MONTAR UM VACUÓMETRO
como prometido, cá vai:
NÃO CUSTA NADA!
1º Comprar um vacuómetro com escala de -1 a 0 bar ou de -30 a 0 ´´Hg, que é igual em termos de características mas com uma escala diferente,
2º Fazer uma derivação, com uma união em "T", no tubo que liga o colector a uma placa eléctrica na carroçaria (FOTO 1 e 2), creio que este tubo tem qq coisa a ver com o avanço automático, mas o que sei é que se não ficar sem fugas ficam com o ralenti marado, por isso usem tubo e a união resistentes ao calor e ao vapor de gasolina,
3º À saída perpendicular da união em "T" ligar o tubo que há-de ir ter ao vacuómetro,
4º Apertar as ligações com abraçedeiras de nylon (FOTO 2)
5º Passar o tubo para dentro do carro. Eu passei o meu por um furo que fiz bem feitinho fole do cardin da direcção (FOTO 3) mas estou aberto a sugestões mais "profissionais"
. Não liguem ao fio vermelho que vêem na foto, é do pressoestato da pressão do óleo, é mais uma invençãozita que um dia destes eu explico,
6º Escolher um sítio onde se veja o vacuómetro montá-lo e ligar ao tubo que acabaram de montar(FOTO 4),
7º Tratem de esconder o tubo um bocadito melhor do que o meu
ATENÇÃO:
- NÃO DEIXEM O TUBO VINCADO EM SÍTIO NENHUM!
- O TUBO TEM DE TER UM COMPRIMENTO DE CERCA DE UM METRO PARA AMORTECER OS IMPULSOS DE PRESSÃO! Visto que, se assim não fôr e porque a ligação está feita apenas a um dos ramos do colector, ao ralenti o vacuómetro fica tonto e de tanto vibrar vai à vida num instante!
- o LED verde que se vê na foto 4 foi a solução que encontrei para iluminar o mostrador à noite. Mais uma vez estou aberto a outras soluções...
- Como sou um gajo bacano já fiz as experiências por vocês, e assim fiquem sabendo que, se não se importarem de andar um bocadinho mais devagar e de arrancar com menos pujança nos semáforos ( quem vier atrás que espere
, se conseguirem andar com pressões negativas da ordem dos -0,4 a -0,2 bar fazem com facilidade consumos da ordem dos 5L/100Km. Em tempo de crise evitem as aceleradelas... Em recta nivelada e em quinta velocidade conseguem fazer 100Km/h com o ponteiro nos -0,4bar.
Boas poupanças!!!
MATERIAL:
1 VACUÓMETRO -1 a 0 bar, (cerca de 6 euros em casas de pneumática, eu comprei o meu pela net em
www.flouro.pt1 metro de tubo de vácuo anti-estrangulamento à medida dos vossos acessórios (cerca de 1 euro/metro)
4 abraçadeiras de nylon (nas casa de electricidade vendem-se ao sacos de 100 un.)
Eu ainda utilizei 20 cm de tubo FESTO PL12, que é o azul que vêm nas fotos, para fazer a ligação ao vacuómetro, que é bastante mais grosso que o tubo que vem do motor, porque não consegui arranjar uniões rápidas que me oferecessem confiança.
E é tudo
Para algum esclarecimento estou à disposição em ped-cab@iol.pt