Garagem do Clube

Autor Tópico: DIY - Remover Volante Fiesta Mk4/5&Pumas  (Lida 7784 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Xparty

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2202
  • Feedback: +4/-0
  • White Ford Puma
DIY - Remover Volante Fiesta Mk4/5&Pumas
« em: 06 de Agosto, 2013, 17:24:36 »
Antes de começar, hoje mudei o meu volante no Puma e a intenção seria fotografar o processo e fazer um Guia para ajudar a quem precisasse de retirar o seu volante aconteceu que o dia não ajudou mas, de qualquer maneira aqui fica um DIY que não é da minha autoria mas sim do red do www.projectpuma.com.
Como é óbvio aviso desde já que não me responsabilizo por algum passo mal aplicado na vossa viatura, as ações são da vossa inteira responsabilidade. Boa Sorte e Bom Trabalho!  O0

Dificuldade: 3/5
Tempo: 2-3 horas (ou 30min/1h no máximo para quem estiver à vontade como foi o meu caso)

Ferramentas necessárias:
Socket 10 milímetros (Para a porca bateria)
Socket 5,5 milímetros (Para remoção Airbag)
Socket 15 milímetros  (Para retirar o parafuso da coluna)
Chave de fendas

Procedimento:
1. Desligue a bateria usando o soquete de 10 mm.
(Desligue o terminal negativo para evitar levar um choque)



Deve-se esperar entre 30-60 minutos depois de desligar a bateria antes de prosseguir com o resto do guia para permitir que o módulo de airbag tenha tempo necessário para descarregar. Assim deve garantir que o airbag não irá disparar enquanto se remove o mesmo.


2. Retire o a cobertura de plástico do volante (Desapertar 5 parafusos, em seguida, retire a parte superior, e terá que se manobrar a metade inferior em relação ao barril de ignição de forma a sair.)




3. Existem duas porcas de 5,5 milímetros na parte de trás do volante, ao desapertar elas não vão cair fora, mas irão sentir o Airbag solto e é só puxa-lo fora assim que as porcas estejam desapertadas.



4. Retire o airbag, puxando-a para si com cuidado, em seguida, desliguem o cabo do airbag.



5. Desligue o cabo de airbag a partir do interior da coluna de direcção.
(É carregar na patilha do cabo e puxar com cuidado)


6. Há um parafuso ligeiramente à esquerda do barril de ignição, em maioria dos casos é preciso remove-lo e retirar o cabo de airbag.
(O Volante neste caso já estava fora mas, é apenas para exemplificar onde se encontrava o parafuso)



7. Utilizar a Socket de 15mm para retirar a porca do centro do volante para a remoção do mesmo e puxar o volante Fora - este passo requer um pouco de força!
(Dica: Se o volante nunca foi retirado, deixem a porca um pouco a meio para poderem fazer força a puxar o volante para fora de forma a não se magoarem com ele na cara!)





8. Para a montagem do volante é só reverter o procedimento.


E pronto é isto! Como disse e repito, aviso desde já que não me responsabilizo por algum passo mal aplicado na vossa viatura, as ações são da vossa inteira responsabilidade.

Boa Sorte e Bom Trabalho!  O0