Garagem do Clube

Autor Tópico: DIY - Fazer um Hallmeter  (Lida 47255 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Fazer um Hallmeter
« Responder #25 em: 13 de Fevereiro, 2008, 15:09:47 »
... deve ser uma questão de hábito.

É mesmo isso. Eu também tinha medo quado comecei a alterar coisas, mas depois perde-se o medo. Vão-se fundindo uns fusíveis, partindo umas molas de fixação, mas nada que não se resolva.

Não tenho bem a certeza, mas axo que a ECU tem uma ficha grande onde ligam um porradão de fios. Há lá uma caixa metálica mais pequena, que não sei o que será. Akilo é apertadinho e por vezes é preciso geito para se conseguir por e tirar coisas de várias zonas do carro, mas normalmente é mesmo uma questão de falta de geito.

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Re: Fazer um Hallmeter
« Responder #26 em: 07 de Março, 2008, 19:51:37 »
Não sei porque só agora reparei neste tópico  :D
Rui, óptimo trabalho q fizeste! O0  E tá td mta bem explicadinho, o LM3914 tb é um velho conhecido meu lol (mas é pela positiva, é um integrado mto útil  :cool:)

Agora, uma coisa acho mto estranho:
o nome do "bicho"... porque insistem em chamar essas coisas de Hallmeter...?  :idiot2: é simplesmente um indicador de mistura, ou um monitor pra sonda lambda, ou seja q nome lhe queiras dar, mas porque Hallmeter? É que sabes o que é um sensor de efeito de Hall? É um sensor de efeito magnético, que pode por exemplo detectar a posição dum eixo... tá instalado em 99% dos carros, na caixa de velocidades, a detectar a rotação do veio de transmissão (ou do volante do motor, não tenho bem a certeza), fornecendo um impulso (ou vários, consoante aquilo tá feito) por cada rotação do veio, ou seja, é ele o responsável pelo sinal que é fornecido ao conta-rotações!  :) E um Hallmeter devia ser um aparelho que faz a leitura dum desses sensores... ou seja, podia-se chamar "Hallmeter" ao conta-rotações hehe  ;)... por isso ainda gostava de saber quem teve a "brilhante" ideia de chamar Hallmeter ao monitor de mistura...  :uglystupid2:
aqui está um óptimo artigo sobre o efeito de Hall e também a aplicação nos carros:

http://en.wikipedia.org/wiki/Hall_effect#Position_and_motion_sensing

P.S.: engraçado é q, ao procurar por Hallmeter no google, só vejo resultados de lingua portuguesa... será que alguém traduziu mal o nome um dia, e a partir dai toda gente lusófona passou a chamar Hallmeter áquilo? há com cada uma...  :knuppel2: :D

Offline njay
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 273
  • Feedback: +0/-0
Re: Fazer um Hallmeter
« Responder #27 em: 07 de Março, 2008, 20:58:52 »
Por acaso, eu cá para mim costumo chamar-lhe "lambda-meter" :)...

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Re: Fazer um Hallmeter
« Responder #28 em: 08 de Março, 2008, 12:36:53 »
njay, isso sim é um nome adequado   :cool:

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Fazer um Hallmeter
« Responder #29 em: 09 de Julho, 2009, 15:44:53 »
Alguém sabe ao que corresponde cada um dos cabos da sonda lambda, ou seja, que sinais de lá saiem de cada um deles?
« Última modificação: 10 de Julho, 2009, 00:03:03 por ruitome »

Offline njay
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 273
  • Feedback: +0/-0
Re: Fazer um Hallmeter
« Responder #30 em: 10 de Julho, 2009, 19:11:53 »
É em espanhol mas é o que se arranja :). Não sei é igual ao modelo do teu, o diagrama é para o de '99.

O formato dos rótulos nos fios é <secção-do-cabo> <cores>. Por exemplo, .75 WH quer dizer que o fio (o cobre, não conta com a capa plástica) é de secção 0.75mm e de cor White (branco).

São 4 fios, 2 para uma resistência de aquecimento do sensor (ele funciona mesmo bem é com temperaturas da ordem dos 900ºC) e outros 2 de onde sai o sinal.

