Garagem do Clube

Autor Tópico: DIY - Encostos de cabeça Fiesta MK4  (Lida 13489 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
DIY - Encostos de cabeça Fiesta MK4
« em: 27 de Junho, 2008, 23:17:05 »
Já à muito que andava com esta na cabeça, mas tinha andado a adiar, mas lá meti mãos à obra.

Começa-se por desapertar as costas do banco, é mais fácil com ele fora. Para isso basta desapertar 2 parafusos en cada lado, na dobradiça. Não se preocupem que a porca por dentro é soldada e não cai.

Depois é só ir puchando por aquela coisa de borracha que está agarrada ao trecido do banco e que encaixa na chapa. Começando junto ao fecho do encosto é mais fácil, porque tem aí um recorte e ficam com isto assim:



Depois tiram as medidas, porque os encostos de cabeça normais dos mk4 são mais estreitos entre ferros, que os da frente. Atenção ao estofo do banco, para ficar alinhado com a parte dos "desenhos".



Depois furam e enfiam um tubo com a extremidade espalmada, para meter um parafuso com porca e ficar logo seguro.

Fica assim:



O do lado oposto (banco pequeno).



Eu só coloquei 2 tubos porque senão tinha que andar a retraçar a estrutura do banco toda. Para além de ficar inseguro, dava trabalho e também não precisava de mais espaço para o encosto entrar e por isso ficou assim, só com um tubo. No lado que não tem tubo, tem simplesmente o buraco que fiz (porque não quincidia com o original).



Atenção, quando furarem, furem mesmo à frente para o ferro ficar o mais na vertical possível para não estorvar para a chapeleira abrir, é que os encostos que eu vou meter são iguais aos da frente e não os fininhos e esses ocupam mais e impedem a abertura da chapeleira, se estiverem junto ao banco.



Depois é a altura de meter mãos à obra e começar a montar novamente. Antes de porem tudo no local, deixem a parte de cima por meter e façam uns cortes assim, para passar o ferro do encosto. O que tem o tubo, não deixem à face para não se aleijarem, caso ponham a mão lá, ou andem sem encosto e dêm lá uma cotovelada.



Agora já com o ferro, para verem.



Antes de colocar o forro do banco todo lo local, há que furar para passarem os ferros do encosto. A solução que utilizei foi cortar com a tesoura e depois queimar com um isqueiro, para não se desfazer.



O resultado é este:



E tem que ficar com o ferro mesmo para a frente (mais na vertical) para ficar assim e não lhe bater a chapeleira.



Agora montado na carroça fica assim:







E agora visto de fora:





Mais umas fotos, agora já com os 4 encostos.







Agora já sabem, qualquer dúvida, desenrasquem-se  :P.
« Última modificação: 18 de Janeiro, 2013, 15:47:24 por acm »

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Encostos de cabeça MK4
« Responder #1 em: 30 de Junho, 2008, 19:56:48 »
Tá assim tão mau que preferem nem falar ou ficaram sem palavras com o DIY? :idiot2: :idiot2: :-\

Offline pauleta
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 289
  • Feedback: +0/-0
Re: Encostos de cabeça MK4
« Responder #2 em: 30 de Junho, 2008, 20:12:14 »
népia,não tá mau não senhor.....acho que é um trabalho de paciência...mas sem esforço não há gloria

Offline FiestaByNé

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2654
  • Feedback: +6/-0
  • (",)FBNpower(,")
Re: Encostos de cabeça MK4
« Responder #3 em: 30 de Junho, 2008, 20:21:46 »
 O0 O0 O0 O0 O0 O0 O0 O0 O0 O0 O0 O0 O0 O0 O0 O0 O0 O0 O0

o meu ja tem!!!!! :D :D :D :D :D :D :D

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Encostos de cabeça MK4
« Responder #4 em: 30 de Junho, 2008, 21:19:16 »
Pois, mas se quisesse meter esses que os MK4 trasiam era bem mais simples. Era só arranjar uns e meter lá. Se arranjasse as peças para encaixar nos muracos então não dava trabalho praticamente nenhum. Eu não gosto desses encostos e por isso é que me meti com os iguais aos originais (leia-se da frente). Agora só espero é que quando for aos Bentos eles ainda os lá tenham.

