Garagem do Clube

Autor Tópico: tá aqueçer - oficina preciso urgente  (Lida 47495 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pjpereira
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 627
  • Feedback: +0/-0
tá aqueçer - oficina preciso urgente
« em: 30 de Setembro, 2007, 18:28:53 »
pessoal , o meu fiesta a modos que pareçe que anda  com frio....
... hoje notei que o ponteiro da temperatura anda em valores que nunca andou...
alguém conheçe uma oficina bacana aonde eu possa ir ? eu sou de alverca...

o carro tem agua , tá na medida ... mas ... tá aquecer ....

agredeço muito a vossa ajuda ...

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re: tá aqueçer - oficina preciso urgente
« Responder #1 em: 30 de Setembro, 2007, 18:41:30 »
Se tens agua é provavel que seja o termostato.

Tambem podera ser da bomba de agua mas aponto mais pro termostato.

Offline pjpereira
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 627
  • Feedback: +0/-0
Re: tá aqueçer - oficina preciso urgente
« Responder #2 em: 30 de Setembro, 2007, 18:51:16 »
tiago blanquet , bomba de agua tem que ser impossivel ... oh então os tipos da nivelfor tão lixados e bem lixados comigo ... o carro mudou no incio do ano correia e bomba de agua ...

... já pensei no termostato ... ele anda ali no M ... e muito raramente lá ai ... so no para arranca ...de resto era sempre N O mesmo ali no meio dos dois ... e hoje deu-lhe para isto ... queria resolver esta cena amanha pois não quero apanhar nenhum escaldão ... conheçes alguma oficina ...

Offline H_VioLa

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4602
  • Feedback: +6/-0
Re: tá aqueçer - oficina preciso urgente
« Responder #3 em: 30 de Setembro, 2007, 20:40:26 »
epah, se dizes ke mudaram a bomba de água, eu apontava para o termostato ou na pior das hipoteses para problemas msm a nivel do radiador... ::) :-\

Offline pjpereira
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 627
  • Feedback: +0/-0
Re: tá aqueçer - oficina preciso urgente
« Responder #4 em: 30 de Setembro, 2007, 20:44:18 »
tem se falado muito aqui em topicos sobre a temperatura da vavula da sofagem ... no meu caso posso por essa hipotese de parte porque o carro nao está a perder agua correcto ?

Offline electrico28
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 177
  • Feedback: +0/-0
Re: tá aqueçer - oficina preciso urgente
« Responder #5 em: 30 de Setembro, 2007, 21:25:51 »
Experimenta por o carro a trabalhar e com ele quente abre a tampa do vaso de expansão lentamente para sair algum ar.(Cuidado para não te queimares)
Pode ser ar no sistema .
Pode ser termostato.
Com ele quente apalpa o tubo de água que sai do motor se ele tiver frio significa que o termostato colou não deixando passar a água quente do motor para o radiador.
Isso das temperaturas eu lancei um tópico há um tempo atrás e por experiencia do meu posso dizer que em condições normais o ponteiro da temperatura anda sempre no meio o facto de ele andar no teu entre o N e o O , isso não é bom porque o motor não atinge a temperatura normal de funcionamento anda sempre frio.

Offline pjpereira
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 627
  • Feedback: +0/-0
Re: tá aqueçer - oficina preciso urgente
« Responder #6 em: 30 de Setembro, 2007, 21:51:35 »
electrico28  , desde k comprei o carro k este não passa das letras N O .. mais ... de inverno quando vou a Viseu ele está sempre no N ... o carro sempre se comportou assim e eu comprei-o novo...

vou fazer isso amanha ... tou a ligar para varias pessoas para ver se arranjo uma oficina ... nao quero andar com a maquina assim...

alguem sabe quanto poderá custar um termostato ?

é algo facil de substituir ?

e oficina conheçem ?

obrigado a todos

Offline fiesta_94

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 2875
  • Feedback: +2/-0
Re: tá aqueçer - oficina preciso urgente
« Responder #7 em: 30 de Setembro, 2007, 22:52:54 »
custa pai uns 5 euros e devem levar uma hora po trocar.. agr dependendo do preço da mao d obra e o custo total... pode ser circuito sujo, termostato, ar no sitema e valvula d sofagem... verifica s faz kente e frio dentro do carro, ve s n ha nenhum tubo frio qd o carro ta a trabalhar, veifica s o retorno d agua, o tubo fininho do reservatorio d expansao esta a fazer o retorno. olha k isso n sei pk xeira-m a bomba d agua... vai la ver mm s t trocaram isso...

