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Autor Tópico: DIY - Mudar SINOBLOCOS frontais Fiesta MK4  (Lida 30027 vezes)

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Offline tiago blanquet
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DIY - Mudar SINOBLOCOS frontais Fiesta MK4
« em: 28 de Abril, 2010, 17:07:31 »
Chegou a hora de trocar SINOBLOCOS no meu fiesta. Ainda são os de origem. Já estavam muito mal tratados e ja notava uma especie de flutuação no volante em curva ou quando encostava o carro a um passeio para o subir.

Desde já os meus sinceros agradecimentos ao user G_Buster pelo material.

Este tutorial não é mais que uma forma de orientar quem se quiser aventurar a mudar estes componentes. O grau de dificuldade é médio. Não é um trabalho de precisão é essencialmente um trabalho de força.... E muita... Ficam a vossa responsabilidade em o fazer. O modo como o fiz não é necessariamente o melhor, mas foi o melhor que pude fazer com as ferramentas que dispunha. Um bom TORNO poupará muito trabalho e facilitará o trabalho. Eu infelizmente não tenho um bom torno no meio da parafernália de ferramentas que disponho. É triste eu sei...
Aviso tambem que podem ter que recorrer a alguma criatividade para fabricar uma prensa basica pra auxiliar no serviço. Isto basicamente foi o Disclaimer lol.

Bem mas ponto mãos a obra:

O material a montar é este:


Blocos ford e powerflex. Na foto estão tambem os traseiros mas pra já vou apenas fazer a troca dos frontais que são os criticos.


Comecem por aliviar as porcas das rodas, levantar o carro e apoiá-lo com umas preguiças no charriot.


Remover o triangulo da suspensão é simples.

Identifiquem os seguintes parafusos e desapertem-nos. É necessario para levantar a cava da roda e aceder ao parafuso por tras.



Desapertem o parafuso vertical indicado. Precisam de uma chave de bocas 19 no topo e uma 17 por baixo Retirem a porca mas deixem la o parafuso.



Desapertem o 2o parafuso horizontal, abaixo indicado e retirem apenas a porca.



O ultimo parafuso é o que prende a manga de eixo ao triangulo. Podem retirar-lo totalmente.



O triangulo deverá agora descer para que seja desencaixado da manga de eixo.



Uma alavanca ajuda a separar os dois componentes.




Depois de desencaixarem o triangulo da manga de eixo, cheguem-na pro lado com cuidado pra não puxar a ponteira de transmissão em demasia. Retirem entao o parafuso horizontal do triangulo e puxem o mesmo para tras. Fica então o triangulo solto e agora é so retirar o parafuso vertical e retirar totalmente o triangulo do carro.



Podem aqui ver claramente os mais de 12 anos de desgaste presentes na borracha, já completamente gretada e fissurada.


Esta aqui não estava em muito mau estado, mas a borracha já esta demasiado ressequida.



Vamos agora a parte complicada. Retirar os blocos dos apoios.

Para o mais pequeno um berbequim com uma broca de 6mm serve bem. Varios furos vao enfraquecer o bloco e fragilizar o plastico exterior.



Para retirar completamente o bloco usei um parafuso de 12mm e uma chave de roquete. Deu para puxar um bocado mas entretanto tive que substituir a chave de roquete por uma chave de tubos para ter mais curso.



Bloco retirado.



Limpem bem a superficie interna do apoio e lubrifiquem a mesma antes de introduzir o novo bloco.



Ao introduzir o novo bloco da powerflex descobri que o mesmo entra bem se não tiver a bucha de metal no centro. No entanto depois revelou-se complicado colocar a bucha de metal de modo que resolvi meter tudo junto o que resultou ainda melhor dado que a borracha ficou toda uniforme e direita.


Com o auxilio de um grampo uma chapa plana e a chave de roquete faz-se deslizar o bloco até ao lugar.



Colocar então o resto do bloco que entra sem dificuldades. alinhar a bucha de metal com os 2 blocos.




Passando agora ao bloco mais complicado,  12 anos e ferrugem practicamente fundiram o material. O que fiz foi fazer passar a serra pelo bloco de modo a conseguir cortar o aro metalico do bloco de forma a enfraquece-lo. De outra forma precisariam de toneladas de força para o retirar do lugar.



