Garagem do Clube

Autor Tópico: duvida sobre zetec...  (Lida 6938 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Vader
  • Visitante
duvida sobre zetec...
« em: 03 de Fevereiro, 2004, 17:42:32 »
:? people... tenho andando a ver mk4 e alguns 5... pa ver se compro um finalmente... visto q as mod q gostaria de fazer ao meu 3.5 sao demasiado dispendiosas.... e com a desvantagem q o meu tem 5 portas...  :x  :evil:

continuando...

tenho visto, como ja disse alguns mk4 e mk5... e a minha duvida tem a haver c o motor... e certo q eram kuase todos 1.25  mas dentro destes... vi motores completamente diferentes... penso q seriam de origem... mas completamente diferentes!!!!!

diziam todos Zetec, alguns diziam tb 16V(isto so estando a falar dos 1.25) outros diziam ROCAM outros o bloco parecia apenas 1 caixas de plastico preta!!!! a dizer Ford 1.25 ... etc... tb de notar q em todos eram anunciados 75CV...
 :?
gostava de saber e se existem diferenças de potencia e fiabilidade entre estes motores... e ja agora kual deles e q me aconselham... isto po caso de terem alguma diferença alem da estetica !!!

P.S. n sei se me fiz perceber... mas vou tentar mandar fotos po e-mail do clube... dps alguem q as post aqui... S.F.F.

BRIGADO :?:  :?:  :!:

Offline jrrcc
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 927
  • Feedback: +0/-0
duvida sobre zetec...
« Responder #1 em: 03 de Fevereiro, 2004, 19:43:33 »
HHEHE! Essas duvidas são muito porreiras! HEHE!

Ora bem, os motores dos mk4 e mk5 são todos iguas, são ZETEC S de 16v, com 75cvs (anunciados).

As diferenças que viste realmente são basicamente componentes que envolvem o motor que são diferentes. A maior diferença é a da caixa de ar, que referiste. Essa caixa nos mk5 (e mesmo assim não sei se todos têm... :? ) está por cima dos colectores de admissão de ar. Nos mk4 (excepto alguns dos finais de 99) as caixa de ar está no lado esquerdo (de quem está dentro do carro).

Se queres a minha muito modesta opinião, compra um com poucos kms!

As diferenças são muitas dos mk5 para o mk4, mas na essência são muito parecidos.

Posso dizer que os mk4 Techno até 98 têm melhores bancos que o mk5, mas os mk5 têm problemas resolvidas que vinham dos mk4.

Ainda tens um XR2i 1.8 à venda, que é uma CARRO QUE A MAIORIA DO PPL GOSTARIA DE TER!!! Este carro é de colecção em Portugal! Só há 3!!! :wink:

Fica bem! :wink:

Offline G_Buster

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 791
  • Feedback: +0/-0
duvida sobre zetec...
« Responder #2 em: 04 de Fevereiro, 2004, 09:35:20 »
Boas,

Viste ROCAMs em portugal? Nunca se me constou q esses motores tivesem vindo prá europa... pensava q eram de comercialização exclusiva na América do Sul e possivelmente Ásia...

Quanto ao resto, 1.25 é 1.25... não há q enganar ;)

1 abraço, fikem bem.

Gonçalo D.

Offline Fredyx
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2622
  • Feedback: +0/-0
duvida sobre zetec...
« Responder #3 em: 04 de Fevereiro, 2004, 09:58:15 »
Ora vocês esqueceram-se de dizer que os MK5 gastam menos que os MK4 e um MK4 devidamente rodado tem mais potencialidade que um MK5.... excepção feita ao MK5 do Zetecs que era um carro fora do normal, e não tou a ser irónico.
Resumidamente um MK4 tem bancos mtoooo melhores que o MK5 e se tiveres sorte ainda apanhas um MK5 com ventilados, o problema da chaufage acho qeu foi resolvido e tambem o problema do batuque nos amortecedores atrás.
Não me lembro de ouvir falar do problema dos vidros electricos no MK5.
Acho que a acrescentar a lista acima, tá td abrangido.

