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Autor Tópico: DIY - Retirar caixas de ressonância em Fiesta MK4  (Lida 58993 vezes)

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Offline Mrboss
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Re: Retirar caixas de ressonância em MK4
« Responder #25 em: 17 de Dezembro, 2007, 13:11:05 »
eu usei 2 meias pretas velhas , abraçadeiras, e depois cortei o excesso :P :P

Offline DarkMK4
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Re: Retirar caixas de ressonância em MK4
« Responder #26 em: 18 de Dezembro, 2007, 21:30:23 »
Os ganhos só podem ser psicológicos, a menos que tenhas um filtro de caixa sem ser o de origem e mesmo assim não se notam muito. Fiz vários testes antes de comprar o cónico (com o cónico sim, nota-se bem a diferença) e nunca notei gandes diferenças, até tive um tubo a puxar directo da grelha... Como digo, há as mudanças psicológias, aquelas em que apesar de não se notar grande coisa temos a ideia que o carro anda muito mais.

O meu carro com cónico e mala carregada de som acompanhava o FAMOSO Fiesta do concessionário da Ford em Coimbra, e o Dário que te diga o que aquilo andava :o

Offline ruitome

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Re: Retirar caixas de ressonância em MK4
« Responder #27 em: 18 de Dezembro, 2007, 23:31:56 »
Mas olha que eu notei e não é nada psicológico. Ele a partir das 5000 começava a ser mais lento a subir e não queria ir ao corte, mas agora é sempre a andar até ao corte. Vai lá muito facilmente e a subir perde menos velocidade.

Offline Bruno Nogueira
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Re: Retirar caixas de ressonância em MK4
« Responder #28 em: 19 de Dezembro, 2007, 20:57:21 »
ja retirei as minhas caixas de ressonancia há muito e confirmo o que i ruitomé escreveu aqui. eu notei diferença com o filtro de origem e tudo.. para nao falar do ronco que é lindo

Offline DarkMK4
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Re: Retirar caixas de ressonância em MK4
« Responder #29 em: 20 de Dezembro, 2007, 12:07:33 »
Mas olha que eu notei e não é nada psicológico. Ele a partir das 5000 começava a ser mais lento a subir e não queria ir ao corte, mas agora é sempre a andar até ao corte. Vai lá muito facilmente e a subir perde menos velocidade.

Ganhas um bocado mas a diferença não é da noite para o dia como quase que dizes, era se metesses um cónico ;)

O carro fica um bocado mais solto, mas não come rotação como dizes, mas diz-me mais uma coisa? Fazes corte às 6750rpm`s como eu fazia com o meu? Tenho a certeza que não e olha que ele chegava lá bem rápido, excepto em 5ª claro :P

Quanto ao ronco, epah, o meu carro devia ser então muito diferente... Tive filtro de caixa BMC, KN, etc... e nunca ele mudou de barulho, com aspiração directa e o vosso já faz... Devem ser motores diferentes ::)
« Última modificação: 20 de Dezembro, 2007, 12:09:18 por DarkMK4 »

Offline Zefiesta
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Re: Retirar caixas de ressonância em MK4
« Responder #30 em: 20 de Dezembro, 2007, 17:11:33 »
Mas olha que eu notei e não é nada psicológico. Ele a partir das 5000 começava a ser mais lento a subir e não queria ir ao corte, mas agora é sempre a andar até ao corte. Vai lá muito facilmente e a subir perde menos velocidade.

Ganhas um bocado mas a diferença não é da noite para o dia como quase que dizes, era se metesses um cónico ;)

O carro fica um bocado mais solto, mas não come rotação como dizes, mas diz-me mais uma coisa? Fazes corte às 6750rpm`s como eu fazia com o meu? Tenho a certeza que não e olha que ele chegava lá bem rápido, excepto em 5ª claro :P

Quanto ao ronco, epah, o meu carro devia ser então muito diferente... Tive filtro de caixa BMC, KN, etc... e nunca ele mudou de barulho, com aspiração directa e o vosso já faz... Devem ser motores diferentes ::)

Darkmk4,eu no meu antes tinha o kn57i(admissão específica po fiesta) e na altura considerava excelente,até que esperimentei pegar no tubo original do kn57i e ligar directo a caixa,isolar a caixa e meter filtro de caixa e bem foi do dia para a noite em altas.em baixas perdi qualquer coisa,mas quem ja andou no carro ele pucha duma maneira ate as 3600 e as +/-3800 da-lhe um coice so parando la baixo em todas as mudanças excepto em 5ª claro.

