Garagem do Clube

Autor Tópico: DIY - Mudar calços traseiros no mk4  (Lida 31486 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
DIY - Mudar calços traseiros no mk4
« em: 07 de Maio, 2007, 18:23:34 »
Bons dias.

Recentemente andei a notar falta de potencia na travagem no meu mk4 nomeadamente quando as tábuas me fugiam das rodas detrás  :idiot2:

Daí resolver mudar de calços pra uns novos e como tinha a maquina aqui a mão, resolvi documentar.

Material necessário.

Chave 30 luneta ou tubo ou qq outra que entre no na porca que segura o tambor.
Chave de fendas.
Martelo (pras pancadinhas de amor)

Vamos então começar por desapertar o parafuso afinador no travão de mão para soltar o maximo cabo possivel, deixem o travão de mão totalmente em baixo. Depois levantar uma das rodas ou as 2as se tiverem material pra isso e retirar a(s) jante(s). Acho que toda a gente sabe fazer esta parte.

O carro convem estar calçado pra n fugir pk o travão de mão tem que estar totalmente destravado senão como é obvio prende os tambores.



Depois de retirarem a jante ficam com o tambor a vista. Com a chave de fendas retirem a tampa de chapa no centro. Atenção que a mesma está cheia de massa conscistente por baixo por isso vejam se n mandam lixo la pra dentro.



Já destapada a porca é visivel podem então colocar a chave e desapertar. É preciso fazer força por isso se for caso disso usem o peso do corpo em cima da chave pra desapertar a porca. Desapertar e pra esquerda n se eskeçam.








Depois de desapertar a porca o tambor deve sair com "alguma" facilidade soltando uma anilha de rolamentos no seu interior. Cuidado pra n deixarem entra lixo pros rolamentos senão depois tem que limpar tudo e colocar massa de novo.




Retirem as molas (a vermelho) no sentido das setas e depois os calços devem sair mais ou menos bem se os puxarem no sentido das setas a azul.



Para tirar os calços precisam soltar o cabo do travão de mão da alavanca.
Cuidado pra n perder as 2 peças assinaladas em baixo, dado que ficam soltas assim que se retiram as molas.



Pra soltar o cabo do travão de mão do calço aliviem a pressão puxando a mola e depois soltem a cabeça do cabo pelo buraco mais largo da alavanca.




Depois tomem atenção a posição das molas. Não tem nada que enganar mas pode sempre gerar alguma confusão. Retirem todas as molas pra soltar todas as peças.



Nesta foto já estão os novos calços prontos a montar. No entanto se tiverem dificuldade em retirar o calço do lado do afinador, façam o seguinte: Puxem o afinador (seta azul) e façam-no rodar pra destrancar o calço. Ao colocar de novo é o processo inverso. Parece confuso? Se tiverem com o sistema na mão percebem logo como funciona.




Por ultimo montem tudo no sitio (nao se eskeçam de colocar o cabo do travão de mão).  As molas tambem podem dar alguma luta a colocar mas é a vida!
No final o tambor deve entrar novamente sem esforço mas se tiver teimoso a entrar deem um ajuste aos calços mais pra cima ou pra baixo de modo a ficarem bem centrados. Depois da 1a travagem eles ajustam-se dentro do tambor.




Um ultimo conselho.  O afinador do travão de mão deve actuar assim que se der a 1a travagem pk ao alargarem os calços o afinador desliza e tranca no sitio correcto. Porém como pode ter alguma ferrugem ou tar cansado de muitos anos a trabalhar pode não querer deslizar e então não afina o travão de mão o que resulta numa fraca força de travagem com o travão de mão. A solução pra isto é afastar os calços no sentido das setas a azul e tentar fazer o afinador deslizar de modo a manter os calços nessa posição. Posição essa que deve ser o mais rente possivel ao tambor mas sem roçar nele. No meu tive que fazer isto pk as molas do afinador já nao tem força pra o fazer deslizar apenas pro manter no lugar mas garanto q depois de afinado trava com decencia.

Boa sorte e não entalem os deditos.

PS: (editado) Esquecime de vos avisar, como vão tar com as maos sujas de massa e talvez oleo ou outros residuos tenham o cuidado de não tocar no ferodo dos calços pk como por magia o ferodo absorve essa gordura toda e dps fica a travar mal.


« Última modificação: 13 de Abril, 2010, 21:32:10 por tiago blanquet »

Offline Rocky
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 721
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Mudar calços traseiros no mk4
« Responder #1 em: 07 de Maio, 2007, 18:34:08 »
Bom post tiago! ;)

Offline Bruno Nogueira
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 232
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Mudar calços traseiros no mk4
« Responder #2 em: 07 de Maio, 2007, 23:22:56 »
Excelente post.. como sabes estou bem a precisar também.. e vou-me guiar por aqui.
Só uma informação adicional para ficarmos todos a saber, quanto é que gastaste em material novo e como estão agora? Bem melhores?
Abraços
B.