Agora opinião pessoal, eu ia para um MK4 com mtooo poucos km, o meu por exemplo o motor tinha 13k Km tinhas era umas manhas.  8)  8)

Vader
  • Visitante
duvida sobre zetec...
« Responder #4 em: 04 de Fevereiro, 2004, 13:11:36 »
ois...
sim, vi um motor ROCAM...

tb pensei o msm q tu, G_Buster, axei estranho....

mas como o meu dilema n era esse.... n me alonguei com a admiração... 8)

QT e q custa esse XR2i 1.8 ?????

onde e q eu posso ver o bolide?! ou pelo menos alguem tem fotos dele?!

1.8?!!! atmosférico?! qts CV's??? Binário?! alguem me sabe dizer?!

e de q ano?!

e uma coisa (q para mim pesa mt na decisao final,$$$$$  :evil: ) os consumos dum bixinho desses.... ?? alguem sabe?!!!! eu desconheco completamente essa edição especial....

sabem q eu preciso dum carro, bom, atraente,fiavel, potente(preferencialmente :twisted: ), mk3, 4, 5, 6... num me kual... apenas um carro q preencha estes requesitos, e q seja relativamente económico, pq e um carro para o dia a dia!!!! é msm para substituir o meu "bolinhas"!!!!

 :idea: mas e claro q adoraria ter um bolide como esse!!!! e um casso a estudar...

 :!:  :!:  :!:  8)  :twisted:

Offline jrrcc
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 927
  • Feedback: +0/-0
duvida sobre zetec...
« Responder #5 em: 04 de Fevereiro, 2004, 13:32:55 »
Ora bem Vader... estás sentado? Aqui vai o XR2i à venda:
http://www.fiestaclubportugal.org/forum/viewtopic.php?t=790&start=75
Está na página 6

Este carro tem:
Motor Zetec 1.8 16v
130 cvs
Modelo mk3 XR2i

...e É LINDO! :wink:  :D

Estou aqui à procura dumas pics dum original. :wink:

Offline jrrcc
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 927
  • Feedback: +0/-0
duvida sobre zetec...
« Responder #6 em: 04 de Fevereiro, 2004, 13:39:12 »
Tens aqui mais info à cerca do carro:

http://www.ukcar.com/road_tests/Ford/fiesta/

Anonymous
  • Visitante
duvida sobre zetec...
« Responder #7 em: 04 de Fevereiro, 2004, 13:43:50 »
bem João! sempre em alta !!!! :wink:  :wink:  :D  :D

Offline jrrcc
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 927
  • Feedback: +0/-0
duvida sobre zetec...
« Responder #8 em: 04 de Fevereiro, 2004, 13:56:16 »
Aqui ficam a picx! Achas que se nota muito que adoro este carro?!?!? :roll:  :lol:  :D  :D  :D  :wink:  8)



Este não tem as jantes de origem... :roll:







Anonymous
  • Visitante
duvida sobre zetec...
« Responder #9 em: 04 de Fevereiro, 2004, 14:24:09 »
acredita que nao es o unico joão,tb queria um desses,pena vivermos nesta me#$" de pais :evil:  :evil:  :evil:  :evil:  :evil:  :evil:  :(  :(  :(  :(  :(

Offline jrrcc
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 927
  • Feedback: +0/-0
duvida sobre zetec...
« Responder #10 em: 04 de Fevereiro, 2004, 17:12:47 »
Poix Carlos... :roll:

VAMOS LÁ PPL! SÃO SÓ 3.750€€€!

