Garagem do Clube

Autor Tópico: 1.6 tdci  (Lida 17775 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
1.6 tdci
« em: 13 de Novembro, 2004, 00:39:12 »
Bem....esta previsto sair em janeiro de 2005!

Pelos vistos o motor tem de dif do 1.4 a cabeça, o aumento da cilindrada para 1.6 para se obter ligeiro aumento da pressao de turbo e injecção sem provocar akecimentos e pressoes excessivas dentro do bloco. Na pratica é mt semelhante ao 1.4 e até o turbo é geometria fixa! As prestações anunciadas são de 11,9seg dos 0-100 e 180kmh de vel de ponta...
Tal como previa...mais vale pegar no 1.4 que é bem mais barato e dar-lhe corda...pressao de CR , turbo, pressao manual de turbo (faz 0.9 bar de origem e aquenta até 1.5 bares de pico...), meter o IC semelhante ao do 1.6 e um radiador de oleo para evitar sobreaquecimento... O 1.4 8v c cerca de 110cv é obviamente mt mais performante que um 1.6 16v c 90...quero com isto dizer que o 1.4 é para mim a melhor base de trabalho  :wink:  Vamos esperar para ver... :)


Offline Fredyx
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2622
  • Feedback: +0/-0
1.6 tdci
« Responder #1 em: 13 de Novembro, 2004, 02:10:50 »
Eu só quero um IC... mai nada.. é pedir mtooo??

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
1.6 tdci
« Responder #2 em: 13 de Novembro, 2004, 02:36:52 »
Eu ja tenho... :D

Offline Fredyx
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2622
  • Feedback: +0/-0
1.6 tdci
« Responder #3 em: 13 de Novembro, 2004, 16:56:01 »
EHEHEH ;) tas lá..

epá a Ford realmente tem o cerebro no fundo do intestino delgado..
Mas pronto..
quero é 1.6 TDCI espatifados para poder sacar umas peças..

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
1.6 tdci
« Responder #4 em: 13 de Novembro, 2004, 18:02:53 »
Eu vou ver se saco uma maf de um 1.6 110 e a caixa de admissao...o resto n me interessa... 8)

Vader
  • Visitante
1.6 tdci
« Responder #5 em: 15 de Novembro, 2004, 11:21:27 »
poix e.... a ford parece3 q n pensa... por isso é q eu, que andei a espera.... e esperei.... e esperei... fartei-me e tive de comprar carro na concorrencia... onde plos vistos pensam um cado melhor....  

sorry people...  :x   vtive de comprar um 206 XA 1.6 HDI....  a ford n se resolveu... .... paciencia.......


ja agora... o meu 1.6HDI com 110cv  ja fez 2300km... (em pouco mais de uma semana....  :twisted: ), ja bateu os 195 em recta... (quase tocou nos 200... por isso é q digo 195... ) foi aos 220 a descer a A8.... e sim... faz msm  10.1s -- 0-100Km/h (media de 6 tentavivas)...

uma makina.!!! agora.... a ford ou começa a pensar ou n troco de carro tao cedo!!!  


Peugeot 206 XA XS 1.6 -16v HDI   uma makina!!!  
mas a paixao plo fiesta mantem se!!!....  

illegal... por acaso ja tens intercooler, certo!? so por curiusidade... ja viste o do 1.6HDI ?! axo o perfeito!!!! n há grandes curvas nos tubos... axo q era perfeito!!!!!


abraço! e parabens plo carro!

fiestatddi
  • Visitante
1.6 tdci
« Responder #6 em: 15 de Novembro, 2004, 11:54:36 »
é por essas e por outras k não vejo o dia de trokar de carro...


Ford nunca mais. mesmo k depois se revista de ouro... Não kero mais ford...

