Boas Fiestomaniacos.
Depois de algum tempo lá me decidi a colocar mãos à obra e fazer uma MOD que já tinha pensado à algum tempo.
Problema:
A abertura da mala só abre com o motor desligado, o que muitas vezes é chato. Para por akilo directo, pode abrir em andamento, o que é chato.
Solução:
Colocar um interruptor no travão de mão e 12v "always on" no interruptor.
Material:
- 1 interruptor de porta (para o travão de mão)
- 10x10 cm de chapa/aluminio (para o suporte do interruptor)
- 2 ligadores femea (para o interruptor do travão)
- 1 ligador macho (para fazer o chante na caixa dos fusíveis)
- 1 ligador de electricidade (opcional) (para isolar o fio original da corrente)
- 60 cm de fio de 2 condutores (para ligar do travão ao interruptor original)
- 20 cm de fiode 1 condutor (para fazer a ligação na caixa de fusíveis)
- Fita isoladora qb
Ferramentas:
- Chave de bocas (para desafinar o travão)
- Chave de caixa (para desapertar o travão)
- Chave de de fendas (para desapertar a caixa de fusíveis)
- Alicate de corte
- Alicate universal (para apertar os ligadores)
- Multimetro (para os desconfiados.
Eu precisei para verificar como funcionava tudo)
O travão de mão originalmente.
Estive lá com o multimetro no botão e tb o desmontei para ver como akilo é por dentro.
O esquema da ficha é o seguinte:
Akilo tem que se fazer chegar os 12v constantes ao interruptor, ou seja ao contacto marcado a verde.
Depois é só colocar um interruptor de porta (no fio onde está a bola vermelha) para colocar no travão de mão, ao pé do outro (mas convem ser isolado, para não interferir com o outro que faz acender a luz no tablier, ou então fazer um batente em plastico) e fazer seguir o fio até ao contacto azul.
Depois disto já têm um interruptor da mala a abrir tanto com o motor parado como em cuncionamento, mas apenas qdo o travão está puchado.
PS: Cuidado quando tão a fazer piões, não carreguem no botão, senão a mala abre.
:
Só por curiosidade, para quem nunca desmontou akilo. A ficha e o botão desmontado (quidado com uma chapinha pequenina que cai de lá de dentro).
Fui comprar um interruptor de porta, mas dos que são todos isolados e não dos que têm os contactos visiveis. É mais seguro e mais facil de fixar.
Depois fiz uma capinha de chapa para o fixar, porque não o consegui desmontar e tive medo de o furar e fazer algum curto circuito e não ficar a funcionar bem. Ainda se nota as marcas da tentatica de soldar o interruptor. A ideia era colocá-lo ao contrário e fazer o contacto no chão. Era mais simples, mas akilo não agarrou e por isso tive que mudar a estratégia.
Depois coloquei uma chapa em L (convem ser forte para não dobrar com a pressão do botão.)
Ainda se nota aki (seta amarela) a tentativa de soldar o interruptor. A marca vermelha foi o furo que fiz para fixar akela chapa onde está o interruptor.
Depois fiz uma chapa para fixar o botão. (já vão perceber a razão de ter este formato)
As marcas vermelhas é onde vai aparafusar o interruptor. Na marca azul é aproveitado o parafuso de fixação do travão ao chão. Na marca verde, vai servir para aparafusar ao furo que fiz na base do travão. Olhem que akilo custa a furar!
E com o interruptor já fixado à chapa. Atenção que devem ter quidado na fixação dele, porque o travão ao descer, faz um percurso em curva, e convem ficar inclinado, para não se estragar o botão. E também devem ter cuidado, para que ele faça a sua função.
Aki, podem ver porque é que a chapa tinha aquele formato todo manhoso. Podem também ver a posição que o interruptor foi colocado, para não o forçar, quando o travão desce. Se o colocarem o interruptor mais na vertical, o travão ao descer vai forçá-lo para a frente e depois estraga-se com o uso.
Outra coisa que devem ter em atenção, é a distancia que colocam o interruptor, para que ele deixe de fazer contacto, quando se desce o travão.
O truque que usei foi o multimetro. Coloquei-o naquela posição de teste, em que ele manda sinal de um lado para o outro e ao tocares as pontas de prova manda um sinal sonoro. Encostei aos 2 contactos do interruptore fui descendo para testar o local indicado para o aparafusar.
Depois de terminar isso passei aos preparativos da parte electrica. Passei o fio já que não tinha o travão de mão no local, é mais facil passar o fio que vai ligar ao interruptor do travão.
Para conseguir passar o fio, foi preciso desaparafusar os 2 parafusos que fixam a consola da caixa de velocidades. Aqueles 2 parafusos da parte de trás.
Depois do travão colocado de novo e voltado a afiná-lo (atenção convem levantar as rodas de trás, para depois testar se não ficam muito presas...).
Com o interruptor em circuito aberto (encolhido). Não passa corrente e não deixa abrir a mala.
Com o interruptor em circuito fechado (esticado). Passa corrente e deixa abrir a mala.
Depois disso, foi colocar o fole da caixa e do travão e ficou tudo igual ao que estava. Não se nota nada. Ningém diz que akilo foi mexido.