
do motor.
Subam e desçam o vidro à mão até sentirem que ele já sobe e desce facilmente.
Voltem a montar o motor, colocando a anilha de borracha no interior da estrutura que ficou na
porta, com o lado cónico para dentro da carcaça, sintam com os dedos q encaixou correctamente.
Metam a junta de cartão no motor que tiraram e para a segurar no sitio antes de montar ponham apenas
um pinguinho de cola, em dois pontos da junta.
Metam o veio do motor e encaixem-no e voltem a por os dois parafusos. Apertem e agora exercitem o vidro
usando o motor electrico. Este só deve fazer esforço qdo o vidro bate em baixo ou em cima.
Voltem a observar a calha vertical central e reparem que no ponto em que a travessa segura o
vidro existe uma peça que ajuda a acumular e espalhar massa lubrificante, com o movimento do vidro,
ao longo da calha, sem perder o lubrificante. reparem nas marcas que ficam na massa nas zonas
de mais atrito. Se acharem preciso ponham mais massa.
Voltem a montar a porta pelo processo inverso de desmontagem, façam um intervalo e repitam
para a outra porta.
Espero que fiquem como no meu, como novos