Garagem do Clube

Autor Tópico: DIY - Manutenção  (Lida 20635 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pedro cabral

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 704
  • Feedback: +0/-0
DIY - Manutenção
« em: 13 de Junho, 2005, 18:44:35 »
MUDANÇAS DE ÒLEO e filtros e outras coisas mais

Aqui está como mudo o óleo e faço a manutenção preventiva ao meu carro. Pra mim tem resultado...chamam-me picuínhas mas o que é certo é que ainda não soube o que é um motor com fugas de óleo nem com o motor a engasgar todo entupido, e já tem quase 180 000 km, por isso façam como eu:

Óleo: Castrol GTX + Aditivo STP (o da garrafinha azul) a cada 5000 Km
Filtro de óleo: Sofima, a cada 10000Km
Filtro de ar: Sofima, a cada 15000 Km
Aditivo para limpar carburador e admissão: STP (o da garrafinha verde com o gargalo comprido) 1 garrafa a cada 5000 km
Velas de ignição: Bosch ou NGK (EVITEM AS DAS MARCAS BRANCAS PORQUE ÀS VEZES PARTEM OS POLOS E LÁ SE VÃO OS SEGMENTOS , AS SEDES DAS VÁLVULAS OU AS CAMISAS!!!) a cada 20000 km (no motor do meu carro devem afinar-se os gaps dos polos a 1mm, mas eu afino a .95, mas é só uma mariquice, não tenho notado grande melhoria...)
Pneus: Riken 155-70r13, pelo preço(cerca de 30 euros cada um no StationMarché)), são muito bons e com chuva são melhores a curvar e a travar do que os que vinham de origem(good-year, acho eu). Têm-me durado cerca de 2 anos (aprox.35000km) nas rodas da frente.

Verificações: de vez em quando dêem uma vista de olhos pelas rótulas, cinoblocos dos triângulos, foles, níveis de óleo nos travões e motor, nível da água, etc... São coisas que não custam nada e podem evitar dissabores...

Curiosidade: Uma das coisas que melhor nos dizem que algo se passa com o motor é o consumo de combustível, monitorizem o vosso consumo médio! O carro do meu pai, por exemplo, fazia 500 km com 30L, de repente começou a fazer só 300. Quando foi ao mecânico tinha o segmento de raspagem marado e o óleo que se passava para o cilindro isolava-lhe a vela...além de lhe gastar o óleo todo assustadoramente depressa...

Offline jmpp

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2074
  • Feedback: +0/-0
DIY - Manutenção
« Responder #1 em: 20 de Junho, 2005, 17:23:20 »
isto é bom, eu por exemplo so me limito a ver o nivel de oleo, agua e limpar o filtro :D  :D

Offline pedro cabral

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 704
  • Feedback: +0/-0
DIY - Manutenção
« Responder #2 em: 20 de Junho, 2005, 18:14:06 »
e nunca mudas o óleo e os filtros? :shock:

ou vais largar pasta ao mecânico lá da esquina para te pôr óleo rameloso? :D

agora mais a sério, olha que até são coisas bem simples de se fazer e que saem muito mais baratas se formos nós a fazê-las...

para a semana vou mudar óleo e filtros e talvez velas ao meu. A ver se faço um step by step com fotos e ponho no DIY ok

fica bem e vê lá não gripes o maquinão :D

cabral

Offline jmpp

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2074
  • Feedback: +0/-0
DIY - Manutenção
« Responder #3 em: 20 de Junho, 2005, 18:36:17 »
:D eu meto nas maos do mecanico... :D

Offline pedro cabral

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 704
  • Feedback: +0/-0
DIY - Manutenção
« Responder #4 em: 21 de Junho, 2005, 18:34:24 »
e tens confiança nele?

é pq, por exemplo, nas mudas de óleo o que q maioria deles fazem é ter pra lá um bidon de 200 L de óleo (na maioria das vezes Elf ou Total)que serve para tudo, desde o morris metro da velhinha até ao integra R type dos artistas da vasco da gama... :D  :D

o que eu quis dizer é que se fores tu a fazer pelo menos sabes o que lá pões, se fôr um mecânico amigalhaço esquece o que eu disse, pq esses, não tanto pelo $$$, mas para não ficarem mal vistos perante os amigos,  são os que fazem melhores serviços. Põem o q tu queres, ou então até levas tu as cenas para eles montarem ou substituirem...Esses sim. Na marca ou na estação de serviço não...

Fica bem ok

E mtos Kms sem avarias!!!

Offline jmpp

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2074
  • Feedback: +0/-0
DIY - Manutenção
« Responder #5 em: 21 de Junho, 2005, 20:04:34 »
por acaso meto nas maos dum mecanico amigo do meu cota, mas nao me livro de ser enganado um dia :D

Offline Jony
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 943
  • Feedback: +0/-0
DIY - Manutenção
« Responder #6 em: 21 de Junho, 2005, 20:13:09 »
Qualquer um sabe mudar o óleo.. A única pergunta que te faço, é aonde é que depositas o óleo velho? :wink:

Offline Plastic

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1125
  • Feedback: +0/-0
DIY - Manutenção
« Responder #7 em: 21 de Junho, 2005, 20:42:12 »
exacto...é q axo q é crime mandar pla sarjeta  :shock:

Offline .AGOSTO.

