Garagem do Clube

Autor Tópico: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos  (Lida 23975 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline deathsoul
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 217
  • Feedback: +0/-0
Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« em: 26 de Maio, 2008, 13:29:40 »
Boas Pessoal

Gostaria de partilhar convosco o meu fiesta a GPL, sei que existem varias pessoas aqui no fórum a procura de informações, fotos, etc.

Antes de mais gostaria de falar de um tema polémico por aqui, consumos.
Penso que o problema é mesmo a matemática lol  :idiot2:, no meu fiesta, jante 14, 5 portas, nunca na vida consigo menos de 7.5 ou 8 L aos 100Km. :-\

Eu normalmente em cidade a gasolina fico com medias de 9L aos 100. É impossível fazer medias de 6L como tenho lido. :tickedoff:

Coloquei já á algum tempo um kit GPL, em vez de 9L passa a consumir 10L certos.

Marca TARTARINI, Reservatório de 55L ATRAMA

A diferença é que custa 0.69€ cada litro. :D

Fotos:
O meu motor:
http://img213.imageshack.us/my.php?image=002oy3.jpg

O meu motor 2:
http://img524.imageshack.us/my.php?image=003vk4.jpg

Centralina GPL e alteração dos tubos de água
http://img292.imageshack.us/my.php?image=005zw5.jpg

Injectores GPL
http://img167.imageshack.us/my.php?image=006vf2.jpg

Bomba
http://img234.imageshack.us/my.php?image=007pj6.jpg

Abastecer GPL
http://img234.imageshack.us/my.php?image=009hf7.jpg

A Minha Bilha ;)
http://img88.imageshack.us/my.php?image=012li2.jpg

Indicador de GPL e botão mudar de combustível
http://img234.imageshack.us/my.php?image=014ds5.jpg

Se tiverem duvidas, estou aqui para dizer o que sei.  O0
« Última modificação: 26 de Maio, 2008, 19:34:43 por deathsoul »

Offline njay
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 273
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #1 em: 26 de Maio, 2008, 14:19:02 »
Obrigadinho pelas informações :)!

Quanto ao consumo em gasolina, é prefeitamente possível fazer menos de 7L/100 em misto, com o carro todo de origem, basta que andes de pé leve (sem grandes acelerações e a menos de 90Km/h)! Eu agora ando a fazer uns 6.9L/100 no meu MK5 todo de origem. Antes de começar a andar a menos de 90Km/h também não conseguia menos de 7.6L/100Km.

Onde mandaste instalar o GPL?

Nota: As fotos "abastecer" e a tua "bilha" :) são a mesma
« Última modificação: 26 de Maio, 2008, 14:28:32 por njay »

Offline smx

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 460
  • Feedback: +2/-0
  • Fiesta 1.6i Finesse
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #2 em: 26 de Maio, 2008, 14:52:16 »
Isso de GPL é o que está a dar para quem tem motores a gasolina, o meu é um 1.1 e ás vezes já pondero em mete-lo a gas, porque os de carburador, o sistema é mais barato.  O0

Offline deathsoul
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 217
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #3 em: 26 de Maio, 2008, 16:15:29 »
Ficam alguma informação sobre a transformação de um automóvel a gasolina para GPL:

O Primeiro  passo em uma transformação de um automóvel e a verificação do mesmo a trabalhar a gasolina.

Se existe algum defeito na combustão a gasolina que se note a primeira vista , esse defeito ira se multiplicar por 100 quando o combustível for o GPL.
 
Depósito Cilíndrico
O Reservatório
O GPL é um combustível gasoso no entanto é armazenado no deposito de GPL em estado liquido.
Este estado e conservado devido a pressão existente dentro do reservatório de GPL.

O Reservatório de GPL é Construído e Testado a uma pressão 10 vezes Superior ao normal funcionamento do mesmo na sua viatura.