Agora fica ao vosso critério. Se tiverem prensas ou acesso a outras maquinas "heavy duty" usem-nas. Eu fiquei-me por um martelo e um escopro. Atentem á posição do bloco para colocarem o novo do mesmo modo e depois é martelar e martelar até que acaba por ceder ao fim de 5min de marretadas.



Agora com a ajuda novamente da prensa caseira, coloquem o novo bloco no lugar. Lubrifiquem tudo antes, e limpem o apoio de ferrugens etc. O ideal é usar uma escova de palha de aço no berbequim para limpar isso como deve ser. Há no apoio uma zona menos estreita que outra, e é por essa que devem começar a empurrar o novo bloco para facilitar. É possivel que nãpo consigam colocar tudo ate ao fundo com a prensa artesanal. Para finalizar podem recorrer novamente o martelo usando um calço de metal por cima do bloco para não o marcar e bater apenas no aro metalico, circulando as pancadas a toda a volta para que entre direito.




Triangulo pronto a encaixar.


Agora basicamente é o processo inverso para colocar tudo no sitio.
Comecem por encaixar o parafuso verticar no lugar e depois façam rodar o triangulo ate encaixar no outro apoio. Colocar o parafuso horizontal. Encaixar a manga de eixo.


Os powerflex podem oferecer alguma resistencia a entrada. Depois de os encaixarem podes usar uma chave de parafusos para ajudar a alinhar a bucha de metal de modo a receber o parafuso horizontal.


Tudo encaixado.


Agora é so repetir no outro lado.
Tempo dispendido. Aprox 1H para cada lado.




Offline ianchika
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Re:DIY - Mudar SINOBLOCOS frontais Fiesta MK4
« Responder #1 em: 28 de Abril, 2010, 17:18:30 »
Eish... Tu és o maior. E digo isto sem ponta de ironia.
Já vi um DIY teu a mudar os calços dos travões de trás, agora isto...
Se morasses perto de mim fazia-me teu amigo só para te chular a mão de obra :D :D :D.
Estou a brincar mas tomara eu ter metade do teu à vontade a mexer no carro.
Parabéns pelo tópico.

Offline ruitome

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Re:DIY - Mudar SINOBLOCOS frontais Fiesta MK4
« Responder #2 em: 28 de Abril, 2010, 17:25:18 »
Tu também só conseguiste fazer isso devido à minha ajuda psicológica e visual no pré-DIY. :D :D :D

Offline tiago blanquet
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Re:DIY - Mudar SINOBLOCOS frontais Fiesta MK4
« Responder #3 em: 28 de Abril, 2010, 17:28:33 »
Tu também só conseguiste fazer isso devido à minha ajuda psicológica e visual no pré-DIY. :D :D :D

Pa tava com medo de estragar os que la estavam mas se já tavam fdds pra quê ter pena??  :D

Offline ruitome

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Re:DIY - Mudar SINOBLOCOS frontais Fiesta MK4
« Responder #4 em: 28 de Abril, 2010, 17:39:04 »
Foi mesmo o que te disse. Não tinhas problemas de ficar com o carro parado, não precisavas dele e se precisasses, tinhas a mota ou outro carro. O pior era mesmo não conseguires tirar e teres que recorrer ao torneiro... Só foi pena não teres uma peça cilindrica mesmo à medida, tinha facilitado imenso.

E resultados? Já está mais firme?

Para quando os de trás? Esses devem ser fáceis de montar.

Offline tiago blanquet
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Re:DIY - Mudar SINOBLOCOS frontais Fiesta MK4
« Responder #5 em: 28 de Abril, 2010, 20:19:51 »
Noto o carro muito mais composto. Está mais silencioso tambem. Nota-se mesmo uma diferença principalmente na direcção que está mais reactiva.