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re: DIY - Mudar calços traseiros no mk4
« Responder #3 em: 08 de Maio, 2007, 00:49:13 »
Os calços foram 42 eur. Tava a espera de mais barato mas procurei em 3 casas e os preços foram sempre nesta ordem.

Agora o carro trava claro.

Offline rmps

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1325
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Mudar calços traseiros no mk4
« Responder #4 em: 08 de Maio, 2007, 19:18:28 »
Excelente post  O0
tu realmete mudas tudo e mais alguma coisa, haja conhecimentos  :cool:

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re: DIY - Mudar calços traseiros no mk4
« Responder #5 em: 08 de Maio, 2007, 19:28:39 »
Tendo ferramenta adequada e não sendo uma operação complexa acho que tenho possibilidade de o fazer em casa alem de se poupar algum, montamos o material que queremos.

Offline H_VioLa

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4602
  • Feedback: +6/-0
Re: DIY - Mudar calços traseiros no mk4
« Responder #6 em: 08 de Maio, 2007, 21:21:34 »
Sim senhora!! O0 tás lá ;) Nice post e bastante útil pa kem se kiser "aventurar" + um pouko a fazer a manutenção do seu carrito O0

Offline rmps

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1325
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Mudar calços traseiros no mk4
« Responder #7 em: 08 de Maio, 2007, 23:15:08 »
Tendo ferramenta adequada e não sendo uma operação complexa acho que tenho possibilidade de o fazer em casa alem de se poupar algum, montamos o material que queremos.

sem duvida, eu tb o q consigo mudar, n "dou" a mais ngm   :D
e o problema nem ta tanto no material mas sim na falta de conhecimento... est fds pedi pra m mudarem os calcos da frente, inda tiv tentado a muda-los c a ajuda do teu DIY, mas dps penso q akilo vai ficar torto, a rocar...  :-\

Albuquerque
  • Visitante
Re: DIY - Mudar calços traseiros no mk4
« Responder #8 em: 03 de Fevereiro, 2009, 21:53:44 »
Boas, o meu fiesta ta a traval mal pa caraças! A minha sorte e ter uns brembo a frente porque se nao ja tinha partido os dentes ha muito tempo.. alguem me sabe explicar o motivo de tar a travar tao mal atras? e se a afinaçao do travao de mao e uma coisa muito complicada..?

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re: DIY - Mudar calços traseiros no mk4
« Responder #9 em: 03 de Fevereiro, 2009, 23:38:20 »
Trava mal possivelmente pk tens uns calços de má qualidade aliado á já fraca concepção do sistema de travagem traseira do mk4 faz com que resulte nessa qualidade de travagem.

Afinar o travao de mao é so rodar o parafuso do mesmo dentro do habitáculo. Porem convem confirmar que o afinador automatico nas polies está a funcionar correctamente senao os tirantes ficam muito puxados e podem mesmo encravar.

Albuquerque
  • Visitante
Re: DIY - Mudar calços traseiros no mk4
« Responder #10 em: 04 de Fevereiro, 2009, 00:19:36 »
E que o carro teve hoje na norauto e la disseram me que eu ia gastar para ai 300 a 350 euros com aquilo.. o meu problema e o carro ir a inspeçao em março. Achas que va a ford?

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re: DIY - Mudar calços traseiros no mk4
« Responder #11 em: 04 de Fevereiro, 2009, 01:21:49 »
não és de alverca? tras ca o carro a minha casa que eu vejo isso e dou-te um orçamento. Esse pessoal da norauto quer ir-te ao bolso. Por metade desse valor metes discos novos pastilhas novas e calços novos e por mais um pouco ainda trocas bombitos traseiros. Esse valor não é um roubo, é um atentado á inteligencia...

Albuquerque
  • Visitante
Re: DIY - Mudar calços traseiros no mk4
« Responder #12 em: 04 de Fevereiro, 2009, 16:31:06 »
Epa mas este preco foi com discos da frente brembo.. Ate nem acho caro..