Existe uma limitação ao seu enchimento de 20% menos da sua capacidade. Esta Limitação Física reside no facto do GPL estar em estado liquido, e estes 20%  funcionam como uma câmara de expansão e evitando que, com a temperatura, a pressão dentro do deposito suba a níveis perigosos. (Exemplo: Deixando a Viatura ao sol)

Depósito Tórico
A Multiválvula , é um equipamento que se monta no reservatório (não fazendo parte deste), tendo uma função básica de torneira de entrada e saída de GPL no Reservatório (fazendo também a limitação dos 80% no Enchimento)

Existe também neste equipamento uma válvula especial que poderá efectuar descargas de Gás para o Exterior da viatura caso a pressão interna atinja níveis perigosos. Sendo este o motivo ao qual os instaladores de GPL tem de efectuar um furo extra na mala da viatura em que estará conectada à válvula de segurança.

Uma vez escolhido o tipo e o local do Reservatório , mãos a obra .

O Passo seguinte ...
Instalação dos Equipamentos e Tubagens

O Passo seguinte  ...
As tubagens, são instaladas desde o reservatório até ao compartimento do motor , onde irá ser instalado o cérebro da Instalação de GPL.

Sendo a Segurança um factor primordial , é instalada uma Válvula Eléctrica de Corte na tubagem em que só se encontra aberta caso tenha corrente (quando a Ignição é Ligada)

É aqui que é necessário decidir qual o equipamento a instalar.

O sistema de Injecção Electrónica ou o sistema Tradicional.

Escolha do Sistema...
O Sistema Tradicional , pode ser se instalado facilmente em qualquer tipo de motor a gasolina, desde Automóveis, Motos, Geradores, Barcos, Empilhadores, Karts , etc...

Funciona com o principio básico de qualquer combustão, 1 parte de Oxigénio e outra de Combustível juntamos a ignição e produzimos uma explosão, o grande segredo está nas proporções de cada parte.

O Sistema Tradicional , Tem como equipamento um misturador(instalado na admissão de ar) um gaseficador/doseador ( tendo como função garantir a chegada do GPL em estado Gasoso e nas proporções ideais para a combustão) e o comutador dentro da viatura ( comutador de GPL para Gasolina e vice-versa).

O Sistema de Injecção Electrónica , mais recente e com Kits específicos para cada viatura e para cada modelo de motor, e um sistema bastante completo.

É composto pelos Injectores de GPL, um doseador de caudal que garante a mesma quantidade de GPL para cada injector, a centralina de Injecção, e novamente um comutador para o interior da viatura.

A Centralina não e nada mais nada menos de que um computador que recolhe dados de vários dados da viatura, analisa e ajusta a injecção perante esses dados, desde a quantidade de oxigénio não queimado e libertado no escape, passando pela temperatura , rotação , etc... , todos estes dados são analisados ao segundo pelo computador, podendo obter-se as melhores prestações do motor e também a melhor economia.

Existe também um tipo de Kit intermédio , utilizado nas viaturas de Injecção que junta um pouco das duas tecnologias. Juntando os componentes do Sistema Tradicional e aplicando um Processador que lê os valores de Oxigénio no escape e que através de uma electroválvula ( tipo Torneira Eléctrica) ajusta a Mistura de Ar/Combustível que entra no motor pela admissão. Este Sistema embora menos eficaz que o acima é contudo um Sistema Fiável e Económico.

Uma Vez Completo o Compartimento do motor , só falta mesmo o comutador que e montado no interior da viatura em local visível e de fácil acesso , que poderá ser apenas comutador GPL/Gasolina como também poderá indicar a quantidade de GPL no Reservatório.

Vamos para a Estrada
Completa a montagem , o passo seguinte e a afinação do mesmo.

É Efectuado várias medições de CO e afinações na centralina ou processador , que ira resultar em uma boa e eficaz carburação do GPL .

No entanto estas afinações poderão só ficar nas melhores condições após a viatura ter percorrido algumas dezenas de Quilómetros, e principalmente no Sistema Tradicional e necessário uma segunda ou até mesmo uma terceira afinação durante o primeiro mês.

Finalizando aqui o processo de transformação de uma viatura para GPL...

;)
« Última modificação: 26 de Maio, 2008, 19:22:58 por deathsoul »

Offline deathsoul
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 217
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #4 em: 26 de Maio, 2008, 16:26:16 »
Obrigadinho pelas informações :)!

Quanto ao consumo em gasolina, é prefeitamente possível fazer menos de 7L/100 em misto, com o carro todo de origem, basta que andes de pé leve (sem grandes acelerações e a menos de 90Km/h)! Eu agora ando a fazer uns 6.9L/100 no meu MK5 todo de origem. Antes de começar a andar a menos de 90Km/h também não conseguia menos de 7.6L/100Km.