Mas la está cada carro e um carro e isso já se sabe como e ;)em relação ao ronco eu notei obviamente menos passando de cónico para caixa cm air intake.

Offline DarkMK4
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Re: Retirar caixas de ressonância em MK4
« Responder #31 em: 20 de Dezembro, 2007, 18:16:18 »
Deve depender mesmo do carro. Coisas especificas claro que são melhores porque foram testadas, estamos a falar de coisas artesanais :P

O meu mandava o coice às 2800rpm e parava nas 6750rpm, mas estamos a falar de um cónico de aspiração dupla e um toque na injecção de gasolina >:D

Offline Zefiesta
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Re: Retirar caixas de ressonância em MK4
« Responder #32 em: 20 de Dezembro, 2007, 20:18:05 »
Deve depender mesmo do carro. Coisas especificas claro que são melhores porque foram testadas, estamos a falar de coisas artesanais :P

O meu mandava o coice às 2800rpm e parava nas 6750rpm, mas estamos a falar de um cónico de aspiração dupla e um toque na injecção de gasolina >:D

ahh so se foi no toque na injecção de gasolina ou algum toque na centralina pk nao existe nenhum carro com cónico seja ele qual for que consiga ter altas,.nem um vct e nem os hondas la cima com cónico "normal" rende ;)
mas mandar uma tubagem apanhar ar fresco tendo o diametro correcto ligado directo na caixa e quase a msm coisa que e ter uma bmc cda,que nao e mais que teres um filtro conico bmc
dentro duma caixa de carbono e tubagem k liga directa de la a grelha do carro.

Mas la está cada carro e um carro

Offline ruitome

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Re: Retirar caixas de ressonância em MK4
« Responder #33 em: 20 de Dezembro, 2007, 21:56:23 »
... Ganhas um bocado mas a diferença não é da noite para o dia como quase que dizes, era se metesses um cónico ;)

O carro fica um bocado mais solto, mas não come rotação como dizes, mas diz-me mais uma coisa? Fazes corte às 6750rpm`s como eu fazia com o meu? Tenho a certeza que não e olha que ele chegava lá bem rápido, excepto em 5ª claro :P

Eu não disse que a diferença foi da noite para o dia. Disse apenas que ele subia melhor de rotação. Eu até tirar as caixas nunca tinha cortado, não que ele não chegasse lá, mas porque como ao chegar às 5500 a velocidade do ponteiro era menor, eu não o levava lá tantas vezes. Mal tirei akilo e fui experimentar, a maior diferença que eu tive foi precisamente nas altas rotações. Nas baixas e médias nota-se qualquer coisa, mas quase insignificante, pelo menos até 3500 ou 4000 talvez. Daí para cima melhorou e nota-se.

Não sei como o teu andava, mas a verdade é que o meu ficou melhor sem as caixas. Pode ser alguma diferença na MAF ou no programa da centralina. Não sei...

O corte, penso que não chega bem aos 6750, mas anda lá perto. Eu esgotei só a 3ª, e pode ser diferente em outras. É uma questão de experimentar em outras para ver se é igual.

Quanto ao ronco, epah, o meu carro devia ser então muito diferente... Tive filtro de caixa BMC, KN, etc... e nunca ele mudou de barulho, com aspiração directa e o vosso já faz... Devem ser motores diferentes ::)

Mas eu nunca felei em ronco. Para mim parece-me igual. Ouve-se é mais akele som do motor a aspirar ar, como se ouve quando se tira o tubo da admissão e a borboleta abre e fecha. Aquele vvvzzzzz vvvzzz do ar a passar "entalado" na borboleta. A única diferença do ronco é que agora é mais, porque eu o levo mais lá a cima, nas rotações.

Offline DarkMK4
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Re: Retirar caixas de ressonância em MK4
« Responder #34 em: 20 de Dezembro, 2007, 23:34:31 »
O barulho não falei para ti Rui. Quanto a ganhar em altas com cónico, lá isso ganhou, antes sequer de mexer na centralina! Cortava às 6500rpm e passou a cortar às 6750rpm chegando lá muito mais rápido, experimenta e logo verás os ganhos q tens ;)

Offline ruitome

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Re: Retirar caixas de ressonância em MK4
« Responder #35 em: 21 de Dezembro, 2007, 00:26:43 »
... experimenta e logo verás os ganhos q tens ;)

Cónico não entra lá. Não quero. A única alteração mais cara que quero fazer é colocar umas Ventura 35mm (que são mais ou menos em conta). Para além disso só a alteração para um radio Ford de gama mais alta, mas Ford e depois só pormenores de conforto...