Pensei que nem sequer os vendessem, sem ser com os bancos agarrados.

Offline Pedro7

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5519
  • Feedback: +6/-0
Re: Encostos de cabeça MK4
« Responder #5 em: 30 de Junho, 2008, 22:14:44 »
Boa Rui!  O0

Aguardava por este DIY.   >:D
É uma cena que também quero meter porque acho que, além de não dar segurança nenhuma a quem viaja atrás, fica ali um "vazio"!

Também quero ver se arranjo nos Bentos ou noutro sítio qualquer uns encostos de cabeça, se possível dos mais estreitos.

PS- Por acaso não te passou pela cabeça arranjares o "tubo" com regulação em altura, como trazem os encostos de cabeça de origem?

Offline peter mikel

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 205
  • Feedback: +0/-0
  • machine mk2 made in Hell
Re: Encostos de cabeça MK4
« Responder #6 em: 30 de Junho, 2008, 22:30:38 »


PS- Por acaso não te passou pela cabeça arranjares o "tubo" com regulação em altura, como trazem os encostos de cabeça de origem?

num é o tubo ke regula a altura mas sim os aplikes adjancentes ao banco...

Offline Pedro7

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5519
  • Feedback: +6/-0
Re: Encostos de cabeça MK4
« Responder #7 em: 30 de Junho, 2008, 22:34:18 »


PS- Por acaso não te passou pela cabeça arranjares o "tubo" com regulação em altura, como trazem os encostos de cabeça de origem?

num é o tubo ke regula a altura mas sim os aplikes adjancentes ao banco...

lol

Ou isso! O0

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Encostos de cabeça MK4
« Responder #8 em: 30 de Junho, 2008, 22:46:19 »
É verdade, são mesmo essas peças de plastico que regulam, mas a mim não me interessa que eles andem levantados. As costas dos bancos já são altas e com o encosto já está numa altura razoável. O Griffkin que o diga, que esteve lá sentado e com o encosto colocadado. Ainda recorrendo ao da frente, mas brevemente espero ter os outros.

Os tubos com regulação pouca vantagem me traziam e depois não sei se os de trás são da mesma espessura que os da frente... Assim tá fixe e funciona.

Eu era para meter uma cortina daquelas em trapézio que ocupa o vidro todo e fixava-a na tampa da mala e as fixações no cimo, também fixas na porta, para que ela andasse sempre agarrada à porta e não à chapeleira, porque senão tinha que tirar a força à mola para a chapeleira baixar, porque senão ela ficava para cima quando fechamos a mala, porque a chapeleira é leve... Assim fica mais fixe e distinto. Ou seja, uma mod ao meu jeito. >:D

Offline Pedro7

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5519
  • Feedback: +6/-0
Re: Encostos de cabeça MK4
« Responder #9 em: 30 de Junho, 2008, 22:52:46 »
...
Eu era para meter uma cortina daquelas em trapézio que ocupa o vidro todo e fixava-a na tampa da mala e as fixações no cimo, também fixas na porta, para que ela andasse sempre agarrada à porta e não à chapeleira, porque senão tinha que tirar a força à mola para a chapeleira baixar, porque senão ela ficava para cima quando fechamos a mala, porque a chapeleira é leve... Assim fica mais fixe e distinto. Ou seja, uma mod ao meu jeito. >:D

E que não deixará de o ser só porque eu te vou imitar!  :D
 O0
« Última modificação: 30 de Junho, 2008, 22:53:33 por Pedford »

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re: Encostos de cabeça MK4
« Responder #10 em: 01 de Julho, 2008, 01:12:41 »
Essa da quincidencia partiu muitissimo... lol É pena teres que tirar os encostos da frente pra poderes ter atras lol

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Encostos de cabeça MK4
« Responder #11 em: 01 de Julho, 2008, 13:40:59 »
Essa da quincidencia partiu muitissimo... lol É pena teres que tirar os encostos da frente pra poderes ter atras lol

Essa é fixe de tirar os encostos da frente para por a trás. :D :D

Isso foi só agora para testar, mas quero ver se no final da semana já tenho os 4.