Onde mandaste instalar o GPL?

Nota: As fotos "abastecer" e a tua "bilha" :) são a mesma

lol
obrigado amigo, já alterei.


eu admito que tenho um pouco o pé pesado, mas fazer 7 Litros aos 100 neste carro é muito difícil mesmo, eu pessoalmente não consigo andar a 90 km/h, acho que tinha um acidente ao volante por ter adormecido... lol

a andar normalmente, nunca baixei os 8L. o teu carro tem jantes 14? é de 5 portas?

depois coloco aqui o nome e morada do instalador,

só tenho de dizer bem, até me reprogramou a centralina do GPL ;)
« Última modificação: 26 de Maio, 2008, 19:32:54 por deathsoul »

Offline deathsoul
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 217
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #5 em: 26 de Maio, 2008, 16:27:49 »
Isso de GPL é o que está a dar para quem tem motores a gasolina, o meu é um 1.1 e ás vezes já pondero em mete-lo a gas, porque os de carburador, o sistema é mais barato.  O0

Penso que apartir de 700€ já tens sistemas aspirados para carborador.
compensa largamente

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #6 em: 26 de Maio, 2008, 22:14:16 »
Excelente post, deathsoul!  O0
Hei de ler isto com calma quando tiver tempo....
Pois tb tou a ponderar instalar GPL no meu mk4...

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #7 em: 26 de Maio, 2008, 23:27:06 »
Deathsoul, eu pedi orçamento a 2 instaladores e os da EmpilhaTecnica já montaram kit's em MK4's, e não me disseram nada, sobre ter que ser o cilindrico na mala.

Isso é porquê? Por causa do escape?

A caixa em volta do deposito foram eles que fizeram ou foste tu? Isso que tens em cima do deposito é do GPL ou é um amplificador?

Bota lá uma foto da mala, mas na zona útil, para ver o que sobra e já agora, quanto leva o deposito?

Outra coisa. É impressão minha ou o gaz não entra pelos injectores, mas sim pelos colectores de admissão?

E em rendimento, perde alguma coisa ou é a mesma coisa?

E quando disseste que pagaste 1550, mas para eu contar com 1600 e qq coisa. Porque é que dizes isso?

Desculpa o interrogatório, mas é pq estou mesmo a ponderar por o kit no meu.

Offline H_VioLa

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4602
  • Feedback: +6/-0
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #8 em: 26 de Maio, 2008, 23:55:21 »
no meu Mk6 1.25i nunca faço médias de 9 ou 10L!!! ::) sempre fiz médias entre os 6,8L e os 7,5L ;) isto no meu modo de condução e nos percursos que é custome fazer ^-^

Offline deathsoul
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 217
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #9 em: 27 de Maio, 2008, 00:08:04 »
Deathsoul, eu pedi orçamento a 2 instaladores e os da EmpilhaTecnica já montaram kit's em MK4's, e não me disseram nada, sobre ter que ser o cilindrico na mala.

Isso é porquê? Por causa do escape?

A caixa em volta do deposito foram eles que fizeram ou foste tu? Isso que tens em cima do deposito é do GPL ou é um amplificador?

Bota lá uma foto da mala, mas na zona útil, para ver o que sobra e já agora, quanto leva o deposito?

Outra coisa. É impressão minha ou o gaz não entra pelos injectores, mas sim pelos colectores de admissão?

E em rendimento, perde alguma coisa ou é a mesma coisa?

E quando disseste que pagaste 1550, mas para eu contar com 1600 e qq coisa. Porque é que dizes isso?

