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epa
o meu amigo tem um mk4 de 3 portas e é visivelmente mais pequeno que o meu
nao tou a ficar maluco...
a dimensão varia com versoes?
Não é nada mais pequeno. É mera ilusão de optica devido ao design. A porta do de 5 portas é muito mais pequena e o pilar C é mais grosso e isso faz parecer maior. O de 3 portas tem um portão que parece a porta da quinta e o vidro é arredondado dando um ar mais compacto, tal como acontece com o MK6. No MK6 inicialmente ele era para ter menos 10cm de distância entre eixos, para ser mais agil, mas por razões obvias de contenção, tem o mesmo tamanho, mas olhando para ambos parece que têm tamanhos diferentes.
Olha aqui:
Parecem diferentes, mas são exactamente a mesma coisa.
Para veres facilmente que eles são diferentes, basta olhares para o tamanho que vai desde a junção das portas do de 5 portas (pilar B) e a roda. Depois no de 3 portas vê a mesma distância, que é bem menor.
Outra coisa é veres as pessoas lá dentro. No de 5 portas as pessoas vão um bocadinho escondidas atrás do pilar B e nos de 3 portas ainda consegues ver espaço entre o banco e o mesmo pilar. Mas podes mesmo medir a palmo, que a diferença ainda é grandinha, no tamanho das portas e vês logo que é a mesma coisa.
Olha outro exemplo, os Volvo S40 e V40. A carrinha parece bem diferente, mas é exactamente o mesmo tamanho, olha este pormenor. Repara no rebaixe que faz o para-choques da carrinha e vê lá se não é igual ao do carro.
Parecem bem diferentes, mas até o xoques é o mesmo...
O MK7 de 3 portas também parece bem mais pequeno que o de 5 portas, mas é a mesma coisa.
Eu vejo aqui com cada média que até fico :idiot2:, ou têm carros tipo Flinstones ou então têm nariz de Pinóquio!
Eu já tive um MK3 e agora tenho o MK4, por isso posso falar de ambos.
Eu quando comecei a andar com o MK3 (1.1 CLX HCS) ele fazia-me medias de 7.2, mas depois comecei a aprender a andar com ele e era muito fácil andar com medias de 6,5 e cheguei mesmo a fazer 5,9, a andar nas calminhas. Quando digo calminhas, não é devagar, mas sim com quidado com o pisar. Nos MK3 se andares sempre das 2500 até às 3500, fazes consumos espectaculares, porque o binário máximo é às 2800. Em qualquer carro, o melhor regime é entre o regime de binário máximo e de potência máxima, mas sempre a tender para o de binário, porque nos carros pequenos a potência é sempre para lá das 5000 e aí já temos pouco binário. Se andares em 5ª às 1500 ou 2000 rpm's vais a gastar mais que ires em 4ª, que deves ir para ai (ja não me lembro bem) às 2500 a 3000 rpm's.
Houve uma altura que andei a esticá-lo mais e apercebi-me que o consumo baixou e depois comecei a experimentar andar com rotações mais altas, mesmo em cidade, porque como o carro tem muita força em baixas, tal como o MK4, é muito fácil andarmos às 1000 ou 1500 sem nos apercebermos e com disponibilidade para ganhar rotação quando pisamos. E é preciso que se note que eu não faço média pelo ponteiro, é sempre a atestar, (normalmente a rondar os 30 a 35 litros) que é mais certo que guiando pelo ponteiro, que é tão certo como as notas de 100€ na minha carteira.
Já no MK4 não há uma grande diferença, mas mesmo com diferença pequena, passa-se o mesmo. Se andar a rotações abaixo das 2000 ou mesmo 2500, gasto mais que das 2500 para cima até mesmo às 4000. Eu que não deixo o meu passar frio e faço puchões e faço sempre medias na casa dos 7,5~7,6. Para o meu andamento e as estradas que faço, com muitas curvas e com subidas lixadas como o caraças e eu gosto é de ultrapassar a subir, porque a descer todos andam. Por exemplo quando vamos no para arranca, ali a 1000 rpm's ou às vezes menos, em que às vezes até tiramos o pé do pedal e vamos em 2ª ou 3ª, ficava mais economico ir em 1ª às 2000. E olha que eu sei do que falo, porque tenho o registo de todas as médias desde que tenho o MK4. Também tinha do MK3 e também deu para me aperceber da diferença dos consumos.
No MK4 já consegui fazer uma vez 6.6, nas mesmas estradas, mas foi mesmo com cuidado, porque foi quando comprei o carro, e estava à espera dos pneus novos que estavam esgotados e os de origem já tinham 44k km e mesmo com algum trilho não confiava neles e andava com extremo cuidado. O pior consumo que fiz foi de 9,16, mas nesse caso, foi mesmo a esfarrapar forte e feio e quando atestei enchi mesmo até a ver no bocal, o que talvez conseguisse baixar a média para os 8.9 ou 9,0.
Temos que aprender a andar com os carros para saber tirar partido deles, mas eu mesmo assim não sou grande exemplo, porque nunca consigo fazer uma condução suave... já quando o meu irmão andou com o meu carro uns 200 km, eu notei logo no fim quando atestei que a media baixou um bocadinho. Se fosse sempre ele era bem capaz de ir para os 6,5, porque com os 200 e poucos km dele e depois a minha condução, a media baixou logo para 7,0 ou 7,1 (já não me lembro bem).
Por exemplo o Corsa C 1.2 de 75cv é muito irregular no consumo. Nas calmas faz 6, mas a andar bem salta para os 10, ao passo que o Fiesta tem uma variação mínima.
Experimenta isso que te disse e vais ver que consegues economizar aí uns pozinhos, e sem teres que andar devagar. Eu mesmo no MK3 andava sempre a dar-lhe. Por isso é que ele em menos de 1 mês perdeu os calos que tinha nos 80 e 110 e já nem parecia o mesmo. Depois para completar o conjunto, uma manutenção, oleo Ford (muito bom para os HCS e que me ficava a mudança por 10,5€ sem filtro e já com mão de obra), velas motorcraft super e filtro de ar e tá no ponto.