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Autor Tópico: MOTOR TRABALHAR A 100% OLEO VEGETAL  (Lida 8669 vezes)

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Offline rei do alcool
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MOTOR TRABALHAR A 100% OLEO VEGETAL
« em: 22 de Julho, 2008, 19:27:36 »
ora aki vai as modes feitas no carro para trabalhar a 100% oleo vegetal usado

numero um o oleo vegetal tem k ser usado para eliminar a agua k existe no oleo, tem de ser adicionado ao oleo um catalizador que o torne mais fino e com mais octanas se é k se pode assim xamar... depois de adicionado o catalizador o oleo tem k estar parado uma semana para se disolver, e um processo quimico pelo que leva o seu tempo...

filtragem-- eu pessoalmente uso uma rede para tirar o maior lixo e depois os filtros do carro fazem o resto (ATENÇAO K NAO ESTA DE ORIGEM)

CATALIZADOR USADO WHITESPIRIT


no carro (FORD FIESTA 1.8D COMERCIAL DE 94 COM 570.000KM) BOMBA BOSH

eliminase o respirador do oleo k vai dar a admiçao colocase um filtro a saida ou um tubo para dentro de um garrafa de plastico...
isto e feito pk o vapor do oleo vegetal k vem pela admiçao e o vapor do oleo de motor k entra na admiçao por este respirador forma uma especi de supercola o que nao e nada bom para o motor

depois peço para meterem as fotos


sistema de dupla filtragem foi colocado um filtro de camiao antes do filtro normal do carro para filtrar o lixo maior e depois o filtro do carro de origem para tratar dos residos menores

de seguida tem um sistema de akecimento k aproveita o anticongelante quente a saida do motor antes de ir para o vaso de espançao passa por um radiador de oleo onde passa tambem o oleo vegetal arrefecendo o anticongelante e akecendo o oleo.
Pois a dificuldades a nivel de espessura do oleo vegetal e na passagem dos injectores e nao na bomba este akecimento tambem tras melhor rendimento ao carro, menor consumo, e menor akecimento do motor...

o sistema de retorno de "gasoleo" nao foi anulado como se escreve nalguns foruns...
nem o oleo é lavado com agua como tb se diz nalguns foruns,,, o é estupidamente inlogico

o debito da bomba esta avançado...

alteracoes seguintes e a colocaçao de um deposito de 80litros  (longo alcance) assim 80L + 45L
125Litros de oleo deve dar para uns 2000km de autonomia :P

e um sistema de akecimento eletrico do oleo para no inverno facilitar o akecimento


as fotos seram colocadas mais tarde kk duvida e so perguntar

Offline ManY
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Re: MOTOR TRABALHAR A 100% OLEO VEGETAL
« Responder #1 em: 22 de Julho, 2008, 20:24:23 »
ora bem, a pedido aki do "xeirinho a batatinhas fritas" (looool) aki fikam as fotos  O0



















e pronto ca tao elas  :cool:

Offline rei do alcool
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Re: MOTOR TRABALHAR A 100% OLEO VEGETAL
« Responder #2 em: 22 de Julho, 2008, 20:25:55 »
tks pelas fotos
 
a ultima e so para verem a difernça entre o oleo vegetal pouco usado e o muito usado lol

Offline So_SiMpLe_
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Re: MOTOR TRABALHAR A 100% OLEO VEGETAL
« Responder #3 em: 22 de Julho, 2008, 21:49:49 »
Hey!

Antes de mais os meu parabens! isso ta ai um ganda projecto e este sim merece ficar em sticky!!

Agora, o que usas para aquecer passa apenas á volta de um tubo de agua do sist refrigeraçao do carro ne?

o deposito que fizeste de 80l é tipo célula de combustivel ou é algo home made?

Consegues sacar umas fotos disso?

Já agora, os dois depositos como estão ligados??

Obrigado!
Desculpa as perguntas mas tenho um projecto similar para o meu!

Cumps


PS: ja agora, onde tens o radiador? como é?