Desculpa o interrogatório, mas é pq estou mesmo a ponderar por o kit no meu.

lol
na boa
teoricamente tens 2 opções sempre.
1 é o cilíndrico normal que pões na mala do carro, mais capacidade de deposito, menos mala.
2 no sitio do pneu suplente, menos capacidade de deposito, adeus pneu suplente, tens de comprar um fininho para por na mala ou uma lata de spray de espuma ke te faz uns km ate chegares a um sitio que te reparem o furo.

no meu caso, o meu instalador não me garantiu que o carro passa se na inspecção B com o deposito no lugar da roda suplente, nos fiestas o tubo de escape passa mesmo muito perto do pneu suplente... mesmo com a protecção que tem de origem etc, ele não me aconselhou mesmo a fazer isso.

a caixa que vez foi feita por mim para cobrir o deposito, feita em mdf, com esponja por dentro e tecido por fora á cor da mala do carro. o que vez em cima é a caixa de cds. na vertical assim que abres a mala ta o meu amplificador de 6 canais e o meu MTX ;)

posso colocar uma foto da mala, sem som ficas com 2/3 da mala talvez.
atenção que os depósitos podem ter vários tamanhos. tu é que escolhes o que queres...
eu tenho de 55L por escolha própria.  ocupa me a mala de lado a lado 1/3 da mala...

se gostas de som... vais ficar com muito pouca mala ;)

em relação ao desempenho do carro, garanto te que não notas grande diferença, dependendo do sistema que montes claro, uns perdem mais que outros.

em casos extremos sempre podes mudar para gota sempre que quiseres mesmo a andar.

eu não mudo, não compensa... alem disso se meteres por exemplo um filtro de caixa da KN ou Green maravilha...

alem disso a centralina do GPL pode ser "afinada" ;)

vantagens do GPL
preço do combustível
metade do preço no selo de circulação
menor desgaste do motor e escape

desvantagens
não podes entrar em parques fechados
rouba te espaço na mala
tens de ter o autocolante do GPL (podes arranjar magnético para tirares quando não der jeito, ou colar mesmo mesmo no fundo do xokes) LOL

eu paguei 1500€ pelo kit especifico para o carro (sem iva  :cop:)
mais 80 ou 90 € pela inspecção B
mais 40 acho pela actualização do livrete

parece muito dinheiro, mas compensa rapidamente...


« Última modificação: 27 de Maio, 2008, 00:12:18 por deathsoul »

Offline Dalamar

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #10 em: 27 de Maio, 2008, 13:57:12 »
Boas....

Rui,

O carro continua a levar a mesma manutenção que levava antes do GPL, não á peças especiais de corrida.

O meu já anda a GPL á 4 meses e já lá vão 10.000km e a unica diferença que noto é a carteira a ficar com mais dinheiro do que quando ia meter gota.

O meu mk5 levou deposito na mala (56litros), opção minha para ter maior autonomia, consigo lá meter duas malas e duas mochilas á mesma o que me permite ir de fim de semana sem grandes preocupações, o deposito no sitio do pneu suplente passa na inspcção a menos que o carro esteja (muito) rebaixado, pois o deposito tem de ficar a uma determinada altura do solo.

No meu caso após 10k km o meu mk5 continua a beber os mesmos 7/7.5 que bebe a gota, no mesmo percurso e mesmas velocidades (AE a 100/120 e lisboa (50/70) diariamente).

O carro anda e puxa o mesmo, quando está frio trabalha a gota até chegar ao que nos mk4 penso que seja o "O" da temp. no mk5 é quando começa aquele desenho do "agrafo", quando ele aqueçe e muda para gpl não dás por ela a não ser que olhes para o mostrador dos leds.

Tal como o deathsoul disse, as vantagens são as conheçidas (€€€ e saude para o motor) as desvantagens podem ou não existir conforme o que queiras, podes andar sem autocolante como eu fiz ao principio e estacionava nos parques, o unico medo que podes ter é seres mandado parar e a multa por não teres o distico são 50€, podes optar como eu que meti um distico magnetico e ando sem problemas (tambem nunca fui mandado parar desde que tenho o fiesta) e entras nos parques, procuras um lugar e estacionas, ao saires guardas o magnetico ate voltares a sair >:D >:D (os carros a gpl podem circular em parques como por exemplo no oeiras parque, alegro, louresshopping só não podem estacionar, enfim politcas que todos nos sabamos) :P

A instalação num instalador decente deve-te ficar sempre em 1600€ certos sendo que o preço deve incluir instalação+inspecção+livrete+1 deposito cheio que nunca o usas todo porque o mesmo é usado para ir á inspecção, tratar do livrete e o instalador verificar e afinar a centralina do GPL, eu ainda usei 2/3 do deposito e ainda vi incluido no preço a instalação do flashlube (ajuda a lubrificar as valvulas por o gas ser mais seco que a gota, e alguns focus e fiestas podem dar problemas nas valvulas por isso) que no meu caso o instalador não disse ser obrigatorio porque nem todos os ford dão esses problemas mas eu optei por instalar tambem e o preço do "lubrificante" ficou incluindo no preço que o instalador ja me tinha dado.