Offline pjpereira
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 627
  • Feedback: +0/-0
Re: tá aqueçer - oficina preciso urgente
« Responder #8 em: 01 de Outubro, 2007, 11:42:30 »
fui a uma oficina aqui em alverca e já analisaram o carro e dizem que o termostato nao é ... eles dizem que tudo indica ser a vavula...

amanha vou lá deixar o carro ...

o carro chega ao M e a ventoinha despara ...
com o carro quente no M abrimos o reservatorio e não saiu agua ...
o carro tb nao está a perder agua pois o nivel está na mesma ...

Deus queira que seja só mesmo a vavula e que ele retorne novamente ao meio no N O como até então ...

Offline electrico28
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 177
  • Feedback: +0/-0
Re: tá aqueçer - oficina preciso urgente
« Responder #9 em: 01 de Outubro, 2007, 22:05:16 »
Quando voçes falam em válvula qual é a válvula a que se referem?

Offline CarpoPT

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5806
  • Feedback: +11/-0
Re: tá aqueçer - oficina preciso urgente
« Responder #10 em: 02 de Outubro, 2007, 07:29:08 »
valvula da soufagem que avaria o motor e faz precisamente todos esses sintomas O0

Eu bem digo mas voces nao acreditam em mim.. ::)

Offline pjpereira
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 627
  • Feedback: +0/-0
Re: tá aqueçer - oficina preciso urgente
« Responder #11 em: 02 de Outubro, 2007, 14:49:28 »
Fui buscar hoje o carro tá na mesma ... agora a oficina diz que é normal ...
Mudou uma vavula que fica ali ao pé do motor ... diz o dono da oficina que essa vavula está numa zona bué dificil de aceder ...
e que o carro está normal ... mas para fazer-me a vontade podia mudar o termostato ... claro que passei-me com o tipo e pouco faltou para chegarmos à agressão fisica ...

vou falar com a expofor e tentar chegar a um acordo com eles para que quando for buscar o carro não ouvir ... há isto é normal ...

fIeStA_16V , essa vavula que dizes está aonde ?

Offline electrico28
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 177
  • Feedback: +0/-0
Re: tá aqueçer - oficina preciso urgente
« Responder #12 em: 02 de Outubro, 2007, 20:53:06 »
vamos lá ver a válvula da sofagem apenas corta o fluxo da água que entra para dentro do radiador que está dentro do radiador não interfere em nada com o refrigeramento do motor a não ser que o radiador esteja roto ou algum tubo, assim deixa verter água.
Experimenta por o carro a trabalhar deixa-o aquecer e com a tampa do vaso de expansão aberto vai apalpando os tubos e ve se sentes pressão.
esse teu problema só me cheira do termostato

Offline CarpoPT

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5806
  • Feedback: +11/-0
Re: tá aqueçer - oficina preciso urgente
« Responder #13 em: 02 de Outubro, 2007, 20:55:56 »
vamos lá ver a válvula da sofagem apenas corta o fluxo da água que entra para dentro do radiador que está dentro do radiador não interfere em nada com o refrigeramento do motor a não ser que o radiador esteja roto ou algum tubo, assim deixa verter água.
Experimenta por o carro a trabalhar deixa-o aquecer e com a tampa do vaso de expansão aberto vai apalpando os tubos e ve se sentes pressão.
esse teu problema só me cheira do termostato

Pois é mas se akele fluxo de agua nao passar podes ter a certeza que o carro akece e posso-te provar isso.. desligo-te a ficha da valvula e vamos dar uma volta no carro e quando o vires quente se calhar dps ja acreditas..


Offline pjpereira
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 627
  • Feedback: +0/-0
Re: tá aqueçer - oficina preciso urgente
« Responder #14 em: 02 de Outubro, 2007, 22:57:19 »
amigos !!! calma !!!
desde já o meu muito obrigado pelas vossas dicas ... sao sempre bem vindas ...
infelizmente algumas oficina aqui em alverca só sabem fazer o basico ... e mal ...
eu até pareçe que adivinho ....
alguma coisa me dizia que ia ter problemas para resolver este meu problema ....
essa a razão de vos ter pedido uma oficina de confiança ...
é que além de levarem dinheiro , inventarem , ainda nos querem enfiar lisboa pelos olhos dentro ...
falta humildade ... tipo .. olhe não sei ... desculpe mas o problema do seu carro eu não consigo resolver ...mas não ... ha até ao vermelho não faz mal...se fosse para ....

amanha vou ligar para a expofor e vou falar com eles colocar a situação e tentar deixar lá o carro ... tou com bue medo ... embora ele não passe do M ainda assim ele andou 7 anos no N O e acho que este calor todo de repente pode fazer-lhe mal...
assim que o assunto tiver resolvido ...eu digo o que era para que a malta se possa livrar dos muitos sapateiros que se dizem mecanicos ... pelo menos aqui em alverca ...

fiquem bem e obrigado

Offline electrico28
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 177
  • Feedback: +0/-0
Re: tá aqueçer - oficina preciso urgente
« Responder #15 em: 03 de Outubro, 2007, 20:20:23 »
eu expliquei-me mal essa válvula corta o fluxo de água que vai para o radiador do habitáculo (sofagem)mesmo que esteja fechada não interfere com a refrigeração do motor

Offline pjpereira
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 627
  • Feedback: +0/-0
Re: tá aqueçer - oficina preciso urgente
« Responder #16 em: 03 de Outubro, 2007, 21:06:50 »
então a ser assim , só pode ser o termostato ...
mas o carro vai amanha para a ford ...
vamos ver o que eles vão fazer ...

