Não conhece a estrada? Apenas precisa de seguir os faróis do seu Ford.

A condução noturna é uma fonte de preocupação para muitos condutores. A evolução da tecnologia da iluminação automóvel introduzida pela Ford tem como objetivo tornar a condução após o anoitecer uma experiência cada vez mais mais confortável e acima de tudo mais segura.

A Ford é a primeira fabricante a introduzir uma tecnologia que utiliza sinais de trânsito e marcações da estrada como sugestão para o ajuste dos faróis dianteiros, iluminando melhor toda a estrada à frente. Esta tecnologia permite o alargamento do feixe ao aproximar de uma rotunda ou cruzamento para que os motoristas possam ver os peões e ciclistas no meio do caminho com mais facilidade.

Totalmente independente do sistema GPS, que nem sempre está atualizado com as mudanças mais recentes nos troços das estradas, o novo sistema oferece um aviso real do que está por vir. Ao aproveitar as tecnologias de câmara e de iluminação, o novo Sistema de Iluminação Dianteira Adaptável da Ford verifica as marcações da estrada para que possa direcionar os faróis para as curvas antes do condutor rodar o volante.


“O sonho é que conduzir à noite não precisa ser mais difícil do que conduzir de dia. As nossas últimas tecnologias de iluminação fazem parte do nosso plano para tornar isso uma realidade ”

Michael Koherr, engenheiro de pesquisa de iluminação da Ford Europa

A câmera frontal do novo Ford Focus já suporta tecnologias que ajudam os condutores a manter o veículo alinhado na estrada, manter uma distância de segurança dos veículos da frente e alertar os condutores se entrarem em contra-mão numa estrada. Montado no interior do pára-brisas, por baixo do espelho retrovisor, pode controlar sinais e marcações da estrada até 65 metros à frente.


“Em toda a Europa, 15% dos troços  rodoviários mudam a cada ano. Surpreendentemente útil como o GPS, usar sinais para ler a estrada oferece as informações mais atualizadas que o condutor pode obter. ”

Michael Koherr, engenheiro de pesquisa de iluminação da Ford Europa

Outras funções do Sistema de Iluminação Dianteira Adaptável da Ford incluem evitar que os condutores possam encandear os outros condutores na estrada usando a função Glare-Free Highbeam e isso ajuda a ver mais da estrada à frente. A tecnologia bloqueia o feixe de luz que, de outra forma, brilharia nos olhos dos outros condutores.

Entre muitos outros projetos avançados de iluminação, Koherr e a sua equipa estão agora a desenvolver uma nova tecnologia de iluminação pontual que usa uma câmera infravermelha para localizar e identificar pessoas, ciclistas e animais de grandes dimensões numa distância até 120 metros.