Garagem do Clube

Autor Tópico: DIY - tutorial de como montar o vacuómetro  (Lida 6857 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pedro cabral

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 704
  • Feedback: +0/-0
DIY - tutorial de como montar o vacuómetro
« em: 11 de Junho, 2005, 12:40:19 »


MONTAR UM VACUÓMETRO
como prometido, cá vai:

NÃO CUSTA NADA!

1º Comprar um vacuómetro com escala de -1 a 0 bar ou de -30 a 0 ´´Hg, que é igual em termos de características mas com uma escala diferente,
2º Fazer uma derivação, com uma união em "T", no tubo que liga o colector a uma placa eléctrica na carroçaria (FOTO 1 e 2), creio que este tubo tem qq coisa a ver com o avanço automático, mas o que sei é que se não ficar sem fugas ficam com o ralenti marado, por isso usem tubo e a união resistentes ao calor e ao vapor de gasolina,
3º À saída perpendicular da união em "T" ligar o tubo que há-de ir ter ao vacuómetro,
4º Apertar as ligações com abraçedeiras de nylon (FOTO 2)
5º Passar o tubo para dentro do carro. Eu passei o meu por um furo que fiz bem feitinho fole do cardin da direcção (FOTO 3) mas estou aberto a sugestões mais "profissionais" :). Não liguem ao fio vermelho que vêem na foto, é do pressoestato da pressão do óleo, é mais uma invençãozita que um dia destes eu explico,
6º Escolher um sítio onde se veja o vacuómetro montá-lo e ligar ao tubo que acabaram de montar(FOTO 4),
7º Tratem de esconder o tubo um bocadito melhor do que o meu :)


ATENÇÃO:

- NÃO DEIXEM O TUBO VINCADO EM SÍTIO NENHUM!

- O TUBO TEM DE TER UM COMPRIMENTO DE CERCA DE UM METRO PARA AMORTECER OS IMPULSOS DE PRESSÃO! Visto que, se assim não fôr e porque a ligação está feita apenas a um dos ramos do colector, ao ralenti o vacuómetro fica tonto e de tanto vibrar vai à vida num instante!

- o LED verde que se vê na foto 4 foi a solução que encontrei para iluminar o mostrador à noite. Mais uma vez estou aberto a outras soluções...

- Como sou um gajo bacano já fiz as experiências por vocês, e assim fiquem sabendo que, se não se importarem de andar um bocadinho mais devagar e de arrancar com menos pujança nos semáforos ( quem vier atrás que espere :), se conseguirem andar com pressões negativas da ordem dos -0,4 a -0,2 bar fazem com facilidade consumos da ordem dos 5L/100Km. Em tempo de crise evitem as aceleradelas... Em recta nivelada e em quinta velocidade conseguem fazer 100Km/h com o ponteiro nos -0,4bar.

Boas poupanças!!!

MATERIAL:
1 VACUÓMETRO -1 a 0 bar, (cerca de 6 euros em casas de pneumática, eu comprei o meu pela net em www.flouro.pt
1 metro de tubo de vácuo anti-estrangulamento à medida dos vossos acessórios (cerca de 1 euro/metro)
4 abraçadeiras de nylon (nas casa de electricidade vendem-se ao sacos de 100 un.)
Eu ainda utilizei 20 cm de tubo FESTO PL12, que é o azul que vêm nas fotos, para fazer a ligação ao vacuómetro, que é bastante mais grosso que o tubo que vem do motor, porque não consegui arranjar uniões rápidas que me oferecessem confiança.

E é tudo
Para algum esclarecimento estou à disposição em ped-cab@iol.pt



Offline pedro cabral

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 704
  • Feedback: +0/-0
aqui etstão mais umas fotos do vacuómetro em funcionamento
« Responder #1 em: 15 de Junho, 2005, 01:17:38 »




[/url]

Offline mk3

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 490
  • Feedback: +0/-0
DIY - tutorial de como montar o vacuómetro
« Responder #2 em: 15 de Junho, 2005, 22:58:39 »
Ja ta! montei :) e fica um mimo :) fui á empresa k o pedro cabral disse, ali perto da pontinha, comprei o mesmo manometro mas c uma diferença, o manometro do pedro tem a saida pra baixo, o meu tem para traz... o preço n difere, havia outro tipo d manometro mt parecido mas mais pekeno e mais barato

este = 9¤ + iva
+ pekeno = 8 + Iva

aki fica a montagem :)

o famoso T


testar se o T ficou bem posto, indica cerca de -0.7bar ao ralentim(é parecido ao teu pedro??)


nesta foto dá para ver o passa cabos k o chassis tem ali ao pé do macaco, foi por ái k passei o tubo, ah o tubo é de silicone ou borraxa, n sei... n comprei, andava por aki por casa...


o tubo deve vir ter +/- por aki por tras da caixa dos fusiveis :)


agora, escolher o sitio onde ficará o manometro, e palavras para ke... está escolhido :)


fiz um furo c um ferro kente na tampinha d plastico ke a consola tem, e enskei perfeitamente o vacuometro, depois foi enroscar tb o tubo d borraxa e apertar c uma abraçadeira :)


bom tb fiz um videozito, onde se pode verificar o bom funcinamento do dito :) kd mais se acelera mais pressão é criada na admissão, no entanto essa pressão nunca xega a ser positiva(ao contrario dos carros turbo)

video:
http://rapidshare.de/files/2410288/manometro_014.avi.html

assim se percebe pk é k os mk4 tem colectores de admissão em plastico, visto akilo n ser necessário ser mt resistente pois n está sujeito a grandes pressoes :)


FIM

agora é esperar pela ultilidade do dito :)

abr! kero ver mais ponteiros nos fiestas!!

e obrigadão PEDRO CABRAL!! mt boa iniciativa a tua! :)

só um á parte, o tubo tem cerca d 1 metro mas o manometro treme mt, mede certo mas treme um pc, é normal??

Offline rub73
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 392
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta HCS 1.1 1992
Re:DIY - tutorial de como montar o vacuómetro
« Responder #3 em: 20 de Maio, 2010, 16:37:45 »
bem... isto está aqui desde 2005... é um grande DIY e muito bem explicado... obrigado ao Pedsro cabral e ao mk3 pelo grande trabalho