Offline Zefiesta
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3542
  • Feedback: +7/-0
  • RED MACHINE:)
1.6 tdci
« Responder #7 em: 15 de Novembro, 2004, 12:18:30 »
So num ponto axo k voces tem razao a ford aproveitou mal em apenas colocar o 1.6tdci com 90cv,mas de resto nao sei pke dizer mal.Fiesta tddi dizes mal do teu carro por causa dakela situaçao do oleo!ou pelo mau atendimento da rodam!olha da rodam ja tive mta xatice mas nao e por isso k vou deixar de ser ford.agora de problemas olha tenho um saxo 1.5d em casa k akilo ja medeu +problemas em meia ano k o meu fiesta em 6.um tio meu tem um corsa dos novos,k de 4000 em 4000 tem de andar a mudar de oleo,ja levou duas bombas de agua e + nao sei ke.um 206hdi,bem esse nem falo!!!!pra nao falar nos ibizas,tanto motor sem carro :D .abraços e VIVA A FORD :D

fiestatddi
  • Visitante
1.6 tdci
« Responder #8 em: 15 de Novembro, 2004, 13:06:30 »
não é só do oleo... do akecimento, das juntas, do termostato, do interruptor das luzes de minimos que n liga os minimos, do raio que parta akilo de vez! :evil:

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
1.6 tdci
« Responder #9 em: 15 de Novembro, 2004, 13:14:16 »
A localização do ic no meu carro é exactamente a mm do 1.6 hdi 110 que é a mm do futuro hdi 90cv... O 206 tem o motor de 110cv por uma questão de regras entre o grupo ford e psa...visto ser um modelo em final de carreira...O 206 precisa do motor para vender, o fiesta vai vender sempre pelo chassi e pelo aspecto desportivo que as novas versoes vão ter! Quanto a performances...as do meu apenas chipado são mt semelhantes as de um 1.6 110 stock com o peso do fiesta. As alterações mecanicas a fazer num 1.4 ou 1.6 90cv para ficar igual ao 110...sao minimas! Abraço

PS: o meu ex carro era um 206, parti 2 caixas (defeito de material utilizado mais leve e menos resistente), injectores, falta de rigidez das torres de amortecedores e coluna de direcção, varios probs electricos...eu adorava o carro mais foi uma desilusão para mim  :cry:  Tb tive um 406 hdi 110 e digo...nc mais kero peugeot...Estive para esperar pelo 407 mas felizmente optei e bem pelo Accord 2.2 i-ctdi.  :wink:


PS2: Ha rumores de que mais pra frente irá sair uma versao 110cv denominada ST TDCI e com o mm nivel de equipamento do ST 2.0 150cv  :wink:


Frederico Marçal
  • Visitante
1.6 tdci
« Responder #10 em: 15 de Novembro, 2004, 17:24:54 »
Grande máquina!mesmo de origem chega para dar na cabeça do 2.0 hdi de 90 cvs do 206!

É como o illegal diz, com pcas alterações consegue-se 110 cvs ou mais!
Acredito que no 1.6 de 90 cvs se consiga até 1 pco mais de 110 cvs só com electrónica, e a meu ver com mais fiabilidade que com o 1.4!

Faz-me pensar bastante, provavelmente vai ser o meu próximo, até porque é bastante bonito, e o 1.25 está longe de me satisfazer em todos os sentidos!ahh e tem apoio para o pé esquerdo(granda falha da ford nos 1ºs fiestas)..

Aki vão alguns sites:http://www.km77.com/marcas/ford/fiesta_05/tdci90/texto.asp
http://www.km77.com/marcas/ford/fiesta_05/tdci90/galeria.asp
http://www.vroom.be/fr/actnwshow.asp?id=1866&type=auto

cumps

Frederico Marçal
  • Visitante
1.6 tdci
« Responder #11 em: 15 de Novembro, 2004, 17:34:46 »
Para mim está lindo! :D





Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
1.6 tdci
« Responder #12 em: 15 de Novembro, 2004, 23:24:18 »
Está bonito está...estive hj na ford e os choques ja começaram a ser produzidos...kk dia posto novidades do meu ST TDCI... 8)  :wink:

Claro que com electronica fica c mais de 110cv...muda pouca coisa para o de 110cv...praticamente o turbo, turbo esse q é semelhante ao do 1.4...cm nos tdis, o base é o q da pra sacar mais cavalos...o 1.4 tdci da pra fazer muita coisa...basta pensar que por apenas mais 100cts se chipa para mais de 90cv e 210nm de binario...a embraiagem reforçada e o ic tb n vao compensar a dif de preço para a cilindrada do 1.6...Abraço :wink:

PS: o meu 1.4 chipado da na cabeça dos 2.0hdi 90cv chipados...acredite quem quiser...Quanto ao 1.6 ser mais fiavel que o 1.4, depende do q levar um e outro...basta meter radiador de oleo por 50cts no 1.4 q ja é mais fiavel q o 1.6...senão veja-se que o motor 1.5td da opel é mais fiavel para alterações que o 1.7, tao logico quanto bem feito num bloco mais pekeno é mt mais rapido e bruto...basta que um seja 8v e o outro 16...dp em grande parte o novo perde por ser feito pra obdecer as mais exigentes normas anti-poluição  :)

fiestatddi
  • Visitante
1.6 tdci
« Responder #13 em: 16 de Novembro, 2004, 02:08:52 »
isto é tudo mt lindo mas é para se dizer neste forum...

basta ir a outro onde aparecem simples ibizas stock de 110 e 130 (para não dizer mais....) e adeus ST adeus tdci adeus parachokes da cor da carroceria.. adeus tico-tico.. adeus teco-teco...

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
1.6 tdci
« Responder #14 em: 16 de Novembro, 2004, 02:33:45 »
e tu n axas que tas a comparar alhos c bugalhos?  :roll: Que eu saiba...a comparação justa é com um focus...se quiseres comparar um 1.4 tdi c o 1.4 tdci...é na boa!  :D Ja agora gostava de saber o q tem a estetica a ver c as performances...eu n vivo de corridas, ja disse mais que uma x q pra isso tenho outros carros.  :wink:  Ja agora...adeus ST? Pah...uma ibiza tdi 130 stock é rei a descer a VDG...stock n é nada de outro mundo, xipada é outra historia...mas n falta kem prepare atmosfericos da ford...Axas o 1.6 tdci inferior ao 1.9 tdi 110? C 300cm3 a menos é um motor mt mais evoluido...os ultimos vags so teem dado barracada a todos os niveis, os PSA/FORD estão ao melhor nivel...A nivel de ganhar potencia, so agora passado mais de 10 anos de estarem no mercado é q se tiram grandes potencias...mas isso pelos vistos ate de um 1.5 td isuzo sem electronica, basta saber!  

PS: ibizas stock?! tico e teco? isso deve ser algum forum de historias pra embalar... :D Eu nem conheço ibizas stock...é mt raro hj em dia, eu proprio ha chipei algumas...as 110 cortam aos 220 caso n saibas...os 130 stock dao 215/220 em plano pk n teem força pra puxar 6ª...mas isso sería conversa para o forum ibiza e isto é o fiestaclub! Estou mt satisfeito c a evolução do meu carro e os choques a cor ou a paneleirice aki ou ali é o gosto pelo carro que partilho no forum dedicado ao mesmo...n venho praki apenas pra me keixar dos probs que tenho e que n sei resolver cm mt boa gente... :wink: Se tu tens probs c o teu carro, acredita q conheço mts ibizas novos que passam mais tempo no estaleiro q na rua...Eu n tenho nem tive nenhum...o stinger pelos vistos tem um 1.8td mexido e n se keixa...sera sorte? sera o uso que se da? sera o sitio onde de leva o carro? N sei...mas desconfio q o teu caso n é regra cm o é nos ibizas! Claro que o teu motor nc foi grande pistola...mas isso ja devias saber kd o compraste...agora q a ford esta melhor q nunca, é obvio que sim. Os 1.7td da Fiat tb eram uma m*rda e os novos jtd sao do melhor...Sabes que a prioridade da ford n era o mercado dos diesel...Agora sim...

