Chegou a hora de trocar SINOBLOCOS no meu fiesta. Ainda são os de origem. Já estavam muito mal tratados e ja notava uma especie de flutuação no volante em curva ou quando encostava o carro a um passeio para o subir.
Desde já os meus sinceros agradecimentos ao user G_Buster pelo material.
Este tutorial não é mais que uma forma de orientar quem se quiser aventurar a mudar estes componentes. O grau de dificuldade é médio. Não é um trabalho de precisão é essencialmente um trabalho de força.... E muita... Ficam a vossa responsabilidade em o fazer. O modo como o fiz não é necessariamente o melhor, mas foi o melhor que pude fazer com as ferramentas que dispunha. Um bom TORNO poupará muito trabalho e facilitará o trabalho. Eu infelizmente não tenho um bom torno no meio da parafernália de ferramentas que disponho. É triste eu sei...
Aviso tambem que podem ter que recorrer a alguma criatividade para fabricar uma prensa basica pra auxiliar no serviço. Isto basicamente foi o Disclaimer lol.
Bem mas ponto mãos a obra:
O material a montar é este:
Blocos ford e powerflex. Na foto estão tambem os traseiros mas pra já vou apenas fazer a troca dos frontais que são os criticos.
Comecem por aliviar as porcas das rodas, levantar o carro e apoiá-lo com umas preguiças no charriot.
Remover o triangulo da suspensão é simples.
Identifiquem os seguintes parafusos e desapertem-nos. É necessario para levantar a cava da roda e aceder ao parafuso por tras.
Desapertem o parafuso vertical indicado. Precisam de uma chave de bocas 19 no topo e uma 17 por baixo Retirem a porca mas deixem la o parafuso.
Desapertem o 2o parafuso horizontal, abaixo indicado e retirem apenas a porca.
O ultimo parafuso é o que prende a manga de eixo ao triangulo. Podem retirar-lo totalmente.
O triangulo deverá agora descer para que seja desencaixado da manga de eixo.
Uma alavanca ajuda a separar os dois componentes.
Depois de desencaixarem o triangulo da manga de eixo, cheguem-na pro lado com cuidado pra não puxar a ponteira de transmissão em demasia. Retirem entao o parafuso horizontal do triangulo e puxem o mesmo para tras. Fica então o triangulo solto e agora é so retirar o parafuso vertical e retirar totalmente o triangulo do carro.
Podem aqui ver claramente os mais de 12 anos de desgaste presentes na borracha, já completamente gretada e fissurada.
Esta aqui não estava em muito mau estado, mas a borracha já esta demasiado ressequida.
Vamos agora a parte complicada. Retirar os blocos dos apoios.
Para o mais pequeno um berbequim com uma broca de 6mm serve bem. Varios furos vao enfraquecer o bloco e fragilizar o plastico exterior.
Para retirar completamente o bloco usei um parafuso de 12mm e uma chave de roquete. Deu para puxar um bocado mas entretanto tive que substituir a chave de roquete por uma chave de tubos para ter mais curso.
Bloco retirado.
Limpem bem a superficie interna do apoio e lubrifiquem a mesma antes de introduzir o novo bloco.
Ao introduzir o novo bloco da powerflex descobri que o mesmo entra bem se não tiver a bucha de metal no centro. No entanto depois revelou-se complicado colocar a bucha de metal de modo que resolvi meter tudo junto o que resultou ainda melhor dado que a borracha ficou toda uniforme e direita.
Com o auxilio de um grampo uma chapa plana e a chave de roquete faz-se deslizar o bloco até ao lugar.
Colocar então o resto do bloco que entra sem dificuldades. alinhar a bucha de metal com os 2 blocos.
Passando agora ao bloco mais complicado, 12 anos e ferrugem practicamente fundiram o material. O que fiz foi fazer passar a serra pelo bloco de modo a conseguir cortar o aro metalico do bloco de forma a enfraquece-lo. De outra forma precisariam de toneladas de força para o retirar do lugar.
Agora fica ao vosso critério. Se tiverem prensas ou acesso a outras maquinas "heavy duty" usem-nas. Eu fiquei-me por um martelo e um escopro. Atentem á posição do bloco para colocarem o novo do mesmo modo e depois é martelar e martelar até que acaba por ceder ao fim de 5min de marretadas.
Agora com a ajuda novamente da prensa caseira, coloquem o novo bloco no lugar. Lubrifiquem tudo antes, e limpem o apoio de ferrugens etc. O ideal é usar uma escova de palha de aço no berbequim para limpar isso como deve ser. Há no apoio uma zona menos estreita que outra, e é por essa que devem começar a empurrar o novo bloco para facilitar. É possivel que nãpo consigam colocar tudo ate ao fundo com a prensa artesanal. Para finalizar podem recorrer novamente o martelo usando um calço de metal por cima do bloco para não o marcar e bater apenas no aro metalico, circulando as pancadas a toda a volta para que entre direito.
Triangulo pronto a encaixar.
Agora basicamente é o processo inverso para colocar tudo no sitio.
Comecem por encaixar o parafuso verticar no lugar e depois façam rodar o triangulo ate encaixar no outro apoio. Colocar o parafuso horizontal. Encaixar a manga de eixo.
Os powerflex podem oferecer alguma resistencia a entrada. Depois de os encaixarem podes usar uma chave de parafusos para ajudar a alinhar a bucha de metal de modo a receber o parafuso horizontal.
Tudo encaixado.
Agora é so repetir no outro lado.
Tempo dispendido. Aprox 1H para cada lado.