Offline ruitome

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Re:DIY - Mudar SINOBLOCOS frontais Fiesta MK4
« Responder #6 em: 28 de Abril, 2010, 20:44:46 »
Pois, eu também notei isso quando mudei os meus, quer no outro, quer neste. Neste tenho é folga na transmissão. Como tem uma folga, faz barulho quando solto a embraiagem. Presumo que seja isso, porque ele levou os cinoblocos quando o comprei (à conta do vendedor), que não estavam já muito bons. Isso foi para aí aos 45k km, mas eles vieram a dar problemas e fui à Ford e substituiram-mos ao abrigo da garantia de peça de 2 anos. Não sei bem quando foi, mas já estava cá, por isso tem que ser depois de Março de 2008...

Já meti a mão à uns tempos, nas ponteiras de direcção, mas não apresentavam nada de especial. Qualquer dia tenho que ver exactamente o que é...

Offline trevas
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Re:DIY - Mudar SINOBLOCOS frontais Fiesta MK4
« Responder #7 em: 28 de Abril, 2010, 21:51:34 »
os que se costumam estragar mais, e chumbar na inspecção são os da parte traseira do triangulo, e esses nao parecem ser da powerflex, é pena, porque são mesmo os mais fracos.

Faltou dizer neste DIY que o sinobloco que esta na parte da frente do triangulo, o que é da powerflex, so poder ser apertado com o carro no chão, ou algo similar, se o apertares com a roda suspensa, ele nao vai durar muito tempo...cuidado com isso, caso nao tenhas feita dessa maneira, convem corrigires  O0 

Offline tiago blanquet
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Re:DIY - Mudar SINOBLOCOS frontais Fiesta MK4
« Responder #8 em: 28 de Abril, 2010, 22:27:27 »
os que se costumam estragar mais, e chumbar na inspecção são os da parte traseira do triangulo, e esses nao parecem ser da powerflex, é pena, porque são mesmo os mais fracos.

Faltou dizer neste DIY que o sinobloco que esta na parte da frente do triangulo, o que é da powerflex, so poder ser apertado com o carro no chão, ou algo similar, se o apertares com a roda suspensa, ele nao vai durar muito tempo...cuidado com isso, caso nao tenhas feita dessa maneira, convem corrigires  O0  

Não entendo muito bem. Não vejo o que haja ali a corrigir. O apoio retem bem o aperto do parafuso sem pressionar o cinobloco por isso não vejo qual o prob.

Noutros carros talvez seja aconselhavel mas no fiesta com o sistema que tem não vejo necessidade disso. O triangulo fica sempre livre de movimento. Não vejo ali prob com forças de flexão mas aí está eu sou só um curioso. Mas pra já ta impec.
« Última modificação: 28 de Abril, 2010, 22:38:21 por tiago blanquet »

Offline Frederico Silva

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Re:DIY - Mudar SINOBLOCOS frontais Fiesta MK4
« Responder #9 em: 28 de Abril, 2010, 22:42:15 »
Noto o carro muito mais composto. Está mais silencioso tambem. Nota-se mesmo uma diferença principalmente na direcção que está mais reactiva.

Antes de trocares os sinoblocos tinhas alguma trepidação no volante a andar? Se tinhas isso alterou alguma coisa em termos de trepidação?
« Última modificação: 28 de Abril, 2010, 22:45:53 por frederico.silva2 »

Offline tiago blanquet
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Re:DIY - Mudar SINOBLOCOS frontais Fiesta MK4
« Responder #10 em: 28 de Abril, 2010, 23:17:58 »
Noto o carro muito mais composto. Está mais silencioso tambem. Nota-se mesmo uma diferença principalmente na direcção que está mais reactiva.

Antes de trocares os sinoblocos tinhas alguma trepidação no volante a andar? Se tinhas isso alterou alguma coisa em termos de trepidação?

N tinha trepidações. Mas sentia a direcção algo vaga. Quando acelerava com vigor ouvia um barulho muito estranho como metal a bater em metal, presumo que fosse a bucha de metal a bater no ar no cinobloco. Agora já não faz. Entretanto vou ver como ta de alinhamento e aproveitar pra substituir o rolamento que tenho já macerado dos slides.

Offline Frederico Silva

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Re:DIY - Mudar SINOBLOCOS frontais Fiesta MK4
« Responder #11 em: 28 de Abril, 2010, 23:50:40 »
Pois isso é que eu acho que é urgente! Vais ficar com o carro todo afinadinho, assim até dá gosto conduzir. Eu tenho um problema de trepidação no volante e não sei de onde vem...