Offline CarpoPT

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5806
  • Feedback: +11/-0
Re: tá aqueçer - oficina preciso urgente
« Responder #17 em: 04 de Outubro, 2007, 07:20:20 »
eu expliquei-me mal essa válvula corta o fluxo de água que vai para o radiador do habitáculo (sofagem)mesmo que esteja fechada não interfere com a refrigeração do motor

Interfer sim rapaz.. tira a valvula fora e roda o manipulo para o quente e para o frio e liga apenas a chave e vais ver que em qq posição a valvula abre ;)

Offline pjpereira
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 627
  • Feedback: +0/-0
Re: tá aqueçer - oficina preciso urgente
« Responder #18 em: 04 de Outubro, 2007, 19:14:20 »
Amigos , tou entrar em stress ...
o carro teve na nivelfor e disseram que ligaram o carro à maquina e a leitura efectuda foi normal.
dizem eles que fizeram o teste à junta da cabeça e tb deu tudo ok...
aceitam que de facto é estranho estar 7 anos no N O e do nada passar para o M mas no entanto k tá tudo ok .. não gasta agua ... dispara a ventoinha ... etc ...

amigos , ãlgum de vós conheçe algum mecanico barra em fords ?

é o despero a falar !!!!!!!!!!

Offline pjpereira
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 627
  • Feedback: +0/-0
Re: tá aqueçer - oficina preciso urgente
« Responder #19 em: 04 de Outubro, 2007, 19:59:40 »
fiesta_94 , tu uma vez dissete k tinha um mecanico um ex empregado da ford ...
estou certo ?
podiamos ir lá no sabado ?

Offline pjpereira
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 627
  • Feedback: +0/-0
Re: tá aqueçer - oficina preciso urgente
« Responder #20 em: 04 de Outubro, 2007, 21:06:12 »
o meu contacto é 965187608 e msn paulopereirapessoal@sapo.pt o mail é igual ao msn...

Offline electrico28
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 177
  • Feedback: +0/-0
Re: tá aqueçer - oficina preciso urgente
« Responder #21 em: 04 de Outubro, 2007, 21:26:30 »
só o problema tá na sonda pode tar a dar erro de leitura

Offline pjpereira
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 627
  • Feedback: +0/-0
Re: tá aqueçer - oficina preciso urgente
« Responder #22 em: 04 de Outubro, 2007, 21:37:36 »
já nao sei nada amigo .... só sei que nada sei que o carro está no M e no M antigamente era quando tava em filas ... temp bué quente ...

amigo já nao sei o k fazer ....

gastamos dinheiro e ficamos com a maquina na mesma ...

k mecanicos estes.. :knuppel2:
k portugal este...

 :tickedoff:  :'(

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Re: tá aqueçer - oficina preciso urgente
« Responder #23 em: 04 de Outubro, 2007, 22:06:00 »
Olha, posso não ser um grande entendido na matéria, mas cá para mim isso cheira-me a algo mto simples: avaria no sensor de temperatura (não é o mesmo como o termostáto) q faz indicar o ponteiro mal... já tive isso no mk3... mas o mk4 basicamente é igual... e nesse caso acontece tudo q indicas: a ventoinha dispara normal, o motor não tá demasiado quente, leitura á maquina não indica erros, mas o ponteiro lá anda em valores estranhos... aposto q o teu problema é esse... manda verificar por um mecânico de esquina q seja de confiança e q faz o q lhe mandas fazer...  não perdes nada em tentar...  boa sorte com isso, vais ver q não é nada sério  O0

Offline pjpereira
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 627
  • Feedback: +0/-0
Re: tá aqueçer - oficina preciso urgente
« Responder #24 em: 04 de Outubro, 2007, 22:15:33 »
essa peça , nao é aquela peça que está ao pé do motor num sitio muita marado de aceder ?
se é ... já a meti ...
ou seja o carro levou uma peça que temos que colocar sempre da mesma cor ... pk senão aquilo gera erros de informação ... acho que é a vavula de temperatura que dá a informação à centralina ...

numa coisa estamos certos ... eu acho que a avaria k o meu carro tem é algo simples ... mas ..é para quem conheçe bue bem os fiestas ...