Garagem do Clube

Autor Tópico: DIY - Instalação de Apoio de Braço no Fiesta mk4/5  (Lida 9563 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nelson_duarte85
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 834
  • Feedback: +0/-0
DIY - Instalação de Apoio de Braço no Fiesta mk4/5
« em: 08 de Outubro, 2010, 13:43:12 »
Pois é, depois de vários pedidos de alguns useres decidi postar fotos da instalação do apoio de braço feita no meu menino!

Apoio de braço original:




Como estas medidas deste suporte supostamente são destinadas ao mk4, tive que adaptar no meu mk5.
Como se pode ver nas fotos faltou um pouco de perfeição nos cortes e nos acabamentos porque foi tudo feito á serra e por um amador: EU  :D :D

Aqui tive de cortar á medida das rodas da regulação dos bancos poderem passar quando estes se deslocariam:

Como podem ver na foto os rectangulos a vermelho mostram até onde ia o suporte


Aqui fica a forma como segurei o apoio de braço às calhas dos bancos, no mk5 tem um buraco redondo no fim da calha para passar o parafuso:

Como está na foto fiz 4 furos com um berbequim numa tira de metal, onde a fixei ás calhas dos bancos, depois fixei a apoio de braço á tira de metal para desta forma não estar a fazer furos no chão do carro. Usei 4 parafusos e 4 porcas para enroscar e assim apertar.
A colocação do aux-in é só fazer um furo e arranjar um cabo auxiliar macho-femea aí com 1,5m, depois é só ligar ao mp3 e ao rádio, fazendo passar o cabo por dentro do apoio de braço



Nota: Os parafusos que vão fixar o apoio de braço devem ser curtos, porque o espaço entre o apoio de braço/calha/chão do carro é curto, daí eu num parafuso ter colocado diversas porcas como se vê na foto em cima

O resultado final é este:

Os bancos correm á vontade sem tocar em nada
« Última modificação: 04 de Janeiro, 2011, 22:01:10 por Ivo Silva »

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re:Instalação de Apoio de Braço no Fiesta mk4/5
« Responder #1 em: 08 de Outubro, 2010, 21:56:36 »
Vou colocar algumas criticas ao teu DIY. Espero que as entendas como construtivas porque é isso que pretendo.

O 1o ponto que tenho que indicar são algumas fotos, que quase estão imperceptiveis. Se usaste uma maquina fotografica, tens que usar o modo macro para conseguires esses "close-ups" senão fica tudo desfocado como se pode constatar. Quanto á parte do DIY em si é so isto que quero referir.

Quanto ao trabalho tem alguns pontos que eu alteraria completamente.

A começar pelas calhas de aluminio que estás a usar para não furar o chão. Isso não aguenta carga nenhuma. É um material muito macio e fino, se apoias o cotovelo aí e fazes força com o corpo por exemplo pra aliviar o cu e meter a mão pra puxar as cuecas do rego (sopunhamos), aposto que isso se irá dobrar ou causar um efeito de fragilidade na fixação.

Depois há a parte do corte. Teve que ser cortado, tudo bem. No entanto uma boa lixadela para suavizar essas arestas e zonas rugosas, daria logo aspecto a coisa. (Pareceu-me estar rugoso mas mais uma vez refiro a qualidade de algumas fotos que torna imperceptivel o trabalho final)

Por ultimo e porque o melhor fica para o fim, estou a tentar perceber para que raio são aquelas porcas todas? É que eu não estou a querer acreditar que as puseste ali apenas para fazer de espaçadores talvez porque os parafusos eram compridos demais e bateriam na alcatifa e no fundo do carro. Não quero acreditar que deixaste essa fixação em aluminio com parafusos de rabo de boi ainda por cima muito compridos e não os cortaste (talvez com a mesma serra que cortou o plastico?), ou foste comprar outros mais curtos, ate porque isso são meia duzia de centimos.  Isso deveria até ser apertado é com parafusos e porca frenada.

Pronto é isso que eu queria referir.

Em relação ao apoio de braço, eu dispenso bem isso no fiesta. O carro é demasiado pequeno para estar a ocupar o habitaculo com isso. Dá jeito pra meter tralha e claro tá, apoiar o braço, e felizmente usaste um modelo discreto e que fica bem até, porque aqueles after marquet cromados de lado, são hediondos.

Cumps.
« Última modificação: 08 de Outubro, 2010, 22:01:20 por tiago blanquet »

Offline nelson_duarte85
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 834
  • Feedback: +0/-0
Re:Instalação de Apoio de Braço no Fiesta mk4/5
« Responder #2 em: 08 de Outubro, 2010, 22:20:39 »
Aceito o teu comentário porque tenho noção daquilo que fiz, não tenho as ferrementas necessarias para ter realizado o trabalho da melhor maneira, e como estava farto de andar ás voltas com isto e não me apetecia ter deitado 60€ ao lixo decidi fazer alguma coisa, é certo que podia ter ficado melhor, talvez quando ganhar vontade de tocar naquilo outra vez, fique melhor

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:Instalação de Apoio de Braço no Fiesta mk4/5
« Responder #3 em: 09 de Outubro, 2010, 00:20:51 »
A alteração até é fixe. Eu por acaso até já estive a ver esses apoios de braço na net para o meu. Sim, porque esses apoios são para MK4 e não para MK5, como eles apregoam "MK4 e MK5"...