« Última modificação: 10 de Julho, 2009, 19:13:14 por njay »

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Fazer um Hallmeter
« Responder #31 em: 10 de Julho, 2009, 20:42:27 »
Pois, resumindo, fiquei na mesma. ??? :-\

Offline njay
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 273
  • Feedback: +0/-0
Re: Fazer um Hallmeter
« Responder #32 em: 11 de Julho, 2009, 02:09:14 »
No diagrama a sonda lambda é o quadrado que diz "sonda calientado de oxigeno", do lado esquerdo ao centro. Os manuais dos fabricantes descrevem logo uma série de modelos, porque muita coisa é igual; quando não é, colocam notas no diagrama. Ao pé do qudrado há umas partes dentro de quadrados a tracejado com linha fina, e uma delas diz "1.4L ZETEC..."; isto quer dizer que as partes dentro de quadrados tracejados a linha fina referem-se ao motor 1.4 e portanto não ligues a elas.

2 dos fios (pinos 1 e 2 no diagrama) correspondem à resistência de aquecimento; dás-lhes 12V e a sonda aquece pa caraças no ponto de medição. Os fios são

pino 1 -> 0.75 VT/YE (violeta/amarelo)  (liga ao fusível F27 de 10A)
pino 2 -> 0.75 BK/YE (preto/amarelo)

Dos outros 2 fios sai uma tensão entre 0.1V e 0.9V (podes meter lá o multimetro para medir a tensão directamente) consoante a relação ar/combustivel nos gases de saida. Para uma relação de 14.7:1 (que representa a proporção de queima ideal para menor poluição) a tensão de saída anda nos 0.5V. Os fios são

pino 3 -> 0.75 BN (castanho)
pino 4 -> 0.75 WH (branco)

Estive a ver e a temperatura óptima de funcionamento da sonda é 500 - 600ºC, ela aguenta até 900-950ºC.

Esclarecido, ou não era nada disto :)?
« Última modificação: 11 de Julho, 2009, 02:12:39 por njay »

Offline PeterCross
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5220
  • Feedback: +0/-0
Re: Fazer um Hallmeter
« Responder #33 em: 11 de Julho, 2009, 20:49:40 »
Pois, resumindo, fiquei na mesma. ??? :-\
Hombre, y por qué? No me dice que usted no entiende español...  :D

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Re: Fazer um Hallmeter
« Responder #34 em: 12 de Julho, 2009, 12:17:26 »
Voltei a cruzar-me com este tópico lol, e parece-me que há aqui um aspecto que ainda não foi esclarecido e q não está correcto:

a indicação da sonda lambda, ou seja, da mistura, não se pode usar como substituto da indicação do vacuómetro...  ::) ::)
São coisas distintas:
o vacuometro, pouco mais é do que uma indicação visual da posição do acelerador, ou seja, ficamos a saber visualmente se estamos a pisar muito ou pouco, e daí muitas vezes pode se tirar directamente a conclusão do carro estar a gastar mais ou menos em consumo instantaneo...

Agora, a mistura é q convém estar sempre na área verde, se é q me faço entender, seja a acelerar pouco ou muito... Pois a centralina ajusta automaticamente os tempos de injecção de maneira a conseguir a melhor mistura...
Claro q vai haver momentos em q tal não acontece, se por exemplo tentarmos subir um monte em baixas rotações e forçarmos simplesmente acelerando ou se andarmos em altas rotações a fundo, nesses momentos a capacidade de ajuste da centralina pode ser ultrapassada e entra em mistura demasiado rica ou pobre, conforme...
Mas isso tudo não é indicação nem minimamente equivalente ao vacuometro, e tb não diz muito de útil sobre o consumo instantaneo...
Será antes muito útil como tb referido nos vossos artigos, em carros com turbo e a carburador, onde é preciso ter cuidado para haver a mistura correcta, e se não for, é preciso afiná-la, e esse lambda-meter pode ser uma boa ajuda...

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Fazer um Hallmeter
« Responder #35 em: 12 de Julho, 2009, 18:52:05 »
Ok Elias, isso eu sei, mas ainda tenho dúvidas. Se tenho 2 fios, de qual deles devo ler a tensão? É que se nao estou enganado, para que o multimetro me dê o valor da sonda, tenho que ligar a ponta preta à massa, logo fico sem saber o que fazer ao outro fio que sobra e também a qual dos 2 devo ligar.