Posso-te dizer que para ir lá acima para as "nossas" bandas não gastava menos de 75€ em gota para ir e vir, quando la fui da ultima vez a gpl gastei 35€ e fui e vim sempre a fundo o que ainda me deu para fazer 580km, o que deu uma media pouco menor que 10litros, imagino que se tivesse ido a ritmos normais mas estava com alguma pressa :P

Cumps

Offline deathsoul
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 217
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #11 em: 27 de Maio, 2008, 16:25:26 »
Dalamar
7/ 7.5 L?

o teu carro é de 5 portas? tem jantes 14?
tens alterações? tipo filtros de comp etc?

o meu tem um filtro de caixa expecifico e a centralina do GPL "alterada" ;)
mas nao compreendo como faco eu 10L a GPL e 9 a Gota...
sou sincero que nao ando devagar e o resto do tempo estou no transito de lisboa, mas ainda é uma grande diferenca...

 :tickedoff: nao percebo


Offline smx

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 460
  • Feedback: +2/-0
  • Fiesta 1.6i Finesse
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #12 em: 27 de Maio, 2008, 16:32:36 »
Eu vejo aqui com cada média que até fico  :idiot2:, ou têm carros tipo Flinstones ou então têm nariz de Pinóquio!  :D

Offline deathsoul
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 217
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #13 em: 27 de Maio, 2008, 16:59:01 »
Eu vejo aqui com cada média que até fico  :idiot2:, ou têm carros tipo Flinstones ou então têm nariz de Pinóquio!  :D

não compreendo  :o

Delmar
mete aí umas fotos da tua instalação tambem, penso que iria melhorar bastante o topico

Offline smx

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 460
  • Feedback: +2/-0
  • Fiesta 1.6i Finesse
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #14 em: 27 de Maio, 2008, 17:47:45 »
Estava-me a referia a médias tão baixas que o pessoal daqui consegue fazer. Eu no meu 1.1 faço média de 6,5/7 L mas, consigo fazer mais altas, nunca mais baixas e isto deve-se ao facto de eu usar umas pastilhas, as MPG-caps, faço smp mais kms.  :D

Offline Dalamar

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #15 em: 27 de Maio, 2008, 18:19:55 »
Dalamar
7/ 7.5 L?

o teu carro é de 5 portas? tem jantes 14?
tens alterações? tipo filtros de comp etc?

o meu tem um filtro de caixa expecifico e a centralina do GPL "alterada" ;)
mas nao compreendo como faco eu 10L a GPL e 9 a Gota...
sou sincero que nao ando devagar e o resto do tempo estou no transito de lisboa, mas ainda é uma grande diferenca...

 :tickedoff: nao percebo



Boas

A unica alteração que tenho no carro (não estetica) é o rebaixamento a 30mm, é um mk5 de 3 portas com os belos 185 em jante 14" -> na secção de projectos está lá o bixo :P

O filtro é o da ford, está previsto um KN de caixa daqui a uns tempos, e as velas sao umas ngk e na muda anterior eram da motorcraft.

Ao inicio quando tinha o carro tambem fazia medias de 8/9 litros mas nessa altura andava sempre a esticar 3ª e 4ª ás 5000rpm e a fazer grande parte das subidas da A8 a esgalhar.
Andando a uma média de 100/120 em AE com mudanças de caixa normais por volta das 3000rpm (mais ou menos o binario ideal do carro se não me engano) e mesmo fazendo eixo norte sul todos os dias desde o tunel do grilo até telheiras com algum para arranca e algum ic19 ao fim do dia a média anda sempre nos 7.5 a menos que o pé fique impaciente eh eh.

Cumps

Offline deathsoul
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 217
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #16 em: 27 de Maio, 2008, 19:16:13 »
o de 3 portas é bem mais pequeno e leve que o de 5 portas...
isso tenho a certeza.  ^-^

põe aí umas pics da instalação gpl

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #17 em: 27 de Maio, 2008, 21:33:42 »
o de 3 portas é bem mais pequeno e leve que o de 5 portas...
isso tenho a certeza.  ^-^ ...

