Garagem do Clube

Autor Tópico: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4  (Lida 44543 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« em: 04 de Maio, 2007, 22:39:53 »
Sei que já muitos o fizeram em casa e é algo que não tem ciencia nenhuma. De qualquer modo julgo que faltava ca esta operação basica mas no entanto tão essencial para manter a boa saude do motor.

Para este DIY usei o meu mk4 com 135K Km.

O oleo escolhido Mobil1  5W-50 100% sintetico na quantidade certa de 4L que é o que este carter leva já contando com o enchimento do filtro do oleo.

O filtro e da concorrencia que serve bem para o efeito.



Podem começar por tirar o bujão do carter e deixar o oleo escorrer pra um qq recipiente com pelo menos 4L de capacidade.



Aqui pormenor do bujão, tenham em atenção o estado da anilha que pode ser necessário substituir. Neste caso parece-me que está em condições.



Agora é a altura  de retirar o filtro do oleo. Se não tiverem chave para retirar o filtro podem usar esta tecnica arcaica que resulta bem. Cravam uma chave no filtro e desapertam.



Pormenor do encaixe do filtro.



Novo filtro no lugar. Com a mao limpa conseguem apertar o filtro com bastante força que ele fica bem seguro.



Bujão colocado no sitio pra vedar o carter



Procedam ao enchimento do motor podem deitar o oleo todo duma vez que leva os 4L



Controlem o nivel com a vareta no final so pra certificar q ta tudo ok



Agora MUITO IMPORTANTE: O oleo de motor automovel é um dos principais poluentes dos lençois de agua e dos solos por todo o mundo. Por isso não tenham o mau habito de deitar o oleo velho na sargeta da rua a espera que a ETAR ja ali abaixo faça o tratamento, pk não faz. O oleo não é miscivel com agua e é separado por fase nas Etares e depois não é devidamente tratado.
A melhor maneira é colocar o oleo velho num recipiente. E deixa-lo no chão junto a um ecoponto que se o pessoal da recolha do lixo seguir o protocolo esse oleo será enviado para uma central de tratamento.



No final ponham o carro a trabalhar um pouco pra fazer o oleo circular e depois deixem-no assentar durante umas horas e voltem a verificar o nivel para confirmar. E pronto deve estar pronto pra mais 10.000 Km




Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #1 em: 05 de Maio, 2007, 00:50:39 »
Usaste um MK4 com 135k km. Será que também funciona com um MK4 com 56k km?  :D :D

Esse oleo não é o mais apropriado para esse carro. Devias usar o 5W30 (recomendado pela Ford) ou o 5W40. E com um oleo 100€ sintético podes fazer 15k km na boa. O que a Ford recomenda é semi-sintético e é para 15k km.

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #2 em: 05 de Maio, 2007, 01:13:23 »
Mas este oleo é 5W-50! A viscosidade é a mesma que o 5W-40! E é 100% sintetico por isso e mais do que bom pro que este menino andava a levar  O0

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #3 em: 05 de Maio, 2007, 01:31:56 »
Mas este oleo é 5W-50! A viscosidade é a mesma que o 5W-40! E é 100% sintetico por isso e mais do que bom pro que este menino andava a levar  O0

Sim, a viscosidade é a mesma, mas quanto maior for o valor à direita mais tempo o oleo leva a trabalhar eficientemente. Esse valor é a temperatura de ruptura do oleo, i.e. a temperatura até à qual o oleo ainda não protege o motor. O 5W30 começa a proteger o motor 20 graus antes desse que usas. Isto quer dizer que tens que ter mais cuidado nos arranques e não é bom para a cidade, por causa das voltas curtas, em que o motor não aquece nada.

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #4 em: 05 de Maio, 2007, 01:34:48 »
Não ha azar aí que isto akece bastante rapido. E eu a frio n tenho habito de puxar pelo gajo. Daqui a uns dias vou colocar novo DIY pros calços de trás.

Offline rmps

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1325
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #5 em: 05 de Maio, 2007, 13:39:28 »
xi a patrao! tb mudo o meu oleo em casa e realmente n tem mt ciencia,cm referis-t. so as vezes o bujao ou filtro e q dao um bocado d luta a sair, cm aconteceu na ultima vez  :D da proxima vez s o filtro turrar cmg, ja sei q fazer  ^-^
Em relacao ao oleo usado, eu vou colocando num bidao d20l q tenho em casa, e qd encher vou ao ecocentro despejar     ;)

Parabens

P.S. o q usas pa elevar o car?

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #6 em: 06 de Maio, 2007, 04:42:32 »
Não levantei. Rebaixei-me pra baixo dele. Afinal com molas de origem é possivel  abrigarmos da chuva debaixo de um mk4

Offline FiestaStudio
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 785
  • Feedback: +0/-0
  • i.DOHC Zetec-S
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #7 em: 06 de Maio, 2007, 20:14:37 »
aki em kasa kem resolve é o puto do makako hidrauliko hehehe O0

Offline Fiesta GA

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1137
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #8 em: 07 de Julho, 2007, 07:13:02 »
lol eu pus 10/40 devido ao numero de km um mt fino ja n convem! eheh o filtro sai bem a mao ao principio parece tar mt preso mas e um bom diY ja fiz no meu ax GTI e poupei umas boas maças em relaçao a um gajo ir fazer a kkr lado e 50€+- um oleo normal gastei 25€ ou 30 ou ke foi! e dizem ke o oleo da norauto e mt fixe mm ke pertence a total ou que e O0

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #9 em: 07 de Julho, 2007, 10:59:49 »
...fazer a kkr lado e 50€+- um oleo normal gastei 25€ ou 30 ou ke foi!...

50€ pa mudarem o oleo, só em mão de obra  :o :o, isso é que é um verdadeiro roubo. 25€ já axo muito caro.

Quando comprei o carro, o vendedor mandou mudar e numa oficina que lhe faz os serviços, levaram 60€ para colocar o Mobil 1 5W40 (não tinham o 5W30). À dias fui mudar e coloquei o BP Visco 7000 Sport 5W30 e foi o mesmo valor (cada litro eram 12,5€).

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #10 em: 07 de Julho, 2007, 13:42:30 »
50 eur não me admira. Se levarem 20 eur a hora q é o normal e deixarem escorrer o oleo por gravidade ainda sao umas 2as horas a escorrer e dps mais o monta e desmonta o filtro ou pra colocar o oleo, e ainda o arredonda pra cima q eles fazem...

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #11 em: 07 de Julho, 2007, 15:58:13 »
50 eur não me admira. Se levarem 20 eur a hora q é o normal e deixarem escorrer o oleo por gravidade ainda sao umas 2as horas a escorrer e dps mais o monta e desmonta o filtro ou pra colocar o oleo, e ainda o arredonda pra cima q eles fazem...

Desculpa insistir, mas isso é um roubo, mais um bocado se for perto da hora do almoço, ainda lhe tens que pagar o almoço e o tempo que ele tem para almoçar.

E 2 horas para escorrer tb axo exagerado. Ao fim de 30 minutos já não está lá nada, a menos que o carter esteja cheio de areia e o oleo não consiga sair, mas tb para isso é que eles dizem que se deve mudar o oleo com o carro um pouco quente e nunca frio. Se fizeres meia duzia ou uma duzia de km é a melhor coisa. O oleo não está muito quente nem muito frio e sai muito melhor e não tem a tendencia para ganhar deposito no carter e não sair. Com ele um pouco quente, o oleo arrasta consigo as impuresas.

Ou nessa zona são todos assim, ou tu estas a guiar-te pela oficina errada. Até na Ford ficava mais barato e com a alteração para o oleo 100% sintético. Eu quando ia mudar, eles fazim-me com oleo 100% sintético do Focus e Mondeo, à volta dos 60€ já com filtro.
« Última modificação: 07 de Julho, 2007, 16:02:46 por ruitome »

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #12 em: 07 de Julho, 2007, 18:34:07 »
Não precisas de insistir. Eu sei perfeitamente que é uma xulisse. E tambem acho q 2 horas é demais daí a razão de existir deste DIY.

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #13 em: 08 de Julho, 2007, 01:32:01 »
Não precisas de insistir. Eu sei perfeitamente que é uma xulisse. E tambem acho q 2 horas é demais daí a razão de existir deste DIY.

Pois. Estou a ver que para a tua zona são careiros. Eu não me dou ao trabalho, pq na minha zona a muda de oleo é barata, quando eles fornecem o oleo. Podes ver 50€ para o oleo Visco 7000 Sport - 12,5 o litro - por isso de mão de obra são só 10€.