Outra coisa. Num artigo que tem o medidor da lambda com o multimetro diz que se deve ligar o multimetro e só depois o carro e depois desligar o carro e só depois o multimetro. Isso tem mesmo que ser assim? Se sim, sabes explicar porquê?

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Re: Fazer um Hallmeter
« Responder #36 em: 13 de Julho, 2009, 15:01:03 »
Isso dependa da sonda...
Há umas q são tipo resistencia, outras são tipo voltagem... e ainda há aquelas que é um sinal de impulsos, onde interessa a frequencia...
Portanto, conforme seja uma dessas sondas, há diferentes formas de medir...
Se for resistencia, tens q medir de um fio para o outro, com a ficha tirada e ignição desligada.
Se for voltagem, normalmente um dos dois fios é a massa (se é q tiver dois...), a não ser q seja uma sonda q forneça dois valores distintos (isso existe?), seja como for dá para verificar isso usando o teste de continuidade do multimetro para ver qual o fio q é massa. Assim medes a tensão entre o outro fio e o de massa.
Se for de frequencia, ou "fazes batota" (tendo um multimetro daqueles q mede frequencia tb, eu por acaso tenho, mas digo já q essa função deixa muito a desejar, ou então inventes e usas a placa de som dum portatil como osciloscópio de baixa frequencia e baixa resolução), ou então fazes as coisas como deve ser: arranjas um osciloscópio e visualizas o sinal...

Essa cena de ligar antes e depois e não sei que mais, isso parece-me treta...  ::)

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Fazer um Hallmeter
« Responder #37 em: 05 de Agosto, 2009, 20:52:04 »
Que porra. Hoje fui meter-me a ler o sinal da Lambda, ou melhor, a tentar e nada.

Aquilo tem 4 fios, 2 brancos, 1 cinza e um preto. Meti uma agulha nele e tentei ver a tensão. Nenhum deles deu mais de 13. Isso parece-me que não é o que se espera, mas um deles dá 13 com a chave ligada e depois dá 0 com o motor a trabalhar e noutro dá sempre na ordem dos 13... Parece-me que a Ford não utilizou uma sonda banal... As da Opel, que aparecem nos artigos que indiquei só têm 2 fios... Será que dá para ir buscar um sinal a outro lado qualquer para indicar o cosumo, ou ter uma ideia do consumo... A minha ideia era aplicar o multimetro no local do airbag do passageiro (breve aquilo está tudo ocupado...) e colocar o ecran dele no local do relógio (já tenho uma moldura suplementar...) e o relógio ir para o arquivo morto, até segundas nupcias...

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Re: Fazer um Hallmeter
« Responder #38 em: 05 de Agosto, 2009, 21:54:36 »
Rui, é assim, aquilo tem um elemento aquecedor... que é alimentado com 12V constantes...
Os outros dois fios é que são massa e sinal de saida da sonda...
Para saber qual é qual (que pelas cores não me lembro agora), desligas a ficha e medes com multimetro a resistencia. Quando encontrares dois fios q tenham um baixo valor, acho que é prai 16ohms entre eles ou coisa parecida, encontraste a resistencia de aquecimento... O0

Mas diz me, o que pretendes fazer, construir o circuito deste topico?
É que multimetro não te vai servir para mostrar o valor lambda:
a sonda manda um sinal alternado, ou seja, entre o valor indicativo da mistura (por exemplo 0.8V) e 0V... é tipo onda... acho q a frequencia é prai 1.5Hz ou algo assim...
Aqui tá tudo descrito:
http://www.picoauto.com/applications/lambda-sensor.html

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Fazer um Hallmeter
« Responder #39 em: 05 de Agosto, 2009, 22:20:12 »
Hhhmmm. Tô tramado... Nos Corsas é muito mais fácil. É só medir a voltagem entre os 100mA e os 950mA e tá feito... Que raio, mas porque raio a Ford tinha que complicar...

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Re: Fazer um Hallmeter
« Responder #40 em: 11 de Agosto, 2009, 19:17:26 »
Hhhmmm. Tô tramado... Nos Corsas é muito mais fácil. É só medir a voltagem entre os 100mA e os 950mA e tá feito... Que raio, mas porque raio a Ford tinha que complicar...

Rui, não é só a Ford... a saida directa da sonda lambda que eu saiba é sempre assim...
No corsa se calhar o que vais buscar é um sinal já tratado, vindo da centralina... digo eu assim do nada, sem saber... ;)

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Fazer um Hallmeter
« Responder #41 em: 14 de Agosto, 2009, 00:17:10 »
Não me parece. É que no site diz lá quw se liga na sonda e no chassis.

Mas pronto, se é assim, onde posso ir buscar esse tal sinal à centralina? Como poderei ligai isso?

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:Fazer um Hallmeter
« Responder #42 em: 10 de Setembro, 2009, 20:25:10 »
Já percebi o porquê de não ter valores nenhuns. Ela só actua depois de sensívelmente 5 minutos... Será?!

http://www.youtube.com/watch?v=2N9-w1MlT8Q&feature=related

Offline matavelhos
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 283
  • Feedback: +0/-0
  • 1.25 16v mk4
Re:Fazer um Hallmeter
« Responder #43 em: 11 de Setembro, 2009, 00:43:01 »
Atenção, está-se a partir do pressuposto que todas as misturas 14.7:1 são combustões perfeitas, e não são  :o ! apenas tem a remota hipótese de o ser quando a faísca se dá no momento certo, num determinado ângulo. Agora esse ângulo e consequentemente tempo, varia em função de outras variáveis como a temperatura ou a aceleração/desaceleração que o condutor deseja imprimir ao carro. Pode dizer-se que a ECU tenta manipular as coisas de forma a servir estes pressupostos. Numa desaceleração a mistura é pobre pela certa, numa aceleração é ao contrário. As leituras devem oscilar entre os 0 e 1.2Volt. Numa mistura normal a coisa varia de forma estável entre os 0.2 e 0.8 V, e isso resulta de uma mistura de proporções aproximadas aos 14.7:1. Mas o sensor lambda não mede misturas, mede o resultado delas onde intervêm os outros factores, e ajusta podendo empobrecer ou enriquecer a mistura em prol do que se pretende, ou antecipando/atrasando a faísca.
Valores máximos abaixo dos 0.8 traduzem misturas pobres, valores máximos acima de 0.8 indicam mistura rica.

http://www.youtube.com/watch?v=vdn4Dk5PSwc

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re:Fazer um Hallmeter
« Responder #44 em: 11 de Setembro, 2009, 01:45:16 »
Tobias quando descobrires aí o santo grall avisa pra gente passar a parte electronica.

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:Fazer um Hallmeter
« Responder #45 em: 11 de Setembro, 2009, 21:24:48 »
Não almejei essa. Explica lá melhor...

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re:Fazer um Hallmeter
« Responder #46 em: 12 de Setembro, 2009, 22:41:20 »
Não almejei essa. Explica lá melhor...

Quando descobrires o sinal que interessa passamos a acção.

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:Fazer um Hallmeter
« Responder #47 em: 13 de Setembro, 2009, 04:27:33 »
Pois, bem que gostava de saber... Nessa altura o relogio ia logo dar uma curva ao bilhar grande...

Offline matavelhos
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 283
  • Feedback: +0/-0
  • 1.25 16v mk4
Re:Fazer um Hallmeter
« Responder #48 em: 15 de Setembro, 2009, 14:21:59 »
Por exemplo, quando ligo um aparelho para ler centralinas ao meu mk4 consigo ver o sinal emitido pelo sensor O2, isto é, a voltagem. E isso pode ser traduzido no tal hallmeter não é? 0.2-0.8V led verde  0.0-0.2 led vermelho (m. pobre) > 0.8V led amarelo (m. rica) , e para isto basta encontrar o local na centralina onde chega este sinal não é? depois era só ligar a partir daí... (se é que isso é possível!). Acho que isso dessas portas todas da centralina está no Haynes...

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re:Fazer um Hallmeter
« Responder #49 em: 16 de Setembro, 2009, 02:59:03 »
Fica o desafio entao