O quê? ??? :o O que é que andaste a beber? O0

O tamanho é o mm sem tirar nem por e em termos de peso, a diferença de peso, nem sequer 20 kg tem.

Até de um carro de 4 portas para uma carrinha, se houver uma diferença de 100 kg, tem que ser uma carrinha do segmento dum MBW série 5.

Olha um Focus II 1.4i Trend, que no 3 portas pesa 1261, o de 5 portas 1275 e a carrinha 1309kg, ou seja, o 5 portas pesa mais 14kg e a sw mais 48kg. No caso do Fiesta MK6.5 há uma diferença de 24kg de diferença. Até do 1.25 para o 1.4 TDCi há apenas uma diferença de 40kg, mas no entanto a maioria das pessoas associa sempre o diesel a motor muito pesado, mas não é bem assim...

Offline H_VioLa

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4602
  • Feedback: +6/-0
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #18 em: 27 de Maio, 2008, 21:50:33 »
hj na TV ouvi falar em sistemas e tranformações para GPL a cerca de 900€!! ::) onde as há!!! sabem-me dizer.... ^-^ é que eu na as vejo,,, :P em relação às médias de consumo e aos meninos dos 9 e 10L >:D verifiquem e analisem bem o vosso tipo e estilo de condução principalmente! ^-^ dps tb n se esqueçam de pormenores bem importantes! tipo de percurso que fazem, pressão correcta dos pneus, filtros limpos, etc O0

Offline deathsoul
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 217
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #19 em: 27 de Maio, 2008, 22:23:51 »
o de 3 portas é bem mais pequeno e leve que o de 5 portas...
isso tenho a certeza.  ^-^ ...

O quê? ??? :o O que é que andaste a beber? O0

O tamanho é o mm sem tirar nem por e em termos de peso, a diferença de peso, nem sequer 20 kg tem.

Até de um carro de 4 portas para uma carrinha, se houver uma diferença de 100 kg, tem que ser uma carrinha do segmento dum MBW série 5.

Olha um Focus II 1.4i Trend, que no 3 portas pesa 1261, o de 5 portas 1275 e a carrinha 1309kg, ou seja, o 5 portas pesa mais 14kg e a sw mais 48kg. No caso do Fiesta MK6.5 há uma diferença de 24kg de diferença. Até do 1.25 para o 1.4 TDCi há apenas uma diferença de 40kg, mas no entanto a maioria das pessoas associa sempre o diesel a motor muito pesado, mas não é bem assim...

epa
o meu amigo tem um mk4 de 3 portas e é visivelmente mais pequeno que o meu
nao tou a ficar maluco...
a dimensão varia com versoes?

Offline deathsoul
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 217
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #20 em: 27 de Maio, 2008, 22:30:50 »
hj na TV ouvi falar em sistemas e tranformações para GPL a cerca de 900€!! ::) onde as há!!! sabem-me dizer.... ^-^ é que eu na as vejo,,, :P em relação às médias de consumo e aos meninos dos 9 e 10L >:D verifiquem e analisem bem o vosso tipo e estilo de condução principalmente! ^-^ dps tb n se esqueçam de pormenores bem importantes! tipo de percurso que fazem, pressão correcta dos pneus, filtros limpos, etc O0

eu também vi. sistemas aspirados para carburador custam menos que isso...

em relação de pormenores de filtros, tenho-os limpos, green limpo á 2000 km, gpl com 7000 km, gota não conta os km porque só serve para pegar o carro, oleo e filtro vou mudar agora.
mas o carro sempre me fez estes valores. nunca abaixo de 7.5, em cidade 9 a GPL 10
pressão ponho 2.1~2.2...
quanto fazem em condução desportiva?

Offline pedromvd

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 888
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #21 em: 27 de Maio, 2008, 22:45:02 »
boas eu tenho um mk5 de 5 portas
as alteraçoes k tenho sao :

filtro de caixa KN
fse

e faço consumos entre 6.5L e 7L e claro k nao ando prai a esticar, ando a uma velocidade razoavel e com um deposito faço mais ou menos 560km por deposito.