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Encostos de cabeça MK4
« Responder #12 em: 05 de Julho, 2008, 01:36:49 »
Afinal o carro já foi fazer tijolo. Não vieram comigo na altura, e agora tenho que me arranjar por outro lado :'(

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Encostos de cabeça MK4
« Responder #13 em: 05 de Agosto, 2008, 14:08:08 »
Mais fotos do resultado junto do DIY, no cimo deste topico.
« Última modificação: 05 de Agosto, 2008, 14:08:34 por ruitome »

Offline ThunderFox

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Feedback: +2/-0
  • Diabos do Gradil
Re: Encostos de cabeça MK4
« Responder #14 em: 09 de Agosto, 2008, 23:16:30 »
Pois, mas se quisesse meter esses que os MK4 trasiam era bem mais simples. Era só arranjar uns e meter lá. Se arranjasse as peças para encaixar nos muracos então não dava trabalho praticamente nenhum. Eu não gosto desses encostos e por isso é que me meti com os iguais aos originais (leia-se da frente). Agora só espero é que quando for aos Bentos eles ainda os lá tenham.

Pensei que nem sequer os vendessem, sem ser com os bancos agarrados.

No meu não ponho atrás... É mais peso... E eu não ando atrás  :D

(eu tenho uma desconsideração total pelos passageiros...)

Offline Pedro7

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5519
  • Feedback: +6/-0
Re:Encostos de cabeça MK4
« Responder #15 em: 03 de Dezembro, 2009, 00:22:51 »
É desenterranço de tópico, mas apenas para postar fotos da minha experiência sobre colocação de encostos de cabeça traseiros (iguais aos da frente):

Usando uma vara em alumínio (cortada em 4 e achatada num dos lados de cada tubo através de um torno).


Deixei apenas um pouco de tubo para cima, como poderia ter cortado o tubo maior e chegaria ao topo. Irrelevante.


Retirar parte da esponja interior para dar espaço aos tubos.


Apenas uns cortes, sem retirar qualquer pedaço da capa dos bancos... Queimei também as pontas de tecido soltas para não se desfazer com o tempo.


O aspecto final.



Os parafusos que ficam visíveis do lado da bagageira serão disfarçados (pintando-os) ou escondidos (se avançar a ideia de forrar os bancos).

Já montei este banco (o outro será tratado amanhã), sentei-me e não me querendo gabar, comprovei a excelência do trabalho que fiz.  :P
« Última modificação: 03 de Dezembro, 2009, 00:25:29 por Pedro7 »

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re:Encostos de cabeça MK4
« Responder #16 em: 03 de Dezembro, 2009, 01:02:39 »
Está boa essa M****! E viva a baixa!!

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:Encostos de cabeça MK4
« Responder #17 em: 03 de Dezembro, 2009, 21:58:22 »
Tá fixe sim senhor. Muit obem feitinho. o meu não ficou assim porque aqui por estas bandas estou limitado em ferramentas. Se fosse na terrinha, aí sim ficava mm bom, assim com um tubo para cada um e esses pormenores todos...

Offline So_SiMpLe_
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 396
  • Feedback: +0/-0
Re:Encostos de cabeça MK4
« Responder #18 em: 04 de Dezembro, 2009, 10:12:01 »
E viva o Bentos! Lol!

Tambem tenho de la ir buscar material, ja la nao vou ha uns tempos!

Boa mod!

Offline Pedro7

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5519
  • Feedback: +6/-0
Re:Encostos de cabeça MK4
« Responder #19 em: 05 de Dezembro, 2009, 02:54:41 »
Resultado final da colocação de encostos traseiros Fiesta mk5

Nos Bentos ou em qualquer outra sucata/ferro velho deste país será muito difícil encontrares encostos iguais a estes do mk5. Há poucos mk5 comparativamente aos mk4. Encostos de mk4, até tenho aqui 2 (cor cinzento azulado), que vou levar ao Encontro para vender, se alguém estiver interessado.  
Estes foram comprados no Ebay. O0







« Última modificação: 05 de Dezembro, 2009, 02:58:48 por Pedro7 »

Offline TechnoFiesta
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 656
  • Feedback: +0/-0
Re:Encostos de cabeça MK4
« Responder #20 em: 05 de Dezembro, 2009, 13:52:20 »
Bem fixe Peter, bom trabalho ;)