No MK3 metia com oleo original da Ford do jarricam de 20 litros (ficava a 3€/l - 35€ se fosse o garrafão de 5 litros) e akilo levava só 3 litros e pagava 10,5€ por tudo e quando levava filtro eram 20€. Nessa altura é que era... Assim não justifica sujar as mãos.  ^-^

Offline H_VioLa

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4602
  • Feedback: +6/-0
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #14 em: 08 de Julho, 2007, 15:15:02 »
eu recentemente, mudei pa óleo 100% Sintético - Mobil 1 0W40 O0
cerca de 30min. é suficiente pa se mudar o óleo a um carro,,, ^-^

Offline Creativ
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 73
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta Techno MK5 - 1999
Re:DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #15 em: 25 de Abril, 2010, 23:30:42 »
Desculpem desenterrar este tópico, mas para não criar outro, achei melhor este   :)

A minha dúvida é: Qual é a referencia do filtro de óleo para o fiesta mk5 (1.25)?

Ainda sobre o filtro, se não tiver a chave, será simples tirar e colocar à mão, ou usando um chave, como foi referido mais acima?

Obrigado pela ajuda.

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #16 em: 26 de Abril, 2010, 01:05:55 »
A referência do filtro não sei, mas em relação a tirá-lo, isso podes recorrer a uma chave dos chineses ou dos hiper's que custa 3€. Se não quiseres estar a gastar isso, podes espetar uma chave de fendas de um lado ao outro do filtro e rodas e ele desaperta. À mão, esquece, ele não sai.

Para o colocar não precisas de nada, basta enroscá-lo à mão. Dás aperto que consegues, sem exagerar. Quando as mãos começarem a escorregar estará no ponto. Ele depois fica selado com o calor.

Offline tiagosk6
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 424
  • Feedback: +0/-0
  • skate4life
Re:DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #17 em: 26 de Abril, 2010, 22:27:08 »
e so r a uma casa de peças e perguntares :P

Offline SandStorm

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 13375
  • Feedback: +6/-0
  • Powered by: Big Booty, shake that ass!
Re:DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #18 em: 27 de Abril, 2010, 03:21:54 »
E se derem um filtro parecido, mas de outro modelo com motor diferente que caiba lá, mantendo as mesmas dimensões?  ???

Offline cienta
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 80
  • Feedback: +0/-0
Re:DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #19 em: 27 de Abril, 2010, 18:30:04 »

 Bom post, é uma ajuda para quem nunca tinha feito esta operação. 
 Considero-m um felizardo pois levo o carro(e o do meu pai) a uma oficina dum conhecido: antes dps de me ter despedido do bules ainda tive lá 2 meses a passar o tempo, ajudava o pessoal, as vezes varria o chão e coisas do género.. quando é preciso fazer alguma cena no carro disponibiliza-se sempre, e por vezes até me pergunta se não kro ajudar ou fazer algo. Ah, mudanças de óleo não as pago...

Offline tiagosk6
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 424
  • Feedback: +0/-0
  • skate4life
Re:DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #20 em: 27 de Abril, 2010, 20:22:30 »
E se derem um filtro parecido, mas de outro modelo com motor diferente que caiba lá, mantendo as mesmas dimensões?  ???

se deres o modelo e ano do carro nao deve haver engano..axo eu...

Offline barbecos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 52
  • Feedback: +0/-0
Re:DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #21 em: 17 de Julho, 2010, 02:42:00 »
obgd pelo DIY, vai dar jeito!

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re:DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #22 em: 17 de Julho, 2010, 22:43:00 »
obgd pelo DIY, vai dar jeito!


tenho pena que as fotos tenham ido ao ar mas tavam alojadas na pagina do meu antigo isp e agora que mudei de isp as fotos foram a vida.

Offline timasa
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #23 em: 30 de Maio, 2013, 08:16:48 »
Desculpem desenterrar o tópico!! Podem colocar as fotos novamente por favor?

Obrigado,

Offline Ribeiro_mk4_JH

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 896
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Mudar oleo do motor e filtro do oleo no mk4
« Responder #24 em: 30 de Maio, 2013, 11:30:44 »
Para o mes que vem vou mudar o oleo ao meu carro se quiserem eu passo fotos depois