Boas.
Este DIY (que se encontra no forum tuning online) é baseado no procedimento recomendado pela k&n:
http://www.knfilters.com/clningins.htmEXECUTE TODO ESTE PROCEDIMENTO EM LOCAL BEM VENTILADO.
É aconselhavel o uso de luvas de borracha e, se possível, máscara anti-pó.
Ler, em primeira mão, as instruções e indicações impressas na embalagem do kit de limpeza e filtro!
1o passo: Inspecção
Agita-lo suavemente de maneira a largar a sujidade de maior calibre; carvão, insectos, areia, etc. Com o auxilio de uma pinça, remover exoesqueletos (ex-insectos LOL) e outros. Ter atenção para não danificar o filtro!
2o: Pré-lavagem
Aplicar o spray de limpeza ao longo do filtro e SEMPRE 1o no lado "limpo" (o que fica virado pro motor) e depois no lado "sujo" (o que fica virado para o exterior), ou seja, na ordem inversa ao qual passa o fluxo de ar pelo filtro. Aguardar entre 10 a 15 minutos para que o produto penetre. NÃO DEIXAR SECAR!
Aqui, após aplicar spray de limpeza:
Alguns minutos depois, a sujidade começa a soltar-se:
3o: Lavagem e Secagem
Usando água corrente fria, sem pressão, lavar o filtro EXCLUSIVAMENTE do lado limpo.
Repetir o 2o e 3o passo se necessário para remover toda a sujidade.
Lavando o filtro:
Depois de lavado:
É de notar que, após bem lavado, o filtro passa a esbranquiçado!
Por falta de experiência e pouca luz a quando da sua inspecção, só reparei que tinha o filtro pejado de insectos após tê-lo lavado. Para evitar isto basta executar correctamente o 1o passo.
A secar:
Reparem na diferença de côr entre o filtro e a caixa. Após seco e oleado, deverá ficar vermelho-carnim como a caixa.
Deixar secar o filtro naturalmente pelo menos 24h, sem pistolas de ar, compressores, secadores ou exposto ao sol!
4o: Olear
Para olea-lo existem 2 métodos: spray ou bisnaga. Usei bisnaga porque foi o que consegui arranjar.
Consultar o seguinte link para obter a quantidade de óleo a aplicar e outras indicações especificas para o modelo do filtro e automóvel:
http://www.knfilters.com/search/appsearch.aspxO método é simples: aplicar o óleo EXCLUSIVAMENTE no lado "sujo" e nos vértices dos ondulados. Dar uma pequena camada e aguardar 20 a 25 minutos para que o filtro absorva esta 1a dose. Ir aplicando pouco a pouco até que não hajam zonas "esbranquiçadas" quer do lado "limpo" quer do "sujo". Aguardar 20 a 25 minutos entre aplicações. Nem que seja só uma gota! É de evitar saturar o filtro pois diminui a sua performance e longevidade.
Já oleado e pronto a usar.
Deverá aguardar algumas horas após olear para deixar repousar o filtro, colocando-o na posição em que irá ficar no compartimento do motor, de modo a escorrer algum excesso e homogeneizar o óleo nas fibras do filtro