Offline njay
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 273
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #22 em: 27 de Maio, 2008, 23:22:03 »
O meu mk5 é de 2000, 5 portas e tá absolutamento todo de origem. Costumo pôr 2.0 - 2.1 nos 4. Tem ido sempre a revisão anual na Ford.

Eu conduzo muito em misto, em Lisboa e Amadora, mas sem apanhar filas (ou praticamente nenhumas). Quando eu tinha uma condução mais "desportiva" (2ª e 3ª quase sempre à red-line, na AE levar a 4ª até aos 140Km/h, ...) ainda assim nunca fazia mais de 8.4 L/100. E faço subidas quase todos os dias, como a A5 de Alfragide para Lisboa.

560Km por depósito? Eu se calhar consigo fazer isso mas só se for uma viagem grande na AE. Desde que tenho o pé leve, tenho andado a fazer 410Km - 445Km por tanque, face a 310Km - 330Km quando o tinha pesado. O "tanque" no meu caso são em média 30L, o que como vês dá 6.74 a 7.3L/100Km.
« Última modificação: 27 de Maio, 2008, 23:28:10 por njay »

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #23 em: 28 de Maio, 2008, 00:33:18 »
...
epa
o meu amigo tem um mk4 de 3 portas e é visivelmente mais pequeno que o meu
nao tou a ficar maluco...
a dimensão varia com versoes?

Não é nada mais pequeno. É mera ilusão de optica devido ao design. A porta do de 5 portas é muito mais pequena e o pilar C é mais grosso e isso faz parecer maior. O de 3 portas tem um portão que parece a porta da quinta e o vidro é arredondado dando um ar mais compacto, tal como acontece com o MK6. No MK6 inicialmente ele era para ter menos 10cm de distância entre eixos, para ser mais agil, mas por razões obvias de contenção, tem o mesmo tamanho, mas olhando para ambos parece que têm tamanhos diferentes.

Olha aqui:





Parecem diferentes, mas são exactamente a mesma coisa.

Para veres facilmente que eles são diferentes, basta olhares para o tamanho que vai desde a junção das portas do de 5 portas (pilar B) e a roda. Depois no de 3 portas vê a mesma distância, que é bem menor.

Outra coisa é veres as pessoas lá dentro. No de 5 portas as pessoas vão um bocadinho escondidas atrás do pilar B e nos de 3 portas ainda consegues ver espaço entre o banco e o mesmo pilar. Mas podes mesmo medir a palmo, que a diferença ainda é grandinha, no tamanho das portas e vês logo que é a mesma coisa.

Olha outro exemplo, os Volvo S40 e V40. A carrinha parece bem diferente, mas é exactamente o mesmo tamanho, olha este pormenor. Repara no rebaixe que faz o para-choques da carrinha e vê lá se não é igual ao do carro.





Parecem bem diferentes, mas até o xoques é o mesmo...

O MK7 de 3 portas também parece bem mais pequeno que o de 5 portas, mas é a mesma coisa.


Eu vejo aqui com cada média que até fico  :idiot2:, ou têm carros tipo Flinstones ou então têm nariz de Pinóquio!  :D

Eu já tive um MK3 e agora tenho o MK4, por isso posso falar de ambos.

Eu quando comecei a andar com o MK3 (1.1 CLX HCS) ele fazia-me medias de 7.2, mas depois comecei a aprender a andar com ele e era muito fácil andar com medias de 6,5 e cheguei mesmo a fazer 5,9, a andar nas calminhas. Quando digo calminhas, não é devagar, mas sim com quidado com o pisar. Nos MK3 se andares sempre das 2500 até às 3500, fazes consumos espectaculares, porque o binário máximo é às 2800. Em qualquer carro, o melhor regime é entre o regime de binário máximo e de potência máxima, mas sempre a tender para o de binário, porque nos carros pequenos a potência é sempre para lá das 5000 e aí já temos pouco binário. Se andares em 5ª às 1500 ou 2000 rpm's vais a gastar mais que ires em 4ª, que deves ir para ai (ja não me lembro bem) às 2500 a 3000 rpm's.