PS2: os tdi´s são tao bons que a vw e a audi ja apenas usam o 1.9 tdi 100cv e o 2.0tdi c 140cv...os tdci/hdi sao tao maus que teem um 1.6 c apenas menos 30cv que o 2.0 vag...os PD 130,150 e ate 160...sao tao fiaveis que apenas a seat cm marca de motor sem carro os comercializa...da um salto ao forum ibiza e ve a quantidade de queixas que ha...Os turbo diesel primeiro teem que ser economicos, dp fiaveis e so dp performantes...quando se troca a ordem de factores da nisso... :lol:

N axas bem mais inteligente para o nosso mercado pagar imposto de 1.6 e nao de 1.9?! Desde o momento em que sairam carros c comonraill e TGV a coisa mais facil é ganhar cavalos...No max um 1.9 110cv fica c perto de 140cv, é preciso gastar mt $ em mecanica para o meter c mais...axas dificil o 1.6 ganhar a mm cavalagem c um xip? Eu respondo...nao, um tem CR e o outro não...

Basta andar na estrada para ver a quantidade de pequenos turbo diesel xipados que chateiam ate velocidades elevadas, carros de cilindradas mais elevadas...clios dci, corsas e puntos mjet, hdis/tdcis...claro que sao blocos pekenos e limitados em vel de ponta...mas tb c as estradas q temos e a caça a multa...chega e sobra pra brincar  :wink:

Offline Fredyx
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2622
  • Feedback: +0/-0
1.6 tdci
« Responder #15 em: 16 de Novembro, 2004, 11:11:14 »
Acho que tá td dito..

So faltou mesmo uma coisa, o defeito dos hdi/tdci 1.4 ... o turbo.. já ouvi relatos de turbos a dar barraca e que não há material de reparação, isto a ser verdade implica a instalaçao de turbo novo.

PS: e o Illegal já teve de meter uma MAF nova.. mas isso acho que são virtudes de mexidas na electronica e do filtro da K&N.

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
1.6 tdci
« Responder #16 em: 16 de Novembro, 2004, 13:16:42 »
O turbo dos 1.4 tdci/hdi é o mm de quase todos os pequenos turbodiesel do segmento...é o mm dos clios p exp...o mm modelo ha c GV ou sem...
Ate agora nc ouvi falar de nenhum q tivesse partido...mas claro que havendo mts carros de serviço c estes motores...é perfeitamente natural  :wink: Tb é verdade que o turbo n é reparavel e nem tao pouco da pra hibridar...Os turbos dos tdi fazem 80mil em bom estado...é raro akele q faz mais sem ser revisto...os 130 e 150 partem mt facilmente...sendo o turbo de um 1.4 pequeno, é natural que sem cuidado e c andamento elevados durante mt tempo acabe por "torrar"...:shock:

A maf da maneira que estava suja...foi mm obra do KN  :roll:

Abraço

Offline Andyk2
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 922
  • Feedback: +0/-0
1.6 tdci
« Responder #17 em: 16 de Novembro, 2004, 21:51:02 »
Este fiesta se vier para Portugal vai ser os gti dos fiestas, mas se vem o 1.6 Tdci tambem devia vir o 1.6 a gasolina acho que não se perdia nada.
Há apenas duas coisas que gosto neste novo fiesta é o spoiter traseiro e a grelha do capô acho que a ford tem uma greha pintada da cor da carrocaria com rede de inox que custa apenas 150 euros  :D

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
1.6 tdci
« Responder #18 em: 16 de Novembro, 2004, 22:54:52 »
e vai...vai sair zetecS 1.6 a diesel e a gasolina... :wink:  Mais tarde vai tb sair uma versao ST diesel c o 110cv...ou talvez mais...n eskecer que o fiesta tem mt menos anos de mercado que um 206 p exp...o melhor fica sp po fim...chamem-lhes burros!  :o  :wink:

Frederico Marçal
  • Visitante
1.6 tdci
« Responder #19 em: 17 de Novembro, 2004, 01:05:03 »
Citação de: "Fredyx"
Acho que tá td dito..

So faltou mesmo uma coisa, o defeito dos hdi/tdci 1.4 ... o turbo.. já ouvi relatos de turbos a dar barraca e que não há material de reparação, isto a ser verdade implica a instalaçao de turbo novo.

