Garagem do Clube

Autor Tópico: Chumbo no IPO Co2 elevado Fiesta MK4 1.25Zetec  (Lida 16323 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Amarras
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 93
  • Feedback: +0/-0
Chumbo no IPO Co2 elevado Fiesta MK4 1.25Zetec
« em: 26 de Outubro, 2012, 12:19:57 »
Bom dia caros user's...

Há muito que não passava por cá, mas preciso da vossa ajuda.

Ontem levei o carro do meu sogro ao IPO e chumbou nos gases de escape...ao relentim devia dar um valor no máximo de 0.5% e deu 2.8%...em aceleração às 3000rpm dava valores dentro do normal.

Hoje de manha fui à Ford comprar aquele tubo flexivel debaixo dos colectores pois estavam rotos, pensando eu de que o problema seria dali.

Fui novamente com ele ao IPO hoje de manha e para meu espanto o nivel de Co2 ainda aumentou mais!

Falei com um mecânico que me aconselhou a mudar o oleo e tudo que é filtros pois o carro nao muda o óleo desde 06/2010 (só hoje é que vi a vinheta)...disse que provavelmente anda a queimar óleo. Mandou-me depois meter um bom aditivo gasolina e andar com sem chumbo 98 durante uma semana e apertar com ele, visto que é um carro que faz apenas 5km diários.

Que vos parece?

Desde já o meu obrigado.

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Chumbo no IPO Co2 elevado Fiesta MK4 1.25Zetec
« Responder #1 em: 26 de Outubro, 2012, 12:26:42 »
5km diários? epá, isso deve estar cheio de m*rdinha lá dentro, o que é perfeitamente normal... pega no carro, atesta de 98 e vai com ele dar uma volta maior, 200/300km em AE a 120km/h chega perfeitamente para limpar isso... Podes dar uns esticões mas sem abusos, se é carro que não costuma levar apertos pode haver componentes que se ressintam disso, há que ser gradual  O0

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Chumbo no IPO Co2 elevado Fiesta MK4 1.25Zetec
« Responder #2 em: 26 de Outubro, 2012, 13:25:33 »
quando mudaste o tubo aumentou porque passou a sair exclusivamente pelo escape

faz o que o koiratu diz ...............andar muitos km  seguidos   para limpar esse escape.......
parece ironico  ao preço que a gota esta e nos a dizermos vai dar umas valentes voltas..... O0

bons passeios.....

Offline Amarras
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 93
  • Feedback: +0/-0
Re: Chumbo no IPO Co2 elevado Fiesta MK4 1.25Zetec
« Responder #3 em: 26 de Outubro, 2012, 13:31:42 »
Ok...vou seguir a vossa sugestão.

Um aparte, o carro tem escape novo desde o ano passado, pois no ano passado chumbou devido a uma das panelas.

O carro tem tido o mesmo tratamento desde 2005 ou seja 5 a 6 km diários, mas nunca tinha chumbado por excesso de CO2.

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Chumbo no IPO Co2 elevado Fiesta MK4 1.25Zetec
« Responder #4 em: 26 de Outubro, 2012, 14:15:20 »
pois, mas o 'lixo' vai-se acumulando... dá uma boa volta com ele, em AE ou similar, a uma velociadade constante na casa dos 120/130 já chega para limpar uma boa parte desse lixo todo... cuidado é com os esticões a fundo porque podes ter tubos ressequidos e afins e estoirar com eles... o que acabará por acontecer mas escusas de estar agora a gastar mais dinheiro... pensa assim:

Domingo, ir almoçar com a família a algum lado, nem que seja a 100km ou pouco mais que isso de casa, por AE, aproveitas o dia (ainda que possa estar chuvoso)... no fim, tens isso mais limpo, vais notar em termos de desenvoltura do carro, vais sentir o carro a puxar com mais à vontade, e provavelmente vai baixar também um pouco o consumo :)

Offline Ivo Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 8308
  • Feedback: +1/-0
  • Escort Xr3iMk3 1983
Re: Chumbo no IPO Co2 elevado Fiesta MK4 1.25Zetec
« Responder #5 em: 26 de Outubro, 2012, 14:36:48 »
Sim faz isso...Mas lembra-te que isso nao ta habituado a esticões começa calmo......

Offline profiesta
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 739
  • Feedback: +0/-0
Re: Chumbo no IPO Co2 elevado Fiesta MK4 1.25Zetec
« Responder #6 em: 26 de Outubro, 2012, 17:06:34 »
Não te esqueças de ver as velas.

Offline Amarras
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 93
  • Feedback: +0/-0
Re: Chumbo no IPO Co2 elevado Fiesta MK4 1.25Zetec
« Responder #7 em: 26 de Outubro, 2012, 21:02:22 »
Amanha vou ja mudar oleo e tudo que e filtros e encher o deposito com 98 sem esquecer um aditivo gasolina, penso que um daqueles da redex basta...depois vou subindo gradualmente a velocidade durante a semana na A2.

Offline Johnyfiesta
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 2964
  • Feedback: +0/-1
  • Ford Escort Mk4 do Calor
Re: Chumbo no IPO Co2 elevado Fiesta MK4 1.25Zetec
« Responder #8 em: 26 de Outubro, 2012, 21:13:42 »
sonda lambda?  ::)

Offline Brunofig

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1293
  • Feedback: +2/-0
  • Now is time to sprint the Fiesta Mk6.5!
Re: Chumbo no IPO Co2 elevado Fiesta MK4 1.25Zetec
« Responder #9 em: 26 de Outubro, 2012, 21:23:30 »
Penso que foi tudo dito, revisão completa (bom óleo, TODOS os filtros, e limpar todos os sensores), encher o deposito de 98 (não é necessário por aditivos e isso) e siga com ele para a AE indo apertando com ele gradualmente.