Houve uma altura que andei a esticá-lo mais e apercebi-me que o consumo baixou e depois comecei a experimentar andar com rotações mais altas, mesmo em cidade, porque como o carro tem muita força em baixas, tal como o MK4, é muito fácil andarmos às 1000 ou 1500 sem nos apercebermos e com disponibilidade para ganhar rotação quando pisamos. E é preciso que se note que eu não faço média pelo ponteiro, é sempre a atestar, (normalmente a rondar os 30 a 35 litros) que é mais certo que guiando pelo ponteiro, que é tão certo como as notas de 100€ na minha carteira.

Já no MK4 não há uma grande diferença, mas mesmo com diferença pequena, passa-se o mesmo. Se andar a rotações abaixo das 2000 ou mesmo 2500, gasto mais que das 2500 para cima até mesmo às 4000. Eu que não deixo o meu passar frio e faço puchões e faço sempre medias na casa dos 7,5~7,6. Para o meu andamento e as estradas que faço, com muitas curvas e com subidas lixadas como o caraças e eu gosto é de ultrapassar a subir, porque a descer todos andam. Por exemplo quando vamos no para arranca, ali a 1000 rpm's ou às vezes menos, em que às vezes até tiramos o pé do pedal e vamos em 2ª ou 3ª, ficava mais economico ir em 1ª às 2000. E olha que eu sei do que falo, porque tenho o registo de todas as médias desde que tenho o MK4. Também tinha do MK3 e também deu para me aperceber da diferença dos consumos.

No MK4 já consegui fazer uma vez 6.6, nas mesmas estradas, mas foi mesmo com cuidado, porque foi quando comprei o carro, e estava à espera dos pneus novos que estavam esgotados e os de origem já tinham 44k km e mesmo com algum trilho não confiava neles e andava com extremo cuidado. O pior consumo que fiz foi de 9,16, mas nesse caso, foi mesmo a esfarrapar forte e feio e quando atestei enchi mesmo até a ver no bocal, o que talvez conseguisse baixar a média para os 8.9 ou 9,0.

Temos que aprender a andar com os carros para saber tirar partido deles, mas eu mesmo assim não sou grande exemplo, porque nunca consigo fazer uma condução suave... já quando o meu irmão andou com o meu carro uns 200 km, eu notei logo no fim quando atestei que a media baixou um bocadinho. Se fosse sempre ele era bem capaz de ir para os 6,5, porque com os 200 e poucos km dele e depois a minha condução, a media baixou logo para 7,0 ou 7,1 (já não me lembro bem).

Por exemplo o Corsa C 1.2 de 75cv é muito irregular no consumo. Nas calmas faz 6, mas a andar bem salta para os 10, ao passo que o Fiesta tem uma variação mínima.

Experimenta isso que te disse e vais ver que consegues economizar aí uns pozinhos, e sem teres que andar devagar. Eu mesmo no MK3 andava sempre a dar-lhe. Por isso é que ele em menos de 1 mês perdeu os calos que tinha nos 80 e 110 e já nem parecia o mesmo. Depois para completar o conjunto, uma manutenção, oleo Ford (muito bom para os HCS e que me ficava a mudança por 10,5€ sem filtro e já com mão de obra), velas motorcraft super e filtro de ar e tá no ponto.
« Última modificação: 28 de Maio, 2008, 00:37:39 por ruitome »

Offline smx

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 460
  • Feedback: +2/-0
  • Fiesta 1.6i Finesse
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #24 em: 28 de Maio, 2008, 00:45:26 »
Bem, eu não me estava a referir em ninguém em concreto mas, sim num modo geral.

Agora, apesar dos combustiveis estarem cada vez mais caros e andar a contar o dinheiro para a gota, ninguém me tira o prazer de conduzir. Um gajo andar a conduzir e estar smp a olhar para o ponteiro da gasolina, querer acelerar e estar sempre a ver cifrões (médias, etc...), isso não é para mim.

É certo, que também não ando feito maluco mas, esses pequenos prazeres não mos podem tirar, porque, eu penso assim,  quem não tem dinheiro, não tem vícios...

Eu até nem faço muitos kms mas, se isso acontecesse, optava pelo GPL jà há muito tempo, tenho pessoas, sejam elas, familiares ou amigos, que usam e só tenho relatos de satisfação e neste caso penso assim, quem tem medo compra um cão...

 :D
« Última modificação: 28 de Maio, 2008, 00:46:16 por smx »