Offline Ruben_MK4

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Re: Retirar caixas de ressonância em MK4
« Responder #36 em: 21 de Dezembro, 2007, 00:30:52 »
... experimenta e logo verás os ganhos q tens ;)

Cónico não entra lá. Não quero. A única alteração mais cara que quero fazer é colocar umas Ventura 35mm (que são mais ou menos em conta). Para além disso só a alteração para um radio Ford de gama mais alta, mas Ford e depois só pormenores de conforto...

Rádio Ford?? Vais gastar dinheiro à toa nisso... Mas como és apologista do: "Super d'origem" eu até te compreendo...  :D :D :D :D

Offline ruitome

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Re: Retirar caixas de ressonância em MK4
« Responder #37 em: 21 de Dezembro, 2007, 01:01:52 »
Mas isso é só se arranjar qq coisa em conta. Pode ser de CD ou K7, mas tem que ser em antracite, porque o meu tablier é antracite e não preto como muitos.

Se for de K7 faço o mesmo que tenho neste radio e já ligo as 4 colunas. Se for de CD, uso a ficha da caixa de CD's para fazer line-in, que sempre tem mais qualidade.

Offline Zefiesta
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Re: Retirar caixas de ressonância em MK4
« Responder #38 em: 21 de Dezembro, 2007, 12:25:44 »
O barulho não falei para ti Rui. Quanto a ganhar em altas com cónico, lá isso ganhou, antes sequer de mexer na centralina! Cortava às 6500rpm e passou a cortar às 6750rpm chegando lá muito mais rápido, experimenta e logo verás os ganhos q tens ;)

dark a ai uma coisa esquesita.então quando meteste o cónico alterou o corte original sem lhe fazer nada a centralina? ??? ???

bem mas acredita em 5 fiestas que ja se fez o que fiz excepto troca de filtro em todos resultou de maneira diferente ::)

Offline DarkMK4
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Re: Retirar caixas de ressonância em MK4
« Responder #39 em: 27 de Dezembro, 2007, 11:34:35 »
Aspiração dupla é completamente diferente mas quanto ao corte eu não disse que foi antes ou depois de mexer na centralina porque já não me lembro, disse que ganhavas em altas antes de mexer na centralina!

Offline CarpoPT

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Re: Retirar caixas de ressonância em MK4
« Responder #40 em: 27 de Dezembro, 2007, 15:16:34 »
O barulho não falei para ti Rui. Quanto a ganhar em altas com cónico, lá isso ganhou, antes sequer de mexer na centralina! Cortava às 6500rpm e passou a cortar às 6750rpm chegando lá muito mais rápido, experimenta e logo verás os ganhos q tens ;)

dark a ai uma coisa esquesita.então quando meteste o cónico alterou o corte original sem lhe fazer nada a centralina? ??? ???

bem mas acredita em 5 fiestas que ja se fez o que fiz excepto troca de filtro em todos resultou de maneira diferente ::)


Normalmente altera sempre o corte, embora até la chegar demore muito mais  :P

Offline Zefiesta
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Re: Retirar caixas de ressonância em MK4
« Responder #41 em: 27 de Dezembro, 2007, 20:20:29 »
O barulho não falei para ti Rui. Quanto a ganhar em altas com cónico, lá isso ganhou, antes sequer de mexer na centralina! Cortava às 6500rpm e passou a cortar às 6750rpm chegando lá muito mais rápido, experimenta e logo verás os ganhos q tens ;)

dark a ai uma coisa esquesita.então quando meteste o cónico alterou o corte original sem lhe fazer nada a centralina? ??? ???

bem mas acredita em 5 fiestas que ja se fez o que fiz excepto troca de filtro em todos resultou de maneira diferente ::)


Normalmente altera sempre o corte, embora até la chegar demore muito mais  :P

Oh fabio altera o corte electronico do motor??eh pa ja usei 6 tipos de filtros e tubagens e ate hoje cortou smp a mesma rotaçao..alias minto estes ultimas dias anda a cortar em cima das 7000,nao me perguntes pke >:D k puche ate la ai sim e bem verdade,k diferença do kn57i para o de caixa da maneira cm tu sabes O0

Offline CarpoPT

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Re: Retirar caixas de ressonância em MK4
« Responder #42 em: 27 de Dezembro, 2007, 22:40:09 »
Epa eu quando troquei para o KN universal mudou para as 6750 e com KN de caixa cortava sempre as 6500.