PS: e o Illegal já teve de meter uma MAF nova.. mas isso acho que são virtudes de mexidas na electronica e do filtro da K&N.


 off-topic:O meu tb já levou Maf, corpo do acelerador, 2 catalisadores, etc, e esta semana voltou a surgir algum problema porque sinto-o com menos power, começo a suspeitar que os constantes problemas do meu carro advêm do filtro tb da k&n! :roll: De certeza que o filtro deixa entrar sujidade...acho k vou voltar para o filtro de papel! :(

Voltando ao tópico:

Tb acho k já se justificava motores 1.6 tanto a diesel como gasosa no fiesta, para pudermos dar uso total ao seu chassis de outro mundo! Sinto tanta falta de potência no meu carrito..

Acho k a ford está a jogar umas boas cartadas com o lançamento destes motores e niveis de equipamento no fiesta! :o
1.6 100 cvs tb deve ser máquina, é pena o preço que deverá ser similar ao 1.6tdci levando a k a maior parte do pessoal escolha o diesel(até pela facilidade do aumento de potência)!

Já agora Illegal confirma-me a diferença entre o 1.6tdci de 90 e 110 além da gestão electrónica? :?
Percebi que o turbo do 1.6 tdci é igual ao do 1.4?

abraços

Offline CarpoPT

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5806
  • Feedback: +11/-0
1.6 tdci
« Responder #20 em: 17 de Novembro, 2004, 11:44:58 »
Por falar em 206 ainda hoje na vasco vinha eu mto descontraidamente a circular na faixa da eskerda a 1XX km/h qd vejo uma coisa azul a aproximar se bastante depressa encostei dps de fazer a ultrapassagem e passou um 206 1.6hdi que so faltava desmontaro escape dar me com ele na cabeça montar e ir se embora sem me dar tempo pa reagir...  :shock:  :shock:  :shock:

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
1.6 tdci
« Responder #21 em: 17 de Novembro, 2004, 13:02:49 »
Yup...Frederico Marçal...a grande dif deverá ter que ver com a gestão electronica (facilmente alteravel) e com o turbo semelhante senao o mm do 1.4...se bem que o do 1.6 é o mm mas com GV(existe as duas variantes do mm modelo de turbo)...daí que o turbo no 1.4 aguente um aumento de 0.9bares para 1.5... :wink:  Se reparares tanto a maf cm a propria admissao do 1.6 é diferente...se n for mt cara vou mm substituir a minha por essa!
Abraço

Offline Paulos
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 662
  • Feedback: +0/-0
1.6 tdci
« Responder #22 em: 18 de Novembro, 2004, 09:12:25 »
Citação de: "ILL3GAL"
Os turbos dos tdi fazem 80mil em bom estado...é raro akele q faz mais sem ser revisto...os 130 e 150 partem mt facilmente...sendo o turbo de um 1.4 pequeno, é natural que sem cuidado e c andamento elevados durante mt tempo acabe por "torrar"...:shock:


Olha que não é bem assim, o padrinho da minha maria tem uma passat TDI 130cv com 4 anos, e conta com 170mil km, 70 dos quais com uma box que eu instalei da FGA motorsport, e só para teres uma ideia de como aquilo ficou, em 2ª às 1500rpm's carregas a fundo e os pneus derrapam, nem o controlo de tração consegue compensar a coisa, o mesmo se passa em 3ª às 2000rpm mas não tanto (óbvio), e nunca teve problemas absolutamente nenhuns com a carrinha :roll: e olha que nem quer saber se está fria ou não, é sempre a andar, o homem tem uma condução muito bruta, aquilo anda a fazer médias de 6,5 mas antes da box fazia 6,9.

Cumps

Offline Fredyx
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2622
  • Feedback: +0/-0
1.6 tdci
« Responder #23 em: 18 de Novembro, 2004, 11:58:30 »
LOLLOLOLL TDI 130 com 170 mil sem levar um turbo???? Epá IMPOSSIVEL...
ou melhor é possivel mas, secalhar se levar um turbo novo patina em 5ª :...

Offline Paulos
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 662
  • Feedback: +0/-0
1.6 tdci
« Responder #24 em: 18 de Novembro, 2004, 12:00:00 »
Citação de: "Fredyx"
LOLLOLOLL TDI 130 com 170 mil sem levar um turbo???? Epá IMPOSSIVEL...
ou melhor é possivel mas, secalhar se levar um turbo novo patina em 5ª :...

 :roll: