Bons dias.
Recentemente andei a notar falta de potencia na travagem no meu mk4 nomeadamente quando as tábuas me fugiam das rodas detrás :idiot2:
Daí resolver mudar de calços pra uns novos e como tinha a maquina aqui a mão, resolvi documentar.
Material necessário.
Chave 30 luneta ou tubo ou qq outra que entre no na porca que segura o tambor.
Chave de fendas.
Martelo (pras pancadinhas de amor)
Vamos então começar por desapertar o parafuso afinador no travão de mão para soltar o maximo cabo possivel, deixem o travão de mão totalmente em baixo. Depois levantar uma das rodas ou as 2as se tiverem material pra isso e retirar a(s) jante(s). Acho que toda a gente sabe fazer esta parte.
O carro convem estar calçado pra n fugir pk o travão de mão tem que estar totalmente destravado senão como é obvio prende os tambores.
Depois de retirarem a jante ficam com o tambor a vista. Com a chave de fendas retirem a tampa de chapa no centro. Atenção que a mesma está cheia de massa conscistente por baixo por isso vejam se n mandam lixo la pra dentro.
Já destapada a porca é visivel podem então colocar a chave e desapertar. É preciso fazer força por isso se for caso disso usem o peso do corpo em cima da chave pra desapertar a porca. Desapertar e pra esquerda n se eskeçam.
Depois de desapertar a porca o tambor deve sair com "alguma" facilidade soltando uma anilha de rolamentos no seu interior. Cuidado pra n deixarem entra lixo pros rolamentos senão depois tem que limpar tudo e colocar massa de novo.
Retirem as molas (a vermelho) no sentido das setas e depois os calços devem sair mais ou menos bem se os puxarem no sentido das setas a azul.
Para tirar os calços precisam soltar o cabo do travão de mão da alavanca.
Cuidado pra n perder as 2 peças assinaladas em baixo, dado que ficam soltas assim que se retiram as molas.
Pra soltar o cabo do travão de mão do calço aliviem a pressão puxando a mola e depois soltem a cabeça do cabo pelo buraco mais largo da alavanca.
Depois tomem atenção a posição das molas. Não tem nada que enganar mas pode sempre gerar alguma confusão. Retirem todas as molas pra soltar todas as peças.
Nesta foto já estão os novos calços prontos a montar. No entanto se tiverem dificuldade em retirar o calço do lado do afinador, façam o seguinte: Puxem o afinador (seta azul) e façam-no rodar pra destrancar o calço. Ao colocar de novo é o processo inverso. Parece confuso? Se tiverem com o sistema na mão percebem logo como funciona.
Por ultimo montem tudo no sitio (nao se eskeçam de colocar o cabo do travão de mão). As molas tambem podem dar alguma luta a colocar mas é a vida!
No final o tambor deve entrar novamente sem esforço mas se tiver teimoso a entrar deem um ajuste aos calços mais pra cima ou pra baixo de modo a ficarem bem centrados. Depois da 1a travagem eles ajustam-se dentro do tambor.
Um ultimo conselho. O afinador do travão de mão deve actuar assim que se der a 1a travagem pk ao alargarem os calços o afinador desliza e tranca no sitio correcto. Porém como pode ter alguma ferrugem ou tar cansado de muitos anos a trabalhar pode não querer deslizar e então não afina o travão de mão o que resulta numa fraca força de travagem com o travão de mão. A solução pra isto é afastar os calços no sentido das setas a azul e tentar fazer o afinador deslizar de modo a manter os calços nessa posição. Posição essa que deve ser o mais rente possivel ao tambor mas sem roçar nele. No meu tive que fazer isto pk as molas do afinador já nao tem força pra o fazer deslizar apenas pro manter no lugar mas garanto q depois de afinado trava com decencia.
Boa sorte e não entalem os deditos.
PS: (editado) Esquecime de vos avisar, como vão tar com as maos sujas de massa e talvez oleo ou outros residuos tenham o cuidado de não tocar no ferodo dos calços pk como por magia o ferodo absorve essa gordura toda e dps fica a travar mal.