Garagem do Clube

Autor Tópico: DIY - Como trocar um rolamento de trás  (Lida 6650 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Anonymous
  • Visitante
DIY - Como trocar um rolamento de trás
« em: 11 de Junho, 2005, 01:13:01 »
Trocar o rolamento de trás
No ano passado, vinha eu de Aljezur com a roulote a reboque e parti um rolamento de trás no meu fiesta 1.1 ghia de 91

É uma avaria muito improvável de acontecer, mas aqui vai como se faz a subatituição:

COLOCAR O CARRO NUM LOCAR NIVELADO E CALÇAR AS RODAS DO LADO OPOSTO AO DO ROLAMENTO A TROCAR

1º Retirar o guarda pós do cubo da roda
2º Aliviar a porca do cubo (ATENÇãO QUE A DA RODA ESQUERDA TEM ROSCA ESQUERDA, ou seja, desaperta para a direita!!!)
3º Aliviar as porcas da roda
4º Elevar o carro e retirar a roda
5º Desapertar completamente a porca do cubo e retirar a polie (EVIDENTEMENTE QUE PARA ISTO O CARRO TEM DE ESTAR DESTRAVADO, mas pode ainda ser necessário abrir a purga para aliviar os calços e tirar a polie)
6º Retirar o rolamento exterior(sai livre)
7º Retirar , com uma chave de fenda ou escopro, o retentor interior(que é uma peça de borracha que etá cravada no exterior da sede do rolamento)
8º Retirar o rolamento interior
9º Verificar se as pistas na polie não etão riscadas nem dentadas e limpar devidamente com petróleo a polie e o veio
10º Lubrificar abundantemente com massa consistente o rolamento interior(que é exactamente igual ao exterior) e colocá-lo direitinho na sede
11º Alinhar o retentor novo no local onde estava o antigo e cravá-lo cuidadosamente com um maço de borracha
12º Colocar a polie no sítio
13º Lubrificar abundantemente o rolamento exterior e colocá-lo no local
14º Montar a porca de aperto do cubo e ajustar à mão
15º Montar a roda
16º Rodar a roda à mão para os dois lados umas 10 ou 20 voltas (para acamar os rolamentos)
17º Apertar com força a porca até a roda rodar presa

AQUI É QUE ESTÁ A PARTE DIFÍCIL! ATENÇÃO PQ DAQUI DEPENDE A VIDA ÚTIL DO VOSSO NOVO ROLAMENTO! :

18º Tornar a aliviar a porca ligeiramente mas SEM DEIXAR GANHAR FOLGA AXIAL
19º Colocar a chave de maneira a que o cabo fique paralelo ao chão e de forma a que com o próprio peso tenha tendência a apertar
20º Largar a chave para permitir que o aperto dado seja apenas o proporcionado pelo peso da chave
21º Verificar se não há folga axial e se a roda roda livre
22º Colocar um guarda pós exterior novo


É já está...

Dp é só ir vendo se a roda não ganha folga (de vez em quando abaná-la à mão com o carro destravado) e se não ganhar ao fim de 100 Km tb já não vai ganhar, se ganhar é só repetir os passos 18º a 22º


O preço das peças é, pelo menos foi quanto me custaram a mim, :

Kit com rolamento interior exterior e retentor interior(em qq loja de peças auto) : aprox 35 Euro
Guarda pós exterior: aprox 1 Euro (isto tive dificuldade em arranjar e tive de comprar num representante de peças originais)


Boas mecânicas

Pedrohttp://HTTP://www.milecemghia.blogspot.com