Cumps
« Última modificação: 23 de Julho, 2008, 00:35:52 por So_SiMpLe_ »

Offline Zefiesta
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Re: MOTOR TRABALHAR A 100% OLEO VEGETAL
« Responder #4 em: 22 de Julho, 2008, 23:14:46 »
5* mesmo >:D

Tenho ver se desencanto um radiador como o teu pa aquecer o oleo O0

Offline rei do alcool
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Re: MOTOR TRABALHAR A 100% OLEO VEGETAL
« Responder #5 em: 23 de Julho, 2008, 12:36:22 »
o deposito inda nao esta montado,,, mas depois logo saco umas fotos disso o deposito vai sair de uma caminete de caixa aberta dakeles extrioures... vou ligar o deposito ou ao outro so por via da bomba injectora com T na entrada e no retorno do gasoleo antes do filtro principal vou colocar tb torneiras para poder optar entre os depositos pk nao posso tar a alimentar o motor do de 80l e tar a mandar o retorno para o de 45l do carro pk ai 30min depois ja transbordaria

pensei tambem numas valvulas eletricas pois assim poderia controlar de dentro do carro kual o deposito k keria usar, mas inda tenho k ver isso

o oleo é akecido no radiador de oleo da 1 foto onde passa o tubo da agua do motor em pvc feito por mim, o radiador esta com uma cinta a volta e depois com fita americana para conservar o calor...

ah e ontem inda ando com akele oleo k parcia crude LLOLol akilo e mesmo escuro dass a malta dakele restaurante e mesmo ate a ultima

Offline So_SiMpLe_
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Re: MOTOR TRABALHAR A 100% OLEO VEGETAL
« Responder #6 em: 23 de Julho, 2008, 12:47:44 »
Pois realmente a questao do retorno é que tens de ver!

Mas os dois depositos sao para oleo só ne?

Essas electricas chama-se selenoides salvo erro, e podes controlar a abertura e fecho por interruptor, foi o que ja pensei!

Mas o radiador para aquecer o oleo, se usares gasoleo o carro nao perde rendimento pelo gasoleo estar quente?

Cumps

Offline rei do alcool
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Re: MOTOR TRABALHAR A 100% OLEO VEGETAL
« Responder #7 em: 23 de Julho, 2008, 13:27:34 »
o gasoleo kente nao e prejeducial para o motor antes pelo contrario o motor a diesel kuanto mais kente menor consumo e maior rendimento tem!! num combustivel como a gasolina e k se entra kente a maior parte nao chega aos cilindros... agr os diesel nao tem esse problema

o retorno vai ter tb um T com duas valvulas eletricas para escolheres para qual deposito vai o oleo, assim ate vai permitir transferir combustivel de um deposito para outro com o trabalhar do motor...

e sim o 2 depositos sao para ter oleo vegetal... inda nao sei como e k se comportará este combustivel no inverno ou com climas mais frios enkuanto nao tenho o sistema de akecimento eletrico e o sistema de akecimento do deposito com o sistema de refrigeraçao do carro
estou a pensar por dentro do deposito de 45litros um radiador de soufagem e ligar em serie com o radiador de soufagem do carro... assim que o motor estivesse kente este oleo seria akecido sem kualker problema e desde k o motor tivesse a trabalhar poderia passar por locais mesmo com temperaturas negativas!!

Offline ManY
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Re: MOTOR TRABALHAR A 100% OLEO VEGETAL
« Responder #8 em: 23 de Julho, 2008, 15:55:16 »
eu ja xeguei a andar cm oleo vegetal no inverno e e exactamente igaul a andar no verao, e alias eu n tinha sistema nhm de akeçimento, lol inda pa mais foi nesse carro ehehe, isso k ta ai e um excelnete projecto e tds os k tenham um mk3 a gasoil cm bomba bosh atençao deveria andar so com isso pa levarmos a falencia o pexoal da galp, da BP e da repsol

Offline So_SiMpLe_
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Re: MOTOR TRABALHAR A 100% OLEO VEGETAL
« Responder #9 em: 23 de Julho, 2008, 20:18:38 »
Mas esclareçam-me la uma questão:

Porque é que se acumula muita jorra que parece lama no carter quendo se usa oleo vegetal?

Há por ai um post que é uma cambota de um tractor que so andava a oleo de fritar e aquilo tinha jorra parecia ali o lodo do trancão!

Obrigado!
Cumps

Offline ThunderFox

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Re: MOTOR TRABALHAR A 100% OLEO VEGETAL
« Responder #10 em: 23 de Julho, 2008, 22:52:58 »
Mas esclareçam-me la uma questão:

Porque é que se acumula muita jorra que parece lama no carter quendo se usa oleo vegetal?