Pq? não me perguntes mas poderá ser do sensor estar dentro da caixa ou não.. digo eu..

Offline fiesta_94

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Re: Retirar caixas de ressonância em MK4
« Responder #43 em: 27 de Dezembro, 2007, 22:50:17 »
o meu fiesta o regime maximo de origem so com conico bmc era 6810rpm.. deu no banco...
qt a origem e filtro etc etc era dps das 6500 n m lembro mas era dps das 6500... desde sempre... e sim, conico rendeu mt mais no meu mk4 tb.. tinha 2 tomadas d ar e escudo termico.. notei bastante...

Offline ruitome

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Re: Retirar caixas de ressonância em MK4
« Responder #44 em: 27 de Dezembro, 2007, 23:47:22 »
... escudo termico ...

Que bixo é esse?

Offline fiesta_94

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Re: Retirar caixas de ressonância em MK4
« Responder #45 em: 28 de Dezembro, 2007, 02:08:59 »
cm o nome indica e um escudo k protege o filtro do calor do compartimento do motor.. e sabido k dentro do cofre do motor rondam temperaturas proximas dos 50graus... n e bom termos ar kente no filtro certo? entao cria-se um escudo termico a fim d criar um compartimento para o filtro conico mais protegido do calor... tipo por cima e lado do motor deixando as condutas d ar do lado da cava da roda e fontal...
qt ao material o ideal seria carbono revestido a ouro k e um dos melhores disipadores de calor do mundo mas cm isso sai caro, plastico e folha de ouro fazem a mesma coisa ou s kieres folha de prata... e a mm M****..
alias, para a admissao o melhor e mesmo tubo metalico ate a caixa so c uma pekena secçao em borracha pa absorver vibraçoes, a caixa do filtro toda forrada a papel d prata por dentro e o mais liso possivel, da tomada d ar ate a caixa do filtro tubo sem rugosidades internas e c boca mais larga k encaixe na caixa do filtro de ar... isto e so um principio termodinamico... aspersores e dispersores...

Offline Zefiesta
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Re: Retirar caixas de ressonância em MK4
« Responder #46 em: 28 de Dezembro, 2007, 12:00:30 »
Epa eu quando troquei para o KN universal mudou para as 6750 e com KN de caixa cortava sempre as 6500.

Pq? não me perguntes mas poderá ser do sensor estar dentro da caixa ou não.. digo eu..

Pois olha ja num sei tb lol..o meu sem fazer nada tb passou das 6750 para as quase 7000 :D

Offline ruitome

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Re: Retirar caixas de ressonância em MK4
« Responder #47 em: 02 de Janeiro, 2008, 18:08:51 »
A chuva parece estar a chegar e ainda tenho o 2º tubo da entrada de ar para colocar (alias, ainda por comprar...), e por isso tive (por prevenção) que o tapar, para não correr o risco de passar por alguma poça de agua e entrar agua e molhar o filtro. (Foto no passo 8 - Pagina 1). Se algém já tirou as caixas, pode recorrer ao mesmo método que eu para não ter chatisses...

Offline ruitome

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Re: Retirar caixas de ressonância em MK4
« Responder #48 em: 07 de Janeiro, 2008, 16:39:25 »
Depois de tapar a entrada da caixa grande, como já tinha dito, por causa da chuva, fiz alguns km em estrada. Parece que havia ar que entrava na grelha que se escapava. Nas rotações mais baixas nota-se uma resposta mais sensível ao acelerador. Em andamento não noto nada de mais, mas mal toco, mesmo em 4ª ou 5ª, nota-se logo que ele responde, o que antes não era tão imediato. Tenho mesmo que arranjar o segundo tubo para lá meter.

Offline Monteiro
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Re: Retirar caixas de ressonância em MK4
« Responder #49 em: 26 de Julho, 2008, 23:43:51 »
Pessoal nao quis kriar outro topico para ficar tudo organizado mas tenho uma duvida...

Esses buracos ond se liga os 2 tubos ond k vao buscar ar a grelha sao de k diametro e aconselham tubo d k diametro pa ficar o trabalho em condiçoes e k ele fique a "respirar" em condiçoes??