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1360
  • Feedback: +0/-0
DIY - Manutenção
« Responder #8 em: 21 de Junho, 2005, 23:23:43 »
e afirmativo e crime, n pods por oleo em sargetas se algem te levas uma granda porrada da bofia a ml cena e meter nun bidon e meter no lixo eles dps encaminham esa cena pa um local adekuado :wink:

Offline pedro cabral

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 704
  • Feedback: +0/-0
DIY - Manutenção
« Responder #9 em: 22 de Junho, 2005, 01:13:20 »
:shock:

deito num depósito de óleo para reciclagem que há lá na marina de alhandra(q é para onde a gente deito o óleo dos motores dos barcos...)

Offline Jony
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 943
  • Feedback: +0/-0
DIY - Manutenção
« Responder #10 em: 22 de Junho, 2005, 02:23:14 »
Citação de: "pedro cabral"
:shock:

deito num depósito de óleo para reciclagem que há lá na marina de alhandra(q é para onde a gente deito o óleo dos motores dos barcos...)


Pois.. Tens onde depositar.. :!:
Nem toda a gente tem a tua sorte.. :evil:

Offline Jony
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 943
  • Feedback: +0/-0
DIY - Manutenção
« Responder #11 em: 22 de Junho, 2005, 02:26:26 »
Citação de: ".AGOSTO."
e afirmativo e crime, n pods por oleo em sargetas se algem te levas uma granda porrada da bofia a ml cena e meter nun bidon e meter no lixo eles dps encaminham esa cena pa um local adekuado :wink:


Wrong... Isso nunca é feito pelas empresas de lixo convencional.. Não se deve depositar óleo seja lá onde for, a não ser em estações próprias, como por exemplo, a CP ou como o caso do Pedro Cabral. :wink:

Offline pedro cabral

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 704
  • Feedback: +0/-0
DIY - Manutenção
« Responder #12 em: 22 de Junho, 2005, 02:29:33 »
mas tens outra opção, depois de teres posto o óleo no motor deitas o óleo velho no garrafão onde vinha o novo(para se perceber que é óleo de motor), fechas bem fechado e deixas ao lado do contentor do lixo. Os camiões de recolha estão equipados com um tanque para receberem óleos e outros líquidos poluentes...

Xaser
  • Visitante
DIY - Manutenção
« Responder #13 em: 27 de Junho, 2005, 09:38:15 »
Fazia isso lá na minha zona e 10 minutos depois eram carros a patinar, ppl a escorregar no passeio! Lol devia ser giro, os puto a passarem perto do lixo a pegarem no garrafão e pimba! Vamos lá pregar umas partidas! LOL  :P  O melhor é ficarem a janela a ver quando passa o pessoal do lixo!  :wink:

Offline pedro cabral

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 704
  • Feedback: +0/-0
DIY - Manutenção
« Responder #14 em: 27 de Junho, 2005, 16:37:07 »
ena pá! mta malucos esses putos...

there´s something wrong with the kids in my neighbourhood :D

Offline Psk_666
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 946
  • Feedback: +0/-0
DIY - Manutenção
« Responder #15 em: 27 de Junho, 2005, 17:40:41 »
Citação de: "pedro cabral"
ena pá! mta malucos esses putos...

there´s something wrong with the kids in my neighbourhood :D

mto offtopic: nofx a bombar :D

Offline jmpp

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2074
  • Feedback: +0/-0
DIY - Manutenção
« Responder #16 em: 27 de Junho, 2005, 18:00:45 »
digam so como se faz a mudança de velas num mk4 :wink:

Offline pedro cabral

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 704
  • Feedback: +0/-0
DIY - Manutenção
« Responder #17 em: 27 de Junho, 2005, 18:47:29 »
Tás a brincar??

Não custa nada, é como os outros todos

1 compras as velas adequadas ao teu motor q mais te agradem (eu ponho as motorcraft recomendadas ou então NGK´s).

2 compras uma chave de velas

        depois, COM O MOTOR FRIO(não é que esteja preocupado com as eventuais queimadelas  :twisted:  , é pq é a maneira mecânicamente correcta de fazer o trabalho, se quizeres eu explico pq))

3 desligas os cachimbos (eu recomendo que o faças um a um, para não trocares os cabos, o que faz com q fiques com a ordem de ignição trocada
e o motor não pegue)

4 com ar comprimido sopras as poeiras e porcarias q se acumulam nas sedes das velas, para q quando as retirares não entre lixo p os cilindros, o q te poderia provocar riscos nas camisas dos cilindros ( = maior consumo de óleo) ou danos nas sedes das valvulas ( = perca de compressão)

5 com a chave desapertas a vela velha e pões a nova, apertando bem mas não exageradamente(senão vês-te à rasca para mais tarde a tirares) e tornas a encaixar o cachimbo no lugar.
 
