Ora bem, até agora ainda não houve aqui comentários nenhuns, mas n faz mal
, vou então acrescentar aquilo q entretanto fiquei a saber, e esperar que é desta que alguém tenha alguma ideia ou sugestão:
Fiz as tais experiências com os truques para dar maior aquecimento: rodar a chave duas ou três vezes, e esperar mais aquele segundozito após a luz se apagar, etc. Resultado: ajuda bastante. O motor pega bem melhor e é logo. Continua a deitar aquele nuvem de fumo (um pouco menos talvez), e continua instável nos primeiro 20 segundos, mas pelo que me disseram, isso nos motores ENDURA-DE da Ford não é defeito é feitio lol
Isso do segundo de espera após desligar a luz, tb tem lógica, pois realmente a corrente só é cortada aí, mas o perigo é de se esperar tempo a mais sem querer e assim já perder um pouco de aquecimento. Seja como for, concluo que deve haver algo de mal no sistem de pré-aquecimento da nossa carrinha. Agora a parte difícil será saber o que é... Pois acontece que, para além daquilo q já disse antes (de as velas terem a resistencia certa e passarem no teste), cheguei a verificar vários outros aspectos:
o tempo de pré-aquecimento é correcto, coincide com aquilo q diz no haynes: com o motor totalmente frio (ou seja de manhã) as velas são alimentadas durante uns 5 segundos, depois é que é cortada a corrente, a não ser que se faça pegar o motor, nesse caso continuam a ser alimentadas durante 40 segundos, e só aí são desligadas. Verifiquei tb o relé que alimenta as velas, ele funciona correctamente. Os cabos que vão até ás velas tb estão bons. Só restam então três possibilidades:
--- as velas podem ser de um tipo errado ou de uma marca no-name (e portante não causar o aquecimento suficiente), pois é possível q o anterior dono as tenha mandado trocar, e já há mto q não foi á ford...
--- pode ser algum problema no circuito: as velas podem estar a receber corrente e/ou voltagem a menos... isso da voltagem parece-me que pode ser uma aposta: como já disse acima, eu medi e elas só recebem 10 V!
Mas isso tb pode ser perfeitamente normal, não sei... faltam me comparações...
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alguém que me queira fazer o favor de medir com um voltimetro a voltagem que alimenta as velas no carrinho dele? Seria óptimo para saber mais
. Tem é de ter um motor Endura 1.8 (portanto não é os da nova geração) e não pode obviamente ter problemas de pré-aquecimento semelhantes aos aqui descritos lolol
P.S. e depois há mais uma cena mas q não tem mto a ver com pré-aquecimento, a não ser o facto de ser mto mais evidente quanto mais frio o motor pegar (sorry o testamento, mas é dificil de evitar lol):
sempre que por algum motivo o motor estiver irregular (que normalmente apenas acontece quando pegar a frio) ou em rotações demasiado baixas (portanto mudança errada
), há um ruido metálico, uma especie de "tack tacktack tatatack tack tatacktack etc" em paralelo ao ruido normal de funcionamento (caracteristico dos diesel, o "tickticktickticktick etc..." lol
).
Isso não parece normal (pelo menos não me lembro de ter ouvido algum diesel a fazer isso até agora) e tb não parece ser do motor propriamente... aquilo desaparece quando o motor tiver em condições normais de funcionamento, ou seja, p.ex. após uns 20 segundos depois de ter pegado a frio. Penso que tenha a ver com o "movimento" do bloco do motor, ou seja, se treme mto (e faz isso logicamente quando tá frio), e isso levou-me a pensar que poderia ser talvez algum dos apoios do motor em mau estado, que me dizem? ou alguém tem ideias melhores? claro q assim sem tar a ouvir é dificil de dizer, mas até pode ser q alguem já tenha ouvido isso...