Há por ai um post que é uma cambota de um tractor que so andava a oleo de fritar e aquilo tinha jorra parecia ali o lodo do trancão!

Obrigado!
Cumps

Nunca achei esta cena do óleo a 100% muito verdadeira. Na minha cabecinha pequena não cabe a ideia de o óleo ser combustivel... Eu frito batatas com ele.

Projectos como este é daquelas coisas simples que a mim me deixam extremamente surpreso! Fiquei a saber mais uma coisa, e é daquelas de facto uteis. Quase me apetece arranjar um fiesta boss para experimentar!  :)

Quando a isso das borras parecidas com lodo... Será de má filtração do óleo?  ???

Offline So_SiMpLe_
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Re: MOTOR TRABALHAR A 100% OLEO VEGETAL
« Responder #11 em: 23 de Julho, 2008, 23:52:14 »
thunderfox5 nao é do oleo vegetal, mas sim no oleo do motor, esse oleo fica como por exemplo o oleo mineral se nao for mudado durante mto tempo cfaz exactamente o mesmo!

Não percebo porque o oleo de fritar causa isso no oleo do carro, uma vez que "supostamente" os segmentos isolam completamente.

Cumps

Offline rei do alcool
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Re: MOTOR TRABALHAR A 100% OLEO VEGETAL
« Responder #12 em: 24 de Julho, 2008, 01:59:02 »

[/quote]

Nunca achei esta cena do óleo a 100% muito verdadeira. Na minha cabecinha pequena não cabe a ideia de o óleo ser combustivel... Eu frito batatas com ele.

Projectos como este é daquelas coisas simples que a mim me deixam extremamente surpreso! Fiquei a saber mais uma coisa, e é daquelas de facto uteis. Quase me apetece arranjar um fiesta boss para experimentar!  :)

Quando a isso das borras parecidas com lodo... Será de má filtração do óleo?  ???
[/quote]


o gasoleo tb da para fritar batatas suponho e k o sabor nao seja mto agradavel LOLl :D :D :D

kuanto a duvida de andar a 100% oleo vegetal tem bom remedio tragam o oleo  para nao dizerem k tem gasoleo misturado k eu empresto o carro...

akela coisa do trator como voces lhe xamam e kuando o respirador do oleo nao esta anulado ou seja esta a respirar para dentro da admiçao logo o vapor do oleo vegetal e o vapor do oleo fazem akela cola maravinha... k se vai acumulando no motor mais no oleo pois a compressao e a explusao evitao mt o seu acumular nos pistons

abraços

Offline So_SiMpLe_
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Re: MOTOR TRABALHAR A 100% OLEO VEGETAL
« Responder #13 em: 24 de Julho, 2008, 09:36:12 »
Ah certo, entãoquer dizer que ao estar anulado evita essa super cola!

Tenho de tirar umas fotos ao que fiz quando anulei o respirador.

Tou a pensar, se pelo respirador sair mto oleo, fazer um catch can, um genero de lata no o filtro n topo, onte entram os 2 tubos que saem da tampa das valvulas, um grosso e o que vai para a admição. depois na base da lata sai o tubo que leva o oleo para o carter!

Sendo assim, nada de perder oleo!

Uma imagem vale mais que mil palavras!

http://www.tpis.com/catalogimages/LS1_Catch.jpg

PS: Ontem fiquei sem gasoleo, foi a 100% oleo vegetal até á bomba mais proxima e portou-se lindamente  :D

Cumps

Offline rei do alcool
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Re: MOTOR TRABALHAR A 100% OLEO VEGETAL
« Responder #14 em: 03 de Agosto, 2008, 23:51:49 »
para o pessoal do oleo vegetal tao uns filtros de gasoleo dakeles rapidos a venda no feira nova por 4e com uma rede metalica de bem pekena eu ja comprei e adaptei agr o carro tem 3 filtros lOL colokei como o ultimo filtro antes da bomba para limpar algum restinho k passe... e para controlar a cor e espessura do oleo antes da bomba pois estes filtros sao transparentes....

para kem kiser aproveitar :P

Offline Zefiesta
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Re: MOTOR TRABALHAR A 100% OLEO VEGETAL
« Responder #15 em: 06 de Agosto, 2008, 21:20:03 »
para o pessoal do oleo vegetal tao uns filtros de gasoleo dakeles rapidos a venda no feira nova por 4e com uma rede metalica de bem pekena eu ja comprei e adaptei agr o carro tem 3 filtros lOL colokei como o ultimo filtro antes da bomba para limpar algum restinho k passe... e para controlar a cor e espessura do oleo antes da bomba pois estes filtros sao transparentes....

para kem kiser aproveitar :P

Ainda la estao grande amigo?


