Voltei a cruzar-me com este tópico lol, e parece-me que há aqui um aspecto que ainda não foi esclarecido e q não está correcto:
a indicação da sonda lambda, ou seja, da mistura, não se pode usar como substituto da indicação do vacuómetro...
São coisas distintas:
o vacuometro, pouco mais é do que uma indicação visual da posição do acelerador, ou seja, ficamos a saber visualmente se estamos a pisar muito ou pouco, e daí muitas vezes pode se tirar directamente a conclusão do carro estar a gastar mais ou menos em consumo instantaneo...
Agora, a mistura é q convém estar sempre na área verde, se é q me faço entender, seja a acelerar pouco ou muito... Pois a centralina ajusta automaticamente os tempos de injecção de maneira a conseguir a melhor mistura...
Claro q vai haver momentos em q tal não acontece, se por exemplo tentarmos subir um monte em baixas rotações e forçarmos simplesmente acelerando ou se andarmos em altas rotações a fundo, nesses momentos a capacidade de ajuste da centralina pode ser ultrapassada e entra em mistura demasiado rica ou pobre, conforme...
Mas isso tudo não é indicação nem minimamente equivalente ao vacuometro, e tb não diz muito de útil sobre o consumo instantaneo...
Será antes muito útil como tb referido nos vossos artigos, em carros com turbo e a carburador, onde é preciso ter cuidado para haver a mistura correcta, e se não for, é preciso afiná-la, e esse lambda-meter pode ser uma boa ajuda...