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Autor Tópico: DIY - Substituir Filtro de Ar num MK6 - K&N Powered  (Lida 12288 vezes)

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Offline mskorpion
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DIY - Substituir Filtro de Ar num MK6 - K&N Powered
« em: 04 de Julho, 2007, 20:33:57 »
Ora cá vai para a malta dos MK6 1.25 uma pequena ajuda para poupar uns trocos :)

Primeiro o material necessário serão apenas duas chaves de bocas N.º8 e N.º10.

Precisamos obviamente do carro loool caso contrário não há nada a mudar nem para mudar :D



Aberto o Capot temos mesmo por cima do motor a caixa onde o filtro de Ar se encontra.
Basta então desapertar manualmente o tubo de Admissão (Ponto Amarelo) e com a chave N.º 10 desapertar os dois perafusos visiveis na caixa (Bolas Vermelhas de baixo).
Após os dois perafusos estarem desapertados, basta torcer a parte de cima da caixa do filtro para a esquerda e direita (de baixo para cima) para soltar a caixa dos dois encaixes que existem na parte superior por baixo da caixa (Bolas Vermelhas superiores). NOTA: Custa um pouco a desencaixar a primeira vez.



Depois da mesma já desencaixada, basta então tirar o tubo que leva o ar para o motor (Não é necessário tirar a abraçadeira pois ela aguenta bem se colocado com jeito o tubo novamente na caixa) e o tubinho do Respiro do motor que está também ligado à caixa do Filtro de Ar.

Retirados todos os tubos e desencaixada a caixa, basta tirá-la do sítio!



Com a caixa fora, iremos virar a mesma ao contrário.



Com a chave de bocas N.º8 desapertam-se os 10 perafusos que selam a caixa do filtro.



Vira-se novamente a caixa do Filtro para a posição "normal" e abre-se a mesma.
Iremos encontrar o filtro de ar e mais abaixo uma pequena esponja para o Respiro do Motor.

NOTA: Caso queiram lavar a caixa do filtro do ar e a esponja NÃO ESQUECER DE SECAR TUDO BEM antes de voltar a colocar tudo ao sítio!

Retira-se os dois e limpa-se ou substitui-se a esponja do Respiro do motor por uma nova!



Filtro Original VS Filtro K&N



Filtro K&N já no local. Como é um Filtro Específico para este modelo, encaixa na perfeição!





Já com o Filtro NOVO no sitio e a esponja existente no local do tubo do Respiro do Motor, basta fechar a caixa novamente, virá-la ao contrário e colocar novamente os 10 perafusos no sítio para selar novamente a caixa.



Caixa como NOVA vamos então encaixá-la nos dois engates (Bolas Vermelhas) existentes por cima da cabeça do motor :)



Já encaixada no Local correcto, aperta-se novamente os dois perafusos (Bolas Vermelhas) e coloca-se ao sítio o tubo de admissão (Bola amarela)



Tendo tudo apertado coloca-se o tubo do respiro do motor ao sítio e também o que leva o ar para o motor (com jeitinho, a abraçadeira de origem permanece bem a fixa o tubo na caixa) :)



Tudo montado tá feito o serviço ;)

K&N POWER!




Alguma dúvida disponham!

Um abraço

Offline Fiesta06
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Re: DIY - Substituir Filtro de Ar num MK6 - K&N Powered
« Responder #1 em: 04 de Fevereiro, 2012, 17:43:32 »
boa tarde,

uma duvida hoje tive a tentar retirar o essa caixa mas nao consegui. ou seja tirei os 2 parafusos frontais, tirei as 3 tubos que ligam a caixa mas depois nao consigo tira la de fora do motor.

existe algum parafuso por baixo que tenha que desapertar ou será mesmo preciso fazer mais força? é que tou com medo de ao forçar aquilo partir algum encaixe.

Offline Fiesta06
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Re: DIY - Substituir Filtro de Ar num MK6 - K&N Powered
« Responder #2 em: 04 de Fevereiro, 2012, 17:51:33 »
boa tarde,

uma duvida, hoje tive a tentar retirar o essa caixa mas nao consegui. ou seja tirei os 2 parafusos frontais, tirei as 3 tubos que ligam a caixa mas depois nao consigo tira la de fora do motor.

existe algum parafuso por baixo que tenha que desapertar ou será mesmo preciso fazer mais força? é que tou com medo de ao forçar aquilo partir algum encaixe.

Offline Fiesta06
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Re: DIY - Substituir Filtro de Ar num MK6 - K&N Powered
« Responder #3 em: 04 de Fevereiro, 2012, 18:21:41 »
"Após os dois perafusos estarem desapertados, basta torcer a parte de cima da caixa do filtro para a esquerda e direita (de baixo para cima) para soltar a caixa dos dois encaixes que existem na parte superior por baixo da caixa (Bolas Vermelhas superiores). NOTA: Custa um pouco a desencaixar a primeira vez."