Se houvesse em cinzento até podia meter no meu.

Quanto à forma como o fizeste, eu prefiro não comentar, é que eu sou perfeccionista, como podes ver no meu projecto, nas mod's que faço...

Offline Rendeiro
  • 45cv
  • Mensagens: 22
  • Feedback: +0/-0
Re:Instalação de Apoio de Braço no Fiesta mk4/5
« Responder #4 em: 11 de Outubro, 2010, 12:14:58 »
Bem...o que eu tenho a dizer é que realmente me ajudou imenso a perceber qual a melhor meneira para montar o apoio...eu tb tnh um igual a esse pa montar, mas eu fiz um trabalho diferente, (espero meter fotos brevemente). Eu cortei o meu apoio  logo a seguir ao encaixe do travão de mão...Porquê?? Primeiro porque n gosto muito de ver assim, pelo facto de não encaixar perfeitamente...Segundo, porque sempre que quiser "Trabalhar" o travão, tenho de retirar o apoio porque dificulta muito o acesso ao mesmo...
Fico-me pelo apoio para os copos...
Em relação ao encaixe que fizeste, a única coisa que "menos gosto", é, de facto, a barra de aluminio que utilizas-te para prender o apoio...


Sugestão: Has-de experimentar prender o apoio da seguinte forma...

- Retiras o "forro" do chão do carro;
- Vais reparar que dá para colocar os parafusos nos apoios dos bancos;
- A seguir voltas a colocar o "forro" no chão do carro e assim já não fica á vista os parafusos...provavelmente, terás de fazer um recorte no "forro", para o apoio...


Eu meto fotos aki brevemente....Ruitome, a dica da mákina fotográfica deu jeito ;)


Cumps.

Offline nelson_duarte85
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 834
  • Feedback: +0/-0
Re:Instalação de Apoio de Braço no Fiesta mk4/5
« Responder #5 em: 11 de Outubro, 2010, 23:19:29 »
Não acho boa ideia mexer no forro do carro....... Não encontrei outra solução sem ser esta para não ter de furar o chão.... Quanto ao tabalhar com o travão de mão, tipo para piões é só levantar o apoio de braço e já está.

Offline dumborider
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 207
  • Feedback: +0/-0
Re:Instalação de Apoio de Braço no Fiesta mk4/5
« Responder #6 em: 14 de Outubro, 2010, 10:15:12 »
Não acho boa ideia mexer no forro do carro....... Não encontrei outra solução sem ser esta para não ter de furar o chão.... Quanto ao tabalhar com o travão de mão, tipo para piões é só levantar o apoio de braço e já está.

pra isso prende-se a caixa do apoio dos braços ao travão de mão e puxas o travão ao mesmo tempo que a caixa, ja não atrapalha tanto.

Offline dumborider
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 207
  • Feedback: +0/-0
Re:Instalação de Apoio de Braço no Fiesta mk4/5
« Responder #7 em: 14 de Outubro, 2010, 10:18:01 »
eu tambem tenho uma coisa dessas que me custou 10€ na norato pa por no meu mas como o meu não tem la muito espaço por ser comercial, e ainda por cima a caixa so passa no meio dos bancos prai a 20cm assima do acento

Offline nelson_duarte85
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 834
  • Feedback: +0/-0
Re:Instalação de Apoio de Braço no Fiesta mk4/5
« Responder #8 em: 14 de Outubro, 2010, 16:46:25 »
É universal?

Offline dumborider
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 207
  • Feedback: +0/-0
Re:Instalação de Apoio de Braço no Fiesta mk4/5
« Responder #9 em: 14 de Outubro, 2010, 22:55:34 »
na caixa diz que é universal

Offline iSantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 44
  • Feedback: +0/-0
Re:DIY - Instalação de Apoio de Braço no Fiesta mk4/5
« Responder #10 em: 16 de Janeiro, 2011, 00:10:36 »
Boas pessoal, podem indicar-me onde é que se pode arrankar um apoio desses? eBay?

Offline nelson_duarte85
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 834
  • Feedback: +0/-0

Offline PedroPipoca
  • 45cv
  • Mensagens: 16
  • Feedback: +0/-0
Re:DIY - Instalação de Apoio de Braço no Fiesta mk4/5
« Responder #12 em: 04 de Fevereiro, 2011, 21:13:57 »
grande mod....
é que fica mesmo impecavel este apoio....

abraço ao autor......

Offline nelson_duarte85
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 834
  • Feedback: +0/-0
Re:DIY - Instalação de Apoio de Braço no Fiesta mk4/5
« Responder #13 em: 04 de Fevereiro, 2011, 21:19:33 »
Obrigado  O0