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Autor Tópico: DIY - Plano de contingência!  (Lida 7382 vezes)

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Offline Qui©o
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DIY - Plano de contingência!
« em: 26 de Fevereiro, 2006, 19:46:51 »
Bem, encontrei isto num forum da concorrência, mas como achei tão bom, e tão útil resolvi partilhar.
Aqui fica:

1. Indicadores de aviso do painel
1.1 A luz de aviso da pressao de óleo nao se apaga
Falta de oleo
Parar e verificar o nivel do oleo
Avaria na luz de aviso ou falta de pressao
Desligar o fio do interruptor da luz de aviso da pressao do óleo na parte lateral do motor. Se a luz se mantiver acesa, há uma avaria na instalaçao. Caso se apague, haverá uma avaria no interruptor ou no dircuito de pressao de óleo. Recorrer a uma oficina antes de voltar a arrancar.
Avaria no circuito de pressao de óleo do motor
Recorrer a uma oficina.

1.2 A luz de aviso do óleo acende-se nas curvas
Nível de óleo baixo
Completar

1.3 A luz de aviso do óleo apag-se apenas quando se acelera o motor Insuficietne pressao de óleo a baixa velocidade
Se estiver a ser utilizado o tipo de óleo indicado, recorre a uma oficina.

1.4 O valor da pressao de óleo cai subitamente durante a marcha
Nível de óleo baixo
Verificar se há vazametnos, reparar e completar. Conduzir cuidaosametne e verificar novametne.
Avaria no circuito de pressa de óleo
Parar o motor. Nao voltar a arrancar. Recorrer a uma oficina.

1.5 A luz de aviso da igniçao permanece acesa com o automóvel em marcha.
Correia do ventilador demasiado folgada ou partida
Ajustar ou substituir a correia
Gerador avariado
Verificar o coletor e as escovas. Se houver indícios de que a solda pssa Ter-se fundido, será necessário repara ou substituir gerador e o regulador.
Nao há corrente do gerador (mas o gerador funciona, aparentemente)
Verificar a ligaçao à massa do regulador. Todas as verificaçoes posteriores dverao ser realizadas por um eletricista de automóveis.
O gerador nao produz corrente (o automóvel está equipado com um alternador)
Se nao forem visíveis fios deligado, procurar uma oficina. Os fido desligados nao dever ser ligdos novamente co o motor a trabalhar.

2. O automóvel vibra em marcha
Rodas desapertadas, empenadas ou desequilibadas. O desequiliíbrio das rodas é normalmente identificado por vibraçoes a determinadas velocidades.
Verificar o aperto das porcas das rodas e se há rodas empenadas.
Pneus danificados u incorretamente montados
Verificar se os pneus apresentam papos, cortes ou estao mal montados.
Cardans, ou cruzetas, desapertados ou gastos; eixo de transmissao danificado
Substituir imediatamente.
Pá do ventilador partida
Substituir
Rolamento da roda da frente gripado
Montar um rolameto novo

3. O motor trabalha, mas o automóvel nao se desoca quando engatado (o eixo de transmissao roda)
Semieixo ou a sua chaveta partidos
Procurar assistência; será necessário rebocar o automóvel
Avaria no eixo traseiro
Procurar assistência; será necessário rebocar o automóvel

4. O motor trabalha, mas o automóvel nao se desloca quando engatado (o eixo de transmissao nao roda)
A embreagem patina ou está avariada
Verificar se a folga está correta.
Em caso de dúvida, deixar uma folga de 3 mm no ponto de regulagem e recorrer a uma oficina
Avaria na caixa de mudanças automática
Verificar o nível do óleo na caixa de mdanças automática conforme indicado no livro de instruçoes do automóvel. Se o nível estiver correto, recorrer a uma oficina.

5. Dificuldade em meter as mudanças
Ralenti demasiado elevado
Regular
A embreagem nao desembreia totalmente
Verificar se a flga nao é demasiada e se, quando se carrega no pedal, a alavanca de acionamento que se encontra a lado do cárte da embreagem é movida pela articulaça, por cabo ou hidraulicamente. Se a articulaçao ou o cabo estiverm partidos, substitui-los. Se o circuit hidráulico estiver vazio, verificar e reparar o vazamento enceher o depósito e purgar o circuito.
Platô desregulado, causand arrastamento do disco de embreagem
Reparar ou substituir o conjunto da embreagem
Disco parido ou danificado
Substituir o disco o conjunto da embreagem.

