MUDANÇAS DE ÒLEO e filtros e outras coisas mais
Aqui está como mudo o óleo e faço a manutenção preventiva ao meu carro. Pra mim tem resultado...chamam-me picuínhas mas o que é certo é que ainda não soube o que é um motor com fugas de óleo nem com o motor a engasgar todo entupido, e já tem quase 180 000 km, por isso façam como eu:
Óleo: Castrol GTX + Aditivo STP (o da garrafinha azul) a cada 5000 Km
Filtro de óleo: Sofima, a cada 10000Km
Filtro de ar: Sofima, a cada 15000 Km
Aditivo para limpar carburador e admissão: STP (o da garrafinha verde com o gargalo comprido) 1 garrafa a cada 5000 km
Velas de ignição: Bosch ou NGK (EVITEM AS DAS MARCAS BRANCAS PORQUE ÀS VEZES PARTEM OS POLOS E LÁ SE VÃO OS SEGMENTOS , AS SEDES DAS VÁLVULAS OU AS CAMISAS!!!) a cada 20000 km (no motor do meu carro devem afinar-se os gaps dos polos a 1mm, mas eu afino a .95, mas é só uma mariquice, não tenho notado grande melhoria...)
Pneus: Riken 155-70r13, pelo preço(cerca de 30 euros cada um no StationMarché)), são muito bons e com chuva são melhores a curvar e a travar do que os que vinham de origem(good-year, acho eu). Têm-me durado cerca de 2 anos (aprox.35000km) nas rodas da frente.
Verificações: de vez em quando dêem uma vista de olhos pelas rótulas, cinoblocos dos triângulos, foles, níveis de óleo nos travões e motor, nível da água, etc... São coisas que não custam nada e podem evitar dissabores...
Curiosidade: Uma das coisas que melhor nos dizem que algo se passa com o motor é o consumo de combustível, monitorizem o vosso consumo médio! O carro do meu pai, por exemplo, fazia 500 km com 30L, de repente começou a fazer só 300. Quando foi ao mecânico tinha o segmento de raspagem marado e o óleo que se passava para o cilindro isolava-lhe a vela...além de lhe gastar o óleo todo assustadoramente depressa...