No dia da inspecção certifica-te que o motor está bem quente e pelo caminho estica umas segundas e terceiras perto do corte para o catalisador ir quente.

Em extra:
Verificar todas as tubagens e de preferência verifica o liquido de refrigeração! Como está em termos de correias? É que por vezes o pessoal descuida-se e depois...
« Última modificação: 26 de Outubro, 2012, 21:26:59 por Brunofig »

Offline Amarras
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 93
  • Feedback: +0/-0
Re: Chumbo no IPO Co2 elevado Fiesta MK4 1.25Zetec
« Responder #10 em: 27 de Outubro, 2012, 15:10:15 »
Boas...

Ja tenho a revisao feita no fiesta...levou oleo castrol, filtro de oleo, ar e combustivel. Quando fui ver as velas tavam nas últimas. Meti velas Bosch.

O carro ficou a responder muito melhor.

Agora em relação ao CO falta meter aditivo e encher com 98, estou a pensar num da Bardhal. Durante a semana vou fazer alguns km's com ele e depois vou novamente ao IPO.

O catalisador abanei-o e pareceu.me estar bom, não vi nenhum buraco.

Sonda lambda talvez...não sei.

As velas será que influenciavam nas emissões de Co elevadas ao relentim?

Cumps

Offline Brunofig

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1293
  • Feedback: +2/-0
  • Now is time to sprint the Fiesta Mk6.5!
Re: Chumbo no IPO Co2 elevado Fiesta MK4 1.25Zetec
« Responder #11 em: 27 de Outubro, 2012, 15:27:33 »
Boas...

Ja tenho a revisao feita no fiesta...levou oleo castrol, filtro de oleo, ar e combustivel. Quando fui ver as velas tavam nas últimas. Meti velas Bosch.

O carro ficou a responder muito melhor.

Agora em relação ao CO falta meter aditivo e encher com 98, estou a pensar num da Bardhal. Durante a semana vou fazer alguns km's com ele e depois vou novamente ao IPO.

O catalisador abanei-o e pareceu.me estar bom, não vi nenhum buraco.

Sonda lambda talvez...não sei.

As velas será que influenciavam nas emissões de Co elevadas ao relentim?

Cumps


Devias ter posto velas MotorCraft, é que os Zetec não gostam nada da concorrência...

Offline profiesta
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 739
  • Feedback: +0/-0
Re: Chumbo no IPO Co2 elevado Fiesta MK4 1.25Zetec
« Responder #12 em: 27 de Outubro, 2012, 16:40:01 »
Motorcraft ou NGk. No entanto se meteste velas novas, duvido que seja por serem bosch que acusa excesso de gases. Faz o que disseram, atesta com 98 e vai dar uma volta longa, com bastante AE a andar 120/140km/h que isso deve passar. Já soube de alguns casos, em que isso bastou. Outra coisa, depois podes passar numa oficina e pedires para medirem o CO2. Não metas aditivo que não é preciso. Não te esqueças, 98 de qualidade.

Offline Amarras
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 93
  • Feedback: +0/-0
Re: Chumbo no IPO Co2 elevado Fiesta MK4 1.25Zetec
« Responder #13 em: 27 de Outubro, 2012, 20:00:49 »
Em relação às velas Bosch...até agora não notei alguma anomalia no seu funcionamento.

Amanhã ja vai levar com 40 litros de 98 repsol. Depois durante a semana é andar bastante.

Mas as velas antigas será que influenciavam a medição dos gases de escape?

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Chumbo no IPO Co2 elevado Fiesta MK4 1.25Zetec
« Responder #14 em: 27 de Outubro, 2012, 21:22:50 »
o grande mal era mesmo andar pouco

o meu leva velas beru e é a mesma coisa .......

Offline profiesta
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 739
  • Feedback: +0/-0
Re: Chumbo no IPO Co2 elevado Fiesta MK4 1.25Zetec
« Responder #15 em: 27 de Outubro, 2012, 21:50:37 »
Em relação às velas Bosch...até agora não notei alguma anomalia no seu funcionamento.

Amanhã ja vai levar com 40 litros de 98 repsol. Depois durante a semana é andar bastante.

Mas as velas antigas será que influenciavam a medição dos gases de escape?

Sim as velas velhas podem influenciar a medição de gases.

Lembrei-me que o primeiro carro que tive, foi um corsa b 1.2, que estava parado a mais de 3 meses e sem ipo. Acontece que o carro quando andava, era só nas volta citadinas, muito para-arranca e raramente engrenava a 5ª velocidade. Quando peguei no carro para lhe fazer ipo, teve de levar velas novas, depósito cheio da gasolina de 100 octanas, sim a bp ainda a vendia na altura, e quando foi para medir o co2, ainda me vi um bocado apertado. Mas deu para passar a justa. No ano seguinte, passou sem problema de gases, porque fartou-se de levar porrada na ae.

Portanto, aconselho-te a andares um pouco mais com isso por mês.

Offline zetecse
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 85
  • Feedback: +0/-0
  • mk4 powa!
Re: Chumbo no IPO Co2 elevado Fiesta MK4 1.25Zetec
« Responder #16 em: 28 de Outubro, 2012, 10:18:38 »
Para os gases nao ha nada mesmo melhor qe tirar carvao.  O0

Offline Amarras
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 93
  • Feedback: +0/-0
Re: Chumbo no IPO Co2 elevado Fiesta MK4 1.25Zetec
« Responder #17 em: 28 de Outubro, 2012, 22:51:39 »
Bem hoje ja levou 20 litros de Bp ultimate (1.80eur/l). Penso que seja do melhor...

Ja fiz 30km em Ae, amanha à mais...entretanto ao final da tarde vou a uma oficina medir o nivel de CO.