6. Dificuldade em meter as mudanças após uma imoblilizaçao prolongada
Disco de embreagem colado ao volante do motor ou gripado nas estrias do eixo primário
Levantar co um macaco uma roda motriz, arrancr co o automóvel engatado, carregar no pedadal da embreagem e aplecar os freios.
Se este procedimetno nao resultar, será necessário desmontar a embreagem e soltar o disco.

7. A embreagem patina
Folga da embreagem mal reglada
Regular a folga
Oleo ou graxa nos revestimentos (forros) do disco
Substituir os rvestimenteo do disco. Localizar o vazametno de óleo ou graxa e repará-lo
Embreagem Gasta
Se a folga for correta. Verificar e reparar ou substuir as pecas danificadas.
Apoios do motor paridos ou mal apertados
Reapertar ou substituir os apoios
Tirante desajustado
Verificar se o tirante está partido. Ajustar ou substituir.

8. Ruído na embreagem estand o motor a trabalhar e o veículo desengatado
Comando da embreagem mal ajustado
Regular a folga da embreagem

9. Ruído na embreagem quando se carrega no peal
Rolamento da embreagem gripado
Substituir o rolametno
Rolamento ou bucha de apoio do eixo primário mal lubrificado
Se o ruído for exessivo, lubrificar ou substituir, para o que se'ra necessário desmontar a embreagem.

10. O peadal da embreagem nao retorna à sua posicao normal
Defeito nas suas articulaçoes
Verificar e ajustar conforme necessário

11. A alavanca de mudanças vibra ou faz ruído
Alavanca mal regulada
Verificar e normalizar
Ligaçao elástica da alavanca desapertada ou em mau estado
Verificar e apertar ou substituir
Rótula e encaixe da alavanca excessivamente lubrificados
Desmontar, limpar a rótula e o encaixe, lubrificar devidamente e voltar a montar
Avaria nas articulaçoes do comando à distância
Verificar e montar peças novas, se necessário

12. As mudanças arranham ao serem engatadas(automóvel parado)
Motor com ralenti demasiado elevado
Regular

13. As mudanças arranham ao serem engatadas (automóvel em movimento)
Avaria no sincronizador
Recorrer a uma oficina
Rolamentos da caixa de mudanças gripados
Recorrer a uma oficina
Mau funcionamento da embreagem
Recorrer a uma oficina

14. As mudanças saltam
Caixa de mudanças avariada
Recorrer a uma oficina
Apoios do motor ou da caixa de mudanças em mal estado; Em consequencia, as oscilaçoes do motor fazem saltar s mudancas
Substituir os apoios, escoras antitorçao ou borrachas

15. Ruído na transmissao quando o automóvel se desloca para a fretne
Nível de óleo baixo
Completar até ao nível apropriado
Transmissao desalinhada
Alinhar e reparar os parafusos conforme as especificaçoes
Elementos da transmissao gastos, partidos ou danificados
Reparar ou substituir as pecas em mau estado

16. Ruído na transmissao durante a marcha à ré
Emgrenagem ou eixo de marcha à ré gastos ou em mau estado
Substituie as pecas em mau estado

17. Ruído na transmissao durante a marcha à ré.
Engrenagem ou eixo de marcha à ré gastos ou em mau estado
Substituir as peças em mau estado.

18. Dificuldade em meter as mudanças
Nível de óleo baixo
Completar de óleo até ao nível indicado no manual de instrucoes do automóvel
Mau funcionamento do seletor de mudanças
Verifecar e regular ou substituir as pecas avariadas
A varia interna na caixa de mudanças
Recorrer a uma oficina

19. Pequeno ou nenhum aumento na velocidade quando se carrega no acelerador, apesar do aumento do número de rotaçoes do motor.
A embreagem patina
Regular a folga da embreagem. Se esta estiver correta, a embreagem está gasta. Para continuar a marcha até à oficina mais próxima, evitar tanto quanto possível que a embreagem patine

THE END

Offline CarpoPT

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DIY - Plano de contingência!
« Responder #1 em: 26 de Fevereiro, 2006, 22:16:42 »
Mto bom mesmo alias é um forte concorrente a DIY :wink:

Offline Qui©o
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DIY - Plano de contingência!
« Responder #2 em: 26 de Fevereiro, 2006, 22:26:58 »
Se entenderem como tal, pois assim o movam...
 :)

Offline DarkMK4
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DIY - Plano de contingência!
« Responder #3 em: 26 de Fevereiro, 2006, 22:30:45 »
É claro que é um DIY e dos que dão jeito :D

Mudado!!!

Offline NM

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DIY - Plano de contingência!
« Responder #4 em: 27 de Fevereiro, 2006, 11:48:57 »
Belo Topico!  :)