 Normalmente as velas motorcraft  já vêm com os gaps (folga entre os polos)  afinados, mas no manual do teu carro há-de dizer o gap correcto e , se quizeres, verifica com um apalpa folgas e corrige conforme necessário , senão caga nisso  que a história  dos gaps até não é uma coisa verdadeiramente relevante para nós mortais...

6 Repetes os passos para as outras 3...

7 dás à chave e se não pegar é pq fizeste M&#D@  :twisted:  :twisted:

não, a sério, é uma coisa tão simples q até chateia, mas se ainda assim n conseguires posta p aqui q eu faço um tutorialzito e ponho no DIY oK

manda sempre

cabral

Offline jmpp

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2074
  • Feedback: +0/-0
DIY - Manutenção
« Responder #18 em: 27 de Junho, 2005, 20:15:40 »
brigado, é k amanha é o ultimo dia de folga antes de ir a santarem, e queria limpar tudo o que puder :twisted:
ja nao se mexe nas velas ao tempo, e queria troca-las, ou para ja dar uma ganda limpeza :wink:

Offline Plastic

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1125
  • Feedback: +0/-0
DIY - Manutenção
« Responder #19 em: 27 de Junho, 2005, 22:43:20 »
o cabral fez uma boa descrição..mas se mesmo assim precisares de ajuda apita, já o fiz umas 3x no meu carro..é relativamente simples.. :)

Offline pedro cabral

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 704
  • Feedback: +0/-0
DIY - Manutenção
« Responder #20 em: 28 de Junho, 2005, 00:09:48 »
Citação de: "jmpp"
brigado, é k amanha é o ultimo dia de folga antes de ir a santarem, e queria limpar tudo o que puder :twisted:
ja nao se mexe nas velas ao tempo, e queria troca-las, ou para ja dar uma ganda limpeza :wink:


não te esqueças que as velas podem estar tdas limpinhas e brilhantes e ainda assim já não estarem a  produzir um arco eléctrico adequado! O que faz com q o motor queime mal a gasolina (e isso é dinheiro deitado à rua) e, consequentemente, que acumule mais carvão nos cilindros, sedes das válvulas de escape e colector "quente"(de escape), o que, tudo somado, te "abafa" o motor... por isso põe mas é umas novas que tb não é por 10 euritos que vais ficar mais pobre... e lembra-te de que as coisitas pequeninas tdas somadas são o que fazem a diferença entre uma ramona estafada e um maquinão bem estimado...

eu troco as minhas a cada 15 000 Km

ok

 se precisares de mais alguma ajuda diz ok?

fica bem

cabral

ps: as velas são um auxiliar de diagnóstico precioso, se quando as tirares estiveres acinzentadas e todas iguais é sinal de que está tudo ok, se estiverem pretas e "gordurosas" pode querer dizer uma de várias coisas:

ou estás com a mistura mto rica (excesso de gasolina=afinação ou limpeza do carburador)

ou estás a queimar mal (velas velhas, inadequadas ou cabos de ignição marados)

ou, e isto normalmente acontece quando só uma ou duas velas estão "pretas e gordurosas", segmentos de raspagem na sucata e o óleo passa-se para onde não deve e é queimado...

Offline jmpp

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2074
  • Feedback: +0/-0
DIY - Manutenção
« Responder #21 em: 28 de Junho, 2005, 10:18:32 »
acabei de limpar, afinal estava tudo limpo, mas deu para descobrir que velas tinha..... motorcraft :D
mas agora tenho um problema, assim que liguei o carro, arranquei com ele a frio e a ritaçao ficom mto elevada, depois andei, andei, e com ele quente fez-me o mesmo, ia na auto-estrada em quinta a 90, carreguei na embraiajem e acelarei em ponto morto, nao é k o ponteiro colou nas 3000rpm :shock:
gor ficou assim, e a frio as rotaçoes oscilam :?

Offline pedro cabral

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 704
  • Feedback: +0/-0
DIY - Manutenção
« Responder #22 em: 28 de Junho, 2005, 10:27:59 »
epá não sei, tiraste os cabos das velas à bruta? as vezes ficam a fazer mau contacto e só passam corrente como deve de ser quando aquecem...

Offline jmpp

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2074
  • Feedback: +0/-0
DIY - Manutenção
« Responder #23 em: 28 de Junho, 2005, 10:43:44 »
no, tirei com jeito, ms j vou dr um jeitinho nquilo, seclhr no ficrm como devi de ser, ja dou resposta :wink:
qundo o carro veio pr as minhs mos tmbem estv ssim, mas depois pssou n sei como :D

Offline jmpp

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2074
  • Feedback: +0/-0
DIY - Manutenção
« Responder #24 em: 28 de Junho, 2005, 11:15:26 »
logo  tarde tenho de verificar, mas parece k descobri o problema, esta tudo bem encaixado, mas parece é k esta demais :D
na parte de tras do motor, tenho uma ficha k quando limpei reparei k nao estava encaixada de maneira a fazer o "click", pois bem, clickei aquilo, agora verifiquei os cabos e fui dar uma volta e estva na mesma, entao a vinda pa casa lembrei me dessa fixa, mesmo com o carro ligado fui la e desencaixei-a como estava dantes, plo menos ja nao voltou a ter as aceleraçoes malucas