Só uma coisa onde se encontra estes filtros para diesel e ronda para que preços?
pois eu vi isso mas andei a tentar, agarrei na caixa com as maos pela parte de baixo, rodei varias vezes para ver se cedia e mesmo assim nao consegui.

como aquilo parece tar bem preso, tenho medo de faltar desapertar qualquer coisa e partir os encaixes.

eu mandei vir o meu pela net e andou a volta dos 10€.

tens aqui o link directo para a versao a diesel:

http://www.mister-auto.pt/pt/filtro-de-ar/ford-fiesta-v-jh-jd-1-4-tdci-68ch_v16102_g8.html

Yuusou
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Re: DIY - Substituir Filtro de Ar num MK6 - K&N Powered
« Responder #4 em: 04 de Fevereiro, 2012, 18:29:14 »
Não tenhas medo em fazer força ao tirar.
Só doi a primeira vez. >:D

Offline Fiesta06
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Re: DIY - Substituir Filtro de Ar num MK6 - K&N Powered
« Responder #5 em: 04 de Fevereiro, 2012, 18:30:59 »
Não tenhas medo em fazer força ao tirar.
Só doi a primeira vez. >:D
amanha vou tentar. ainda vou f*der aquela treta e 2ª vou de autocarro trabalhar!  :D

a força que se aplica é de baixo para cima, rodando a caixa ligeiramente certo??

Yuusou
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Re: DIY - Substituir Filtro de Ar num MK6 - K&N Powered
« Responder #6 em: 04 de Fevereiro, 2012, 18:43:12 »
Rodas um bocadinho sim para que o primeiro que tiraste não voltar a encaixar.
Se estiveres na zona de Lisboa e arredores, posso ajudar-te numa boa.

Offline Fiesta06
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Re: DIY - Substituir Filtro de Ar num MK6 - K&N Powered
« Responder #7 em: 04 de Fevereiro, 2012, 18:48:25 »
Rodas um bocadinho sim para que o primeiro que tiraste não voltar a encaixar.
Se estiveres na zona de Lisboa e arredores, posso ajudar-te numa boa.
obrigado pelo ajuda mas sou do Porto. :(  isto parece facil de fazer mas é a 1ª vez que vou me aventurar a mudar sozinho e hoje nao quis arricar partir a caixa ao forçar!

ao levantar a caixa, tirando os 2 parafusos de cima e tirando todos os tubos, ve se realmente atras 2 "encaixes" + uma espécie de arame que tambem parece prender a caixa do filtro.

eu queria aprender a fazer esta treta dos filtros do ar, habitaculo e oleo para puder fazer eu em casa e alem de poupar uns trocos, saber que é mesmo mudado e com os filtros que quero!

PS: este tutorial por acaso está muito bem feito, pena nao tar a conseguir tirar.

Offline Fiesta06
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Re: DIY - Substituir Filtro de Ar num MK6 - K&N Powered
« Responder #8 em: 04 de Fevereiro, 2012, 19:46:20 »
pensava ke te tavas a referir a qualquer tipo de filtro.

ja agora nesta imagem, nas setas vermelhas tem os tais encaixes que nao têm parafusos??



ja agora na seta verde é onde fica encaixado o tal ferro que tambem nao precisa de ser desencaixado pois nao??

Offline SandStorm

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Re: DIY - Substituir Filtro de Ar num MK6 - K&N Powered
« Responder #9 em: 05 de Fevereiro, 2012, 02:37:30 »
nessas setas vermelhas não tem parafusos.. É só encaixe. tens de fazer força. (quando colocares novamente, põe um bodadinho de óleo para ela deslizar melhor e não custar tanto a sair se a quiseres tirar novamente.

na seta verde, esse local apenas tapa o ferro de sustentação do motor quando se tira o motor do carro. (um dos pontos de retiragem do motor) Isso não está preso na caixa. Aliás, serve de guia.

Offline Fiesta06
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Re: DIY - Substituir Filtro de Ar num MK6 - K&N Powered
« Responder #10 em: 07 de Fevereiro, 2012, 00:06:47 »
ok, no proximo fim de semana vou me aventurar novamente para ver se é desta!

ja agora se levantar a parte da frente da caixa do filtro e colocar nesses encaixes traseiros um bocadinho de WD40 será que facilita a sair?

outra pergunta, após retirar a caixa do filtro aconselham a lavar aquilo com a mangueira para retirar a sujidade e depois sim colocar o novo filtro??

Offline SandStorm

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Re: DIY - Substituir Filtro de Ar num MK6 - K&N Powered
« Responder #11 em: 07 de Fevereiro, 2012, 01:04:27 »
Se quiseres, sim, podes.
Se lavares à mangueirada, certifica-te que deixas a caixa bem seca antes de montares o novo filtro e instalares no carro.

Offline Fiesta06
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Re: DIY - Substituir Filtro de Ar num MK6 - K&N Powered
« Responder #12 em: 09 de Fevereiro, 2012, 21:16:04 »
ja agora para nao abrir novo topico, onde está localizado o filtro da gasolina?