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Autor Tópico: DIY - Manutenção a um K&N ou equivalente  (Lida 3864 vezes)

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Offline rmsaloio

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DIY - Manutenção a um K&N ou equivalente
« em: 03 de Janeiro, 2007, 09:25:52 »
Boas.

Este DIY (que se encontra no forum tuning online) é baseado no procedimento recomendado pela k&n: http://www.knfilters.com/clningins.htm

EXECUTE TODO ESTE PROCEDIMENTO EM LOCAL BEM VENTILADO.

É aconselhavel o uso de luvas de borracha e, se possível, máscara anti-pó.

Ler, em primeira mão, as instruções e indicações impressas na embalagem do kit de limpeza e filtro!

 1o passo: Inspecção
Agita-lo suavemente de maneira a largar a sujidade de maior calibre; carvão, insectos, areia, etc. Com o auxilio de uma pinça, remover exoesqueletos (ex-insectos LOL) e outros. Ter atenção para não danificar o filtro!

 2o: Pré-lavagem
Aplicar o spray de limpeza ao longo do filtro e SEMPRE 1o no lado "limpo" (o que fica virado pro motor) e depois no lado "sujo" (o que fica virado para o exterior), ou seja, na ordem inversa ao qual passa o fluxo de ar pelo filtro. Aguardar entre 10 a 15 minutos para que o produto penetre. NÃO DEIXAR SECAR!

Aqui, após aplicar spray de limpeza:


Alguns minutos depois, a sujidade começa a soltar-se:


 3o: Lavagem e Secagem
Usando água corrente fria, sem pressão, lavar o filtro EXCLUSIVAMENTE do lado limpo.

Repetir o 2o e 3o passo se necessário para remover toda a sujidade.


Lavando o filtro:


Depois de lavado:


É de notar que, após bem lavado, o filtro passa a esbranquiçado!


Por falta de experiência e pouca luz a quando da sua inspecção, só reparei que tinha o filtro pejado de insectos após tê-lo lavado.  Para evitar isto basta executar correctamente o 1o passo.



A secar:


Reparem na diferença de côr entre o filtro e a caixa. Após seco e oleado, deverá ficar vermelho-carnim como a caixa.


Deixar secar o filtro naturalmente pelo menos 24h, sem pistolas de ar, compressores, secadores ou exposto ao sol!

 4o: Olear
Para olea-lo existem 2 métodos: spray ou bisnaga. Usei bisnaga porque foi o que consegui arranjar.

Consultar o seguinte link para obter a quantidade de óleo a aplicar e outras indicações especificas para o modelo do filtro e automóvel: http://www.knfilters.com/search/appsearch.aspx

O método é simples: aplicar o óleo EXCLUSIVAMENTE no lado "sujo" e nos vértices dos ondulados. Dar uma pequena camada e aguardar 20 a 25 minutos para que o filtro absorva esta 1a dose. Ir aplicando pouco a pouco até que não hajam zonas "esbranquiçadas" quer do lado "limpo" quer do "sujo". Aguardar 20 a 25 minutos entre aplicações. Nem que seja só uma gota! É de evitar saturar o filtro pois diminui a sua performance e longevidade.


Já oleado e pronto a usar.


Deverá aguardar algumas horas após olear para deixar repousar o filtro, colocando-o na posição em que irá ficar no compartimento do motor, de modo a escorrer algum excesso e homogeneizar o óleo nas fibras do filtro
« Última modificação: 23 de Janeiro, 2007, 23:55:19 por DarkMK4 »