Offline CarpoPT

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Re: MOTOR TRABALHAR A 100% OLEO VEGETAL
« Responder #16 em: 07 de Agosto, 2008, 20:42:28 »
Num carro a gasoleo quanto mais quente tiver o combustivel melhor? Essa é nova.. A malta até mete radiadores de gasoleo apenas para enfeitar entao. A logica é quanto mais frio tiver o combustivel e o ar, mais denso fica e mais ar e combustivel entra no cilindro e nao é preciso dizer mais pois nao?

Tens ai um projecto muito bom mas imagino que ficaria melhor com ajuste de alguns pontos que dizes ser ideais como por exemplo o aquecimento do oleo que no teu caso é essencial para ficar mais fino para passar bem pelos injectores. Isso nao dar para o fazer aquecer perto do bloco? Ou perto dos colectores de escape? Tenho duvidas que o radiador de oleo por onde passa o oleo vegetal consiga de forma alguma arrefecer o anti-congelante à saida do bloco, e mais duvidas tenho que isso provoque um menor aquecimento do motor juntando as duas soluçoes.

O filtro do respiro da tampa das valvulas referes-te a encortar a distancia à qual está o filtro em relaçao à entrada de ar certo? Uma oil catch can nao daria melhor resultado?

http://www.pbase.com/rsrock/oil_catch_can

Eu nao estou a criticar, apenas tenho duvidas e gostava de poder ajudar de forma construtiva o teu projecto que é pelo menos digna de um Portuga, o verdadeiro engenhocas  O0

Offline tmmc85
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Re: MOTOR TRABALHAR A 100% OLEO VEGETAL
« Responder #17 em: 08 de Agosto, 2008, 16:29:22 »
http://www.youtube.com/watch?v=GOFbsaNeZps   

sou fã deste programa e encontrei isto... nda de especial, só msm a comprovar que é possivel...

Offline Zefiesta
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Re: MOTOR TRABALHAR A 100% OLEO VEGETAL
« Responder #18 em: 10 de Agosto, 2008, 23:58:59 »
5*.

a proposito ja tenho este filtrozinho a bombar tb..maravilha,a cor do oleo+gasoleo te da gosto de ver >:D

Offline Marcio Silva

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Re: MOTOR TRABALHAR A 100% OLEO VEGETAL
« Responder #19 em: 11 de Agosto, 2008, 09:42:50 »
nao sei se voces sabem, mas é so uma curioisidade. Estive no outro dia a assistir a apresentaçao de um projecto na universidade em vila do conde, e o projecto consistia exatamente no uso de oleo vegetal como combustivel.

Ora chegaram depois das pesquisas que fizeram, a conclusao que o oleo OVD com o tempo leva a corroçao dos componentes de borracha existentes no motor. Para isso, o Oleo teria de passar por diversas fases de tratamento, tais como a degomagem, para serem retirados os "graxos livres" ou a goma como lhe queiram chamar, um processo de centrifugaçao, entre outros.

são só curiosidades O0

Offline rei do alcool
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Re: MOTOR TRABALHAR A 100% OLEO VEGETAL
« Responder #20 em: 20 de Agosto, 2008, 16:14:53 »
pois mas o motor nao tem borrachas no circuito de combustivel, a nao ser a bomba injectora onde a parte mais fraca nem seker e feita de borracha e a junta k a bomba tem a meio, por acaso a minha ja nao ta famosa mas lembrem se bem da km do carro, vou tirar a bomba colocar uma junta da marca e isolar com silicone de juntas... e fikara como novo para mais uns bons milhoes de km...


outra coisa pessoal presiso de uma bomba eletrica esterna ao tank para bombear o oleo vegetal para instala o meu tank de 80litros assim como valvulas eletricas de combustivel alguem tem alguma ideia onde se podera arranjar este material??

km a rolar e o gasto parecem ser mesmo so os pneus LOLOLOLOL :D :D :D

Offline CarpoPT

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Re: MOTOR TRABALHAR A 100% OLEO VEGETAL
« Responder #21 em: 21 de Agosto, 2008, 16:34:16 »
Acabei por nao ver respostas as minhas perguntas rapaz  O0

Offline rei do alcool
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Re: MOTOR TRABALHAR A 100% OLEO VEGETAL
« Responder #22 em: 22 de Agosto, 2008, 14:42:45 »
Num carro a gasoleo quanto mais quente tiver o combustivel melhor? Essa é nova.. A malta até mete radiadores de gasoleo apenas para enfeitar entao. A logica é quanto mais frio tiver o combustivel e o ar, mais denso fica e mais ar e combustivel entra no cilindro e nao é preciso dizer mais pois nao?

isso e para carros a gasolina tens como exemplo o Alfa 156 2.4JTD k tem um akecedor de gasoleo eletrico para k o diesel entre sempre a 70graus no motor... num carro com bomba injectora a kuntidade cumbustivel injectado e sempre o mesmo consuante a afinacao da mesma

Tens ai um projecto muito bom mas imagino que ficaria melhor com ajuste de alguns pontos que dizes ser ideais como por exemplo o aquecimento do oleo que no teu caso é essencial para ficar mais fino para passar bem pelos injectores. Isso nao dar para o fazer aquecer perto do bloco? Ou perto dos colectores de escape? Tenho duvidas que o radiador de oleo por onde passa o oleo vegetal consiga de forma alguma arrefecer o anti-congelante à saida do bloco, e mais duvidas tenho que isso provoque um menor aquecimento do motor juntando as duas soluçoes.

por acaso mudei ontem mudei o sitema de akecimento acrescentado outro radiador de oleo mesmo em cima do radiador do carro, k vai akecer o oleo mas mais uma ves isto e so por uma kestao de rendimento, pk o oleo com a adicao do catalizador e esperando o devido tempo o oleo fica fino,nao tanto como o gasoleo mas proximo... kuanto ao akecimento ja puz uma valvula de ventuinha k dispara so aos 90graus e mesmo assim ele nao akece lollol tou a pensar tapar parte da entrada de ar no radiador ahh e retirei o filtro do gasoleo pois a bomba injectora puxar do tanke com passagem em 3 filtros custa um bocadinho OLOL

""O filtro do respiro da tampa das valvulas referes-te a encortar a distancia à qual está o filtro em relaçao à entrada de ar certo? Uma oil catch can nao daria melhor resultado?""

em condicoes normais o oleo cuspido por ai para dentro da admicao vai sempre ser keimado e perdido como combustivel por isso nao vejo mta razao para o oil catch can, mas é uma hipotesse


http://www.pbase.com/rsrock/oil_catch_can

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Offline rei do alcool
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Re:MOTOR TRABALHAR A 100% OLEO VEGETAL
« Responder #23 em: 10 de Maio, 2011, 10:23:32 »
Alguém ainda se interessa por este topic agora que o gasolinho esta outra vez a um preço estúpido????

Só para informar que foram feitas alterações posteriores a estas que aqui estão!

o carro agora tem 2 tanques de combustível um para o óleo vegetal na mala com cerca de 120LItros e  tanque do carro é usado para gasoleo pois os sr  :cop: vao começar a andar em cima disso! tem umas valvulas eletronicas que da para alterar o tanque e respectivo retorno através de um botão dentro do carro, ou seja é tao facil como o Gpl


e para que afirmava que os estudos das universidades etc etc que o oleo rebentava com o motor! o carro conta com mais 100mil km em cima! com ZERO problemas a nivel de motor e bomba injectora pega a primeira tudo 100%
Esta tao bom que ate ando a procura de uma bomba de oleo do turbo diesel para Turbinar o batatinha!!!

se caso ainda haja interesse tenho fotos! que posso por de bom agrado

Abraços

e cuidado nas bombas de combustivel!!!! ouvi dizer que andam para ai a assaltar a malta LOLOL

Offline pauloalex
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Re:MOTOR TRABALHAR A 100% OLEO VEGETAL
« Responder #24 em: 10 de Maio, 2011, 12:22:51 »
acho que este tema nunca cai no esquecimento e estes preços ajudam nisso mesmo... bota ai umas fotos para a malta ver!!