Xinadas, vamos por partes então:
Gostava de saber quanto mais ou menos me ficará meter esse carro a gpl, o homem que me vendeu o meu fiesta tinha uma A4 a gpl e tinha o deposito no lugar do pneu suplente e explicou me a mim e ao meu irmão o funcionamento as coisas básicas o botaozinho com as luzinhas do deposito etc e gostava de por tambem o deposito la! (no lugar do pneu suplente)
Eu paguei 1800 euros por um sistema de injecção sequencial com centralina da BRC (portanto do melhor q podes comprar hj em dia), que dá para carros até 130cv. Incluia oferta do flashlube, inspecção e todo o mais.
Em principio vais ter de desembolsar entre 1650 a 1800 euros, consoante o instalador (no meu caso foi algo caro, pq ele não tem concorrencia aqui na zona... mas tb foi bem feito, portanto não me importei...).
Convém é ter cuidado na escolha desse instalador... há uns mt bons, e outros nem por isso... até há casos á margem da lei... se puderes, verifica antes, ou pelo forum Autogás (
http://forum.autogas.pt) ou falando com pessoas q fizeram lá a instalação.
pronto agora as grandes bocas que me têm mandado (tipico no nosso pais de quem quer por um carro a gpl!)
"ah e tal! perdes bue! nas subidas depois vais andar a empurrar o carro e nao sei que!"
eu ja li que os melhores kits gpl se nao me engano perdesse cerca de 5% salvo o erro e sinceramente 5% em 75cv... acho que nao vai ser notório!
"ah e tal os carros a gpl sofrem mais desgaste!"
ja li exactamente o contrario!
"ah nao podes estacionar em parques subterrâneos!"
correcto, mas eu em ano e meio de carro só estacionei uma vez num parque coberto... quer dizer aqui no alegro centro comercial costumo meter também mas com tem aberturas exteriores e isso penso que não fará mal alias ainda não reparei la sinal de proibição de gpl, adiante, mesmo assim! o alegro tem estacionamento descoberto!
Sim, essas bocas é normal mandarem (inveja!
).
Dependendo do mapa de programação q te fizerem, vais perder entre 5 a 10% de potencia.
(é conforme o consumo q queiras... se queres maxima potencia, o consumo vai ser superior, se queres bom consumo - tipo uns 10% acima daquilo q consome a gasolina - , ele vai perder um pouco mais). Mas sim, é tão pouco q numa condução dia-a-dia mal o notas
E tb, quando realmente precisas toda a power q o carro tem e sempre teve, é só premir o botão, e num segundo ele muda-te para gasolina e podes andar a assapar...
Tá correcto q a gpl até costuma ter menos desgaste no motor, por queimar mais limpo.
Convém é ter cuidado com isso das valvulas, há motores q as tem mt macias, ai é preciso o tal flashlube, q resolve o problema (e te vai custar 5 a 10 euros cada 15 mil kms, normalmente a instalação é oferta).
QUanto a estacionar, não podes em parques subterraneos (a mim não me incomoda nada), mesmo se tiverem aberturas, só se essas forem a nivel do solo... em portimão há um parque com aberturas, mas q mesmo assim tem placa a dizer q gpl não entra...
gostava que me elucidassem mais sobre o gpl a mangueira e como a gasolina? apertamos a quantidade que queremos? ou e programado na maquina e ela debita ate aquela quantidade?
a mangueira "engata" ou seja encaixa tipo iman e tranca no bocal do deposito correcto?
PS: fez me agua na boca no outro dia vir de 400km com o fiesta parar numa bomba da A1 para esticar as pernas e tal e ver uma pessoa que meteu 20 e poucos euros ou que foi por 40 litros!
A mangueira é bem diferente... tu normalmente tens um adaptador pra valvula de entrada de gás (aquilo é de diametro mt mais fino), ao abastecer, enroscas esse adaptador no bocal da valvula, e dps encaixas a pistola da mangueira no bocal do adaptador. De seguida, pressionas um botão na bomba e manténs pressionado, enquanto o gás tá a debitar, até teres atingido a quantidade desejada ou então ouvires um barulho vindo do depósito q te sinaliza q o mesmo está cheio.
Depois é só desengatar a patilha de segurança da pistola e retirar mt devagar o gatilho da mesma, pq aquilo tem pressão (as primeiras duas vezes assustei me, até apanhar o jeito lol), e ter cuidado para não apanhar o gás nas mãos (aquilo queima). Feito.
Sim, é lindo meter o dobro dos litros do que os euros...
Em évora tenho conseguido meter gpl a
0.485 euros graças aos talões do continente lol...
eu li que deve se fazer pelo menos 10 ou 20 kilometros por mes com o carro a gasolina para lubrificar limpar e dar uso ao sistema da gasolina tambem mas isso e na boa nao custa nada xD
ja me estou a ver este ano outra vez a pagar a gasolina pro fiesta a 1.53
Os sistemas modernos costumam fazer isso automaticamente:
o carro, quando o ligas, está a gasolina, até atingir a temperatura de trabalho definida e ai muda automaticamente para gpl. Esse bocado q tu andas a gasolina, chega para nunca teres problemas.