Ora bem, como prometido é devido
, aqui vão mais detalhes.
Pode ser útil para quem tá a pensar meter GPL também. E sempre é interessante comparar com outros sistemas.
Antes de mais, alguns factos:
O sistema é o SEQUENT da BRC.
O depósito é de 60L, o q dá uma capacidade útil de cerca de 48 litros.
A instalação foi efectuada pelo sr. Joaquim Vicente de Portimão (instalador credenciado), pelo preço de 1800 euros, com tudo incluido (tb o FlashLube, mto recomendado para os motores Zetec).
Levou 4 dias e meio para isso, o q tava dentro do prazo combinado.
Fiquei satisfeito com o serviço deles e parece que foi td bem feito.
Já fiz algumas viagens com o carro entretanto, e parece que com o GPL anda tão bem como sempre.
Mas logo que puder faço umas medições de reprises, e tb um arranque dos 0-100, para termos a certeza disso
Consumos, parece que andam na casa dos 8 litros. Mas por agora é só uma estimativa (pois ainda não fiz um depósito completo), que depende da precisão do indicador de nivel lol... Logo actualizo aqui, quando tiver feito a primeira média.
Como já disse, ofereceram-me um pacote da GALP, que inclui 75 eur em vales de desconto para GPL, e um mapa de estradas.
Também deram-me o tal autocolante feioso, mas útil (realmente... vi vários carros ontem, a manter distâncias bem maiores de mim, do q tou habituado
), e um livro de garantia (2 anos) e revisões da marca, onde o instalador irá por o seu carimbo nos registos das revisões regulares (20k km).
O livrinho tb descreve bastante bem, todos os componentes do sistema.
Ah, e claro está, deram-me o devido adaptador para enroscar no bocal, aquando do abastecimento.
Fiquei na dúvida é a respeito das "pistolas" das bombas, no estrangeiro. No livrinho diz q por vezes é preciso adaptadores. Mas logo vejo isso se um dia for fazer uma viagem para fora de PT.
Mas chega de palavras
, vamos a fotos:
Compartimento do motor:
Detalhe da ligação dos novos injectores á admissão:
O distribuidor e os 4 injectores GPL:
O FlashLube (não gostei mto do sitio q escolheram... dá mto nas vistas... mas tb se não fosse ali, não sei aonde é q cabia, por isso...)
O Redutor (bomba de pressão):
O filtro de gás (é trocado a cada 20k km):
O sensor de pressão e a electro-válvula (que trata de ligar e desligar o fluxo do gás)
A bela da centralina de GPL:
Pormenor da cablagem:
O bocal de abastecimento:
O indicador de nível, e comutador entre gasolina ou GPL.
Quando o gás tiver na reserva, ele apita.
A mala (ou o q resta dela
) com o depósito:
Pormenor das valvulas de segurança e do indicador de nível:
E é isso. Se tiverem perguntas, dúvidas, força ai