Sou mesmo venenoso!  :lol:  :wink:

pedro cunha
  • Visitante
duvida sobre zetec...
« Responder #11 em: 04 de Fevereiro, 2004, 17:25:31 »
Por esse preço ficava eu com ele mas a casa e agora o carro não dá mesmo para comprar nada!!!!!  :cry:  :D

Com muita sinceridade... quem pensa em comprar um fiesta mk3 desportivo que aproveite agora porque esta é uma oportunidade unica e ainda por cima éo de colecção!!!  :shock:  8)  :oops:
Esteja o motor com estiver não olhem para trás...  :wink:  :)

Vader
  • Visitante
duvida sobre zetec...
« Responder #12 em: 04 de Fevereiro, 2004, 17:36:22 »
POIX!!!!!!!1 :D  :D  :D  :D

eu querer querer........ Quero!!!!!

mas o carlos tem razao... e p akilo q eu preciso... utilização diaria.... e mt mt mt mt mt mt puxado... os consumos e claro... e como e de coleção... axo q ia ter pena de o usar todos os dias... mas o preço ta convidativo!!!! mt msm!!!!    e adoro o carro!!!!!!

boas fotos msm!!!!

brigadao joao!!!!

Vader
  • Visitante
duvida sobre zetec...
« Responder #13 em: 04 de Fevereiro, 2004, 17:42:32 »
agora voltando ao nosso país de me*#&% ... e  minhha vida... tive agora msm a ver um techno de 00 com 5 portas, azul met. 30.000KM... e um ZETEC SE 16V.

o carro ta impec!! msm!!!!
 o preço, 8500€ ...

uma duvida... este zetec SE e diferente aos vossos?! será um dakeles q voces tanto falam o ZETEC-S ???

ja agora kual e a diferença entre um zetec 16V e um zetec SE 16V???

Offline jrrcc
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 927
  • Feedback: +0/-0
duvida sobre zetec...
« Responder #14 em: 04 de Fevereiro, 2004, 17:45:13 »
Pedro Cunha?

Achas que este motor é mais ecomónico que o teu? Quanto está o teu a fazer de comsumos?

Vader, agora estás lixado comigo! :wink: É SÓ VENENO!!! :D  :D  :wink:

Vader
  • Visitante
duvida sobre zetec...
« Responder #15 em: 04 de Fevereiro, 2004, 17:46:48 »
ATENÇÃO!!! NOTE-SE q eu ADOREI O XR2i 1.8!!!!!!!!!!!!

 :twisted:  :twisted:

ADOREI MSM!!!!!!

mas pa utilização q eu preciso... nao posso msm!!!!

pq ate ta um preço (desculpem o termo) ridiculo, para o carro q é!!!!SERIO!!!!

ja vi xr2i 1.6 mt mais caros!!!!!!!

se eu ja tivesse um carro pa utilização diaria... podem  crer!!! ja ca tava em casa amanha!!!!

Vader
  • Visitante
duvida sobre zetec...
« Responder #16 em: 04 de Fevereiro, 2004, 17:50:19 »
e isso jrrcc... :wink:

acredita em mim!!!!

esse n da msm!!!

o meu 1.3 ja bebe de caral**!!  esse entao?!!!!! n quero imaginar!!!!

mas q deve dar um gozo brutal andar c uma coisinha dessas!!!!! :twisted:  :D

Frederico Marçal
  • Visitante
duvida sobre zetec...
« Responder #17 em: 05 de Fevereiro, 2004, 00:00:13 »
Citação de: "Vader"
agora voltando ao nosso país de me*#&% ... e  minhha vida... tive agora msm a ver um techno de 00 com 5 portas, azul met. 30.000KM... e um ZETEC SE 16V.

o carro ta impec!! msm!!!!
 o preço, 8500€ ...

uma duvida... este zetec SE e diferente aos vossos?! será um dakeles q voces tanto falam o ZETEC-S ???

ja agora kual e a diferença entre um zetec 16V e um zetec SE 16V???


Bem, vamos lá tirar dúvidas!

