Boas Caros
Decidir postar um trablho que poderá evitar muitas dores de cabeça.
Como sabem um dos problemas dos Fords está relacionado ou com aquecimento excessivo no habitaculo ou ausencia deste. Isto está relacionado com a valvula electrica da soufagem.
Esta valvula é mais conhecida como valvula de tres vias ou seja:
Quando a valvula está sob tensão, abre o bypass e permite que a agua saia do motor e retorne novamente a este sem passar pelo radiador da sofagem no interior do habitaculo.
Quando está sem tensão, fecha o bypass e permite que a agua saia do motor, passa pelo radiador da sofagem, e retorne novamente ao motor, fazendo o aquecimento do habitaculo.
A principal causa destas valvulas falharem tem haver com o excessivo aquecimento da bobine, que aliado á presença de agua proveniente de pequena fuga na junta do picleto detiora o isolamento da bobine queimandoa.
Outro problema ocorre com a corrosão do nucleo de ferro do picleto do bypass, proveniente dessa mesma agua, que agarra ás paredes do interior da bobine não permitindo o movimento de vaivem.
Então uma das forma de evitar é efetuar a limpeza desta periodicamente.
Eu faço anualmente, e acho o suficiente.
Então começo já com a valvula retirada.
Deseguida desapertar os quatro parafusos que prendem a bobine ao corpo da valvula.
Retirar o picleto da bobine.
Limpar e secar o interior da bobine e carcaça do alojamento da bobine.
Verificar se exite corrosão ou algum vestigio de prisão no nucleo de ferro do picleto.
Se tiver vestigios podem lixar com lixa de ferro, sempre no sentivo do deslocamento do picleto.
No fim limpar muito bem e podem colocar um pouco mas mesmo pouco um pouco de vaselina liquida.
Por fim é so colocar o conjunto todo e aperta novamente.Cuidado quando encaixarem para o varistor (azul) não ficar entalado , existe uma saliencia para este ser encaixado.
Podem testar a valvula se tiverem uma transformador de 12 V CC.
Aplicando nos seus terminais verificarão que o picleto desloca-se acompanhado de uma estalo.