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re: DIY - Mudar calços traseiros no mk4
« Responder #13 em: 05 de Fevereiro, 2009, 01:05:56 »
É carissimo. Brembo pissas é o que eles metem. Ainda se fosse brembo max

Offline tddif2000
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2364
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Mudar calços traseiros no mk4
« Responder #14 em: 05 de Fevereiro, 2009, 01:18:43 »
 :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Brembos pissas e pastilhas conas deve ser um set up do c@ralho :D :D :D :D :D :D

tou pronto pra ser banido :uglystupid2:

Offline Mrboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5103
  • Feedback: +9/-0
  • Não t rias do meu carro,a tua namorada pode lá tar
Re: DIY - Mudar calços traseiros no mk4
« Responder #15 em: 05 de Fevereiro, 2009, 03:05:10 »
:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Brembos pissas e pastilhas conas deve ser um set up do c@ralho :D :D :D :D :D :D

tou pronto pra ser banido :uglystupid2:

junta a isso vaselina maria ines, só te enganam a primeira vez lolllllllllll

Albuquerque
  • Visitante
Re: DIY - Mudar calços traseiros no mk4
« Responder #16 em: 05 de Fevereiro, 2009, 20:39:58 »
LOL curem se mas e.. Vem na factura e tenho a caixa ca em casa. Voces sao todos muita bons.

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re: DIY - Mudar calços traseiros no mk4
« Responder #17 em: 06 de Fevereiro, 2009, 14:18:32 »
Mas ninguem tá a duvidar de ti pá.

Até podiam dar-te uma factura de 1000 contos e teres aí na mão a mesma. Não deixa de ser um roubo, e é como disse eles ainda se metessem brembo max ainda era aquela base, mas o que metem é brembo barato. E brembo barato é brembo pissas.

És de alverca. Vais ali a casa onde o rui tomé comprou os discos dele, compras uns ATE POWER DISCS ranhurados e umas pastilhas ATE POWER por 90 eur! Nem que gastes a estupidez de 100 eur nuns super-calços XPTO pra tras e deres 100 eur de mão de obra e mesmo assim não fica tão caro como na norauto.  O0

Só te estamos a tentar alertar pra quando te vão a carteira. Não achas caro pk se calhar não tens a noção do preço dessas peças. Não te condeno por isso. Se toda a gente comprasse o material a parte e montásse em casa como eu essas norautos e stations etc não viam a luz do dia ou então passavam so a vender peças.

O prob é que não podes comprar as peças e levar ao mecanico pra ele te montar pk ele manda-te logo passear diz que ele é que fornece o material pk ele tem que ter a sua fatia do bolo no material. Só estou a alertar-te para eventuais compras que faças pk esse valor deu-me pra trocar kit de distribuição que é coisa em que não mexo, pk pralem de não ter ferramenta não tenho experiencia nessa parte.

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: DIY - Mudar calços traseiros no mk4
« Responder #18 em: 06 de Fevereiro, 2009, 15:06:38 »
Tiago, não tejas a enganar o homem... foram 97€. :D

Em relação à distribuição, a minha com material de origem Ford ficou na módica quantia de 170€ (mão-de-obra e material).

albuquerque
  • Visitante
Re: DIY - Mudar calços traseiros no mk4
« Responder #19 em: 06 de Fevereiro, 2009, 17:11:50 »
Ok es capaz de ter razao.. xD mas tambem nao e preciso um atestado de estupidez desse tamanho.. Para a proxima falo convosco primeiro. E os meus travoes de tras estao mesmo uma treta..

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re: DIY - Mudar calços traseiros no mk4
« Responder #20 em: 06 de Fevereiro, 2009, 17:24:15 »
Ok es capaz de ter razao.. xD mas tambem nao e preciso um atestado de estupidez desse tamanho.. Para a proxima falo convosco primeiro. E os meus travoes de tras estao mesmo uma treta..

As vezes o pessoal é um pouco áspero, mas isto aqui é so amor n te preocupes.  :D :D :D

albuquerque
  • Visitante
Re: DIY - Mudar calços traseiros no mk4
« Responder #21 em: 06 de Fevereiro, 2009, 17:28:49 »
LOL peço desculpa entao.. Diz me so entao o que raio e suposto eu fazer nos travoes de tras.. E onde e que compro um kn sem ser roubado =P

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re: DIY - Mudar calços traseiros no mk4
« Responder #22 em: 06 de Fevereiro, 2009, 18:40:17 »
Os travoes tem que se ver se está aí alguma coisa mal montada, ou se é problema do afinador. Quanto ao Filtro dessa não te livras são sempre na ordem dos 50€ o KN

albuquerque
  • Visitante
Re: DIY - Mudar calços traseiros no mk4
« Responder #23 em: 06 de Fevereiro, 2009, 19:13:32 »
Entao quando tiveres tempo diz me como e que faço ou se quiseres ves me o carro e experimentas pa veres o que achas. E ja agora o filtro? Qual e que devo por?

albuquerque
  • Visitante
Re: DIY - Mudar calços traseiros no mk4
« Responder #24 em: 15 de Fevereiro, 2009, 01:43:35 »
Ja fiz tudo como dizias aqui e esta porreirissimo.