O motor dos mk4 e mk5 é sempre o mesmo!1.25 zetec! Esses nomes diferentes são apenas nomenclaturas comerciais! a unica diferença é de facto no filtro de caixa como disse o Jr, e nas relações de caixa ( 4ª e 5ª) ligeiramente mais longas no mk5 para baixar os consumos!

É devido a isto k o mk4 de origem, é ligeiramente mais rápido k o mk5 (mas tb mais gastador) devido à caixa mais curta! Mas a diferença é muito pca, andam practicamente o mesmo!

Mas não hà nada que enganar 1.25 é sempre 1.25!

O Zetec S que falamos é 1 dos utilizadores do forúm, e tinha 1 mk5 1.25 que de facto andava muito bem era referência entre os fiestas!

Eu comprava mk5, gosto mais da estética e além disso os problemas crónicos dos mk4 estão resolvidos!
 :wink:
cumps

Offline PilotoZetec

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1053
  • Feedback: +0/-0
duvida sobre zetec...
« Responder #18 em: 05 de Fevereiro, 2004, 00:02:25 »
Citação de: "jrrcc"
HHEHE! Essas duvidas são muito porreiras! HEHE!

Ora bem, os motores dos mk4 e mk5 são todos iguas, são ZETEC S de 16v, com 75cvs (anunciados).

As diferenças que viste realmente são basicamente componentes que envolvem o motor que são diferentes. A maior diferença é a da caixa de ar, que referiste. Essa caixa nos mk5 (e mesmo assim não sei se todos têm... :? ) está por cima dos colectores de admissão de ar. Nos mk4 (excepto alguns dos finais de 99) as caixa de ar está no lado esquerdo (de quem está dentro do carro).

Se queres a minha muito modesta opinião, compra um com poucos kms!

As diferenças são muitas dos mk5 para o mk4, mas na essência são muito parecidos.

Posso dizer que os mk4 Techno até 98 têm melhores bancos que o mk5, mas os mk5 têm problemas resolvidas que vinham dos mk4.

Ainda tens um XR2i 1.8 à venda, que é uma CARRO QUE A MAIORIA DO PPL GOSTARIA DE TER!!! Este carro é de colecção em Portugal! Só há 3!!! :wink:

Fica bem! :wink:


O que foi corrigido nos MK5 que estava mal nos Mk4?!

Offline jrrcc
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 927
  • Feedback: +0/-0
duvida sobre zetec...
« Responder #19 em: 05 de Fevereiro, 2004, 00:37:43 »
O sistemas de elevadores dos vidros nos carros de 3 portas.
O eixo traseiro.
A gestão do motor, principalmente a MAF.

Entre outras coisas...

Sabes que quando à modelos novos com base nos antigos são sempre corrigidos problemas cronicos...

pedro cunha
  • Visitante
duvida sobre zetec...
« Responder #20 em: 05 de Fevereiro, 2004, 08:31:43 »
Quanto a consumos não sei ao certo!

Mas posso garantir que um motor 16V gasta menos que um motor de 8V que é o meu caso...

O facto de ter 2 valvulas de admissão por cilindro torna o carro mais economico aproveitando melhor a gasolina e o ar, ou seja, a relação gasolina - ar é uma relação mais sexy!!!! Hehehehe  :D  :D  :D

Offline jrrcc
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 927
  • Feedback: +0/-0
duvida sobre zetec...
« Responder #21 em: 05 de Fevereiro, 2004, 09:54:58 »
O que se quer transmitir é que os motores 16v são mais económicos que os 8v.

Já para não falar que o 1.8 16v não desafina, enquanto o 1.6 8v é uma desgraça, né Pedro? :roll:  :roll:

pedro cunha
  • Visitante
duvida sobre zetec...
« Responder #22 em: 05 de Fevereiro, 2004, 10:06:09 »
Podes bem crer!!!!  :(  :cry:

Tem sido um desatino... mas no meu caso a culpa não é de afinações!!!  :cry:  :(

Mas desta é que vai ficar a bombar!!!!!  :D  :wink: