Garagem do Clube

Autor Tópico: Trocar colunas  (Lida 5639 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline alvoeiro

  • 45cv
  • Mensagens: 17
  • Feedback: +0/-0
Trocar colunas
« em: 19 de Junho, 2019, 09:13:36 »
Bom dia Malta,

Comprei um rádio android para o meu sportvan e agora queria trocar as 4 colunas por umas melhores.
Nunca tirei as quartelas do carro pelo que precisava de ajuda para saber que colunas vou encontrar.

Alguém já trocou? Que me possa dizer o tamanho das mesmas?

Obrigado malta


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Trocar colunas
« Responder #1 em: 20 de Junho, 2019, 13:11:40 »
Qual o modelo do carro? Para o pessoal poder ajudar mais facilmente ;)

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk


Offline alvoeiro

  • 45cv
  • Mensagens: 17
  • Feedback: +0/-0
Re: Trocar colunas
« Responder #2 em: 20 de Junho, 2019, 14:00:15 »
É um Fiesta sportvan 1.4 tdci de 2007 mk6.

Não mencionei porque este post está no grupo dos fiestas mk6


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Trocar colunas
« Responder #3 em: 20 de Junho, 2019, 14:06:11 »
É um Fiesta sportvan 1.4 tdci de 2007 mk6.

Não mencionei porque este post está no grupo dos fiestas mk6


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Estou no tapatalk, não me aparece xD logo já te digo, vejo em casa, à frente são ovais, há adaptadores para 165mm,etc (eu tenho os adaptadores, porque vou mudar as minhas), atrás vou ver e digo—te :)

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk


Offline alvoeiro

  • 45cv
  • Mensagens: 17
  • Feedback: +0/-0
Re: Trocar colunas
« Responder #4 em: 20 de Junho, 2019, 14:07:51 »
Mas eu gostava de manter as ovais!
Dá para trocar ou os apoios são mesmo nas colunas? Tem que se usar sempre o adaptador?

Fico a aguardar isso, posta umas fotos também sff

Obrigado


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Trocar colunas
« Responder #5 em: 20 de Junho, 2019, 14:23:10 »
Mas eu gostava de manter as ovais!
Dá para trocar ou os apoios são mesmo nas colunas? Tem que se usar sempre o adaptador?

Fico a aguardar isso, posta umas fotos também sff

Obrigado


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Se queres manter as ovais não tens problema e não precisas de adaptadores :) têm é de ser do tamanho certo claro... atrás tenho de procurar que não sei :) o meu é comercial mas vou passar para 5 lugares e vou meter,mas tenho isso nuns manuais de oficina em casa creio :)

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk


Offline alvoeiro

  • 45cv
  • Mensagens: 17
  • Feedback: +0/-0
Re: Trocar colunas
« Responder #6 em: 20 de Junho, 2019, 14:26:06 »
Mas eu gostava de manter as ovais!
Dá para trocar ou os apoios são mesmo nas colunas? Tem que se usar sempre o adaptador?

Fico a aguardar isso, posta umas fotos também sff

Obrigado


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Se queres manter as ovais não tens problema e não precisas de adaptadores :) têm é de ser do tamanho certo claro... atrás tenho de procurar que não sei :) o meu é comercial mas vou passar para 5 lugares e vou meter,mas tenho isso nuns manuais de oficina em casa creio :)

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk


O meu é comercial e tem colunas atrás, por mais estranho que possa parecer.

Eu queria montar médio-agudos à frente e graves atrás, daí eu querer saber tudo


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Trocar colunas
« Responder #7 em: 20 de Junho, 2019, 16:45:45 »
Mas eu gostava de manter as ovais!
Dá para trocar ou os apoios são mesmo nas colunas? Tem que se usar sempre o adaptador?

Fico a aguardar isso, posta umas fotos também sff

Obrigado


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Se queres manter as ovais não tens problema e não precisas de adaptadores :) têm é de ser do tamanho certo claro... atrás tenho de procurar que não sei :) o meu é comercial mas vou passar para 5 lugares e vou meter,mas tenho isso nuns manuais de oficina em casa creio :)

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk


O meu é comercial e tem colunas atrás, por mais estranho que possa parecer.

Eu queria montar médio-agudos à frente e graves atrás, daí eu querer saber tudo


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

A parte de ter colunas atrás… é um SportVan? Se sim creio que seja natural uma vez que tem a traseira praticamente igual (em termos de plásticos e afins) aos de 5 lugares… Ou então já alguém as meteu lá!

Em relação a médios-agudos na frente e graves atrás… imagino que queiras as colunas traseiras a fazer a vez de subs, é isso?

Se é já existem subs de 6'' creio, e talvez fossem uma boa opção até, no entanto não sei da dificuldade para os adaptar lá, até por uma questão de precisarem de caixa e afins…

Por outro lado, e tendo um mk6 que vai sofrer algumas alterações, eu optaria por um bom par de woofers nas portas da frente, com tweeters (arranjas uns postiços - tinha uns para venda, mas devo aproveitar entretanto), e atrás metias umas ovais ou 16,5cm com bom espetro de frequências só para compor…

Ainda por outro lado, tudo isso de pouco vale se a fonte for fraca…

Salvo erro, as colunas da frente são iguais às traseiras e são ovais 5x7'', portanto qualquer outra medida que queiras por exige adaptações.

No meu tenho adaptadores para meter 16,5cm na frente c/ tweeters nos postiços, e atrás ainda não sei o que vou fazer, mas provavelmente manter 5x7 (o meu é um Van, não tem colunas apenas a cablagem), sejam umas de origem (que tocam mais do que se pensa - ligadas a uma fonte de qualidade claro), e atualmente tenho um sub na mala - ligado a um amplificador, mas vou deixar de ter isso na mala e, se não ficar satisfeito com o som, arranjo um daqueles pequenos já amplificados para meter debaixo de um dos bancos, apenas para compor um pouco mais em termos de grave (não é para dar música para a rua).

Quer as colunas frontais + tweeter e as traseiras serão alimentadas através do amplificador que tenho e que vai passar para as costas do banco traseiro para não perder muito espaço de mala.

De resto, tudo é possível de fazer, é tudo uma questão de t€mpo :D

BTW... o teu sendo de 2007 não é um MK6, mas sim um MK6,5 (fáceis de distinguir logo pelos faróis/farolins, parachoques etc :)

Offline alvoeiro

  • 45cv
  • Mensagens: 17
  • Feedback: +0/-0
Re: Trocar colunas
« Responder #8 em: 20 de Junho, 2019, 16:52:24 »
Sim o meu é um mk6,5 e tem as colunas na mala a funcionar. Não quero ocupar espaço de mala com subs e afins.
Quanto aos twiters exteriores, não quero me interessa nada disso (é mais uma coisa para cair e fazer furos nas forras).
Umas boas colunas fazem o que quero, logo eu querer trocar as colunas traseiras por 2 em médio-grave e na frente ter umas ainda melhores com agudos bons.

Eu só preciso mesmo das medidas, porque o setup já o tenho todo mais ou menos alinhavado


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Trocar colunas
« Responder #9 em: 20 de Junho, 2019, 17:12:36 »
Nisso concordo contigo, sub ocupa muito da mala (daí ir tirar o meu ao passar para 5 lugares) :p

De resto a melhor solução, e sem precisares de adaptações, ficando com bom espectro de frequências, é arranjares umas boas colunas de 2 ou 3 vias e pronto, ficas despachado.

Furar por causa de tweeters? Olha aí a solução… um bocado de bricolage e pronto… esses eram de um membro do fórum e acabei por ficar com eles…


Estão no OLX mas vão deixar de estar porque decidi montar :p


Offline alvoeiro

  • 45cv
  • Mensagens: 17
  • Feedback: +0/-0
Re: Trocar colunas
« Responder #10 em: 20 de Junho, 2019, 17:15:50 »
Um bocado de bricolage, mais ou menos... isso para ficar bom tem de ser fibrado e levar primário e pintado. Nada que não se faça...

É isso assim que souber as medidas vou optar por uns bons altifalantes de 3 vias para a frente e 2 para a traseira...

Obrigado pelas opiniões


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Trocar colunas
« Responder #11 em: 20 de Junho, 2019, 17:24:11 »
Yap, este foi fibrado, mas não foi pintado, foi revestido a pele :) Mas pronto, é num sitio porreiro e a peça de base arranja-se na sucata baratíssima, o resto custa mas faz-se :)

Parece-me uma solução simples e eficaz para o que pretendes, e em conta :)

Offline banjismithy
  • 45cv
  • Mensagens: 2
  • Feedback: +0/-0
Re: Trocar colunas
« Responder #12 em: 01 de Março, 2023, 12:38:18 »
Há muito tempo sonhava em comprar um iPhone, porque antes não tinha oportunidade financeira de comprar um telefone tão caro. No meu país, esses telefones são muito caros. Agora finalmente comprei. Também encontrei o artigo https://pt.celltrackingapps.com/como-rastrear-iphone/ sobre o que fazer se você perder seu telefone. Acredito que esse conhecimento pode realmente ser muito útil.