Tenho as rodas calibradas e alinhadas, direcção alinhada, não há folgas nos pernos, não tenho discos empanados porque se não só trepidava ao travar. Não sei de onde possa vir aquela trepidação parasita.

Dá aí uns palpites, talvez me resolvam o problema.
« Última modificação: 28 de Abril, 2010, 23:51:41 por frederico.silva2 »

Offline tiago blanquet
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Re:DIY - Mudar SINOBLOCOS frontais Fiesta MK4
« Responder #12 em: 29 de Abril, 2010, 00:52:41 »
Pois isso é que eu acho que é urgente! Vais ficar com o carro todo afinadinho, assim até dá gosto conduzir. Eu tenho um problema de trepidação no volante e não sei de onde vem...

Tenho as rodas calibradas e alinhadas, direcção alinhada, não há folgas nos pernos, não tenho discos empanados porque se não só trepidava ao travar. Não sei de onde possa vir aquela trepidação parasita.

Dá aí uns palpites, talvez me resolvam o problema.

Pneus ovalizados. Tenta com umas jantes e pneus emprestados.

Offline ruitome

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Re:DIY - Mudar SINOBLOCOS frontais Fiesta MK4
« Responder #13 em: 29 de Abril, 2010, 01:08:48 »
Quando os cinoblocos tão mesmo todos lixados, o próprio metal do triangulo chega a bater em cima e em baixo, no apoio. Eu tinha um assim no MK3. Aquilo ao arrancar e ao travar batia metal no metal. Até notava, se me debruçasse na janela a olhar para a roda, via-a andar para a frente e para trás, tal era o estrago que os cinoblocos tinham. Meti novos e ficou fino. Como meti só num lado, o do outro não tardou a ceder, por isso, se tiverem que trocar um, troquem logo ambos, é que um vai esforçar o outro e é uma questão de 1 ou 2 meses para o outro se lixar por completo.

A trepidação pode sentir-se por causa do cinobloco, mas muitas das vezes é por causa das ponteiras de direcção. Isso é fácil e rápido de montar, além de serem baratas. Curiosamente as que se lixam mais são as do lado esquerdo, que por acaso até são mais curtas, porque têm logo a caixa de direcção ao pé...

Offline CarpoPT

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Re:DIY - Mudar SINOBLOCOS frontais Fiesta MK4
« Responder #14 em: 29 de Abril, 2010, 10:39:49 »
Excelente DIY Tiago!

Eu quando mudei os meus tive a sorte de ter uma prensa para tirar os ditos mas a parte pior para mim foi mesmo retirar os 2 parafusos dos triangulos.. Nem com chaves de pancada aquilo saiu.. Só saiu com o rabo de força e um tubo com 1 metro de comprimento  >:D

Offline tiago blanquet
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Re:DIY - Mudar SINOBLOCOS frontais Fiesta MK4
« Responder #15 em: 29 de Abril, 2010, 13:05:24 »
Excelente DIY Tiago!

Eu quando mudei os meus tive a sorte de ter uma prensa para tirar os ditos mas a parte pior para mim foi mesmo retirar os 2 parafusos dos triangulos.. Nem com chaves de pancada aquilo saiu.. Só saiu com o rabo de força e um tubo com 1 metro de comprimento  >:D

Tb usei o tubo de aço do macaco para aumentar o braço da chave mas saiu tudo ok.

Offline kekebeba
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Re:DIY - Mudar SINOBLOCOS frontais Fiesta MK4
« Responder #16 em: 29 de Abril, 2010, 13:07:46 »
GANDA TIAGO!

É POR ISSO QUE ESTE FORUM É O MAIOR!!!

SIMPLESMENTE, SEM PALAVRAS... PENA SÓ SURGIR AGORA, MAS ISSO SÃO OUTROS QUINHENTOS!!!

UM BEM HAJA A TODOS QUE PARTILHAM INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!

ESTE HOME É UM SINHORE, CARAGO!!!

Nota: as maiusculas foram propositadas para expressar o meu apreço e agrado por este post!

Offline tiago blanquet
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Re:DIY - Mudar SINOBLOCOS frontais Fiesta MK4
« Responder #17 em: 30 de Abril, 2010, 02:44:34 »
GANDA TIAGO!

É POR ISSO QUE ESTE FORUM É O MAIOR!!!

SIMPLESMENTE, SEM PALAVRAS... PENA SÓ SURGIR AGORA, MAS ISSO SÃO OUTROS QUINHENTOS!!!

UM BEM HAJA A TODOS QUE PARTILHAM INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!

ESTE HOME É UM SINHORE, CARAGO!!!

Nota: as maiusculas foram propositadas para expressar o meu apreço e agrado por este post!

Epa isto vai surgindo a medida que vou precisando e entretanto aproveito pra fazer umas fotos a documentar caso sirva pra ajudar alguem que como eu não tenho medo de ser aventurar neste campo.

Offline trevas
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Re:DIY - Mudar SINOBLOCOS frontais Fiesta MK4
« Responder #18 em: 30 de Abril, 2010, 20:29:12 »
os que se costumam estragar mais, e chumbar na inspecção são os da parte traseira do triangulo, e esses nao parecem ser da powerflex, é pena, porque são mesmo os mais fracos.

Faltou dizer neste DIY que o sinobloco que esta na parte da frente do triangulo, o que é da powerflex, so poder ser apertado com o carro no chão, ou algo similar, se o apertares com a roda suspensa, ele nao vai durar muito tempo...cuidado com isso, caso nao tenhas feita dessa maneira, convem corrigires  O0 

Não entendo muito bem. Não vejo o que haja ali a corrigir. O apoio retem bem o aperto do parafuso sem pressionar o cinobloco por isso não vejo qual o prob.

Noutros carros talvez seja aconselhavel mas no fiesta com o sistema que tem não vejo necessidade disso. O triangulo fica sempre livre de movimento. Não vejo ali prob com forças de flexão mas aí está eu sou só um curioso. Mas pra já ta impec.

se eu fosse o tiago blanquet fazia ja um esquema disso e explicava-te isso cientificamente, mas o meu jeito pa teacher é fraco, dmas o que te tou a dizer  é verdade, mas nao falo do mais recuado, falo do que está mais á frente, o que se estraga menos.

Offline Ivo Silva

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Re:DIY - Mudar SINOBLOCOS frontais Fiesta MK4
« Responder #19 em: 18 de Maio, 2010, 01:16:36 »
Não tiveste que alinhas a direcção?!?!Ou é treta o que os mecanicos dizem que quando se troca casquilhos e etc tem que se alinhar a direcção!?!?!
Abraço........ O0

Offline tiago blanquet
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Re:DIY - Mudar SINOBLOCOS frontais Fiesta MK4
« Responder #20 em: 18 de Maio, 2010, 02:08:39 »
Não tiveste que alinhas a direcção?!?!Ou é treta o que os mecanicos dizem que quando se troca casquilhos e etc tem que se alinhar a direcção!?!?!
Abraço........ O0

Convem ir alinhar ou pelo menos ver como esta. O normal é ficar com algum toe-in. Eu ainda não fui alinhar mas tenho de ir pra ver como está.

Offline davidsantos
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Re:DIY - Mudar SINOBLOCOS frontais Fiesta MK4
« Responder #21 em: 13 de Junho, 2010, 21:18:47 »
Parabens excelente tòpico. ;)

Offline barbecos
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Re:DIY - Mudar SINOBLOCOS frontais Fiesta MK4
« Responder #22 em: 16 de Julho, 2010, 18:10:13 »
também notavas chiadeira nalgumas curvas?

Offline tiago blanquet
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Re:DIY - Mudar SINOBLOCOS frontais Fiesta MK4
« Responder #23 em: 02 de Agosto, 2010, 21:39:57 »
também notavas chiadeira nalgumas curvas?

O meu carro sempre chiou nas curvas mas isso é velocidade a mais  :D :D :D

Offline orrap

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Re:DIY - Mudar SINOBLOCOS frontais Fiesta MK4
« Responder #24 em: 28 de Setembro, 2010, 11:22:37 »
Excelente Tópico DIY,
Vou me  abalançar a trocar os meus porque está a fazer aquele barulho tipo chapa a bater se arrancar mais rápido numa rotunda.
Parabéns
Luis Parro